Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Ensinar aos maiores de idades tem lá os seus pontos positivos…

De Joseane, publicado dia 29/04/2019 Blog > Aulas particulares > Dar aulas particulares > Vantagens de dar aulas para o público adulto

“O povo deve ser educado com o mesmo cuidado e ternura com que um jardineiro cultiva uma árvore frutífera de estimação.” Stalin

O conhecimento não tem hora marcada. Não existe um melhor momento para se aprender algo ou alguma coisa. Sempre é possível ir mais longe, obter mais conhecimento, aprender novas habilidades, não imposta a sua faixa etária.

Entre as aulas de idiomas, aulas particulares de reforço, cursos intensivos, formação preparatória, aprender a tocar um instrumento musical, todas as opções são válidas quando se quer crescer intelectualmente,  e isso independe da nossa idade!

É bem verdade que os adultos são mais propensos a se matricular por sua conta própria em um curso ou a pagar os serviços de um professor particular (como no Superprof, por exemplo!). E, cada vez mais, os jovens adultos tem buscado o conhecimento, se matriculando em cursos de línguas, formações esportivas, biscando aprender mais sobre as novas tecnologias, entre outros.

Seja qual for a razão, se tornar professor particular para o público adulto é sim uma área promissora. As crianças não são mais as únicas a se beneficiar do conhecimento através de aulas particulares, e não se supõe mais que um adulto seja uma pessoa intelectualmente realizada pela simples razão de que ela não vai mais à escola.

Aquela velha história que diz que “quem não aprendeu não aprende mais” não tem mais espaço! Todo mundo pode aprender mais e melhor. Teve um professor de matemática que fez você odiar os números? Tem dificuldade com a língua portuguesa? Gostaria de aprender um idioma estrangeiro? Gostaria de praticar yoga? Quer aprender a costurar? É possível aprender tudo isso na fase adulta da vida e sem ônus! Basta querer….

Implicações de dar aulas para o público adulto

Para os professores de plantão, sobretudo aqueles que são mais experientes no campo das aulas particulares para crianças e adolescentes, é preciso saber que dar aula para uma pessoa adulta não segue o mesmo caminho que uma aula para criança!

Você que mora no Rio, veja vaga professor rj!

Dar aulas para adultos Um adulto tem mais urgência em aprender uma determinada coisa!

Ser professor para adultos, seja dar aulas particulares, em grupo ou individual, ensinar em casa, para aulas de matemática, inglês, ou mesmo para animar um ateliê com um grupo de idosos pode ser um verdadeiro prazer! De fato, as crianças são frequentemente mais inquietas, menos atentas e geralmente menos interessadas do que os adultos. O que muitas vezes pode até desmotivar o professor.

Já os adultos, por serem mais calmos e normalmente mais interessados no aprendizado, transforma a aula em um verdadeiro campo de troca de saberes, deixando a aula muito mais fluída e interessante, muito mais motivante para o professor.  Dar aulas a esse tipo de aluno implica, portanto, uma melhor concentração da parte deles, uma melhor assimilação e, de fato, uma progressão mais rápida, mais fluída e mais encorajadora para o aluno e para o professor.

Porque sim, um professor também precisa se motivar, e os adultos são os alunos mais encorajadores! Numa classe de adultos, ou em um grupo de aula com adulto, as coisas são simplesmente mais fluidas e mais naturais do que com as criança. Os adultos não estão ali por obrigação, ao contrário, ao se matricular em um curso ou ao buscar uma aula particular, o aluno manifesta o seu desejo em aprender, então ele quer fazer valer o seu investimento e essa dinâmica acaba sendo positiva tanto para o aluno como para o professor ele mesmo.

É professor particular? Confira vaga professor curitiba!

Em comparação com um aluno mais jovem, um aluno adulto terá mais facilidade em se concentrar e aprender certos conteúdos. Veja algumas razões pelas quais dar aulas para adultos pode ser muito gratificante:

  • Aprendizagem fácil,
  • Agilidade para assimilar conceitos,
  • Mais interesse e curiosidade para aprender,
  • Interesse genuíno pelo aprendizado que não está relacionado as notas de fim de semestre!
  • Mais diálogo e consequentemente, mais troca de saberes…

Em suma, um adulto é um aluno mais “fácil” de lidar do que uma criança, por todas essas razões e muito mais. No entanto, embora estas sejam duas maneiras distintas de ensinar, o professor obviamente terá menos dificuldades quando se trata de dar um curso de reforço, um curso de espanhol ou um curso de música para um adulto ou até mesmo sênior do que para um criança ou adolescente….

Mais frequentemente, um adulto procura por aulas particulares para:

  • Se cultivar em uma área específica como latim, grego, língua estrangeira
  • Desenvolver uma habilidade artística como aprender um instrumento de música
  • Ocupar seu tempo livre
  • Melhorar seu conhecimento em áreas básicas como matemática ou português
  • Se estimular intelectualmente…

Não deixe de conferir as vagas professor de geografia!

Isso significa que um adulto tem todas as boas razões para tomar aulas particulares em todo e qualquer domínio. Um professor servirá como suporte para a evolução do aluno, de acordo com seus desejos e motivações, e de acordo com as ferramentas que ele possui. Ao buscar uma vaga de emprego para professor, você deve está motivado e ciente sobre a responsabilidade que a profissão implica. Uma vaga para professor deve ser ocupara por alguém que ama a profissão e possui conhecimento amplo na sua área de ensino.

Não nos esqueçamos de que dar aulas é, acima de tudo, expandir um conhecimento, um método ou uma técnica, para alguém que não a domina. Ensinar é uma arte que deve ser dominada antes de se candidatar vaga para professor.

Leia mais sobre as diferenças no ensino de adultos e crianças…

Vantagens de ensinar a um adulto: maior receptividade por parte do aluno

Observe que não estamos generalizando os fatos. Cada caso é um caso! No entanto, em comparado aos cursos para crianças de forma geral, podemos dizer que as aulas para adultos são certamente mais enriquecedoras para um professor, que terá substancialmente a mesma idade (ou menos) que seu aluno.

Deseja trabalhar com ensino? Confira vagas de emprego para professor!

Quanto custa uma aula particular? Certamente é muito mais prazeroso ensinar aqueles que querem aprender!

Essa é a razão pela qual a idade adulta, associada à maturidade, implicará uma concentração mais relevante e um aluno muito mais receptivo às observações feitas pelo professor durante sua aula. É natural que haja uma vantagem em ser um professor para adultos. Que se trate de uma aula de música, violão, aulas de física, cursos particulares de todas as disciplinas ou aulas particulares de línguas, cada aula será um momento de intercâmbio, onde o aluno estará focado ,na maioria das vezes, no que está sendo explicado, declarado, exposto.  E se a profissão docente também pudesse estar ligada ao prazer?

Nós temos tendência a pensar, uma vez que chegamos a idade adulta, que o que está feito está feito e o que não foi feito na juventude já era! Mas quando se trata do aprendizado, esse pensamento não é verdadeiro, ao contrário! Ninguém sabe tudo, e sempre há algo a se aprender. Assim também, a idade adulta pode sim ser o momento de aprender a falar um idioma estrangeiro, aprender a usar o computador, aprender a tocar guitarra, cantar, praticar esporte.

É aqui que o professor particular entra em jogo. O professor particular tem o poder de motivar o seu aluno, ao mesmo tempo que se surpreende com a capacidade do aluno em aprender, em melhorar suas habilidades;  É o próprio aluno que dará ao professor uma vontade ainda maior de ensinar, sendo mais receptivo, atentivo e interessado. O professor, por sua vez, estará mais motivado para lecionar e interessado no progresso do aluno.

Dar aula para adulto é muito gratificante quando o professor conhece as implicações da sua função. Vale à pena investir no aluno adulto, e acreditar, que assim como a criança eles são indivíduos que podem ser, com as devidas técnicas, sujeitos a transformação para serem melhores cidadãos, mais humanizados e com perspectiva de vida e real crescimento profissional através da educação.

Veja aqui vagas professor de história!

Para maior aproveitamento quando da sua vontade de dar aula para adulto, alguns pontos devem ser considerados, a ver:

  • conheça o seu aluno, se interesse pela sua trajetória, as razões que o trouxe até você e os caminhos que ele deseja seguir;
  • Identifique e enfrente as dificuldades do seu aluno, não tenha medo de conversar com o seu aluno, questioná-lo para compreender os seus medos, conhecer os seus pontos fracos, para poder trabalhar juntos.
  • Aposte e invista na sua criatividade, não exite em trabalhar diferentes recursos visuais e auditivos durante a sua aula particular. Conheça o interesses do seu aluno e seja criativo no seu plano de aula.
  • Ame o que você faz, um professor que se mostra satisfeito e feliz com a sua profissão será mais performante diante do seu aluno que, em consequência, estará satisfeito e reagirá melhor aos incentivos.
  • Seja flexível, tudo bem se a aula não saiu como planejado, se o seu aluno não se mostrou interessado por determinada abordagem. Todo plano de aula deve incluir um espaço para o improviso.
  • Coopere com o o seu aluno, quando se trata de dar aula para adulto, o professor não pode ser mais a única pessoa que usa da palavra na sala de aula, na verdade o professor é um facilitador, alguém que promove a interação entre estudante e ensino, que sabe sabiamente usar das experiências de seus alunos e relacioná-las ao ensino proposto. Escute o seu aluno e auxilie-o nas suas dúvidas e dificuldades.

Como dar uma boa aula particular?

Essa dica vai exclusivamente para os professores que desejam começar no mercado das aulas particulares. Primeiramente é preciso ter certeza sobre a sua real capacidade em ensinar. Nem todo mundo pode transmitir conhecimento, ainda que uma pessoa conheça muito bem um determinado assunto, ela pode não ter a didática necessária para ensinar o que sabe.

É preciso, também, ter consciência de que uma aula particular deve ser exclusiva. Preparada de forma a atender as necessidades específicas de cada aluno individualmente. Isso significa que cada aula pode ser completamente diferente ainda que fale do mesmo assunto, isso porque cada aluno tem uma maneira diferente de aprender, e o professor particular deve respeitar esse aspecto.

Acho que todo professor sabe, mas não custa nala lembrar que o processo de ensino para uma criança e para um adulto são bastante diferentes. Crianças em idades diferentes também costumam se interessar por coisas diferentes, o que fará com que você use da sua criatividade ao máximo para se adequar aos diferentes públicos.

Algumas características que farão de você um Superprofessor particular:

O planejamento de aula é o método mais eficaz na organização de aula de um professor. Improviso pode funcionar de vez em quando, porém, planejamento funciona sempre. Veja como planejar a sua aula de forma eficiente:

Como dar aula para adulto O sucesso de uma boa aula está no planejamento.

  • Estabeleça um conteúdo programático

Para facilitar a troca de conhecimentos, é preciso elencar tudo aquilo que pretende ser dado em sala na aula do dia. Tenha em mente que alguns temas são mais difíceis para os alunos assimilarem: muitas dúvidas e perguntas podem atrasar o conteúdo programático, e isso não é nenhum problema. O foco da aula é sempre dirimir as dúvidas e fomentar o questionamento em torno de uma questão. Não deu pra cumprir o planejamento diário da aula? Aborde na aula seguinte!

  • Defina métodos e objetivos

Cada aula precisa ser planejada em todo de um objetivo. No caso da aula particular, o objetivo deve ser definido de acordo com a necessidade do aluno.

Os objetivos norteiam a atitude do professor perante o aluno. Uma aula expositiva sobre um tema controverso terá um conteúdo pequeno a ser detalhado de forma longa, fomentando discussões. Os objetivos também definem os métodos a serem utilizados.  Quanto aos métodos, deve-se pensar qual a didática mais adequada para o assunto, respondendo à pergunta “como posso apresentar essa matéria a esse perfil de aluno”. Métodos que despertem a curiosidade e o interesse do alunos são sempre boas opções.

Para definir o melhor método, o ideal é conhecer bem o seu aluno e discutir com ele sobre as diferentes possibilidades.

  • Seja flexível com o planejamento de aula

A verdade é que muitas das vezes o planejamento de aula feito não será cumprido da forma estabelecida. Tanto o método utilizado quanto os objetivos da aula podem ser alvos de críticas dos alunos, que são importantes avaliadores do plano. Esteja aberto a mudar e a escutar, é uma ótima forma de crescer enquanto profissional.

  • Avalie o conhecimento

Avaliar a compreensão do conteúdo pelo aluno é fundamental como resposta à metodologia adotada na exposição. É por meio da avaliação que será possível decidir por um ou outro recurso adotado. Note que não estamos falando de avaliar dando uma prova escrita ao aluno, mas do feedback a ser adquirido com ele ao se fechar a aula.

Ao final de cada aula, faça uma recapitulação do que foi abordado, das dúvidas, e das reações. Dessa forma, se consegue notar se o aprendizado foi satisfatório ou se é preciso propor alternativas ao ensino de determinado conteúdo.

Veja como formalizar sua atividade de professor particular.

Vantagens de ensinar a um adulto: troca de experiências construtiva entre aluno e professor

A relação entre o professor e um aluno jovem ou adulto pode definir o andamento da aula, o processo de aprendizagem e o sucesso do aluno. Geralmente, quando se trata de um aluno adulto, a relação com o professor tende a ser mais construtiva e cria-se um espaço de cumplicidade propício ao aprendizado.

Tem aula particular para adulto? Dar aula para adultos pode ser uma experiência incrível, vale tentar!

Os adultos costumam ser mais receptivo, e se envolvem mais e melhor no seu processo pessoal de aprendizagem do que uma criança ou mesmo um adolescente. Este é certamente um ponto positivo no ensino para adultos, já que tudo isso permitirá um diálogo construído de maneira mais interessante para ambas as partes-aluno e professor.

O professor estará diante de um aluno que se interessa as aulas, que faz perguntas que são pertinentes e que dão margem a uma discussão mais profunda e digna de reflexão. A experiência de vida, profissional ou acadêmica do aluno adulto pode trazer debates importantes para dinâmica da aula. Estar em presença de um aluno ou de alunos que são capazes de obter respostas reais para questões específicas (ou menos específicas) pode ser realmente motivante. O professor será um intermediário do saber, se colocando, ele mesmo, na posição de aprendiz durante o andamento da aula.

Características de um professor particular que faz a diferença:

  • Compromisso com a formação do aluno
  • Profundo domínio do assunto das aulas
  • Boa comunicação
  • Abertura de espírito
  • Facilidade de se relacionar com outras pessoas
  • Criatividade
  • Paciência
  • Já falamos paciência?

Além disso, é preciso que você esteja preparado para:

  • Planejar o processo de ensino-aprendizagem
  • Selecionar e preparar o conteúdo da disciplina
  • Manter-se atualizado sobre metodologias de ensino
  • Acompanhar os avanços tecnológicos

Quer dar aulas em empresas? Seu futuro como professor particular!

Vantagens de ensinar a um adulto: ir mais longe no ensino

Como já percebemos, ensinar um adulto é tão estimulante e motivante para o professor quanto para o aluno. O bom relacionamento entre o aluno adulto e o professor sendo uma das razões pelas quais a aula para adulto é mais promissora e efetiva.

Como motivar um adulto a estudar? Descubra o que motiva o seu aluno e aplique no seu planejamento de aula!

A maturidade do aluno adulto, ligado ao seu interesse em aprender, possibilita criar um espaço de aula propício a exploração e ao desenvolvimento do conhecimento. O intercâmbio de conhecimento entre alunos e professor será decisivo para a dinâmica e funcionamento do curso. Este, será mais fluído e enriquecedor obviamente quando aluno e professor estão motivados a ir mais longe.

Esta é provavelmente uma das vantagens quando se trata de ser um professor para alunos adultos: vocês serão motivados mutuamente aula após aula! Assim, uma aula de violão será muito mais produtiva quando o aluno tem pressa de aprender e colocará todos os seus esforços à prova Assim como um curso de matemática, uma aula de português ou um curso de história da geografia permitirá um método de trabalho baseado em pensamento avançado e velocidade de assimilação por parte do aluno.

Essa assimilação rápida, combinada com uma relação de confiança, implica:

  • No avanço mais rápido e mais fluido da aula,
  • Maior desejo de encontrar soluções para questões mais complicadas
  • Um diálogo mais construtivo e produtivo ao mesmo tempo,
  • Progresso rápido do aluno
  • Maior autoconfiança que melhora com o progresso do aluno,
  • Mais motivação!

Como vimos dar aulas para adultos é uma excelente ideia e pode contribuir positivamente para a realização profissional do professor!

Como dar aula para adulto e como saber se o seu aluno está satisfeito?

 “O professor precisa ajudar o aluno a se auto-conhecer, a perceber suas dificuldades e seus pontos fortes”, Nogueira (2009).

Até aqui já foi possível entender que dar aula para adultos é um verdadeiro desafio, porém muito gratificante para o professor e para o aluno. O mais importante quando se dar aula para um adulto é tomar o tempo para conhecer o aluno e compreender quais são as suas motivações, pontos fracos e pontos fortes.

O professor para adulto deve saber a importância de planejar bem a sua aula, sempre deixando espaço para os imprevistos, ser flexível é a palavra chave.

No mais, é preciso fazer um bom planejamento, o qual precisa ter os seguintes passos :
1. Conhecer os Alunos
2. Selecionar os objetivos de sua aula
3. Escolher conteúdo
4. Separar para usar as técnicas de ensino mais adequadas ao conteúdo.
5. Preparar recursos audiovisuais
6. Organizar bem o tempo de aula
7. Confirmar seus objetivos na aula.
8. Uma boa conclusão com uma frase ou história que faça a aula difícil de esquecer.

Uma aula é um tempo bastante especial na vida de uma pessoa. Uma aula dura mais ou menos 50 minutos, é preciso também da parte do educador tomar muito cuidado com a pontualidade, tanto para começar a aula como para terminá-la, tempo hoje é algo muito precioso, não deve haver desperdício. Sobretudo quando se trata do aluno adulto que geralmente possui muitas outras ocupações em sua vida além do tempo de aula. O aluno
aprende também com a pontualidade de seu educador.

Quer dar aula particular para um adulto? Encontre seu aluno aqui no Superprof.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar