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Guia do Coach esportivo sobre os métodos do cross training

De Joseane, publicado dia 21/03/2019 Blog > Esporte > Personal trainer > História e desenvolvimento to Treino cruzado

Trabalhar o corpo, fazer reforçamento muscular, ficar marombado, musculoso, se manter em forma, ficar com a saúde em dia, cada um que escolhe o fitness tem suas razões pessoais.

Condicionamento físico, estética, saúde, sociabilidade, relaxamento, a prática esportiva engloba tudo isso e muito mais. Felizmente cada vez mais pessoas tem buscado praticar um esporte ou realizar algum tipo de atividade física. Também pudera, são tantos os benefícios e vantagens de se praticar esportes, todo mundo quer ficar em forma e ter boa saúde, não é mesmo?

Nos últimos anos, uma atividade em particular tem se destacado no Brasil. Está curioso para saber do que estamos falando?

É claro que estamos nos referindo ao cross training ou treino cruzado como referido aqui na terra de Pelé. O treino cruzado revolucionou a maneira de treinar. Personal trainers e coach esportivos Brasil a fora estão dando cada vez mais atenção a essa técnica. Desde p aparecimento do cross training  na última década, o fitness ganhou uma cara nova.

Pois bem, quer saber tudo sobre o famosinho da vez, o treino cruzado? Continue lendo…

O que é treino cruzado/cross training?

Uma nova forma de treinamento físico, o cross training se refere a um método de treino cruzado, integrando em uma sessão exercícios de várias disciplinas, com o objetivo de oferecer um esporte completo, permitindo a você de esculpir o seu corpo.

De onde vem o treino cruzado? Treinar utilizando todo o corpo, isso é o crosstraining!

Mas o que isso quer dizer?

O treino cruzado envolve a prática de exercícios físicos utilizando diferentes métodos e recursos, a fim de obter o melhor em cada uma das disciplinas envolvidas. Assim, o treinamento é mais eficiente e completo.

O cross training consiste, portanto, na combinação de exercícios envolvendo todos os grupos musculares do corpo humano (glúteos, abdomên, peitorais, tríceps e bíceps, lombar, etc.).

Alguns esportes só trabalham com um conjunto de músculos: o fitness, por exemplo, estimula o sistema cardiovascular, o levantamento de peso fortalece os peitos e braços, a aeróbica queima calorias, etc.

Como você pode ver, o cross training estimula todos os músculos, assim como os esportes de combate, oferecendo um programa de treinamento completo.

Força, velocidade, resistência, potência, flexibilidade, agilidade, coordenação, equilíbrio e precisão, tudo entra em jogo quando se pratica o cross training.  

Ao ir regularmente a academia, o praticante do treino cruzado trabalhará a sua musculatura, força e resistência, permitindo-lhe praticar mais facilmente outros esportes. Este é a filosofia do Cross-Training, usar as melhores técnicas de diversos sistemas, ao invés de buscar a excelência em apenas um.

O objetivo do criador do Cross-Training é o mesmo de muitos atletas: ficar mais forte.

Ele percebeu que com o uso de halteres, barras e kettlebells; conseguia melhores resultados que apenas com o uso do corpo

Em suma, podemos dizer que este esporte foi feito para trabalhar o corpo e melhorar a sua condição física como um todo.

Cross training e crossfit: uma história recente!

O crossfit é uma modalidade do cross training. A sua origem data de meados da década de 90, na California, quando um ex-ginasta chamado Greg Glassman começou a desenvolver um novo método de treinamento composto por exercícios funcionais, de alta intensidade e com foco em desenvolver o condicionamento físico de uma forma geral.

Ao contrário do que acontece nos treinos tradicionais cujo foco se situa apenas na especialização de uma determinada habilidade, no crossfit todas as habilidades do corpo são trabalhadas.

Como praticar o crossfit? O legal do crossfit é que o método incentiva o treino em grupo!

O criador do crossfit Greg Glassman foi o treinador do Departamento de Polícia de Santa Cruz e abriu sua primeira academia em 1995, mas a marca CrossFit só foi oficialmente estabelecida em 2000.

Em 2012, a empresa CrossFit, inc. faturou 50 milhões de dólares, número que duplicou um ano depois. Concomitantemente, essas atividades esportivas foram exportadas mundo a fora, tendo logo chegado ao Brasil.

Devemos dizer que praticar esportes limita o risco de contrair doenças cardiovasculares, como o diabetes, a obesidade ou outras ligadas ao excesso de peso, assunto que é estigmatizado em nossas sociedades ocidentais.

Logo, não é de se admirar que a vontade de entrar em forma, fortalecer os músculos, firmar a pele, ter uma barriga sarada, ter boa saúde sejam catalisadores que incentivam as pessoas a se inscrever em uma academia.

Existe ainda muita confusão com os termos cross training e crossfit. Há uma leve nuance, mesmo que os linhas que separam essas duas disciplinas sejam tênues.

Ao contrário do que muitos pensam, o crossfit não é uma modalidade esportiva, mas sim um método que envolve diversas práticas. Constantemente variado e em alta intensidade, o crossfit explora dez capacidades do corpo humano: resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.

É uma cadeia de treinamento que inclui o que chamamos de exercícios funcionais em alta ou baixa intensidade: é o famoso HIIT, treinamento fracionário de alta intensidade).

É um tipo de programa personalizado que envolve a construção muscular, melhorando a aptidão física através de sessões breves (15 a 30 minutos cada) de exercícios anaeróbicos.

Na verdade, o crossfit usa os movimentos inerentes ao fitness, ginástica, atletismo, esportes de combate, mas com poucos equipamentos.

Uma barra de tração, uma corda, anéis de ginástica, alguns pesos, um saco de areia ou até mesmo um haltere e um kettlebell podem ser o suficiente para praticar o cross training a domicílio.

I que acontece é que donos de academias (preparador físico, personal trainer, coach esportivo, etc.) não possuem permissão para usar o termo Crossfit, sendo este último uma marca registrada nos Estados Unidos, a menos que eles façama  formação de Crossfit vendida pela marca registrada.

Assim, podemos dizer que os limites entre as duas noções são, portanto, vagos, porque com o cross training, você pode praticar exatamente o mesmo treinamento em qualquer academia, com ou sem um treinador esportivo. Em outras palavras, o treino cruzado é um crossfit mais livre, mais flexível, mais popular e mais barato!

Dicas de treino esportivo, aqui!

Quais são os benefícios e vantagens do treino cruzado?

Atividade esportiva bastante completa, o cross training irá atuar de forma ampla no corpo e nos músculos. Se o objetivo é  buscar a excelência, a prática do cross training vai trabalhar o equilíbrio, resistência, força, poder, flexibilidade e habilidades motoras.

O que tem de bom no crossfit? Uma atividade esportiva que incentiva as relações pessoais!

Se trata, portanto, de uma atividade física ideal para aqueles que desejam perder peso.

Uma vez que combina exercícios de cardio e exercícios de musculação, aumenta-se o gasto de energia e favorece a queima de gorduras. Queimar gordura significa perder peso ao mesmo tempo que ganha massa muscular magra!

A outra vantagem deste método é que ele é acessível a todos e pode ser praticado em qualquer lugares: na academia, em sua casa, ao ar livre ( na praia, em um parque, na sala de fitnesse da empresa, etc.). Isso porque podemos usar equipamentos simples como cadeira, tapete, barra de tração ou corda.

Ao ar livre, pode-se usar os elementos do próprio espaço como bancos, calçadas, escadas, caminhos com pouca elevação, rampas e grades.

Algumas das capacidades físicas que podem ser melhoradas com cross training:

  • Resistência cardiovascular e respiratória,
  • resistência muscular,
  • força, flexibilidade,
  • velocidade,
  • agilidade,
  • coordenação e equilíbrio,
  • tonificação muscular.

O grande barato do cross training é que ele icentiva a prática em grupo, criando-se um ambiente de partilha e assistência mútua, sem julgamento de valores e discriminação sexista.

Veja aqui quanto custa fazer crossfit!

Como se passa uma sessão de treino cruzado?

O treino cruzado, cross training, se destaca como uma das melhores disciplinas de fitness. Se trata de um método que tem como parte do treinamento períodos de intenso esforço e fases ativas de recuperação.

Treinar com eficiência No crossfit e no cross training a fase de recuperação ativa importa!

Normalmente o treino é composto de uma sessão de maior intensidade do que em um treinamento de força convencional, combinando força e velocidade, mas sem que o tempo de recuperação seja obrigatório.

A sessão pode ser lúdica, divertida, permitindo o praticante de relaxar, é adaptada de acordo com os objetivos do praticante, enquanto atua sobre os movimentos básicos de uma aula de fitness: exercícios cardio, tonificação da massa muscular, melhoria da condição física geral.

Uma sessão de cross training dura normalmente uma hora e ocorre em quatro fases:

  • O aquecimento: aceleração suave da freqüência cardíaca, invólucro, exercícios abdominais,
  • Melhoria da técnica: aprofunda os movimentos, para adquirir uma boa técnica na execução dos movimentos,
  • Treinamento Metabólico: encadeia-se um número definido de repetições em um determinado intervalo de tempo, variando os exercícios para manter os praticantes motivados
  • Fase de recuperação, com alongamento, relaxamento e massagens.

A fase de recuperação é, ao contrário ao que se pode acreditar, uma das etapas mais importantes de uma aula de cross training: no final do programa de condicionamento físico, a temperatura e a freqüência cardíaca diminuem desde que se para a atividade física.

É necessário  fazer alguns exercícios de alongamento para permitir que o corpo se recupere e evite dores no dia seguinte. Deu vontade de entrar em forma com cross training?

Entre em contato com nossos coach esportivos e agende sua aula de treino cruzado!

 

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