Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como formalizar seu trabalho sendo professor particular

De Joseane, publicado dia 26/02/2019 Blog > Aulas particulares > Dar aulas particulares > Trabalhe para você mesmo dando aulas para adultos

Para todos os professores independentes e sobretudo aqueles que se interessam pela área das aulas particulares para adulto, esse artigo é para você. Dar aulas para adultos pode ser muito gratificante, e pode também te ajudar a encontrar a tão desejada realização profissional.

As razões pelas quais um adulto busca por aulas particulares são várias, podendo ir do simples desejo de aprender algo novo, como por exemplo, aprender uma língua estrangeira (inglês, francês, japonês, espanhol, russo, etc), ou até mesmo como forma de melhorar o conhecimento em uma área específica (matemática, português, informática, física, geografia, história), seja por uma questão profissional ou pessoal.

Algumas empresas costumam investir em formações e especializações para os seus funcionários. Na maioria das vezes as empresas investem em cursos de línguas, espaço de bem estar com aulas de yoga e outras atividades de relaxamento, ou em formações específicas na área de atuação da empresa. Para todas essas possibilidades, as empresas buscam por professores independentes, que sejam formalizados, podendo emitir uma nota de serviço, por exemplo.

Em outros casos, o aluno recebe aula particular em sua própria casa mas é reembolsado pela empresa em que trabalha, necessitando, assim, de uma nota de serviço.

É importante que o professor particular esteja pronto para atender a necessidade do seu aluno. Oferecer um trabalho de qualidade, isto é, uma aula rica em conteúdo, acessível para o aluno e que atenda as necessidades deste faz toda a diferença na profissão de professor particular para adultos.

Nesse artigo, o Superprof explica como se tornar um professor independentemente e formalizado capaz de preencher uma vaga de emprego professor de formação para adultos.

Por que se tornar professor freelancer para adultos?

A profissão de professor independente para adultos é uma profissão rica e particular. Enquanto o gosto pela formação, pelos riscos da profissão, métodos de ensino ou a experiência profissional é importante, é necessário entender o que nos motiva e nos impulsiona a querer exercer essa atividade profissional.

Como abrir empresa de professor Tenha sucesso profissional dando aulas para adultos!

Na verdade, embora o status de professor independente (ou autônomo) não possua garantias, ele ajuda o professor a praticar a sua profissão de forma independente. No entanto, será a motivação e o conhecimento de ferramentas educacionais, que farão com que o professor ganhe status e “selo de qualidade” diante dos seus alunos. É primordial conhecer muito profundamente a matéria ou o conteúdo que você ensina. Aliado a esse conhecimento, a motivação do profissional será decisiva e desempenhará o papel fundamental de impulsionar o sucesso dessa atividade.

É professor particular? Confira vaga professor curitiba!

De fato, o gosto em ajudar, o esforço e a partilha de conhecimento são elementos que obviamente devem ser levados em conta ao escolher esta profissão e, claro, ao se candidatar para as vagas para professores. O ensino (que seja para crianças, adolescentes ou adultos) é uma forma de descoberta do mundo, das nossas ciências, da forma como nos organizamos em sociedade. É através da aprendizagem que desenvolvemos nossas habilidades profissionais e intelectuais.

Para os professores de plantão, é preciso ter confiança, na sua formação, em si mesmo, mas também no seu interlocutor, no caso, o seu aluno. São eles que guiarão o conteúdo do curso, à sua maneira, através de suas perguntas e seus questionamentos. A profissão de professor particular para adulto está em alta e o status de independente, freelancer formalizado lhe confere esse caráter particular, que trará mais confiança para o aluno que busca pelos serviços de um profissional sério e qualificado.

Você deve estar se perguntando quais são os critérios para solicitar o seu estatuto de autônomo como professor.  Como todos os trabalhadores autônomos, é você que cria e delimita a sua atividade. Você é o mestre do seu tempo e do seu sucesso. No entanto, para tornar seu negócio sustentável, você precisa ter credibilidade. Para tanto, comece por conhecer bem o conteúdo da sua área de atuação, bem como o trabalho em si. Ser professor exige algumas qualidades específicas, algumas técnicas. É preciso ter didática, saber transmitir o saber. Ser professor é um título profissional que não pode ser improvisado!

Quer saber mais sobre a profissão de professor particular para adultos, dá uma olhada nesse artigo.

Professor para adultos: uma profissão que requer experiência

Não cessaremos de dizer que, trabalhar por conta própria, requer uma dose grande de motivação e força de vontade.  Ser professor particular para adulto, ou simplesmente, ser professor, exige conhecimento, não somente conhecimento teórico mas também prático.

Como dar uma boa ula particular? Não se trata somente de transmitir um conteúdo, é preciso saber compreender as necessidades do aluno.

E como você consegue prática para dar aula? Não tem mistério, para conseguir experiência como professor é preciso dar aula! Ainda durante a sua formação como professor, você certamente fez estágios, deu aula particular para crianças, deu aulas em cursinhos, deu aula para os familiares, ajudou seu irmão com o dever de casa….tudo isso te serviu como preparo para que hoje você se considere experiente e exerça com tranquilidade e segurança a sua profissão de professor ou formador de adultos.

Você que mora no Rio, veja vaga professor rj!

Mas a experiência de um professor não se limita a seu contato com alunos. O professor é um profissional polivalente. Como um formador, o professor deve ser um expert em relações humanas, um motivador, alimentador de sonhos, psicólogo, amigo. Enfim, um professor deve ter experiência de vida que nada tem a ver com idade. Ao contrário, saber lidar com pessoas tem a ver com a sua capacidade de compreender, escutar, ser empático.

Um adulto que decide retomar os seus estudos e conta com a ajuda de um professor particular, ele espera mais do que as informações e teorias disponíveis nos livres. Ele quer ser aceito, compreendido, motivado. Cabe ao professor particular saber “ler o seu aluno”, descobrir aquilo que o motiva e trabalhar nisso para que o aluno avance nos seus objetivos.

Não basta ler teorias, explicar conceitos, ditar fórmulas e conteúdos… é preciso saber falar a língua do aluno, conhecer os seus pontos fortes e os seus pontos fracos, trabalhando na melhorias destes e evidenciando aqueles.

Gostaria de dar aulas para adultos em empresas, veja como nesse artigo.

O status fiscal de um professor freelancer

Se o trabalho de professor freelancer tem como base o desejo de compartilhar seus conhecimentos com os outros, é preciso dizer que esta é uma profissão cheia de vantagens, mas também de desvantagens, que é importante saber antes de se comprometer ou de se candidatar para uma das vagas pra professor.

Como dar aula por conta própria Trabalhar por conta própria significa se investir mais!

Claro que trabalhar para si mesmo é uma delícia! Mas não estamos aqui para romantizar a profissão de professor particular freelancer. Porque sim, temos que dizer que ser um professor freelancer, não é fácil!

Dar aula por conta própria tem como vantagem:

  • Você faz os seus horários
  • Todo o mérito é seu e somente seu
  • Você cresce profissionalmente e pessoalmente
  • Você pode escolher os seus alunos

Mas, como nem tudo são flores, trabalhar como professor freelancer tem as suas desvantagens:

  • Algumas vezes você se verá…sem alunos
  • O seu salário pode variar muito de mês para mês (com perdas muitas vezes!)
  • Você não terá os benefícios de ter uma carteira assinada
  • Você terá que se investir muito para que der certo!

Como empreendedor independente você terá que se regularizar, declarando o seu trabalho para as autoridades fiscais. O estatuto de micro empresário individual- MEI é uma forma simples e oficial de regularizar a sua atividade e você poderá fornecer nota de serviço para os seus alunos ou cliente (no caso de você estar sendo contratado por uma empresa, por exemplo).

Poder fornecer nota fiscal de serviço como professor traz muito mais credibilidade para o seu trabalho. Inclusive, como mencionado nesse artigo, para alguns alunos é imprescindível obter uma nota de serviço. Assim, se você não tiver em condições de oferecer isso ao seu aluno, você terá um aluno a menos, o que não é interessante, certo?

Confira nesse artigo algumas diferenças essenciais no ensino de adultos e crianças.

Como encontrar mais alunos depois de formalizar sua atividade de freelancer?

Para fazer o seu negócio de professor freelancer dar certo você terá que rentabilizá-lo. E como isso é possível? Dando aulas…muitas aulas!

Alunos para aulas particulares Se você quer ter sucesso como professor freelancer, trate de encontrar uma boa clientela!

A melhor forma de encontrar alunos interessados por aulas particulares é consultando os diversos fóruns na internet, usando a busca do google. Usar as redes sociais pára divulgar o seu trabalho também é muito eficiente. Deixe a galera saber que você começou um novo projeto e solicite aos amigos que eles divulguem o seu trabalho.

Quando você conseguir os primeiros alunos, lembre-se de mandar muito bem nas aulas. Os seus alunos se encarregarão de fazer o “boca-a-boca” necessário para divulgar de forma genuína o seu bom trabalho!

Continue sempre investindo em seus conhecimentos, na sua formação. Esteja sempre por dentro das notícias relacionadas a sua área de atuação, seus alunos vão agradecer!

Continue o seu processo de divulgação do seu trabalho, o youtube é uma excelente plataforma para os professores divulgarem as suas aulas, sua didática para poder atrair mais alunos.

Confie no seu potencial e faça sempre o melhor possível, seu sucesso é garantido!

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar