O boxe é um forte aliado no controle de peso !

Quem pensa que o boxe se resume apenas em golpear e nocautear o oponente está redondamente enganado. Nos esportes de combate são trabalhados braços, pernas, quadril, peitoral, abdome, musculatura das costas, exercícios de resistência e flexibilidade.

O boxe também mostrou bons resultados na redução dos sintomas da TPM, melhora do humor, da autoestima, e aumentando a sensação de bem-estar. Além de auxiliar no emagrecimento, alívio do estresse e melhora no condicionamento físico.

Antes do combate, os treinos são acompanhados de uma sequência de exercícios para melhorar o desempenho do atleta, por exemplo, exercícios para tonificar os músculos, atividades aeróbicos, entre outras coisas.

Quer saber como esculpir o seu corpo?

No artigo de hoje, confira quais são os tipos de boxe para perder peso !

Como acabar com o sobrepeso praticando boxe ?

Faça aulas de boxe!

Você já viu algum boxeador profissional acima do peso ?

Dificilmente, você encontrará nas academias boxeadores profissionais obesos, porque o boxe é um esporte que trabalha intensamente os músculos do corpo, auxiliando rapidamente no processo de emagrecimento saudável.

Quando uma pessoa acima do peso se matricula nas aulas de boxe, ela espera perder peso e, sobretudo, esculpir os músculos do corpo.

Entre as diferentes motivações para alguém acima do peso desejar entrar em forma, estão:

  • Voltar ao corpo de antes da gestação;
  • Ganhar massa muscular;
  • Tonificar os músculos do corpo;
  • Recuperar seu peso saudável;
  • Reduzir medidas da cintura;

Poderíamos listar diversas outras motivações para recorrer ao boxe para perder peso mais rápido. Contudo, esteja atento ao seu índice de medida corporal, um nutricionista pode auxiliá-lo nesse cálculo.

O que é o IMC ?

O IMC é um índice que permite situar a corpulência de uma pessoa em diferentes estágios, de acordo com gênero, idade, altura e peso.

  • Menor que 16 - alta probabilidade de anorexia ou desnutrição;
  • Entre 16,5 e 18,5 - indica magreza;
  • Entre 18,5 e 25 - indica peso normal;
  • Entre 25 e 30 - indica excesso de peso;
  • Entre 30 e 35 - indica obesidade moderada;
  • Entre 35 e 40 - indica obesidade alta;
  • Acima de 40 - indica obesidade mórbida:
Perca peso com aulas de boxe.
Se você estiver com o IMC acima de 25, não entre em pânico. Perca calorias com aulas de boxe !

Sem dúvidas, você terá um ótimo resultado no seu processo de emagrecimento com aulas de boxe. Ele permite o fortalecimento intenso dos músculos, estimulando a perda de calorias, além de desenvolver:

  • Autoconfiança;
  • Agilidade;
  • Flexibilidade;
  • Reflexos;
  • Resistência física;
  • Ajuda a aliviar o estresse;
  • Coordenação motora:

No entanto, se após algumas aulas de boxe, você perceber que não está conseguindo perder peso, é essencial verificar se seus hábitos alimentares estão saudáveis.

É muito importante combinar as aulas de boxe com um programa de emagrecimento adequado as suas necessidades.

Acompanhe nosso artigo: Que tipo de boxe escolher para começar a treinar ?

Por que o boxe queima calorias ?

Independente da sua escolha de tipo de esporte de combate, praticar boxe inglês, francês, chinês, tailandês, todos demandam um treinamento intenso para perder peso.

Mas por que o boxe queima calorias?

As aulas de boxe envolvem aquecimento profundo dos músculos  e articulações, contemplando atividade como corrida, agachamentos, pular cordas, saco de pancadas, alongamentos, etc. Cada treinamento de boxe acelera os batimentos cardíacos, gastando mais calorias e aumentando a resistência física do praticante. Dependendo da modalidade do boxe escolhido, você pode queimar entre 700 e 900 calorias por treino.

Reduza medidas com aulas de boxe.
Quem prática boxe regularmente tem um excelente condicionamento físico !

É relevante frisar que as aulas de boxe surtem efeito mais rápido, se o praticante manter uma dieta mais saudável, isto é, evitar alimentos calóricos como hambúrgueres  e refrigerantes.

Se deseja esculpir o corpo rapidamente, você pode combinar as aulas de boxe com a cardio boxe, dá para queimar calorias e mais calorias com esse esporte, já que ele promete uma queimar calórica, através de um treinamento de alta intensidade com pequenos intervalos de alguns segundos entre uma atividade e outra.

A vantagem desse modalidade é que você incorpora técnicas do boxe: o kickboxing, muay thai e boxe francês, combinando movimentos quase coreografados.O circuito de treinamento consiste em bater, saltar e alongar para trabalhar simultaneamente todos os grupos musculares do corpo. Tanto o aquecimento, a coreografia, o alongamento e as técnicas de combate colaboram em tonificar os músculos, na melhora do sistema cardiovascular e a relaxar das tensões do dia a dia.

As aulas de cardio boxe permitem uma preparação física do atleta, voltada para o trabalho cardiorrespiratório e condicionamento físico !

Entretanto, se você optar por outros tipos de boxe, não se esqueça que estará sujeito ao combate. Então, não se esqueça dos equipamentos:

  • Luvas de boxe;
  • Ataduras;
  • Protetor bucal;
  • Caneleira;
  • Joelheira;
  • Capacete de boxe

Atenção

Pular corda também promove um aquecimento intenso, auxiliando no processo de perda de calorias. Você pode alternar sessões de saco de pancas, pular cordas, exercícios de musculação, flexibilidade e agachamentos.

