Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

De Fernanda, publicado dia 07/02/2019 Blog > Aulas particulares > Dar aulas particulares > Onde é possível dar aulas particulares?

Professor: como atuar na área do reforço escolar?

É papel essencial do professor despertar a alegria de trabalhar e conhecer. – Albert Einstein

Dar aulas particulares é muitas vezes associado a um trabalho informal, que serve apenas como complemento de renda. Na realidade, é um trabalho real, cujas exigências são mais complexas do que se parece.

O principal, quando se deseja ensinar, é ter a motivação de transmitir conhecimento a um aluno. Sim, dar aulas particulares é bom, mas dar com paixão é ainda melhor! Mas o desafio é grande, seja em organizações privadas, dando aulas pela web ou como voluntário em uma associação.

Um campo profissional em plena expansão! Vamos descobrir agora as possibilidades de atuação desse profissional!

Dê aulas particulares em instituições privadas

Dê aulas particulares em instituições privadas. Professor particular: passar por uma empresa para dar aulas em domicílio.

Hoje em dia, cada vez mais as famílias de classe média e alta brasileiras recorrem às aulas particulares, por diversas razões: reforço escolar, aprender uma arte, praticar um esporte, se especializar em uma área do conhecimento, ou simplesmente por hobby.

Mas, diante desse conceito efetivo, muitos concorrentes entraram no mercado, e às vezes é difícil escolher o seu lugar. Vamos citar algumas essas instituições de ensino espalhadas pelo Brasil:

Escola Tutores

Especializada em educação complementar voltada para o reforço escolar multidisciplinar, a Tutores conta com mais de 150 unidades em todo território nacional. Há unidades na Bahia, Distrito Federal, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A rede é a primeira franquia no Brasil para o atendimento de alunos com dificuldades de aprendizagem. São diversos cursos ofertados: Reforço Escolar, Aula Particular, Tutoria Multidisciplinar, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, Superior e TCC, ENEM, Vestibulares e Concursos, Português para Estrangeiros, Tutores Kids, Cursos Livres, Tutores Corporate (traduções juramentadas), Inclusão Digital.

O projeto pedagógico enfatiza ensinar a aprender. Vale-se, para tanto, de conceitos pedagógicos que valorizam a relação de ensino-aprendizagem e situam o tutor como um agente de transformação da vida escolar do aluno. Assim, por valorizar a proposta escolar (método de ensino adotado pela escola em que o aluno estuda) escolhida pela família, evita acrescentar novos materiais didáticos que possam sobrecarregar o aluno na realização de tarefas e exercícios repetitivos. Cada aluno tem seu atendimento personalizado.

As aulas podem ser realizadas na residência do aluno ou nas próprias unidades. A rede já recebeu prêmios na área de franquia educacional.

Kumon

O método foi criado no Japão, em 1954, pelo professor de matemática Toru Kumon. Com o objetivo de ajudar seu filho, Takeshi, a ganhar independência, Toru Kumon criou seu próprio material didático e método de estudo.

Escola tradicional e conhecida em todo o Brasil, o Kumon América do Sul foi fundado em 1980 em São Paulo, como matriz regional do Grupo Kumon. Desde então, implementou mais de 20 escritórios regionais em seis países, dedicando-se ao desenvolvimento da capacidade das crianças. Sua metodologia, de origem japonesa, visa incentivar na criança a autonomia nos estudos, buscando fortalecer o potencial de aprendizado de cada um.

Por meio de um processo de aprendizagem planejado e individualizado, o aluno se torna confiante e capaz de enfrentar sozinho o desafio da conquista do conhecimento. Há aulas de português, matemática, inglês e japonês, do pré-escolar ao Ensino Fundamental 2. No Brasil são mais de 1400 unidades espalhadas em pequenas e grandes cidades.

Dar aulas particulares em uma associação

Dar aulas particulares em uma associação. Como se tornar professor em uma instituição sem fins lucrativos?

As Organizações Não Governamentais (ONGs) são entidades que não têm fins lucrativos e realizam diversos tipos de ações solidárias para públicos específicos. Elas podem atuar nas áreas da saúde, de educação, de assistência social, econômica, ambiental, entre outras, em âmbito local, estadual, nacional e até internacional.

A atuação da ONG é na esfera pública, embora não estatal, ou seja: apesar de não pertencer ao Estado, oferta serviços sociais, geralmente de caráter assistencial, que atendem a um conjunto da sociedade maior do que apenas os fundadores e/ou administradores da organização.

Devido à limitação do governo em atender as demandas sociais e culturais no Brasil, a importância das Organizações Não Governamentais na educação em geral se tornou cada vez maior nos últimos anos.

Muitos são as pessoas preocupadas com o desenvolvimento do país e com a melhora das condições de vida das crianças e jovens. A atuação de ONGs no setor da educação é mais uma prova de que a formação de crianças e jovens contribui para o combate da desigualdade social, problema tão grave em nosso país.

O impacto social dessas ONGs são muitas vezes comprovados por meio de relatórios e avaliações, e são inegáveis: redução da violência, ampliação do nível de desenvolvimento humano, inclusão social e melhoria da vida.

O verdadeiro trunfo de um professor na comunidade é sua paixão, sua disposição e seu gosto em ministrar aulas particulares. A remuneração varia em função da ONG: algumas organizações remuneram os professores, outras admitem apenas voluntários. Na verdade, se o status do profissional for voluntário, sua recompensa efetiva será o reconhecimento e a progressão potencial de seu aluno. Uma recompensa que, se não parecer, é primordial aos olhos de um professor.

Da educação infantil à superior, passando pelas aulas preparatórias: o professor se adapta a todos os níveis. Nós obviamente encontramos diferentes perfis de acordo com cada associação, mas todos ficam felizes em transmitir conhecimento.

Como ensinar pela Internet?

Como ensinar pela Internet? As melhores plataformas na web para dar aulas.

É claro que com o advento da internet, muitos serviços foram desenvolvidos: criação de sites, marketing digital, html css, linguagem de programação, web design, etc. Um campo de possibilidades profissionais que se expandiu consideravelmente, chegando até a áreas já consolidadas, como a educação.

Porque sim, se a internet permite desenvolver novas habilidades de especialização, também permite diversificar algumas, como a transmissão de conhecimento, a paixão pelo conhecimento e, portanto, mais precisamente, o desejo de dar aulas particulares on-line!

Mais do que uma plataforma, este é um mundo onde a experiência profissional é criada em campo, e onde os negócios da Internet são reconversão cada vez mais popular no mercado de trabalho. Agora não se trata mais de uma questão de ser capaz de ensinar, mas de transmitir um conhecimento orientado para negócios da web, aprendendo códigos e linguagens de informática.

Seja qual for o caso, a profissionalização do ensino na internet nunca foi tão fácil de acessar e tão popular entre os alunos. Esta é a razão pela qual várias plataformas surgiram, de modo a conseguirem abranger praticamente todas as disciplinas existentes de uma maneira rápida e flexível: basta um clique sem sair de casa!

Além dos excelentes serviços do Superprof, conheça dois portais especializados em aulas particulares:

Dar aulas online: a Corujito

Na Corujito é possível ensinar e aprender qualquer assunto, seja escolar ou não, técnico ou não, exemplos: Matemática, Português, Física, Geografia, Culinária, Violão, Inglês, Artesanato, Games…

O cadastro é gratuito e não há mensalidades; nem compromisso de exclusividade com a Corujito. Será cobrada apenas uma comissão de 15% do valor total da cada aula particular ministrada, sendo a taxa mínima por aula de R$ 6,00, mas somente quando a aula for realizada.

O valor da hora/aula, o método pedagógico e o material utilizado nas aulas são totalmente livres e definidos por cada professor. O aluno escolhe o dia, horário e até o professor. Suas aulas são personalizadas e realizadas ao vivo em salas virtuais.

Profes: dê aulas particulares pela web

No Profes você se cadastra gratuitamente e tem flexibilidade para ensinar onde e quando quiser. Há a possibilidade de aulas online e presenciais. É um dos maiores portais de aulas particulares, ao lado do Superprof, com cerca de 30 mil professores cadastrados. As aulas também são de reforço escolar e outras matérias, como música e edição de fotos.

A interface é simples e fácil na hora de selecionar seus alunos. E eles ainda podem trocar mensagens de graça com os professores.

Há também o blog, alimentado pelos próprios professores sobre os conteúdos ministrados. O valor e a modalidade do curso é alvo de responsabilidade do professor, e pode ser negociado com seu aluno. A lista de inscritos já conta com mais de 160 mil pessoas. Uma ótima oportunidade para encontrar novos contatos e possibilidades.

Dar aulas particulares: o papel do boca a boca

Dar aulas particulares: o papel do boca a boca. Como divulgar seus serviços de professor a domicílio?

Tornar-se professor sem um intermediário não é a maneira mais simples de ensinar, mas tem muitas vantagens significativas, o que torna a dificuldade de acesso quase inexistente.

Na verdade, graças a essa técnica de divulgação, os alunos não são os mesmos. Esse é um tipo de público com o qual temos mais conexão, porque essa é justamente a vantagem do boca a boca.

Um relacionamento que é, de fato, mais humano, e que permite dar um curso de música, um curso de física ou uma revisão de geografia ou de história com uma metodologia que difere de outros professores. Ser professor particular é uma arte; ser professor particular sem uma plataforma é saber dominar essa arte sem terreno concreto e continuar com sucesso.

Uma abordagem mais saudável, que se encaixa perfeitamente com o princípio da aula particular em casa: olhar para o caso de um único aluno e construir uma relação de confiança com ele. É isso que vai fundar e definir o sucesso e a margem de progresso: sentir-se bem, em sintonia com o curso dado, e saber não se perder diante do programa estabelecido.

O sucesso acadêmico depende, em grande medida, do acesso ao conhecimento, portanto, por meio desse acesso: reforço escolar a domicilio, preparação, curso on-line intensivo, curso de atualização, enfim, o professor!

Um ensino que testemunha uma maneira particular de pensar sobre a profissão. Um desejo de tornar a atividade mais humana, menos focada em apenas conhecimento e mais focada na pessoa que está aprendendo.

Graças ao advento de novas tecnologias, o acesso ao conhecimento tornou-se tão mais fácil. Com tantos recursos, às vezes é tentador se entregar à simplicidade. Mas encontrar o seu professor graças ao boca a boca é uma maneira de dizer que ensinar, mesmo por meio de aulas particulares, é sempre uma vocação real, às vezes exigindo esforços múltiplos.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar