Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

O mercado das aulas particulares para maiores de 18 anos

De Joseane, publicado dia 28/02/2019 Blog > Aulas particulares > Dar aulas particulares > Como dar aula para adultos

A boa notícia da vez é que tem crescido a busca por aulas particulares! Em consequência, os professores particulares são cada vez mais numerosos. Geralmente quando se pensa em aulas particulares automaticamente ligamos às crianças em idade escolar.

O que tem surpreendido muita gente é que a busca por aulas particulares não é exclusiva para crianças não! O público adulto tem procurado cada vez mais se especializar em algum domínio, procurado aprender algo novo como um idioma estrangeiro ou, ainda, aprender a tocar um instrumento de música. E não para por ai, as aulas particulares também podem incluir um curso intensivo de costura, de artes, de origami!

O mercado das aulas particulares é vasto! Que tal ter uma aula de crossfit ou mesmo de yoga na pausa do almoço ou no fim do dia depois de uma longa jornada de trabalho? Apareceu uma oportunidade única na empresa mas infelizmente você não fala japonês? Um professor particular pode ser a solução que você precisava!

Seja um curso de alemão, uma aula de violão ou uma preparação para a maratona anual da sua empresa, a aula particular é um recurso para os adultos que buscam flexibilidade de horário e, claro, eficiência no aprendizado. Ministrado na sua casa, no seu escritório ou na casa do professor, a aula particular leva em conta as deficiências e especificidades de cada aluno.

A aula particular para adultos não somente faz maravilhas para os alunos, mas também para o professor!

O que queremos dizer com isso?

Dar aula para o público adulto exige uma didática específica, bem diferente daquela que se põe em prática durante uma aula de reforço escolar para crianças. Você, professor, deve estar se perguntando “como ensinar aos adultos de forma eficiente”?

Continue lendo e descubra nossas dicas…

Confira aqui vaga professor curitiba!

Como lecionar para trabalhadores empresariais

Dar aula particular para adulto pode ser um bom negócio. A aula particular para adulto pode incluir, claro, a aula no domicílio do aluno, no domicílio do professor, ou no escritório/empresa do aluno.

Como encontrar uma vaga para professor ? A aula particular em empresas é um nicho bastante promissor…

A aula em empresas é uma nicho bem promissor no mercado das aulas particulares. Geralmente a aula é dada não para um estudante mas para um grupo de alunos, funcionários da empresa que necessitam se capacitar em um domínio específico. Investir nos seus profissionais, incentivando-os a estudar e se desenvolver tem se tornado uma prática comum entre as empresas, sobretudo as grandes empresas.

A demanda varia, desde aula de yoga, meditação, esportes coletivos, mas sobretudo busca-se por aulas de português para estrangeiros (empresas internacionais), aulas de matemática, aula de história, conhecimentos gerais….

No âmbito das aulas particulares para empresas são sobretudo os professores particulares de idiomas estrangeiros quem encontra o maior número de oportunidades. Vagas para professor de inglês, professor de francês, professor de espanhol, árabe, alemão, japonês e várias outras línguas estrangeiras estão sempre em alta.

Quer trabalhar com ensino? Confira vagas de emprego para professor!

O professor que deseja galgar uma vaga para dar aula particular em uma empresa deve poder ter condições de emitir nota de serviço, isto é, possuir uma empresa aberta como prestador de serviço. Sobre essa modalidade falaremos mais no último tópico desse artigo…

Professor, veja algumas das rações pelas quais você deveria dar aulas em empresas:

  • você pode ser bem remunerado
  • você vai lidar com alunos interessados em aprender
  • você vai contribuir para o crescimento pessoal da equipe
  • você vai deixar a equipe mais unida
  • você também vai crescer profissionalmente
  • você vai poder explorar todas as suas opções enquanto professor
  • sua aula vai fluir graças a dedicação dos alunos
  • etc

Se todas essas razões ainda não te convenceram, continue lendo e descubra outros pontos positivos do ensino para adultos…

Veja aqui vagas professor de história!

O ensino para alunos em idade escolar e para os maiores de idade

Fato é que dar uma aula de reforço escolar de matemática para uma criança e dar uma aula de matemática financeira para um adulto possui diferenças notáveis. Um adulto e uma criança possui caminhos de aprendizado completamente diferentes.

Método para dar aula para adulto Crianças e adultos podem beneficiar da aula particular, o método de ensino sendo diferente…

A experiência de vida e o conhecimento prévio de um adulto faz toda a diferença na hora de aprender um determinado conteúdo. Um professor particular deve saber fazer a diferença e usar o método de ensino adequado quando da realização de uma aula particular para uma pessoa adulta.

É preciso saber diferenciar os diferentes públicos, e desenvolver uma didática de aula que se aplique ao aluno, levando em conta sua dificuldades, seus pontos fortes, suas necessidades e objetivos.

Dar aulas particulares para uma criança envolve o conhecimento prévio do seu cronograma de aulas escolar. Isso significa que o professor particular deve estar em sintonia com a grade curricular do aluno. Na maioria das vezes, os alunos em idade escolar precisam de um professor particular que companhe o seu aprendizado, motivando-o e ensinando-o o necessário para que ele mantenha boas notas na escola e se mantenha no nível da turma.

Geralmente os pais costumam buscar um professor particular para os filhos, quando a criança possui alguma dificuldade com uma ou várias disciplinas na escola. Isso, é claro, se aplica para aulas de português, aulas de matemática, aula de inglês, aula de geografia, aula de história, enfim as disciplinas que fazem parte do currículo escolar.

Quando se trata de um adulto, a dinâmica é bem diferente. Geralmente o adulto já tem conhecimento teórico ou prático daquilo que está estudando, e sua busca é somente por aperfeiçoamento. O professor particular deve surpreender, encontrar maneiras práticas para ajudar o aluno a evoluir em seu conhecimento.

Muitas vezes o aluno adulto pode apresentar uma resistência acentuada para aprender determinado conteúdo, isso acontece bastante com o aprendizado de línguas estrangeiras. Cabe ao professor encontrar um método e as didáticas de ensino necessários para vencer a barreira de resistência do aluno. Abordar temas de interesse do aluno como pano de fundo para explorar o conteúdo da aula costuma funcionar bem nesses casos.

Para lidar com os diferentes perfis e as diferentes necessidades do alunos é preciso gostar do que faz, amar a profissão de professor. A experiência também será a sua amiga, desempenhando um papel fundamental na hora de planejar  um bom curso, adaptado ao máximo aos objetivos do aluno.

Ensinar aos maiores de idades tem lá os seus pontos positivos…

Dar aulas particulares para adultos possui muitos benefícios. Qual professor nunca se viu frustrado ao tentar dar uma aula para uma criança que estar ali forçada pelos pais? Uma criança completamente desinteressada pela aprendizagem desse ou daquele assunto?

Pontos positivos do ensino para adultos Ao contrário de uma criança que precisa ser motivada o tempo todo, um adulto já chega motivado na sua aula particular

Quando se trata da aula particular para adulto, esse tipo de situação é bem menos recorrente. Os adultos que buscam aula particular o fazem por se sentirem motivados a aprender! Essa motivação pessoal favoriza o andamento da aula, e é uma das vantagens da aula particular para os adultos.

Dentre as vantagens que o professor possui ao escolher dar aulas para o público adulto, podemos citar:

  • maior receptividade no aprendizado por parte do aluno
  • troca de experiências construtiva entre aluno e professor
  • professor e aluno podem ir mais longe no processo de ensino-aprendizagem
  • aluno motivado significa professor ainda mais motivado

O aluno adulto, por sua vez, apresenta:

  • Aprendizagem fácil,
  • Agilidade para assimilar conceitos,
  • Mais interesse e curiosidade para aprender,
  • Interesse genuíno pelo aprendizado que não está relacionado as notas de fim de semestre!
  • Mais diálogo e consequentemente, mais troca de saberes…

Viu só como o ensino para adultos pode ser gratificante para ambos professor e aluno?

Como formalizar seu trabalho sendo professor particular

Mais acima nesse artigo mencionamos sobre a importância de regularizar o seu trabalho como professor particular. Regularizar a sua atividade significa poder dar garantias aquele que contrata o seu serviço, e claro, obter contratos significativos como por exemplo contrato junto a uma empresa ou instituição.

Como abrir um MEI de professor? Formalize sua atividade de professor independente para ser contratado pelas empresas!

Formalizar o seu trabalho implica no pagamento de impostos sobre a sua atividade, mas, ao mesmo tempo, lhe dá direitos enquanto trabalhador independente. Poder dar garantias para o seu contratante é certamente um ponto positivo. Alguns contratantes somente aceitam contratar professores particulares que tenham a sua atividade formalizada e que possa, com isso, emitir nota de serviço.

Umas das formais mais simples de se regularizar é abrindo uma empresa como micro empreendedor individual- MEI. Sobre essa modalidade, todas as informações estão disponíveis no site da Receita Federal e também do SEBRAE.

Veja algumas das vantagens consequentes da profissão de professor freelancer:

  • Você faz os seus horários
  • Todo o mérito é seu e somente seu
  • Você cresce profissionalmente e pessoalmente
  • Você pode escolher os seus alunos

Interessante não é? Claro que ser professor freelancer também tem lá seu lado menos bom, mas não vamos focar no negativismo, certo? Ser positivo é a chave para o sucesso de qualquer negócio!

Invista na sua profissão de professor freelancer, para tanto, nós da Superprof preparamos uma série de artigos úteis para te ajudar na sua caminhada como professor particular!

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar