Muitos estudantes não têm idéia do que escrever quando o assunto é atualidades, mesmo que pareça uma tarefa simples. Esse tipo de conteúdo exige que o aluno defina um problema atual, analise-o, argumente bem e se mantenha relacionado ao tópico, apoiando essa escrita em evidências válidas.

Se uma boa redação já exige habilidades como pensar criticamente e conduzir uma análise objetiva, os temas atuais pedem que o autor esteja atento ao mundo.

Não importa se o objeto da análise é um fenômeno social ou uma nova descoberta científica, a estrutura será semelhante. O diferencial será o contexto. Saiba mais sobre como providenciar essa habilidade para ter sucesso nesse que é um dos temas mais recorrentes em redações.

Incluir um momento para acompanhar os principais portais do mundo em sua rotina é importante

Como se faz uma redação sobre temas atuais?

Para realizar uma boa prova você precisa conhecer o tema. Por isso, tente estar preparado para essas atualidades que podem ser abordadas - tema que trataremos em breve no artigo - e para realizar uma boa redação que seja rica e coesa.

Em primeiro lugar, você não precisa mencionar todos os detalhes sobre o tema para que o examinador tenha certeza que você o conhece. Certamente você tem um limite de linhas e deve usar esse espaço para deixar o seu argumento o mais eficaz o possível. Mesmo que você saiba muito sobre o tema, liste em um rascunho as ideias centrais, detalhes importantes e como eles se relacionam para criar esse arranjo. Pontos positivos, negativos, visões que podem corroborar ou antagonizar as suas, exemplos ricos e dados relevantes podem ajudar na construção da sua redação.

Seu trabalho será mais coerente e poderá ter uma pontuação mais alta se você focar sua discussão em apenas alguns pontos, mas de maneira robusta e bem feita. Isso também mostra que você é capaz de escolher as partes mais importantes do argumento e explicar a suas funções, já demonstrando que tem competências de síntese e consciência do espaço.

Conhecendo o tema, sua relação com a atualidade, passado e como pode se desdobrar no futuro, pense também na estrutura. Com quatro a cinco parágrafos você consegue manter organizado o que quer dizer, facilitando a classificação dos seus argumentos e trazendo um bom espaço para desenvolvimento de ideias. A cada parágrafo - desconsiderando os de introdução e conclusão - traga um ponto que já foi apresentado no início da redação ou parágrafo anterior, prove com um exemplo ou argumento essa relevância e conecte esses elementos ao tema para trazer essa coerência com o cenário geral.

Você deve conectar cada parágrafo entre si com transições efetivas, lembre-se que é um ensaio e não uma apresentação em tópicos. Explique o contexto e como a frase ou ideia anterior se relaciona com a próxima.

É essencial que você analise bem o enunciado, entendendo o que está sendo pedido. Em alguns casos, o desenvolvimento pode ser livre, mas, em outros, será indicado se deve defender ou confrontar a ideia apresentada, o que faz toda a diferença no seu planejamento e execução. Uma boa dica é circular ou marcar bem quais as palavras de ordem apresentadas, deixando em evidência o que realmente deve ser feito.

Como estamos abordando temas atuais para redação, não tenha uma visão muito fechada sobre o assunto, lembrando sempre de considerar outros pontos de vista e possibilidades de argumentos também para esse lado, mesmo que não concorde pessoalmente com eles. Temas atuais muito polêmicos podem ser solicitados e você precisa argumentar bem, com clareza e sem apenas apresentar suas opiniões ou crenças.

Quando você está preparado para ponderar sobre outros prismas o mesmo assunto, você já sai na frente de quem apenas acredita em algo e não consegue sair da sua própria linha de argumentação. Uma boa redação consegue trazer os elementos necessários para cativar o leitor, evitando juízo de valor.

E quais os desafios quando você precisa escrever uma redação pessoal?

Prepare sempre um esquema para orientar sua argumentação

Como fazer uma redação boa

Não existe fórmula mágica para uma boa redação, mas é possível pensar em boas orientações para conseguir ter mais sucesso na sua produção.

Lembre-se sempre de que sua redação precisa apresentar um argumento claro, assim o leitor pode identificar facilmente sobre o que você está escrevendo - estamos considerando o gênero dissertativo argumentativo, como a prova do Enem, por exemplo. Deixe clara a ideia principal do material e disserte a respeito do que pode apoiar tal percepção. E o primeiro momento para isso é a introdução.

Ao incluir uma boa introdução, você apresenta com clareza ao leitor o que será falado dali em diante e permite que você estruture o restante do ensaio. Essa etapa precisa de atenção, pois pode servir como um indicador da qualidade da redação, trazendo uma construção coesa e com o direcionamento de como será o desenvolvimento.

Para a conclusão, o espaço dedicado a finalizar seu argumento, reforce sua afirmação da introdução e como os argumentos serviram para aquela proposta. Em muitas oportunidades será mais fácil fazer a conclusão do que a introdução, já que a ideia pode estar clara na sua mente, mas como ela será desenvolvida não. Então, se possível, escreva todo o texto primeiro e deixe a introdução por último, para fazer essa descrição mais detalhada do que será dito a seguir no conteúdo. Mas nunca se esqueça de fazer esse ótimo parágrafo introdutório!

Basicamente, considere os seguintes pontos quando produzir uma redação:

  • demonstre que você entendeu a proposta e as exigências necessárias,
  • o texto deve ser bastante claro,
  • evitar ser repetitivo em conteúdo ou termos,
  • o desenvolvimento da redação é consistente, suave e fácil de ler,
  • o tema foi respeitado e seguido, sendo apresentado objetivamente na abertura e conclusão,
  • os erros gramaticais precisam ser encontrados e eliminados,
  • é suficientemente detalhado (seguindo as orientações básicas do enunciado) para apoiar totalmente seu argumento.

Quanto mais elementos da lista estiverem presentes no seu documento, maior a sua chance de conquistar a atenção do leitor e uma boa pontuação.

O estudo de temas atuais deve ser constante, não deixe para a última hora!

Exemplos de temas atuais para escrever

A escolha do tópico a ser abordado influencia diretamente a qualidade do seu trabalho e deve ser bem criteriosa. Pense bem nos seus objetivos, no propósito da escrita e algo que seja interessante para você e seu público (professores, banca examinadora, colegas...).  Encontrar temas atuais para uma boa redação pode parecer um desafio, mas, na verdade, é uma questão de observação e atenção ao que está acontecendo pelo mundo.

A sociedade atual nos proporciona diversos debates interessantes e reflexões que podem ser bons temas de redação, sendo abordados pela mídia e comunidade. Esse tipo de temática é bastante relevante e pode trazer pontos importantes para que possa aproveitar bem o desenvolvimento de uma redação dissertativa argumentativa. Pesquise bons portais, sites reconhecidos e mantenha-se em dia com notícias nacionais e internacionais.

Uma boa dica para encontrar esses temas é estar sempre atento aos noticiários e observar bem o contexto atual. Grandes crises econômicas, decisões legislativas ou eventos históricos relevantes para a data são sempre temas ricos. Alguns assuntos podem parecer atemporais, como os relacionados a saúde, meio ambiente e educação, porém, quando encontramos uma conexão com o momento, podemos ampliar a riqueza do conteúdo. Relações internacionais, eventos globais e desafios sociais contemporâneos sempre precisam estar no seu radar de assuntos.

No caso do Enem, por exemplo, a redação sempre envolve a realidade brasileira e exige que você esteja bem informado para apresentar argumentos válidos no seu desenvolvimento. Se o candidato não se prepara para a redação como fez para as outras áreas, pode perder pontos essenciais na nota. Portanto, inclua a leitura factual de temas que têm impacto na sociedade, fique de olho nas atualidades e como elas podem ser assunto na sua prova ou redação.

Você conhece os estilos textuais mais exigidos?

Além de manter a leitura, é preciso saber argumentar bem

Redação sobre temas atuais, o que evitar?

Para uma boa redação de atualidades é muito importante estar realmente consciente do que deve escrever. Analise o tema, para que não seja muito amplo nem tão restrito, faça sua leitura complementar e organize bem seus tópicos.

Se está produzindo uma redação de tema livre e deseja escolher um assunto, evite abordar temas muito controversos ou complexos, pois você precisa manter a coesão e uma linha argumentativa sólida, além de respeitar o tamanho máximo adequado para sua composição.

Caso outra pessoa, como um professor, tenha definido um tema da atualidade para que você faça a redação, tenha em mente que é mais seguro evitar posições muito radicais para que o desenvolvimento não seja prejudicado. Além disso, não tire conclusões sobre assuntos que ainda estão sendo discutidos. É melhor que você analise o cenário atual sem criar um julgamento precipitado a respeito do tema, a menos que seja um grande especialista no assunto.

Tente sempre trazer argumentos externos que podem sustentar o seu ponto de vista, mas tenha sempre em mente quem são as referências e qual a sua reputação. Você não quer perder pontos por citar notícias falsas ou fontes sem autoridade.

Uma boa redação atual é sempre um reflexo do que você compreendeu de um tema que faz parte dos dias de hoje, seja a sua realidade ou não. Por isso, fique de olho no que acontece pelo mundo e como isso pode ser explicado ou defendido em um bom artigo!

Precisando de um professor de Redação ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 1 nota(s)
Loading...

Ligia

Jornalista e especialista em educação e comunicação digital. Apaixonada por aprender, gosta de conhecer novos lugares, ler, escrever e entender como as coisas funcionam.