Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

A importância de se proteger contra os vírus na web

De Fernanda, publicado dia 18/01/2018 Blog > Artes e Lazer > Informática > Qual a utilidade de um antivírus?

“Um computador conectado diretamente à rede, desprotegido, não demora mais do que alguns minutos antes de ser infectado por um malware. ” – Adam Molariss, Segurança de TI de negócios precisa

Se você usa seu computador ocasionalmente ou regularmente para navegar na Internet, bem como para edição de texto offline, a instalação e atualização de um antivírus é uma necessidade real.

A infecção viral é possível em uma rede doméstica, bem como em empresas ou em serviços públicos – até mesmo no exército!

Uma proteção antivírus sempre é a melhor solução e o melhor jeito de evitar a compra de novos equipamentos a cada semana – sobretudo no Windows…

Se você já navega na Internet, provavelmente já tem o interesse de se proteger ao máximo: quer descobrir mais sobre os problemas de segurança mobile ou segurança do Windows? Nesse artigo nós trazemos mais informações sobre os diferentes antivírus e como você consegue proteger seu computador com segurança.

Entenda a utilidade do antivírus pelo tipo de ataque ao seu computador

Você vai aprender isso logo nas suas primeiras aulas de informática!

Hoje em dia, todos os computadores estão, de uma forma ou de outra, conectados a outras máquinas, seja pela Internet ou através de uma rede local, ou simplesmente via um CD-ROM, um disquete, um pendrive, um disco rígido externo, enfim; qualquer dispositivo que pode estar contaminado e infectado.

Essas conexões de diferentes tipos são necessárias para salvar e exportar dados de trabalho ou de lazer, mas essas mesmas ações podem ser a fonte de muitos problemas em caso de pouca proteção: pode ser fatal para o seu sistema operacional Windows!

Como proteger seu computador? Um equipamento inofensivo como um pendrive de um colega de trabalho pode trazer sérios danos à sua máquina! Saiba como se prevenir!

Todos os software são passíveis de contaminação, mas os navegadores de Internet são particularmente vulneráveis. Daí a necessidade de ter um escudo!

O melhor antivírus deve ser eficiente contra qualquer intrusão: spywares, adwares, worms, trojans e vírus diversos…

Uma verificação antivírus deve resultar em quarentena ou remoção total do vírus (especialmente se os arquivos hosts estiverem infectados).

Por que as empresas precisam adquirir um antivírus com urgência?

Frequentemente ouvimos notícias sobre poderosos ataques cibernéticos, crimes cibernéticos e outros atos ciberterroristas … Na verdade, a defesa dos estados modernos também é imaterial e os exércitos da maioria dos países têm seções especializadas contra os trojans e outros programas maliciosos.

Lembre-se das notícias virais do verão de 2017: Saint-Gobain e uma infinidade de multinacionais em todo o mundo perderam muitos dados por causa do novo vírus Petya. O setor de TI dessas empresas permaneceram paralisados por quase quinze dias…

« Ooops, your important files are encrypted »: e não é uma simples destruição de dados, mas um ransomware! Ou seja, uma espécie de software nocivo que restringe o acesso ao sistema infectado e cobra um resgate para que o acesso possa ser restabelecido.

Aqui, não é apenas uma vulnerabilidade física ou sentimental que está em jogo (como o sequestro de um ente querido): os hackers visam elementos imateriais cuja perda permanente corresponderia a uma perda financeira maior do que a soma exigida pelo elemento mal-intencionado.

A repetição de tais invasões e sua propagação podem se tornar armas concretas de destruição, levando a falências e demissões em massa…

Motivos para particulares adquirirem softwares de proteção para seu computador

Usuários comuns da Internet também precisam de uma proteção de ponta, inclusive para seus smartphones e tablets.

Não é nada agradável ter de usar seu tablet Android mais recente no modo de segurança, perder todas as fotos que você recebeu nos anexos ou descobrir operações bancárias anormais e não autorizadas em sua conta, tudo por falta de uma boa proteção na internet…

Pensando por esses termos, mesmo uma proteção gratuita de baixa qualidade é melhor em um PC com Windows do que a ausência de qualquer software de segurança.

Se insistimos no Microsoft Windows, é porque, de longe, ele é o sistema mais utilizado em todo o planeta, tendo atraído a atenção dos cibercriminosos que aproveitam as falhas oferecidas pelo seu PC.

O duelo PC / Mac (ou Mac / PC), também tem papel importante nesse processo, além da simples questão comercial de competição de mercado, prevenção e detecção de vírus.

Ao contrário da crença popular, os computadores Apple podem ser infectados: o OS X não está mais seguro dos trojans. Instalar um antivírus é necessário para adquirir a melhor proteção possível.

Hoje em dia, o sistema Linux (GNU) é sem dúvida um dos mais bem protegidos contra qualquer espião.

Mas isso não quer dizer que você não precise ficar atento ao Bliss, File, VIT e SIILOV… Em pouco tempo, o antispyware se tornará uma obrigação para todos os usuários do planeta, até em dispositivos como o Android!

Algumas sugestões de antimalware e outros programas gratuitos de monitoramento

O vírus livre é um fato: um presente de grego que queremos evitar a todo custo. É por isso que uma proteção de alta qualidade pode ser extremamente custosa.

No entanto, entre os melhores softwares para erradicar vírus diversos do Windows, há algumas boas opções de antivírus gratuitos (total ou parcialmente).

Confira os melhores antivírus gratuitos – a escolha fica a seu critério pessoal:

  • Avira – antivírus para Windows;
  • AVG – versão gratuita para antivírus (especialmente se você ainda usa XP ou Vista e também pode atuar como otimização de PC);
  • Avast – com excessão da versão pro;
  • Microsoft Security Essentials;
  • Windows Defender (para o Windows 10 em particular);
    Panda Free Antivirus.

Fazer o download do Avast grátis com a atualização automática é ainda melhor do que obter o aplicativo antivírus Panda Antivirus Pro! Avast Antivirus O antivírus gratuito do Avast (mobile ou Avast Premier) é mais eficiente do que o antivírus Avira Free

Se um antivírus gratuito não for suficiente para você, é possível usar o demo da versão premium do software, para testá-lo antes de pagar o valor correspondente. A versão paga é em geral uma obrigação após um ou dois meses de utilização.

Em qualquer caso, tenha cuidado com os falsos antivírus que estão circulando na rede… Observe também que a natureza pró-ativa de Avast gratuito – entre outros – torna a coabitação difícil ou impossível com qualquer antivírus adicional.

A segurança na Internet é algo tão complexo que requer o uso de programas complementares: Spybot Search & Destroy (antivírus e antimalware PC), Malwarebytes (disponível em antivírus gratuito para Mac OS), CCleaner, o bloqueador Ghostery para lutar contra anúncios (ou outros adwares) e proteger todos os aplicativos contra os cookies…

Em seguida, basta fazer uma varredura frequente, eficaz contra infecções residuais. Não espere seu computador ficar lento ou encontrar alguns problemas para fazer isso.

Os melhores produtos no mercado contra os vírus

Você vai encontrar dificuldades para achar um antivírus brasileiro que atenda aos três critérios de criptografia para proteção total. No entanto, excelentes produtos norte-americanos e europeus não faltam no mercado.

Ter uma boa memória RAM é fundamental para executar um vírus cleaner sem danos ao seu smartphone.

Se por um lado um software gratuito pode atender as necessidades dos particulares, uma empresa maior vai precisar de mais segurança, protegida contra qualquer vírus de computador que possa prejudicar ou desativar uma linha rede de computadores, um servidor, uma empresa inteira… Nesse caso, os antivírus pagos são os mais indicados.

Mas qual é o melhor antivírus disponível?

Os diferentes estudos comparativos sobre os melhores softwares antivírus disponíveis sempre indicam os mesmos nomes, ou quase (aqui contamos com a seleção feita pela Clubic):

  • Bitdefender Antivirus Plus (melhor que o Bitdefender Free, é claro);
  • Kaspersky Antivirus;
  • Norton Security;
  • G Data Antivirus;
  • ESET NOD32;
  • F-Secure SAFE;
  • McAfee Antivirus Plus (há também uma versão gratuita, para uso temporário).

Quais são os melhores antivirus? Ter seu computador seguro pode valer muito. Avalie o seu uso e invista em proteção!

A principal falha de um XP / Vista ou de um navegador web é de fato o usuário humano.

Proteger-se contra o spyware é fundamental; no entanto, o phishing usa métodos convencionais e não possui nada 2.0, como roubo de identidade, exploração da generosidade humana, etc.

Dessa maneira, algumas simples ações preventivas devem ser adotadas em paralelo ao download de um bom antivírus para Mac ou antivírus Windows.

Em primeiro lugar, você pode efetuar a ativação do firewall do sistema. Há também a atualização regular do Windows: todas as correções são feitas para proteger o espaço em disco, daí a fragilidade particular do sistema XP ou do Vista, cujo suporte técnico – obsoleto – foi abandonado.

É preciso desconfiar de todos os arquivos gratuitos com extensão “.EXE” (especialmente se baixados em P2P): ser prudente é a melhor atitude possível. É sempre recomendável desinstalar ou colocar em quarentena um aplicativo gratuito que pode prejudicar ou atacar o seu computador.

Um filtro de spam é sempre útil, inclusive para GNU / Linux. Não se esqueça de formatar seus discos e usar o software de backup (ou fazer backup manual de seus dados com regularidade).

Criar senhas para sua sessão de usuário ajuda a proteger os dados pessoais mais valiosos no seu computador.

Em família, o controle parental é uma prevenção contra a navegação em sites mal-intencionados. Da mesma forma, seu navegador, não importa qual deles (Mozilla Firefox, Chrome, Safari…), deve ter um updater, para uma navegação na Internet de maneira segura.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar