Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Apoio escolar para alunos de universidades

De Glicia, publicado dia 29/12/2017 Blog > Aulas particulares > Dar aulas particulares > Aulas de reforço para alunos do ensino superior

Você deseja se tornar professor particular e trabalhar com alunos do ensino superior? Saiba que isso é possível! Assim como os alunos dos ensinos fundamental e médio, alunos de universidades muitas vezes também precisam de aulas de reforço em determinadas matérias.

Neste caso, o principal objetivo do professor particular será fazer com que o aluno tenha melhores resultados na matéria – ou nas matérias – que ele tem mais dificuldade, e dessa forma  ajuda-lo a obter seu diploma.

Para garantir o bom desempenho escolar, os alunos do ensino superior precisam se dedicar quase que exclusivamente ao estudos. No entanto, essa não é a realidade de muitos estudantes que precisam trabalhar para garantir seu sustento e/ou para pagar as mensalidades da faculdade.

Conciliar uma atividade profissional com os estudos nem sempre é fácil e alguns alunos acabem sendo reprovados em diversas matérias por falta de tempo para se dedicar aos estudos. É aí que o professor particular pode intervenir, oferecendo aulas de reforço escolar aos finais de semana, por exemplo.

Com uma boa pedagogia o professor poderá transmitir seus conhecimentos, oferecendo aulas particulares (para crianças) personalizadas e que respondam às necessidades de cada aluno.

Neste artigo você encontrará algumas dicas práticas que vão te orientar na hora de pensar que tipo de aulas e serviços oferecer ao público universitário.

Ajudar os estudantes a organizarem seu tempo e a lidarem com o volume importante de revisões

Para um estudante recém saído do ensino médio no Brasil, o volume de leituras, trabalhos e provas que ele terá na faculdade pode ser assustador num primeiro momento.

Além dessa carga maior de trabalho, o aluno também deverá se comprometer muito mais com seus estudos, pois as leituras serão não apenas mais longas, mas também mais densas. Em alguns cursos, em especial na área de medicina e biológicas, a leitura de artigos científicos demanda um bom nível de interpretação e conhecimentos em termos técnicos.

Junta-se a isso as revisões para as provas, pesquisa e preparação para trabalhos e seminários, participação em colóquios, etc. Uma das principais razões do mau desempenho dos universitários é a falta de comprometimento com os estudos, em especial no primeiro ano de faculdade.

O professor particular tem por missão colocar o aluno de volta nos trilhos. Para isso ele usará não apenas de seus conhecimentos, mas também de sua experiência, afinal, o professor já foi aluno um dia e já esteve no lugar que seus alunos estão hoje. Ele conhece todos os desafios e dificuldades da vida acadêmica, e por isso mesmo está apto a orientar quem está começando.

Para se sair bem nos estudos é necessário comprometimento.

Ao orientar o aluno, você o estará ajudando também a ter autonomia e a ser capaz de progredir com seus próprios recursos. Não hesite em compartilhar suas experiências, isso contribuirá para aumentar a confiança do estudante em si mesmo, pois ele terá um exemplo no qual se espelhar.

Como os deveres de casa não são muito comuns na faculdade, o que você pode propor ao seu aluno são exercícios a serem resolvidos semanalmente. Isso vai ajuda-lo a não perder o ritmo e a aprender os conteúdos trabalhados em sala com mais facilidade.

Para não se perder no turbilhão de informações novas, o estudante precisa planejar seus dias e horários de estudos em um cronograma semanal.

O planejamento  vai ajuda-lo a saber quais tópicos necessitam de mais ou menos tempo de dedicação.  Assim, o professor pode ajudar o aluno a fazer um quadro de horários de estudo de maneira a dedicar mais tempo  àquilo que é mais difícil para ele.

Esse tipo de planejamento tem por objetivos:

  • Aproveitar o tempo da melhor forma possível (USP, UFMG, UFRJ, UFBA…);
  • Garantir que o aluno dará a devida atenção a todos os aspectos dos estudos;
  • Traçar um gráfico de evolução e saber se as aulas estão sendo produtivas.

Um bom método para revisar a matéria das provas de maneira eficaz é organizar os dias e horários de estudo em ciclos. O ciclo de estudos é uma poderosa ferramenta de organização e produtividade. Um ciclo de estudo é um período no qual o estudante revisará uma parte do conteúdo que precisa conhecer para as provas. A idéia é bem simples! Suponhamos que seu aluno tem quatro disciplinas para estudar e irá dedicar 1 hora a cada uma dela. Então, o ciclo será de 4 horas.

Esse método é interessante por várias razões. A principal delas é a flexibilidade, pois você pode montar o cronograma com seu aluno de acordo com a  disponibilidade e necessidade dele. Se além de estudar o aluno também trabalha, ou tem outras atividades durante o dia, ele poderá escolher quanto tempo  vai dedicar às revisões. O importante é revisar um pouco todos os dias.

Desistência: como evitar o problema com aulas particulares

O primeiro ano de faculdade é normalmente o mais difícil para os alunos. Ele é crucial nas decisões e escolhas que o estudante fará futuramente. Dependendo da dificuldade encontrada por ele ao longo do primeiro ano, o mesmo pode ser levado a desistir do curso.

As dificuldades relativas ao curso escolhido podem desencadear estresse e falta de motivação.

Alguns dos principais motivo de desistência são:

  • Falta de organização;
  • Falta de assiduidade nas aulas;
  • Pouca dedicação da parte do aluno;
  • Falta de comprometimento com os estudos;
  • Má orientação quanto ao conteúdo do curso;
  • Falta de alinhamento do nível do aluno com o nível exigido pela faculdade.

Para saber qual curso é mais adaptado a eles, os alunos podem fazer testes vocacionais enquanto ainda estão no ensino médio. Entretanto, nem sempre esses testes são exatos e muitos alunos acabam escolhendo uma formação ao acaso. Ou, em outros casos, alguns alunos escolhem um determinado curso para agradar os pais.

Uma vez na universidade, esses alunos acabam se dando conta do real grau de dificuldade do curso e é aí que as coisas começam a degringolar: falta de interesse pelo conteúdo das aulas (particulares para idosos), dificuldade de compreensão, ausência nas aulas, falta de motivação, etc.

Se um estudante não se sente bem com a formação que escolheu, nesse caso nosso conselho é, obviamente, que ele procure um curso no qual ele se sinta motivado. No entanto, se o que falta para o aluno é apenas um empurrãozinho para entrar nos eixos, o professor particular poderá ajuda-lo.

Aulas particulares para estudantes que visam entrar em uma pós-graduação

Entrar em uma pós-graduação é o sonho de muitos estudantes universitários. Seja para seguir uma carreira acadêmica ou apenas por realização pessoal, um grande número de alunos do ensino superior se inscrevem pra o processo seletivo de mestrado ou doutorado.

As maiores dificuldades que esses estudantes encontram é com relação à língua estrangeira. Cada universidade tem seu próprio processo seletivo de pós-graduação e as exigências podem variar de uma a outra. De forma geral, a prova em língua estrangeira constitui uma das etapas do processo.

As aulas particulares podem ajudar alunos que desejam entrar na pós-graduação.

Um estudante que pretende ingressar na pós pode perfeitamente bem recorrer aos serviços de um professor particular de língua estrangeira para aprofundar seus conhecimentos. As línguas mais comuns nas provas de seleção para o mestrado e doutorado são o inglês e o espanhol. O francês também é pedido em alguns casos.

Se você e fluente em uma dessas línguas, esta pode ser uma ótima oportunidade para se tornar professor particular.

Além da prova de língua, o processo seletivo para entrar na pós-graduação também tem uma prova teórica, para a qual é necessário fazer uma série de leituras complementares. Os alunos que começam a se preparar para o processo durante o último ano de faculdade podem encontrar dificuldades relacionadas à organização do tempo de estudo dedicado às revisões relativas a graduação e a preparação para a pós.

Neste caso também o professor particular pode intervenir, ajudando o aluno a administrar melhor seu tempo e transmitindo seus conhecimentos em temas específicos que serão abordados na prova teórica.

Aulas particulares para passar em um concurso público

Muitos estudantes começam a prestar concursos públicos antes mesmo de terminarem a graduação, na esperança de garantirem uma inserção profissional rápida ao termino dos estudos.

Esse é outro ramo a ser explorado pelos professores particulares. Algumas matérias são obrigatórias na maioria dos concursos e é quase impossível escapar delas:

A demanda por aulas particulares para concurso público têm aumentado cada vez mais.

Você pode explorar essas oportunidades propondo cursos adaptados em função das necessidades do aluno e, obviamente, de acordo com sua área de especialização. Geralmente, as matérias mais procuradas são português – notadamente gramática e redação – e matemática. O inglês, cada vez mais necessário à inserção profissional, também constitui uma matéria com grande demanda por aulas particulares (também para o ensino fundamental).

Como você pode perceber, dar aulas particulares para o público universitário pode abrir inúmeras possibilidades profissionais aos professores de diversas áreas. Para atrair seus primeiros alunos você pode distribuir panfletos en frente as universidades. O panfleto deve conter seu nome, sua área (português, matemática, língua estrangeira, etc.), assim como uma breve apresentação da sua experiência profissional e os preços das aulas (particulares, saiba como funciona).

Algumas universidades possuem um quadro de anúncios na entrada. Apresente-se na recepção e informe-se sobre a possibilidade de  colocar seu anúncio no quadro. Ou você pode simplesmente se inscrever em um portal como o Superprof, por exemplo, e criar um perfil contendo todas as informações necessárias para que os alunos entrem em contato com você.

Não perca mais tempo, torne-se professor particular hoje mesmo e confira os emprego para professor disponíveis no Superprof!

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar