Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Tornar-se boxeador: qual liga escolher?

De Glicia, publicado dia 24/02/2019 Blog > Esporte > Boxe > Quais são as maiores federações que praticam a nobre arte?

Todas as federações de boxe do mundo têm algo em comum: a paixão dos boxeadores, sua motivação e seu desejo de “trazer o título de volta para casa”.

Boxe inglês, boxe francês ou ainda, boxe tailandês, o número de praticantes de ligas de boxe aumentou em 145% (especialmente entre as mulheres) desde a época dos grandes campeões como Mohammed Ali, na década de 1960.

Atenção! Não deve-se confundir uma Federação Internacional de Boxe com federação local ou regional, que diz respeito apenas aos lutadores à nível local. Uma federação internacional abrange todos os países, e é responsável por todos os lutadores de boxe no mundo todo, independente da nacionalidade destes.

Quais são as federações mais importantes? Qual o papel delas na carreira dos lutadores? E mais importante, como integrar uma boa federação quando se é iniciante na nobre arte?

Quer saber tudo sobre o universo do boxe?

As principais Federações Internacionais de Boxe: WBA, IBF, WBC e WBO

Quando o assunto é boxe, estas são as quatro federações que inevitavelmente se destacam, e isso por diversas  razões. Trata-se de organizações internacionais, e não federações por país. De fato, conseguir o cinturão de campeão é um sonho doce de muitos lutadores.

WBA (World Boxing Association), a mais antiga

Fundada em 1921, a WBA substitui a NBA, Associação Nacional de Boxe (cujo acrônimo agora é usado no basquete) em 1962, tornando-se a federação mais antiga, dividida em três categorias, elas mesmas divididas em subcategorias: pesos-leves, meio-médios, pesos-pesados e pesos-pesados super.

as associações mais importantes do boxe Integrar uma federação de renome pode alavancar a carreira de um boxeador.

Os títulos concedidos são o “Grande Campeão do Mundo”, e até mesmo, “Super Grande Campeão do Mundo” da WBA, títulos conquistados por pugilistas famosos como Chris John, Floyd Mayweather Jr. ou Anselmo Moreno.

A primeira luta entre Klitschko, o favorito ucraniano, e Joshua, um desafiante, tornou-se lendária. Em 2015, em Wembley (Inglaterra), essa luta foi muito além do esperado: Anthony Joshua não apenas levou o cinturão da WBA, como ganhou também o cinturão do IBO e WBO alguns meses depois.

WBC (World Boxing Council), a mais conhecida

Fundada em 1963 por 11 países (América Latina, mais Estados Unidos, França e Reino Unido), a WBC é uma das mais divulgadas e conhecidas federações internacionais de boxe.

Os Estados Unidos dominam o ranking, apesar de uma torção ter sido observada em 2015, com a aparição do ucraniano Viktor Postol no ranking, o primeiro da história da federação.

A WBC organiza seus campeonatos mundiais com os lutadores americanos que dominam o ranking. No total, 7 deles estão presentes em um total de 18 categorias, incluindo o middleweight (Keith Truman) e o super welterweight (Jermell Charlo).

O vencedor e detentor do título não é outro senão Deontay Wilder. Canelo Alvarez, no entanto, manteve o título por 2 anos (2011 – 2013), antes de ganhar o título de Campeão Mundial de Boxe WBO (2016-2017). O mexicano deixou os ringues depois de ser testado positivo por doping.

A federação também tem muitos outros cinturões menores e promove competições de menor importância para o público em geral, o que às vezes bloqueia o progresso de grandes lutas de boxe.

IBF (International Boxing Federation), a maior federação de boxe

os diferentes tipos de campeonatos de boxe Os cinturões das grandes federações de boxe são o sonho de todo lutador.

Fundada em 1983, é a principal sucessora da USBA (United States Boxing Association). Enquanto os campeões e aspirantes são de todas as nacionalidades, não podemos apagar da memória a luta entre Tony Tucker, o queridinho da IBF, que sucumbiu à potência  Mike Tyson, um dos maiores pugilistas do seu tempo.

A IBF também tem uma especialidade a parte: a IBF Muay Thai, que contrata lutadores de boxe thai anualmente e os coloca em pé de igualdade, permitindo que ganhem visibilidade. O grande destaque desta federação? Um internacionalismo que trouxe, por sua vez, um ucraniano, um mexicano e um americano aos pódios. Uma verdadeira liga internacional.

Veja quem são as mulheres que brilham nos ringues!

WBO (World Boxing Organization), a mais recente

Fundada em 1988, a WBO assistiu a um dos confrontos mais espetaculares em seus torneios. Sua maior luta, pelo menos a mais divulgada, foi a de McGregor, invicto campeão do MMA (na federação do UFC), contra Mayweather, que foi destituído de seu título de campeão da WBO antes da famosa luta.

Estimada em vários bilhões dólares, a luta de 2017 fez muitos apostadores perderem dinheiro. Não foi o favorito McGregor que venceu, mas sim o experiente Mayweather. Em outra ocasião, Tyson Fury e sua luta contra o atual campeão WBO (e WBA, IBF), Viktor Klitschko, também teve um impacto significativo.

Outras federações conhecidas, porém menos famosas: IWBF, IBA, WPBF, GBU e AIBA

As 4 federações que viemos de apresentar são as mais conhecidas no mundo, embora 3 delas sejam muito mais conhecidas apenas nos Estados Unidos. Entretanto, não são as únicas! Existem outras federações internacionais, que promovem principalmente o boxe amador e o boxe feminino, entre outros.

IWBF (International Women’s Boxing Federation)

Como o próprio nome indica, essa federação cuida das lutas de boxe feminino neste ambiente essencialmente masculino. Nasceu em 2000, após o crescente sucesso do boxe savate entre as mulheres.

Na Europa, o estalo veio com consagração da campeã olímpica Myriam Lamare, primeira campeã da França, então campeã da Europa, e finalmente campeã da WBA, WBF e IBF, na categoria peso-leve.

IBA (International Boxing Association)

como lutar boxe profissionalmente Para ser um lutador profissional é preciso integrar uma federação.

Fundada em 1996, mesmo que não seja parte do “quarteto do ringue”, esta associação é vista como um trampolim para os concorrentes que sofreram uma grande derrota ou um rebote em sua carreira.

O boxe americano também está no centro das atenções desta associação. Muitos dos títulos em jogo desta federação estão vagos, mas diferentes combates estão sempre em exibição.

WPBF (World Professional Boxing Federation)

É uma das federações mais recentes do mundo, reunindo concorrentes conhecidos, com um objetivo em mente: a manutenção das regras da nobre arte pelo mundo a fora.

geralmente convida boxeadores famosos para palestrar ou fazer discursos nos eventos de gala do boxe, a fim de sensibilizar as pessoas sobre as regras de segurança no esporte.

GBU (Global Boxing Union)

Considerada uma federação menor, a GBU não é menos importante. Ela forma atletas com potencial para se tornarem boxeadores em todos os estilos de boxe e derivados. Isso inclui, por exemplo, o Full Contact ou as Artes Marciais Mistas (MMA), cujo boxeador McGregor é o mais emblemático.

Mais do que uma boa condição física, você deve ter as estratégias certas para desafiar um vencedor quando se é o outsider. No entanto, por falta de interesse, metade dos títulos dessa federação estão vagos.

AIBA (Association Internationale de Boxe Amateur)

Fundada na França, seus praticantes treinam em clubes de boxe espalhados por todo o mundo. A associação recebeu boas críticas por reconhecer o boxe feminino no final da década de 1990 como uma disciplina a ser incluída nos Jogos Olímpicos.

Ela conta entre seus lutadores talentos tanto masculinos, quanto femininos. Campeão da França em sua estréia, ganhando várias vezes a medalha de ouro, então campeão europeu e campeão mundial, Alexis Vastine é uma figura chave do boxe na França. Ele é hoje um modelo para seus compatriotas e para seus colegas do mundo do boxe, pois provou que é possível começar no boxe amador e obter resultados completos pela força do trabalho.

Conheça os maiores boxeadores do mundo!

Algumas definições: o que é uma federação de boxe e para que serve?

Você sabe qual é a diferença entre uma federação internacional e uma nacional? Do ponto de vista prático e técnico, não há diferenças. Ambas servem para gerenciar os lutadores, treiná-los e transformá-los em grandes campeões.

como funcionam as federações na prática Você sabe quais são as diferenças entre as federações de boxe?

Podemos dizer que a diferença maior está na envergadura e no reconhecimento da organização e, consequentemente, na visibilidade que ela vai proporcionar aos seus atletas.

Enquanto uma federação nacional só tem meios de impulsionar seus boxeadores dentro dos limites de seus territórios, as federações internacionais podem transformar lutadores de boxe em verdadeiras “rockstars“.

As lutas realizadas no âmbito de uma federação internacional também não têm nada a ver com os campeonatos locais ou regionais, nem mesmo os campeonatos europeus ou os Jogos Olímpicos. Os grandes campeonatos de boxe são torneios com suas próprias regras e seus campeões selecionados a dedo em todo o mundo.

Por outro lado, uma federação nacional concentra sua atenção em lutadores de seu território nacional, e é ela quem escolhe o boxeador que irá competir em campeonatos maiores.

Mas, as federações promovem apenas um tipo de boxe? Não é bem assim!

Mesmo que a atenção seja voltada para o boxe inglês, algumas federações também promovem outros tipos de boxe, como a IBF, que tem uma especialidade a parte: a IBF Muay Thai.

Outro aspecto interessante é que as federações acabam incorporando algumas técnicas de diferentes estilos de boxe e artes marciais em suas regras. Assim, não é raro vermos técnicas oriundas do boxe thai, do jiu-jitsu brasileiro, do kickboxing, ou ainda do karatê.

Aliás, o boxe na federação internacional tem as mesmas origens, aquelas de uma mistura entre as regras do pugilato e as do pancrace, práticas de preparação marcial ancestral, colocadas em cena em cima do ringue!

Confira nossa compilação das lutas de boxe mais lendárias.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar