Viajamos não para mudar de lugar, mas de ideias.
Hippolyte Taine
Se você já comprou as suas passagens para Lisboa ou está pensando em comprar, está na hora de programar as suas férias, ou até mesmo a sua mudança e planejar o seu tempo em Lisboa. Ver hotéis ou acomodações, saber o que visitar e conhecer e quanto tempo ficar para desbravar tudo com calma.
Portugal é um dos destinos de férias europeus mais populares. Segundo o Eco1, o turismo representou 12,7% do PIB do país em 2023 e gerou um contributo de 33,8 bilhões de euros. O turismo movimenta a economia, gera empregos e ajuda o país a se desenvolver.
Vai visitar Lisboa? Aqui está um guia rápido para visitar a capital portuguesa e aproveitar ao máximo tudo o que ela tem a oferecer.
Qual a melhor época do ano para visitar Lisboa?
Muitos guias de turismo, blogs e sites são unânimes em afirmar que a melhor época para visitar Portugal é o verão. Realmente é a época do ano com menor possibilidade de chuvas e um bom tempo para visitar as belas praias portuguesas, com temperaturas médias acima dos 25º C.
Por outro lado, o verão é também a época mais turística e os preços atingem o pico perto do solstício de verão.
Claro que no verão os dias são mais longos e você conseguirá aproveitar mais horas de sol e dia claro. Mas por outro lado, vai encontrar uma multidão de turistas em todos os lados, filas enormes, restaurantes lotados, preços inflacionados e dificuldades de encontrar hospedagem.

A boa notícia é que o clima em Lisboa é muito bom durante todo o ano. Portugal não é considerado um país tão frio quanto os países mais ao norte e centro da Europa. O que pode te dar uma janela de oportunidade para conhecer o país e sua capital em outras épocas do ano.
Apesar do inverno ser mais chuvoso, entre os meses de novembro e fevereiro, a temperatura ainda permanece agradável graças ao clima mediterrâneo temperado pelo Oceano Atlântico. Se estiver chovendo, há uma série de museus e espaços cobertos para visitar.
Há o Museu Nacional do Azulejo, o Museu do Chiado, o Museu do Fado, o MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, a Fundação Calouste Gulbenkian, o Museu do Tesouro Real, o Mosteiro dos Jerônimos e muitos outros. Há ainda o lindo Oceanário de Lisboa, outra opção para os dias chuvosos.
Se estiver um bom dia de sol, aproveite para passear pelas ruas e desbravar a arquitetura do centro histórico da cidade. Não deixe de experimentar também os deliciosos pastéis de nata.
Se seu orçamento for mais apertado, visitar Lisboa no inverno pode ser uma boa opção. Claro que nessa altura não será possível tomar um sol na praia, mas há muito que se ver e conhecer em Lisboa e região mesmo nos dias mais frios.

Lisboa é conhecida como a cidade das sete colinas, e essas grandes colinas proporcionam excelentes vistas da cidade. Há pelo menos 15 mirantes ou "miradouros" espalhados pela capital que permitem uma fantástica vista para o Rio Tejo ou a Ponte 25 de Abril. Os mais populares incluem o Miradouro Santa Luzia, o Miradouro da Graça, o Miradouro São Pedro de Alcântara e o Miradouro do Parque Eduardo VII.
Atenção para os principais eventos da cidade. As Festas dos Santos Populares, as Festas de Lisboa em junho, o dia de Santo Antônio (12 para 13/06), Festa de São João (23 para 24/06) farão os preços subir consideravelmente.
Você deve estar se perguntando: mas e então, qual é a melhor época para visitar Lisboa? Provavelmente o ano todo, mas eu pessoalmente escolheria maio ou setembro, que tem um clima mais ameno, não pega a agitação e o calorão do verão, e ainda assim terá bons dias de sol e calor. Isso também deve ir de encontro ao seu objetivo de turismo na cidade.
Quantos dias para conhecer Lisboa?
Uma das perguntas que sempre nos fazemos quando vamos de férias é: Quantos dias devo passar em cada destino? Essa também é uma pergunta que a maior parte das pessoas que vai visitar Lisboa se faz antes de ir.
Você consegue conhecer Lisboa em dois ou três dias, mas facilmente encontraria atividades para fazer até se passasse um mês na cidade. Vamos pensar então no seu plano de férias. Quantos dias ao todo eu tenho de férias? Quantos países ou cidades eu pretendo visitar nesse tempo? Vou ficar só em Portugal? Vou em algum outro país da Europa? Tudo isso vai ser determinante para o seu planejamento e definição de quantos dias ficar em Lisboa.

