Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

A língua francesa e sua relevância internacional

De Carolina, publicado dia 25/08/2017 Blog > Idiomas > Francês > A importância do francês no mundo

Caso você não saiba, nós dizemos agora: o francês é a segunda língua por excelência em organizações internacionais (como a ONU), fica somente atrás do inglês.

Por que essa relevância linguística? Como é explicado que hoje falamos francês em mais de 20 países espalhados por todo o planeta? Quais os fatores que permitiram que essa língua se expandisse de maneira tão significativa ao longo dos séculos?

Quais motivos te levariam a aprender frances basico ou avançado? Está na hora de você conhecê-los!

Como o francês se espalhou em todo o mundo?

Como um idioma é transmitido de geração em geração e sobrevive ao passar do tempo?

Esta é uma questão muito interessante que, durante séculos, atrai a atenção de linguistas e historiadores.

Devemos primeiro considerar (de forma bastante simplista) que ela perdura graças ao boca a boca. As línguas, a evolução do seu vocabulário e a sintaxe são transmitidas através de trocas e conversas. Em outras palavras, as línguas são expandidas graças à transmissão oral e escrita.

Podemos distinguir dois fatores principais que contribuem para sua difusão: as conquistas e os textos escritos. Guerras e cultura. Expansão territorial e livros.

Aprenda a língua francesa e a história do país Os acervos medievais franceses são um dos maiores do mundo!

E se pararmos para pensar sobre isso, o fato é que os franceses desempenharam um papel muito importante nesses “pares de jogos”.

Isso explica porque hoje existem mais de 274 milhões de pessoas em todo o mundo que falam a língua de Molière. De qualquer forma, vamos fazer um pequeno passeio histórico para entender melhor esse processo.

O francês (mais razões para aprendê-lo!), uma língua derivada do latim (greco-romano), apareceu como tal ao longo dos séculos… Desde o declínio do Império Romano, os povos que originaram os franceses se distanciaram do do latim e se aproximaram de outras línguas vindas de outros invasores. Entre eles, os germanos, os francos… Então, o francês é mais ou menos uma mistura de latim, grego, germânico, franco… O resultado dessa mistura foi a criação de uma língua completamente diferente com sua própria gramática e seu próprio vocabulário.

Dê um salto na história para abordar um dos períodos mais importantes na expansão do francês pelo mundo: a colonização.

Durante as conquistas dos territórios ultramarinos, os colonizadores levaram sua língua para outros territórios. Entre os séculos XV e XVI, os conquistadores franceses chegaram às costas do continente americano e colocaram seus novos assentamentos nas regiões atuais de Quebec e Montreal.

Seu objetivo? Explorar as riquezas do novo mundo. Assim, foi fundada a primeira colônia francesa em 1604, na Nova Escócia.

Foi mais ou menos nessa época que os franceses chegaram também no território da Guiana Francesa, parte da França vizinha do estado do Amapá.

Mais tarde, o império colonial francês chegou ao continente africano. Lá, instalou-se nas regiões do norte, oeste e centro.

Desta forma, a língua se espalhou gradualmente por todo o mundo! O francês é o décimo terceiro idioma com o maior número de falantes nativos

Certamente você já sabe que o francês não é a única língua no seu país de origem. A França também fala outras línguas minoritárias como bretão, occitano, basco, normando..

O francês tem um vocabulário (palavras, frases, expressões), regras gramaticais, conjugação (tempos), pronúncia (alfabeto, acentos…) próprios. Todos esses elementos que lhe dão o status de linguagem evoluíram juntos com a história da França.

Dadas as suas origens comuns, o francês e o português assim como o espanhol, italiano e romeno compartilham algumas semelhanças (em maior ou menor quantidade dependendo da semelhança entre as línguas).

É por isso que pode ser muito mais fácil para os brasileiros aprender francês (saiba as desvantagens de não falá-lo) que outro idioma etimologicamente distante como japonês ou polonês. Se acrescentarmos o fato de termos infinitas facilidades para aprender francês (aulas, cursos e recursos online, universidades, escolas de idiomas, etc.), não temos desculpa.

Em suma, com uma certa motivação e dedicação, você vai adquirir as habilidades linguísticas necessárias para dominar a língua de Molière.

Os amadores de arte vão conhecer mais coisas com a língua francesa A cultura também é um ponto muito forte na França. Vale a pena aprender o idioma só para saber mais!

Esse idioma servirá para você conhecer outros países, culturas onde o francês é o idioma oficial ou de uso frequente.

Gostou da ideia?

O francês não é o idioma com o maior número de falantes nativos (no caso, você quer aprender chinês?), mas é muito difundido no planeta. O chinês só é falado em 4 países, enquanto o francês é falado em mais de 20.

O francês além da França

Como já mencionamos (e certamente você já sabe), o francês é uma língua amplamente utilizada em todo o mundo. Portanto, você não deve pensar que aprender essa língua só servirá para ir para a França e falar com franceses.

Bélgica, Canadá, Luxemburgo, Marrocos, Martinica… O francês pode ajudá-lo a se deslocar pelo planeta!

Bélgica

O francês é, juntamente com o holandês (também conhecido como flamengo) e alemão, uma das línguas oficiais da Bélgica.

Para aqueles que não conhecem este pequeno país (cerca de 30 km² – um pouco menor que a cidade de Porto Velho em Rondônia – cerca de 34 km²), a Bélgica é dividida em duas regiões muito diferentes, a Valônia e o Flandres, que compartilham a mesma capital inteiramente mestiça: Bruxelas.

A parte sul da Bélgica (Valônia) é francófona (o que não é assustador, considerando que ela está colado na França). Enquanto o norte, na fronteira com os Países Baixos, falam-se o holandês ou neerlandês.

E o alemão? O alemão é limitado a uma minoria em uma pequena região na fronteira com a Alemanha. Como você pode ver, a Bélgica é uma verdadeira mistura!

Canadá

O Canadá tem duas línguas co-oficiais: inglês e francês. Em geral, o inglês é muito mais difundido em todo o território e a maioria dos canadenses o fala (mesmo que seja uma segunda língua).

Os francófonos te esperam para poder conversar com eles A língua francesa não abrange somente seu país de origem. Por isso, aprenda o idioma para falar em outros locais

O francês, por sua vez, é falado como o idioma principal na região de Quebec, onde mais de 90% dos habitantes o utilizam como língua materna.

Ilha da Reunião

Um paraíso insular no Oceano Índico que pertence à França. Qual é a coisa mais interessante nesse destino? Uma vez pertencente à França, tem muitos dos privilégios próprios do país e de um membro da União Européia. Ou seja, sistema de saúde, educação, infraestrutura garantidos pelo Estado e outras vantagens. Uma verdadeira Europa com clima tropical? Nem em todos os aspectos, mas certamente mais parecida!

Se você quer ir trabalhar bem longe (e em um país francófono), para um ambiente completamente diferente, esse pode ser o lugar perfeito.

Marrocos

Na coexistência com o árabe, o francês é uma das línguas mais faladas em Marrocos. Se você é apaixonado pela gastronomia do país e suas paisagens imponentes, não pense duas vezes: aprender francês pode ajudá-lo a aproveitar desse magnífico país como nunca!.

Francês no mundo: uma língua aprendida em escolas e institutos

Claro, outra maneira de aprender francês é graças às aulas ministradas em escolas e institutos.

No Brasil, há duas escolas bilíngues francês-português para aprender a língua desde cedo e de maneira eficaz! O Liceu Pasteur em São Paulo e o Liceu Molière no Rio de Janeiro ensinam as diferentes matérias da educação básica em francês.

Dessa forma, o aluno possui uma educação completamente adaptada aos dois sistemas de educação, do Brasil e da França. Esses colégios foram criados principalmente para os filhos de franceses que vieram para o nosso país trabalhar ou cumprir uma missão.

Mas brasileiros também podem entrar nesses colégios que são particulares.

Você sabia que o francês é a terceira língua mais exigida no mercado de trabalho brasileiro depois do inglês e do espanhol? Os dados foram levantados por uma pesquisa feita pela Catho no ano passado!

Só por isso, vale a pena aprender a língua de Molière! Para isso, ela é ensinada em escolas, institutos e faculdades. Os professores ensinam aos alunos as bases do idioma: expressão escrita, oral, conjugação, gramática, vocabulário…

O suficiente para se tornar bilíngue (em francês e português)? Bem, infelizmente, muitas vezes não. Mas é uma grande ajuda para iniciar um processo de aprendizagem que pode ser complementado por muitos outros recursos.

Por exemplo, muitos estudantes decidem melhorar seu nível de francês fazendo uma estadia linguística de vários meses em um país francófono.

Uma outra opção é fazer um estágio ou ter uma experiência profissional em um país francófono.

Há mesmo aqueles que preferem seguir curso de frances online com nativos ou brasileiros que moraram fora.

Vamos direto ao ponto: para dominar um idioma, você precisa vivê-la. Por isso, as aulas ministradas nas escolas geralmente não são suficientes.

Conheça o idioma e o patrimônio do local A França é um país que oferece muitas oportunidades de emprego

Felizmente, temos a nossa disposição uma ampla gama de recursos e ferramentas para alcançar um francês perfeito!

Graças ao desenvolvimento de novas tecnologias, os estudantes podem acessar (em muitos casos, totalmente gratuitos) muitas páginas da web para aprender francês: sites didáticos, vídeos, podcasts, filmes, etc.

As páginas da web de aprendizagem de línguas estrangeiras estão se expandindo. Dessa forma, é cada vez mais fácil encontrar um professor ou fazer exercícios (tanto práticos como teóricos) na internet para continuar avançando.

Se você tem vontade, motivação (para aprender a língua de Molière) e determinação, você já tem os recursos necessários para tal! O que mais você precisa para aprender logo francês?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar