Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

O ensino para alunos em idade escolar e para os maiores de idade

De Joseane, publicado dia 24/02/2019 Blog > Aulas particulares > Dar aulas particulares > Adultos e crianças: as diferenças na aprendizagem

Numa perspectiva global, as dificuldades educacionais de algumas crianças, tais quais a baixa da auto-estima, a sua fobia escolar, os diferentes problemas de aprendizagem, são elementos que também podem ser encontrados na idade adulta.

Na verdade, certos problemas de aprendizagem quando não solucionados na infância persistem até a fase adulta, impossibilitando o indivíduo de desenvolver algumas habilidades de aprendizado ou de avançar no seu conhecimento. De fato, quando se trata de aprendizagem escolar, todos são envolvidos, já que a educação não tem idade e pode beneficiar dos mais novos aos mais velhos.

Os adultos, sobretudo aqueles que não tiveram a oportunidade de estudar quando crianças, tem buscado cada vez mais meios para trabalhar e expandir o seu conhecimento. Buscando através de formações, cursos e aprendizado de novos domínios, trabalhar novamente sua memória, seu raciocínio de forma a desenvolver mais o seu intelectual.

Hoje no Brasil, o percentual de adultos que tem buscado alguma forma de adquirir mais conhecimento tem crescido   com relação as gerações anteriores. Números que refletem um certo entusiasmo por parte dos adultos, para voltar à ativa no quesito educação. As aulas particulares tem se mostrado um verdadeiro motor de apoio ao aprendizado. Para aqueles que querem se beneficiar do conhecimento de um professor qualificado, paciente e dedicado ao desenvolvimento pessoal do aluno, as aulas particulares é uma verdadeira solução.

No entanto, alguns adultos ainda são relutantes com relação a retomada dos estudos. Muitos temem serem infantilizados, tendo que retomar o beabá escolar, típico das escolas tradicionais.

Para ajudar os nossos adultos no seu desejo de instrução, o Superprof lança esse artigo mostrando as diferenças entre uma aula para crianças e uma aula para adultos! Como dar uma aula para um adulto? Veja nas linhas que seguem…

Criança ou adulto, a importância do aprendizado

Quando dizemos que não existe idade ideal quando se quer aprender algo, queremos chamar atenção para o fato de que a educação e o conhecimento são bem vindos em qualquer idade, qualquer espaço, em todos os momentos da vida. 

Vagas para professor de adultos O conhecimento chega para quem procura, independente da idade

Certamente quando se é criança, dispõe-se de mais tempo para estudar já que nessa idade, normalmente, não existem outras responsabilidades que se cumulam, isto é, não existe a responsabilidade do trabalho. Obviamente é necessário se investir em tempo para o aprendizado, coisa que crianças geralmente tem de sobra.

Muitos adultos deixam de retomar seus estudos, ou de adquirir conhecimento em uma determinada área por falta de tempo. A maioria dos adultos não podem seguir uma formação escolar semana após semanas, devido as responsabilidade que a vida adulta implica.

É professor particular? Confira vaga professor curitiba!

Felizmente, hoje temos a disposição diferentes ferramentas de ensino que permitem que pessoas adulta estudem, aprendam mais e melhor sem comprometer outras responsabilidades do dia a dia. Sim, nós estamos falando das aulas particulares e da flexibilidade que elas proporcionam! O interesse deste tipo de ensino é principalmente para melhorar ou desenvolver o conhecimento em uma área específica seja esporte, matemática, língua estrangeira, informática, entre outros.

A aula particular também pode servir para ajudar na criação de hábitos sadios por exemplo, é possível ter aula particular de yoga, meditação, dansa, entre outros. . Devemos sembre buscar e estar abertos ao aprendizado, independente da nossa idade. As aulas particulares para crianças ou adultos têm a vantagem de fornecer conhecimento de forma, por vezes, mais humanizada, menos metódica, que pode se adaptar ao ritmo do aluno, contrariamente a aula coletiva em sala de aula.

Na aula particular não se atribui nota, o desenvolvimento intelectual do aluno e o seu crescimento pessoal são os objetivos principais. Quando um professor particular se depara com um aluno adulto, ele sabe que tem um compromisso com o sucesso pessoal do aluno, com a sua satisfação. Um bom professor particular sabe colocar em evidencia os pontos fortes do seu aluno, ajudando-o a melhor dominar as suas habilidades já existentes, colocá-las em prática e desenvolver outras.

Cada aluno é acompanhado de forma individual, as necessidades de aprendizado de uma criança não são iguais as necessidades de aprendizado de um adulto e um professor particular sabe disso. Então, se você é adulto e quer retomar o seu aprendizado conte com um professor particular!

E você professor particular, conheça aqui os pontos positivos de lecionar para um aluno em fase adulta!

Como dar aula para uma criança?

Geralmente a aula particular para criança em idade escolar é uma continuidade do ela aprende na escola. Os pais costumam buscar um professor particular para os filhos, quando a criança possui alguma dificuldade com uma ou várias disciplinas na escola. Isso, é claro, se aplica para aulas de português, aulas de matemática, aula de inglês, aula de geografia, aula de história, enfim as disciplinas que fazem parte do currículo escolar.

Vagas para professor de todas as áreas A criança aprende de maneira diferente de um adulto, um bom professor sabe disso!

Veja aqui vagas professor de história!

A criança necessita de uma rotina de estudo e de um plano de aprendizagem que esteja em sintonia com o seu currículo escolar. O professor particular precisa mostrar resultados, fazendo com que o aluno aprenda o necessário para melhorar as suas notas e o seu desempenho na escola. Assim, o professor não tem muita liberdade. O seu plano de aula deve respeitar o desejo da família do aluno e as suas necessidades de aprendizado do momento.

O relacionamento aluno e professor se revela também definitivo para o sucesso da aula quando se trata de uma aula para criança. A criança precisa gostar do professor e isso não só no âmbito profissional mas também pessoal. É preciso que haja uma certa conexão entre as partes para que a coisa funcione.

Ser professor é um trabalho complexo e, ao mesmo tempo, desafiador. Ensinar requer uma importante capacidade de adaptação, é preciso ser um super-herói às vezes. De fato, seja para lecionar para uma criança ou para um adulto, é preciso saber se virar nos “trinta”, fazer malabarismos para atender as exigências e desejos de seu aluno.

Para lidar com os diferentes perfis e as diferentes necessidades do alunos é preciso gostar do que faz, amar a profissão de professor. A experiência também será a sua amiga, desempenhando um papel fundamental na hora de planejar  um bom curso, adaptado ao máximo aos objetivos do aluno.

Já pensou em dar aula particular em empresas? Leia mais aqui.

Como lecionar para um adulto?

Se você está em busca de uma vaga para professor, você conhece os requisitos necessários para ser um professor para adultos. Lecionar para adultos pode ser muito desafiador mas, ao mesmo tento, muito gratificante. Dar aula para uma pessoa adulta requer muito conhecimento e experiência.

Aula particular para adulto e criança O conhecimento é bem vindo em todas as idades, sempre é hora para conhecer mais

Mais frequentemente, um adulto procura por aulas particulares para:

  • Se cultivar em uma área específica como latim, grego, língua estrangeira
  • Desenvolver uma habilidade artística como aprender um instrumento de música
  • Ocupar seu tempo livre
  • Melhorar seu conhecimento em áreas básicas como matemática ou português
  • Se estimular intelectualmente…

Isso significa que um adulto tem todas as boas razões para tomar aulas particulares em todo e qualquer domínio. Um professor servirá como suporte para a evolução do aluno, de acordo com seus desejos e motivações, e de acordo com as ferramentas que ele possui. Ao buscar uma vaga de emprego para professor, você deve está motivado e ciente sobre a responsabilidade que a profissão implica. Uma vaga para professor deve ser ocupara por alguém que ama a profissão e possui conhecimento amplo na sua área de ensino.

Não nos esqueçamos de que dar aulas é, acima de tudo, expandir um conhecimento, um método ou uma técnica, para alguém que não a domina. Ensinar é uma arte que deve ser dominada antes de se candidatar a uma vaga para professor.

Você é professor freelancer? Esse texto é para você!

Criança e adulto, diferentes metodologias de ensino

O ensino será sempre o ensino, porém, um professor deve saber que diferentes metodologias de ensino são aplicadas dependendo do público receptor. Isto significa que uma aula para um adulto sugere uma metodologia de ensino diferente daquela utilizada na aula para uma criança.

Dar aula para diferentes idades Criança ou adulto, dar aula é sempre um prazer!

Deseja trabalhar com ensino? Confira vagas de emprego para professor

Um professor pode utilizar um plano de aula parecido para ensinar o mesmo conteúdo para um adulto ou uma criança, porém algumas modificações são inevitáveis.

É preciso saber se adaptar aos diferentes públicos de alunos. A maneira de explicar um determinado conteúdo para uma criança, utilizando exemplos simples, dicas práticas, recursos sonoros e visuais, não é a mesma maneira de explicar a um adulto que já possui, ele mesmo, uma bagagem de conhecimento suficiente para compreender certos conceitos sem que seja necessário dar exemplos minuciosos e fatídicos.

Na aula particular para adulto o professor também é aluno. Se trata de uma troca de saberes e conhecimento. Os sujeitos da aprendizagem devem manter uma relação de igualdade, cada um trazendo para a aula aquilo que conhece para transmitir ao seu interlocutor. O professor deve se servir do conhecimento prévio do aluno, ao mesmo tempo que transmite o seu de forma passiva e não autoritária.

Dar aula para um adulto é continuar o seu aprendizado de forma ativa!

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar