O boxe é um esporte de combate bastante conhecido no mundo. Nele os lutadores costumam usar os punhos, tanto na sua defesa, quanto no ataque. Hoje, muitas modalidades de esporte têm adotado o nome boxe por extensão.

Podemos encontrar uma grande variedade de estilos: o boxe americano (Kickboxing), o boxe francês (savate boxe), boxe chinês (kung-fu-wushu), boxe tailandês (muay-thai) entre outros.

Cada país desenvolveu seu próprio estilo de boxe !

Sendo assim, quem deseja ser um boxeador, tem o desafio de saber qual modalidade de boxe prefere, escolher uma boa acadêmia e superar a intensidade de treinamento desse esporte.

Quer saber quais são os diferentes tipos de boxe ? Continue lendo nosso artigo !

Por que participar de uma academia de boxe ?

Não é de hoje que ouvimos falar sobre a importância de praticar esportes diariamente. E é mais do que comprovado que as disciplinas esportivas têm um efeito benéfico na saúde. A prática de esportes melhora a condição física, tonificar os músculos, além de promover: a perda de peso, melhora dos batimentos cardíacos, ganho de autoconfiança, etc.

Tonificar os músculos com aulas de boxe.
Além de tonificar os músculos, o boxe pode trazer uma série de benefícios a saúde.

Quais as vantagens de praticar boxe?

Assim como outros esportes, o boxe fornece uma preparação física completa, trabalhando todos os músculos do corpo. Com a orientação adequada de um professor de boxe, o praticante aprende a canalizar sua energia, gerenciando melhor o estresse do dia a dia. A longo tempo, o boxeador desenvolve técnica, agilidade e tática para prever o ataque de seu oponente sem recuar.

O verdadeiro atleta mantém a guarda e intensifica o poder de seus ataques !

Confira algumas das perguntas que podem ser decisivas no dia do seu registro na escola de boxe :

  • O que está procurando ? Superar a si mesmo, defesa pessoal, boxe para lazer, boxe profissional mirando em campeonato ... ?
  • Qual a sua disponibilidade ? Uma vez por semana, duas vezes na semana ou todos os dias ?
  • Como está a sua saúde? Algum laudo médico ?

O que você pode perguntar no dia do seu registro:

  • Qual o valor das aulas ?
  • Quais são os equipamentos de boxe que eu preciso comprar?
  • Quanto custa cada equipamento de boxe ?
  • Preciso ter condições físicas para fazer este esporte ?

Normalmente, as academias vendem o equipamento de boxe lá mesmo. Se a decisão já está tomada, talvez seja interessante comprar o equipamento completo: luvas de boxe, protetor bucal, caneleiras, faixas, pula corda, etc. Todos esses acessórios podem ser comprados separadamente, mas costumam sair um pouco mais caro.

O boxe também ajuda a tonificar profundamente os músculos corporais, sendo muito indicado para quem deseja perder peso rapidamente. 

Conheça nosso artigo: Quais esportes de combate permitem aliviar o estresse ?

Quais objetivos você espera de um esporte como o boxe?

Muitas vezes, a necessidade de praticar algum tipo de atividade física parte de uma emergência médica, isto é, quando estamos passando por alguma problema de saúde. O ideal é que você tenha hábitos mais saudável durante sua vida, e isso inclui uma rotina de atividades físicas.

Muitas pessoas chegam as acadêmias de boxe como o mesmo objetivo: encontrar no esporte a saída para melhorar seu condicionamento físico e, por extensão, se beneficiar com seus benefícios a saúde.

Conquiste seus objetivos com aulas de boxe.
Ninguém atinge seus objetivos de um dia para noite.

E você, quais objetivos espera ao praticar boxe?

  • Você deseja perder peso?
  • Aprender defesa pessoal?
  • Tonificar os músculos?
  • Você quer ganhar autoconfiança?
  • Melhorar sua condição física?
  • Tonificar os músculos para se sentir melhor?
  • Aprender boxe para competir?

Os objetivos esperados podem variar de acordo com o interesse de um indivíduo para outro, contudo, para atingir seus objetivos pessoais, vale frisar que tudo depende do seu esforço e um bom acompanhamento profissional.

É sabido que o esporte pode trazer uma série de benefícios, mas você precisa se dedicar e procurar orientação de professor de boxe ! 

Leia também nosso artigo: Os melhores tipos de boxe para perder peso !

Nossas dicas antes de começar a fazer aulas de boxe

Nos últimos anos, o boxe tem atraído um número cada vez mais crescente de pessoas interessados em artes maciais. Normalmente, as academias atendem todos os perfis de alunos, do nível iniciante ao avançado. Felizmente, uma feminização nos esportes de combate também pôde ser percebido no boxe.

Mulheres fazendo aula de boxe para defesa pessoal.
Muitos praticantes de boxe são mulheres!

O que eu preciso saber antes de me matricular nas aulas de boxe?

Se você ainda não tem experiência com nenhum tipo de luta, e está demostrando interesse pelo boxe, recomendamos que comece pela nível mais básico. Siga as orientações do seu professor de boxe, ele saberá especificar o nível de dificuldade dos exercícios de acordo com sua capacidade física.

Um dos primeiros conselhos que seu professor dará é : não force nos exercícios de fortalecimento muscular ou durante o aquecimento para não correr o risco de se machucar.

Vá com calma, ninguém começará a ter a primeira aula de boxe enfrentando concorrentes no ringue !

Durante as primeiras aulas, é mais provável que tenha que trabalhar seus golpes em um saco de pancadas. Esse saco tem a função de substituir, inicialmente, o oponente, assim não há riscos de ser exposto a um golpe muito forte e se machucar.

Última dica, peça uma aula experimental antes de se matricular nas aulas de boxe, a primeira aula permitirá que você descubra se o boxe é o seu esporte ideal. É quase certo que você vá se encantar pelo esporte, mas em caso de não gostar, você não terá feito nenhum gasto com equipamentos.

No boxe amador, aprendemos a liberar o estresse através dos golpes. A vantagem é poder ver no boxe um esporte divertido.

Descubra como dominar a autodefesa graças ao boxe !

Que tipo de boxe escolher de acordo com seus objetivos ?

Boxe deriva da palavra inglesa "box", ou pugilismo, que significa bater com os punhos, uma expressão muito usada na Inglaterra entre os anos 1000 e 1850. Acredita-se que o boxe tenha origem nas apostas e lutas clandestinas, mas há indícios de que seja um esporte bastante antigo.

Boxe inglês

Hoje, esta variante de boxe é uma boa opção para quem deseja desenvolver rapidamente a potência e a velocidade no treinamento. Quem pratica afirma que as sequências de golpes são muito técnicos. Observe:

  • O gancho: soco circular que prende o oponente vai atrás do braço que guarda a guarda;
  • O uppercut: soco circular ou direto para cima, com a palma da mão voltada para cima;
  • O direito: Chicoteado, pistonado ou girado, o punho vai direto;

Há também outros cinco movimentos técnicos fundamentais como:

  • Cross-counter - É um contra-golpe iniciado logo após o oponente lançar um jab, explorando a abertura na posição do oponente:
  • Semi-uppercut - é considerado um soco "misto" entre um uppercut e um direct e, normalmente, esse golpe atinge o busto do oponente;
  • Overhand - é um soco semicircular e vertical lançado com a mão traseira. Na maioria da vezes, é usado quando o oponente está escorregando ou balançando;
  • Bolo-punch - é um  soco usado em diferentes tipos de artes maciais. Geralmente, não está estre os socos de boxe tradicional, mas quando usado no boxe, a amplitude de movimento do bolo-punch é como a de um gancho combinado com um uppertcut, em um movimento circular realizado com o braço do atacante;

Boxe francês

Certamente, o boxe é um esporte de ataque, mas também de defesa. No boxe francês, conhecido como savaje, os golpes são mais técnicos. Nesse esporte desenvolvido na França, os pés e as mãos são utilizado para percutir os adversários, combinando elementos de boxe com técnicas de pontapé.

Os melhores praticantes de savaje apresentam um jogo de mãos e de pernas muito bem sincronizados !

Para ser um bom praticante de boxe francês é necessário ter uma grande flexibilidade, além de preparação física e disciplina mental. Essa disciplina exige do esportista bastante interação de movimentos de braços e pernas,  assim, quem se dedica a esse esporte aprende a desenvolver agilidade, precisão e dinamismo.

Kickboxing

O kicknoxing tem um estilo muito independente, mas segue as regras iguais a outras artes maciais. Ele é um esporte de combate baseado em chutes e socos. Há várias artes maciais nomeadas como kickboxing ou full contact, contudo, ele é mais associado ao kickboxing japonês e americano.

Frequentemente, o kickboxing é praticado por quem quer aprender defesa pessoal !

Na competição, os pés pontuam mais do que os golpes com os punhos. O foco central dessa luta é golpear, pontuar e nocautear. E cada afrouxamento de sua guarda pode resultar em derrota.

Boxe tailândes

O boxe tailandês ou muay thai é uma arte marcial originária da Tailândia, ele é um disciplina física e mental que inclui golpes de combate. É caracterizada pelo uso combinado de cotovelos, joelhos, punhos, canelas e pés.

Há diferentes tipos de golpes no boxe tailandês: gancho, girado, direto, bakhand, etc. Só de chutes são: circular, semi-circular, circular de cabeça para baixo, direto, etc. Além dos golpes de joelhos  e cotovelos.

Aprenda muay thai com aulas de boxe.
Estamos diante de uma das modalidades do boxe mais violentos de todos !

A maioria das confederações mundiais não aprovam o uso de cotoveladas em lutas oficiais, isso mantém a integridade física dos atletas.

A boa preparação física dos praticantes torna o boxe tailandês uma luta de contato bastante eficiente, ele desenvolve um ótimo condicionamento físico, concentração e autoconfiança !

Os golpes e as técnicas do muay thay são impressionantes, mas só escolha este esporte, se não estiver medo de golpes ou luta corpo a corpo.

E aí, preparado para uma aula de boxe?

Precisando de um professor de Boxe ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5, 1 votes
Loading...

Ana

"Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento." Clarice Lispector