Por isso, vamos pensar em alguns cenários possíveis: (1) tenho mesmo poucos dias, (2) consigo reservar uma semana, (3) vou morar um tempo em Lisboa para estudar e conhecer a cultura local.
Roteiro de 3 dias em Lisboa
Chegando no aeroporto, há opção de pegar o metrô facilmente, ou até mesmo taxi ou Uber. Lisboa não é uma capital muito grande e tem boas opções de transporte público.
- Dia 1: aproveite esse dia para visitar o Castelo de São Jorge, a Sé de Lisboa, a Rua Augusta e a Praça do Comércio pela manhã. Na parte da tarde, uma sugestão é ir para a região de Belém, provar o delicioso e tradicional pastel de Belém, visitar o Padrão dos Descobrimentos, a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerônimos.
- Dia 2: aproveite esse dia para visitar a parte central da cidade (bairro Alto, Chiado, Baixa, Alfama). os bares e restaurantes do bairro Alto. Você pode pegar o metrô até o Parque Eduardo VII, descer pela Praça Marquês de Pombal e conhecer a Avenida da Liberdade. Prepare um calçado confortável para andar muito nesse dia.
- Dia 3: que tal passar uma deliciosa manhã no Oceanário de Lisboa? Essa é uma atração imperdível, principalmente se estiver com crianças. Aproveite para conhecer a região do Parque das Nações, uma área mais moderna de Lisboa. Visite o Museu Nacional do Azulejo e aproveite a culinária local.
Essas são algumas opções para quem tem pouco tempo na cidade. Provavelmente com poucos dias não será possível visitar muitos museus, mas já é possível ver por fora belíssimas construções. Procure informações sobre a compra antecipada de ingressos em atrações com fila.
Roteiro de uma semana em Lisboa
Uma semana é praticamente o tempo ideal para conhecer Lisboa e região com calma a aproveitar muito. Além dos pontos que já citamos acima, você pode incluir um dia para conhecer Sintra, em um bate-volta. De trem (ou comboio como dizem os portugueses) você está há menos de uma hora da cidade que têm tanta beleza e construções de tirar o fôlego. Que tal visitar o Palácio da Pena, o Castelo dos Mouros e a Quinta da Regaleira nesse dia?
Além disso, você pode incluir a visita em alguns museus, castelos, igrejas e monumentos que demandam mais tempo.
Considere também alugar um carro ou pegar pacotes em agências de turismo para conhecer Fátima e Nazaré. Fazer um tour por Lisboa e Região é uma boa opção para quem tem mais tempo.
Tenho muito tempo, vou morar em Lisboa
Se você vem para ficar um bom tempo nas terras lusas, seja para estudo, trabalho ou para uma imersão na cultura portuguesa, você terá muito para fazer, ver e conhecer.
Atenção, apesar de Portugal falar o mesmo idioma que nós, há uma série de diferenças linguísticas e culturais que podem te causar algum constrangimento. Cuidado, pois há palavras que possuem um significado totalmente diferente e há outras palavras que são completamente diferentes de um país para o outro. Podemos citar até mesmo os meios de transporte ou algumas palavras bem simples para pedir uma informação ou andar pelas ruas:
Brasil
- ônibus
- metrô
- trem
- ponto de ônibus
- rotatória
- banheiro
- garçom
Portugal
- autocarro
- metro
- comboio
- paragem de autocarro
- rotunda
- casa de banho
- empregado de mesa
Esses são só alguns exemplos, há uma série de outras palavras que são totalmente diferentes de um país para o outro.
Se for ficar muitos dias, aproveite para aprender mais sobre o português de Portugal, conviver com os moradores locais, entender mais sobre a cultura local e aproveite os fins de semana e os tempos livres para conhecer e explorar todos os pontos turísticos de Lisboa e região e conhecer ainda as belas cidades do norte do país.
Aproveite para subir nos elevadores de Santa Justa ou no elevador do Castelo ou no elevador da Bica ou da Glória. Conheça o Mercado da Ribeira (Time Out) próximo ao Cais do Sodré. Aproveite os inúmeros restaurantes com uma culinária mediterrânea deliciosa. Aprecie os bons vinhos portugueses.
Onde se hospedar em Lisboa?
Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir.
Fernando Pessoa

Há muita opção de hotel e alojamento em Lisboa. Desde hostels com quartos partilhados, a apartamentos de Airbnb até hotéis de luxo. Tendo por base o seu orçamento, a quantidade de dias que vai passar na cidade e seu objetivo de férias, se descanso ou diversão, aqui vão algumas opções dos melhores bairros para se hospedar:
- Bairro da Baixa: é o coração comercial e turístico da cidade e tem uma arquitetura pombalina. Tem fácil acesso ao transporte público e é possível conhecer muito de Lisboa a pé estando aqui hospedado.
- Bairro da Alfama: uma área animada da capital. É um bairro antigo e pitoresco. Fica localizado entre o Castelo de São Jorge e as margens do Rio Tejo, sendo portanto um bairro com muito para se ver e fazer, e algumas ladeiras para subir.
- Bairro Alto: ideal para quem quer aproveitar a vida noturna da cidade e voltar a pé para o hotel da balada. O Bairro Alto abriga a noite lisboeta.
- Chiado: famoso pelos seus teatros e lojas tradicionais, boutiques e monumentos históricos. Fica entre a Baixa e o Bairro Alto, muito bem localizado e central.
- Belém: localizado a 6 km de Lisboa, Belém tem muita atração turística como a icônica Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerônimos, patrimônios da UNESCO.
- Parque das Nações: a região fica mais próximo ao aeroporto e a Estação Oriente. É mais afastada do centro, mas tem fácil acesso pelo metrô e é uma região bem bonita e mais moderna.
Há também outras boas regiões para se hospedar como próximo a Avenida da Liberdade, Praça Marquês de Pombal ou Parque Eduardo VII. Pesquise se o hotel está perto de uma estação de metrô ou tem fácil acesso de ônibus, veja a avaliação de outros hóspedes e prepare a mala.
Lisboa te espera com muita opção de lugares que vão ficar para sempre na sua memória.


