Quem opta pelo esporte de combate para se manter em boa forma, nota mudanças logo nos primeiros meses de academia. 

Descubra quais esportes de combate permitem aliviar o estresse !

Que tipo de boxe praticar para tonificar e perder peso ?

Evidentemente, quando se opta pelo de esporte de combate para tonificar e perder peso, o mais adequado é seguir uma rotina para que seus objetivos sejam bem sucedidos.

Dicas para perder calorias com a cardio boxe.
Conquiste o corpo ideal praticando boxe!

Mas qual tipo de boxe escolher?

Respondendo a pergunta, a prática do boxe em si já melhora positivamente a sua qualidade física. Todas os tipos de esportes de combate seguem uma sequência de treinamentos de alta intensidade, auxiliando na aptidão física e mental dos praticantes.

Boxe inglês

Nessa modalidade, os boxeadores usam os punhos tanto na defesa quanto no ataque, mantendo os pés sempre ágeis, mas sempre protegendo a guarda para não ser nocauteado pelo oponente.

Kick boxing

No boxe americano é exido do participante maior concentração e força. Há quem diga que seja uma das melhores modalidades de boxe para quem deseja aliviar as tensões do dia a dia.

Boxe francês

Os boxeadores podem golpear o adversário com o punhos fechados, sempre buscando a precisão dos golpes, e sem esquecer da agilidade com o trabalho dos pés.

Boxe tailandês

Acredita-se que o Muay  Thai seja um boxe um pouco mais completo que os outros, nele é permitido além dos golpes do boxe tradicional, golpes com cotovelos e joelhos.

Um dos treinos de boxe quem vem se destacando entre os praticantes que desejam perder peso rapidamente é a cardio boxe. Entre as promessas da cardio boxe, estão:

  • Aumentar a resistência física;
  • Derreter rapidamente o tecido adiposo;
  • Criar energia para os músculos;
  • Intensificar a frequência cardíaca;
  • Aliviar o estresse;
  • Melhorar a capacidade respiratória e cardiovascular;
  • Ganhar autoconfiança, etc:

Nocauteando a obesidade

Independente do tipo de boxe que você escolher, todos eles melhoram a resistência física, canalizam o excesso de energia, e estão disponíveis tanto para homens quando para mulheres, ou seja, todas as modalidade de boxe estão voltados para o melhor desempenho físico e mental, independente de gênero.

Saiba como dominar a autodefesa graças ao boxe !

Quantas vezes na semana devo praticar boxe para perder peso ?

Com que frequência devo praticar boxe para começar a perceber seus efeitos positivos no meu corpo?

Vale frisar que a perda calórica pode variar de uma pessoa para outra. Há praticantes que conseguem perder mais calorias, e outras menos. Tudo vai depender da frequência que você se dedica ao esporte, intensidade nos exercícios, e alimentação. Em média, acredita-se que o praticante pode perder até 800 calorias por a uma hora de boxe de alta intensidade. Confira os seguintes resultados encontrados:

  • Em uma sessão de noventa minutos de treinamento, tem-se aproximadamente 1229 calorias queimadas;
  • Durante uma sessão de noventa minutos por semana, tem-se uma perda de aproximadamente meio quilo por mês;
  • Durante duas sessões semanais, tem-se a perda de aproximadamente um quilo por mês;
  • Durante três sessões semanais, tem-se a perda de quase dois quilos por mês;
  • Durante quatro sessões semanais, tem-se a perda de um pouco mais de dois quilos por mês;

Seja praticando boxe para perder peso ou treinando para competir, vale lembrar que ninguém tem o mesmo metabolismo ou pratica esporte com a mesma intensidade, logo a perda de peso é muito particular.

Sinta-se a vontade para procurar ajuda profissional 

O nutricionista tem os conhecimentos necessários para montar uma dieta adequada a sua necessidade de perda calórica. Assim como o professor de boxe saberá montar um bom programa de atividades físicas para tonificar os seus músculos.

Pratique boxe nas horas vagas para perder peso.
Seja determinado: aproveite suas horas vagas para treinar e queimar calorias.

Boxeadores profissionais fazem em média cinco horas de boxe por dia. Se a sua ambição é se tornar um boxeador profissional, você precisa praticar bastante.

Normalmente, algumas academias costumam ter horários disponíveis na mesma modalidade de luta, por exemplo, têm academias que contemplam uma, duas, três, quatro aulas de kickboxing por semana, ou três vezes por semana de boxe tailandês, francês e chinês. Verifique a possibilidade de fazer um pacote contemplando dois tipos de boxe com um valor promocional, assim você poderá se dedicar ao esporte mais de uma vez por semana.

Quem pratica boxe com certa regularidade consegue tonificar os músculos, ganhar agilidade, flexibilidade, resistência, melhorar o desempenho físico e mental, se defender, aliviar das tensões do dia a dia, além de perder peso rapidamente. 

E aí, preparado para queimar calorias ?

Precisando de um professor de Boxe ?

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Ana

Graduada em Português-Literaturas pela UFRJ. Redatora apaixonada e curiosa por natureza. Moça de sorriso aberto. Adora ler, refletir e escrever sobre diferentes assuntos. Professora que acredita que a educação é e sempre será o bem mais precioso de um indivíduo.