Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Viagem aos países árabes: guia de atrações imperdíveis

De Glicia, publicado dia 13/02/2019 Blog > Idiomas > Árabe > Quais são os lugares mais visitados no Oriente Médio?

A verdadeira viagem do descobrimento não consiste em procurar novas paisagens, mas em ver com novos olhos – Marcel Proust

Costuma-se dizer que viajar torna possível aprender não apenas a língua, mas também a cultura de cada país visitado. Certamente, ver os lugares mais visitados do mundo árabe permitiria que você explorasse uma parte importante da história mundial, já que a civilização árabe influenciou a cultura ocidental.

A herança cultural do mundo árabe é, sem dúvida, parte integrante da aprendizagem da língua árabe. Egito, Marrocos, Tunísia, Líbano e Emirados Árabes Unidos são os países árabes mais visitados nesta parte do mundo.

Segundo dados da Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas, o número de turistas estrangeiros que viajam para o Oriente Médio e Norte da África triplicará, atingindo 195 milhões de pessoas em 2030.

Neste artigo trouxemos os países e cidades árabes mais frequentados do globo. Não deixe de conferir!

Conheça as 5 cidades árabes que você não pode deixar de visitar

Antes de reservar sua passagem de avião para visitar os mais belos países árabes, saiba que a língua arábica, falada em diferentes países, pode variar de acordo com a região.

Visitar Marrakech A Medina de Marrakech e suas cores em tons avermelhados e terracota.

É preciso estar ciente que cada país tem sua própria língua árabe. Ainda que exista uma língua padrão, geralmente usada nos meios de comunicação, universidades e escolas, dependendo do país e/ou da cidade, muitos habitantes falam apenas o dialeto local.

Vale ressaltar também que muitos países árabes são ex-colônias da Grã-Bretanha ou da França: Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbano e Síria para a França; Egito, Jordânia, Iraque e Emirados Árabes Unidos para a Grã-Bretanha. Assim, você pode se virar nesses países falando inglês ou francês.

Os países islâmicos sofrem de má reputação, especialmente por causa de tensões relacionadas ao fundamentalismo religioso que tem como consequência a violência e o terrorismo. No entanto, em alguns lugares do mundo árabe, pode-se encontrar uma vontade de construir uma sociedade mais progressista.

Veja a seguir as cidades que você não pode deixar de visitar durante sua viagem ao Oriente Médio:

Marrakech

Quarta maior cidade do Marrocos, Marrakech é apelidada de “cidade vermelha”, por conta de sua paleta de cores em tons de ocre e terracota. Entre muitas de suas atrações está o belíssimo Jardim Majorelle e o museu Yves Saint Laurent, renomado estilista francês.

Outro monumento imperdível em Marrakech é a praça Jemaa el-Fna, que atrai mais de um milhão de visitantes por ano e está na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1985.

Famosa por suas cores, sua culinária, sua bela Medina, seus aromas orientais de flor de laranjeira e seus monumentos históricos, Marrakech é uma das cidades mais movimentadas do mundo árabe e muçulmano.

Cairo

Capital do Egito, o Cairo é uma das maiores cidades do mundo – 19,5 milhões de habitantes em 2018 – e é uma das metrópoles turísticas mais populares do mundo. Cobiçada pela riqueza arqueológica, histórica e cultural que ela contém, a capital egípcia atrai milhões de turistas todos os anos.

No Cairo, você poderá visitar o famoso souk de Khan el-Khalili e falar árabe durante suas compras. Sem mencionar o fato de poder ver – ao vivo e a cores – uma das 7 maravilhas do mundo antigo que permanece de pé, a pirâmides de Quéops, localizada na Necrópole de Gizé, nos arredores da cidade.

Além de poder contemplar as pirâmides do Egito, você também poderá admirar o rio Nilo, maior rio do mundo em extensão!

Dubai

Dubai, a capital dos Emirados Árabes Unidos, é um dos lugares mais visitados do mundo árabe! Com mais de 11 milhões de visitantes por ano, Dubai simboliza o luxo, a ostentação e a fulgurante expansão capitalista do Oriente Médio graças aos países exportadores de petróleo.

Como visitar Dubai Se você procura luxo e experiências fora do comum, Dubai é uma boa pedida!

O local mais visitado em Dubai é o Dubai Mall, um shopping center gigante com 1.200 lojas, hotéis de luxo e 800.000 m² de espaço comercial. Seria o maior centro comercial do mundo.

Para quem gosta de compras, o souk de Madinat, é um prato cheio. Uma interpretação moderna dos souks tradicionais, este popular mercado oriental – que faz parte do incrível complexo Madinat Jumeirah – é imbatível. Passeie por suas avenidas perfumadas, em meio aos tecidos coloridos, lanternas reluzentes e especiarias diversas  para encontrar muitos souvenirs artesanais.

Beirute

Outra jóia do mundo árabe e muçulmano: Beirute, a capital do Líbano. Apesar de sofrer com a violência israelense e problemas geopolíticos na região, Beirute é uma cidade antiga nas margens do Mar Mediterrâneo que deve ser visitada inevitavelmente.

Fundada pelos fenícios, Beirute oferece uma mistura singular de cultura oriental e ocidental, sendo uma cidade árabe vibrante e multicultural. A título de exemplo, 45% da população libanesa fala francês além do árabe, o que torna Beirute uma cidade atraente para diversos estrangeiros.

Amã

Capital da Jordânia, Amã é outra cidade antiga do mundo árabe, com mais de 9.000 anos de história para nos contar. A cidade exibe vestígios de sucessivas civilizações e faz parte do berço da civilização árabe.

Amã é uma das cidades mais antigas do mundo ainda habitada. Vilarejos, mesquitas, ruínas gregos e romanos, fortalezas: Amã, ponto de partida para os muitos tesouros da Jordânia (Deserto de Wadi Rum, ruínas de Petra, belezas do Mar Morto), seduzirá mais de um visitante.

Outras cidades muito visitadas no Oriente Médio

Muitas vezes, o Oriente Médio, Ásia Menor e os países do Golfo são evitados pelos turistas, e com razão! São países em guerra, reféns do fundamentalismo islâmico – incluindo a al-Qaeda ou o grupo Estado Islâmico – onde o clima não é muito propício ao turismo, pelo menos por enquanto.

como visitar a Turquia Antiga capital do Império Bizantino, Istambul é passagem obrigatória para quem se interessa pela cultura árabe.

No entanto, existem diversas outras cidades a serem descobertas e que merecem uma visita. Aqui estão algumas delas:

Istanbul

Outro lugar imperdível dos países muçulmanos: Istanbul, a capital turca. É certo que, a Turquia não está entre os países do mundo árabe e muçulmano. No entanto, a herança cultural e histórica da antiga Constantinopla é grandiosa.

Nos pontos a descobrir durante uma visita à Istanbul, você incluirá a famosa Basílica de Santa Sofia, a Mesquita Azul e a Praça Sultanahmet, uma obra-prima da arte islâmica a ser absolutamente visitada.

Jerusalém

Capital cobiçada por Israel e pela Autoridade Palestina, Jerusalém é um berço e encruzilhada de civilizações, um borbulhar cultural onde coexistem – não sem tensões – por milênios muçulmanos, judeus e cristãos.

A riqueza cultural de Jerusalém é inestimável!

Meca

Acessível apenas para pessoas de fé muçulmana, Meca, na Arábia Saudita, é a capital religiosa e a cidade mais sagrada da comunidade islâmica.

Mais de um bilhão de pessoas se reúnem todos os anos para realizar a peregrinação (Hajj) à Caaba.

Isfahan

Uma jóia da civilização persa e da sociedade iraniana, Isfahan é a terceira maior cidade do Irã, a 340 quilômetros ao sul de Teerã. Que tal reviver os famosos contos das Mil e Uma Noites e seus personagens míticos, como Sherazade?

Isfahan é um museu ao ar livre no centro do Irã. Longe das guerras e do terrorismo jihadista no Iraque e na Síria – e longe dos talibãs do Afeganistão e do Paquistão – a cidade foi capital do Império Persa entre os séculos XVI e XVIII.

Se a lei islâmica dificulta a vida de algumas pessoas, o patrimônio histórico e cultural da cidade torna-a uma visita obrigatória em países muçulmanos. Maravilhe-se com seus entre jardins, palácios, mesquitas, pontes e belas praças públicas.

Os monumentos históricos mais visitados do mundo árabe

Que monumentos visitar nos países árabes e muçulmanos? Aqui está um mini-guia para os monumentos imperdíveis a descobrir.

Como visitar as pirâmides do Egito Pirâmides do Egito – uma das 7 maravilhas do mundo antigo.

Durante as aulas de língua e civilização árabe, você provavelmente vai estudar estes lugares que são símbolos da cultura árabe e influenciaram muitos intelectuais da civilização corânica e da religião muçulmana.

A Grande Mesquita de Córdoba

É certo que Córdoba está localizada na região Andaluzia, na Espanha, e não nos países árabes. Mas anteriormente, a Andaluzia esteve, de 711 a 1492, sob o domínio do regime de Al-Andalus. Os mouros influenciaram fortemente a cultura ibérica e até mesmo, em menor escala, o sul da França.

A Mesquita de Córdoba é um dos monumentos emblemáticos e históricos da Andaluzia muçulmana. Antigo templo romano,  tornou-se igreja, depois mesquita e, em seguida, uma catedral. Trata-se de um importante monumento da arquitetura islâmica que você não pode deixar de visitar.

A Medina de Marrakech

Caldeirão de diversas culturas, desde os locais berberes, até os  turistas de todo o mundo, a Medina de Marrakech é o centro histórico da cidade.

Cercada por muralhas de 19 quilômetros de comprimento, a Medina é um labirinto de ruelas milenares onde você encontra vários souks, palácios, riads e escolas corânicas. Listada como Património Mundial da UNESCO desde 1985, a Medina é conhecida por ser uma das mais belas medinas do Oriente.

As pirâmides do Egito

Você vai viajar para o Egito para seguir aulas de árabe? Na cidade do Cairo você encontrará uma das 7 maravilhas do mundo antigo: as famosas pirâmides do Egito!

Túmulo de reis, rainhas e grandes figuras do estado, as pirâmides são vestígios históricos da civilização do Antigo Egito, que perdurou por mais de três milênios até a anexação ao Império Romano.

E se você quer aproveitar sua viagem a máximo, nada melhor do que tomar algumas aulas de árabe antes de embarcar rumo ao oriente! Visite o site do Superprof e veja todos os anúncios de curso de árabe para brasileiros!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar