O estresse é o somatório de respostas físicas e mentais causados por algumas exigências do ambiente em que vivemos !

Atualmente, está cada dia mais difícil manter uma boa qualidade de vida em meio a tanta pressão e cobranças do dia a dia. Como resultado, quase sempre as pessoas estão demostrando sinais de esgotamento físico e mental em atividades que deveriam ser prazerosas como passeios com amigos, festas e viagens, por exemplo.

Se você busca aliviar toda essa tensão do cotidiano através de algum tipo de atividade física, talvez esteja na hora de colocar suas luvas de boxe e golpear o estresse. Quem opta pelo boxe costuma manifestar quase de imediato mais equilíbrio físico e mental, aprendendo a encarar melhor os desafios do cotidiano e a lidar com mais cautela com fatores externos desagradáveis.

No artigo de hoje, você vai saber quais os tipos de boxe permitem aliviar o estresse !

Por que o boxe permite aliviar o estresse?

Como já mencionado, a vida cotidiana tem deixado muita gente com problemas de saúde, especialmente, devido ao excesso de cobranças no trabalho e ao trânsito caótico das cidades. Para quem busca uma atividade que possa aliviar a tensão, é possível amenizar os efeitos desagradáveis do estresse com uma simples mudança de hábito. Normalmente, o boxe e as artes marciais costumam ser a escolha perfeita para quem deseja melhorar sua qualidade de vida.

Podemos explicar

As lutas ajudam a trabalhar o corpo e a mente, auxiliando no equilíbrio e na concentração do praticante, aliviando as tensões e repondo as energias perdidas ao longo do dia. O boxe é uma das práticas de atividade física que pode ser um importante aliado no combate ao estresse.

Além de controlar o peso, também possui benefícios como redução dos sintomas da TPM, melhora o humor, a autoestima e aumenta a sensação de bem-estar. E, dependendo da modalidade do boxe escolhido, você pode queimar entre 700 e 900 calorias.

Faça aulas de boxe!

Aliviando as tensões do dia a dia com treino de boxe.
A rotina do dia a dia tem te deixado atordoado ? Você pode aliviar o estresse fazendo algum esporte de combate.

Caso o seu problema esteja relacionado ao trabalho, o boxe permite canalizar as energias, ele é como um exercício de atenção plena.  Quando o praticante está treinamento, ele vive o momento presente, isto é, ele precisa olhar diretamente nos olhos do oponente, tentando lutar focado naquele instante e se esquecendo dos problemas do cotidiano. Assim, além de adquirir mais autoconfiança, o praticante alivia o estresse.

Cada aula de boxe possui uma intensidade de treinamento pesado, composto de alongamento, atividades aeróbicas !

Com aulas de boxe ou artes marciais, os resultados positivos podem aparecer em algumas semanas, se você tiver disciplina nos treinamentos, claro!  A cada aula, o professor de esportes de combate reforça a importância de trabalhar braços, pernas, quadril, peitoral,  abdome e musculatura das costas.

Muitas vezes, além de se deslocar de um ponto a outro da cidade a trabalho, as pessoas ainda têm que se desdobrar em outras atividades do dia !

Descubra que tipo de boxe escolher para começar a treinar !

Qual é o melhor tipo de boxe ?

Há pessoas que buscam no boxe uma forma de tonificar os músculos, emagrecer, ganhar agilidade, flexibilidade, melhorar o condicionamento físico, aprender a se defender ou até mesmo dar uma boa aliviada no estresse. Independente da sua escolha de luta, praticar boxe inglês, francês, tailandês, chinês outros esportes de combate demandam um treinamento intenso que libera no corpo e na mente um alívio das tensões do cotidiano.

Dicas para aprender a aliviar o estresse praticando boxe.
O boxe é considerado uma atividade de alta intensidade muscular !

Mas qual é o melhor tipo de boxe ?

Evidentemente, dentro do boxe não há um tipo que permita aliviar mais o estresse do que outro, tudo é uma questão de gosto pessoal. Todas as formas de boxe têm treinamentos de alta intensidade, auxiliando na aptidão física e mental do praticantes.

O boxe em si é um esporte que melhora suas qualidade física !

O treinamento no boxe envolve um aquecimento profundo dos músculos de articulações. Contemplando atividades como corrida, agachamentos, pular cordas, sacos de pancadas, alongamentos, etc. Conheça alguns tipos de boxe:

  • Boxe inglês - os praticantes usam os punhos tanto na defesa quanto no ataque, mantendo os pés sempre ágeis e protegendo a guarda para não ser nocauteado;
  • Boxe francês - os praticantes podem golpear o oponente com os punhos fechados, sempre buscando a precisão dos golpes sem esquecer da agilidade do trabalho com os pés;
  • Kick boxing - o boxe americano exige do participante maior concentração e força. Acredita-se que ele seja uma das melhores modalidade de boxe para aliviar o estresse;
  • Muay thai - o boxe tailandês é um pouco mais completo que os outros, pois é permitido cotovelos e joelhos no combate, e as técnicas de ataque são mais numerosas.

Vale frisar que todas as variantes do boxe melhoram a resistência física, canalizam o excesso de energia, e estão disponíveis tanto para homens quanto para mulheres.

Por que fazer boxe em uma academia de boxe ?

Participar de uma academia de boxe alivia mais do que praticar esporte sozinho em casa, pois a acadêmia oferece um treinamento completo. Após toda a sequência de aquecimento, o professor de boxe permite que o aluno esteja em posição de combate com outros parceiros de treino.

Então, busque com o treinamento a precisão dos seus golpes. Aproveite para estimular sua agilidade, o desenvolvimento de suas táticas, seu ataque e sua defesa.

A explosividade e a força dos seus ataques, assim como a melhoria das defesas virão de acordo com a precisão dos seus golpes. E isso requer muito treinamento !

Acompanhe nosso artigo: Qual é a pratica de boxe para aprender a se defender ?

Faça cardio boxe para aliviar o estresse

Também conhecido como kickboxing cardio, a cardio boxe surgiu no final da década de 1990, nos Estados Unidos, como uma promessa de boxe com treinamento de alta intensidade, incorporando as técnicas do kickboxing, muay thai e boxe francês.

Como é isso?

Com movimentos de uma maneira coreografados, a cardio boxe usa as técnicas do boxe combinadas na preparação física do atleta, permitindo um bom trabalho cardiorrespiratório e condicionamento físico. O  circuito de treino muscular é praticado com música, sem adversário, normalmente, em grupo. O treino consiste em saltar, bater, trabalhando simultaneamente todos os grupos musculares do corpo.

Tanto o aquecimento, a coreografia, o alongamento quanto as técnicas de combate ajudam a tonificar os músculos, a melhorar o sistema cardiovascular a relaxar do estresse do dia a dia. Além de permitir que você se divirta, os gestos de autodefesa que são trabalhados na cardio boxe aumentam a autoconfiança do praticante, aliviando as tensões.

Cada treino cardio boxe é dividido em exercícios muitos intensos intercalados com pausas para recuperação de alguns segundos. Entre as promessas da cardio boxe, estão:

  • Criar energia para os músculos;
  • Aumentar a resistência física;
  • Derreter rapidamente o tecido adiposo;
  • Intensificar a frequência cardíaca;
  • Melhorar a capacidade respiratória e cardiovascular;
  • Aliviar o estresse;
  • Ganhar autoconfiança, etc:

Ao contrário dos outros tipos de esportes, no boxe cardio não é obrigatório o uso de luvas de boxe e equipamentos sofisticados, os praticantes podem treinar usando roupas esportivas, luvas leves ou bandagens para evitar possíveis lesões no punho. Vale frisar que na cardio boxe não existe nenhum tipo de restrição, tanto homens e mulheres de todas as idades podem praticar. E mesmo que você não tenha um parceiro de treino, você pode ter um boa preparação física chutando o vácuo ou o saco de pancada.

Em sentido mais amplo, a cardio boxe é um boxe no vácuo ou em sacos de pancada, combinando técnicas de combate, exercícios aeróbicos e artes marciais, sem nenhum contato físico !

Descubra os melhores tipos de boxe para perder peso !

Pratique boxe em um saco de pancadas para aliviar o estresse

Seja em uma academia de boxe ou em casa, competidores e praticantes de boxe do nível iniciante ao avançado, normalmente, têm um acessório importante para aliviar o estresse: o saco de pancadas. Ele tem sido considerado um excelente equipamento para melhorar a sequência de golpes e treinar a agilidade.

O saco de pancada permite aliviar as diversas sensações negativas resultante de uma vida corrida !

Esse acessório permite que o praticante de boxe aperfeiçoe trabalho de pés e movimento, além da velocidade de execução das sequências de golpes de pés e punhos.

Que equipamentos para praticar boxe em um saco de pancadas?

Para treinar é recomendável ter o saco de boxe devidamente pendurado,  ter bons sapatos de boxe, luvas adequadas e faixas para evitar possíveis lesões no punho. Nunca bata em um saco de pancas com as mãos desprotegidas, isso pode machucá-lo.

Conselhos para aliviar o estresse com aulas de boxe.
No boxe tailandês, o treinamento é feito com os pés descalços e sem caneleiras. Bater no saco de pancadas assim pode doer bastante !

Por último, e não menos importante, é aconselhável que você tenha um cronômetro para acompanhar sua sequência de treinamento. Acompanhe aqui alguns exercícios que você pode fazer com um saco de pancadas:

  • Treinamento de pés;
  • Treinamento de força;
  • Treino de velocidade;
  • Treino de precisão;
  • Treinamento de resistência;
  • Treino de 10 rounds;

A ideia principal de treinar com um saco de pancadas é ir acelerando o ritmo dos golpes gradualmente até atingir a perfeição com o mínimo de esforço possível. Aconselhamos a manter uma boa respiração entre um golpe e outro.

Que tal trabalhar profundamente sua sequência de golpes com aulas de boxe online ?

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Ana

Graduada em Português-Literaturas pela UFRJ. Redatora apaixonada e curiosa por natureza. Moça de sorriso aberto. Adora ler, refletir e escrever sobre diferentes assuntos. Professora que acredita que a educação é e sempre será o bem mais precioso de um indivíduo.