Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

O que é uma redação dissertativa argumentativa?

De Ligia, publicado dia 10/10/2019 Blog > Apoio Escolar > Redação > Como criar um texto argumentativo?

Uma redação dissertativa argumentativa é um texto que tem como objetivo apresentar evidências para apoiar uma idéia. O principal fundamento de um ensaio argumentativo é que todas as informações apresentadas sejam apoiadas em fatos e evidências, não em opiniões ou sensações.

Não importa o assunto, você sempre precisará compreender a base de discussão e quais os argumentos que serão utilizados no desenvolvimento. Esses pontos são fortes o suficiente para que o tópico seja bem trabalhado? Você consegue encontrar referências poderosas e bem embasadas para manter o assunto?

Caso seu professor, por exemplo, já tenha atribuído um tema, preste atenção na etapa de pesquisa para construir uma sólida curadoria de informações para sua redação dissertativa argumentativa. E se puder definir seu próprio tópico, tente abordar algo que já conhece e tem facilidade para encontrar referências – ou talvez faça o contrário e se desafie a falar diferente do que acredita atualmente!

Aproveite o artigo para compreender melhor como se preparar para desenvolver esse interessante tema de redação, comum principalmente em vestibulares e no Enem.

Saber criar um texto dissertativo argumentativo é essencial no Enem

Estrutura da redação dissertativa

Para que você construa uma boa redação dissertativa, é interessante que considere alguns pontos durante o desenvolvimento:

  • Faça com que o leitor sinta interesse na situação. Faça-os querer aprender mais sobre o tema.
  • Explique claramente o problema ou dilema. Elucide os diferentes lados do debate.
  • Apresente argumentos e estatísticas que reforcem o seu ponto de vista – de maneira implícita, você não deve dizer diretamente que aquela é a maneira correta de pensar, deixe que seu raciocínio diga por si só.

Com isso em mente, a melhor maneira de estruturar a sua redação é seguindo uma ordem lógica de roteiro para o trabalho.

A primeira etapa é a introdução, uma declaração do que será abordado no decorrer do artigo, apontando em poucas palavras os pontos principais que você abordará. Nessa fase, indique antecedentes sobre o assunto, como a base para o seu estudo, uma observação ou lugar comum que deseja abordar. Para concluir a introdução, como esse posicionamento inicial é falso ou verdadeiro, correto ou errado, real ou apenas uma percepção. A introdução não precisa ser detalhada, mas é o que vai chamar a atenção do seu leitor logo no primeiro momento.

Dedique então espaço para os principais argumentos que o levaram a essa discussão. Use cada um dos parágrafos para apresentar uma evidência que apoie sua tese e vão desenvolver o andamento da discussão. Apoie cada um desses motivos com exemplos, estatísticas, autoridades e fatos embasados da sua pesquisa.

Lembre-se de conectar cada um deles de maneira inteligente e com coerência.

Aproveite o desenvolvimento para antecipar posições e argumentos opostos do seu leitor. Avalie possíveis objeções e os responda com argumentos e evidências. Apresente visões diferentes que pessoas podem assumir sobre o assunto e dê motivos para rejeitar essas posturas.

A conclusão pode apresentar um resumo dos seus principais argumentos e uma frase para o fechamento do artigo, sumarizando o que foi dito anteriormente. Use bem os detalhes relevantes da pesquisa em todos os momentos, aproveitando seu poder de argumentação e síntese.

Fazer uma boa redação depende de bons períodos de estudo

Como fazer uma dissertação argumentativa?

Para fazer uma boa redação do tipo dissertativa argumentativa, assim como em qualquer tipo de produção textual, você precisa saber sobre o que está falando. No modelo solicitado, você pode trabalhar bem os seus argumentos, independente do seu lado escolhido e usar bem a estrutura para trazer o que considera importante.

Para a introdução, por exemplo, conte algumas informações sobre seu tópico para que o leitor saiba do que você está falando. Algumas perguntas que você pode se fazer e serão bem relevantes para o seu artigo são razões desse tópico ser importante, como isso me afeta e o que pode ser feito sobre o assunto.

A introdução também deve incluir uma base para o seu posicionamento sobre o assunto, deixando evidente o andamento do assunto, mas sem ser tão nítido. Por exemplo, é mais rico dizer que “uma maneira de diminuir a tendência X é implementar uma legislação mais rigorosa sobre o Y” do que “eu sou contra X e só Y pode resolver”. Sua nota na redação será maior e a recepção será mais proveitosa se puder argumentar com clareza. E evite “achismos”, sempre trabalhe com base em evidências e referências reconhecidas.

Quando concluir a introdução, apresente com mais clareza os argumentos que apoiam sua tese. Dê exemplos, cite casos, estudos e explique seu pensamento. Aproveite para também trazer posicionamentos diferentes, ajudando o leitor a entender os dois lados da situação. E agora, que já os apresentou, você também deve refutar o que que não considera não fundamentado no presente contra-argumento. Mantenha a postura de trazer bons dados e conquiste pontos com o seu leitor ajudando-o a entender bem o assunto.

Conclua resumindo os principais pontos abordados no corpo do artigo e sugira os próximos passos, pesquisas adicionais ou possíveis questões que possam apoiar sua tese. Uma boa redação dissertativa argumentativa será avaliada em toda a sua extensão, com o suporte de toda a linha de pensamento sendo bem feito e claro.

Fique atento ao que pode ser um bom argumento para seu texto

Texto dissertativo-argumentativo nos vestibulares e ENEM

A redação do Enem é do tipo dissertativo argumentativo, em que você deve entender o que foi solicitado e criar um texto com argumentos para desenvolver o assunto e a questão. Para isso, o primeiro passo é sempre compreender o que foi pedido. Fugir do tema do Enem é garantia de perda de pontos – e isso não está nos seus objetivos, certo?

Portanto, leia com calma o enunciado da redação. Veja a proposta com calma, analise os textos de apoio. Uma boa dica é avaliar a prova como um todo: pode ser que alguma questão do exame traga mais pontos relevantes para a discussão e ajude no desenvolvimento da sua redação.

Ler e entender a questão ajuda a evitar que você fuja do tema e ganhe uma nota zero. Para garantir que você entendeu o assunto, tente seguir algumas perguntas enquanto estiver desenvolvendo o seu primeiro rascunho.

  • Consegui compreender com clareza qual a situação abordada?
  • Por que esse assunto é válido para a discussão?
  • É possível compreender as causas para tal questão?
  • Há alguma solução para minimizar ou eliminar o tema?
  • Como isso pode ser resolvido?
  • Qual o impacto para a sociedade se a situação não mudar?

Com essas respostas em mente, crie um primeiro esboço do texto – pensando bem também na sua gestão do tempo durante a prova! – e vá incluindo argumentos válidos. A prova tem um espaço específico para ser  preenchido, por isso, escolha bem os pontos que trabalhará nesse limite.

Mesmo que você não domine totalmente o tema, construa seu argumento pensando primeiro no problema já apresentado, assim pode desenvolver também as causas e, só assim, considerar possíveis soluções. Para temas desconhecidos, crie sempre um bom contexto e desenvolva o tema dentro de um recorte bem definido. Seja objetivo e tente manter a linha de argumentos clara e ordenada.

E não se esqueça: quem quer uma redação nota 1000 no Enem precisa ter atenção aos detalhes, como erros de ortografia, pontuação e gramática. Se tiver dúvidas sobre algum desses pontos, tente reformular a frase mantendo o sentido, mas com termos e construções que domina. A sua preparação exige conhecimento também desses elementos para que consiga ter a pontuação desejada.

Tenha um esboço bem feito antes da versão final do texto

Como fazer uma boa redação dissertativa?

Agora que você já entendeu melhor como criar esse texto e as maneiras como sua produção pode ser vista, lembre-se de manter a sua rotina de leituras para que possa ter o melhor embasamento sobre temas atuais para redação e referências interessantes para seu trabalho.

Dissertar é uma atividade que exige treino e atenção aos detalhes. Sempre que concluir o seu trabalho, use alguns questionamentos para avaliar se está tudo na direção certa no seu trabalho:

  • O assunto escolhido é um tema que poderia receber argumentar a favor ou contra? Isso é muito importante para que consiga usar bons argumentos e criar uma estrutura bem feita.
  • Seus argumentos estão claramente redigidos? Ficou claro para o leitor o que você quer dizer com cada um deles?
  • Você usou seus melhores exemplos e pesquisas? O que você apontou é conectado diretamente com o que quis dizer?
  • Você apresentou e refutou com êxito o contra-argumento? Conseguiu esclarecer um ponto que seria duvidoso para o leitor e agora ele está direcionado para o seu argumento central?
  • A conclusão apresenta uma ideia convincente para o tópico? São apresentados próximos passos para o desafio abordado?

Evite uma linguagem emocional e mostre seu poder de argumentação usando bem seus dados, focando em um tópico interessante, uma avaliação equilibrada, evidências fortes e linguagem persuasiva. Você deve se posicionar sobre uma questão, mostrar a pesquisa com fatos e escreve um texto que comprova que um posicionamento é a mais sólido.

Não é difícil conseguir um ensaio argumentativo de sucesso se você se dedicar. Faça sua pesquisa, determine qual será a base do seu argumento, escreva um esboço bem desenvolvido e passe pela lista de verificação. Se conseguir seguir um bom roteiro, você pode escrever uma ótima redação dissertativa argumentativa!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar