Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

O ensino de português para estrangeiro nas capitais brasileira

De Joseane, publicado dia 26/04/2019 Blog > Idiomas > Português para estrangeiros > Aprenda a língua portuguesa no Brasil

Se é estrangeiro e esta vindo ao Brasil como turista, para estudar, para trabalhar e principalmente para morar, você deveria aprender português. Embora seja considerada uma das línguas mais complicadas do mundo para se aprender, a verdade é que aprender a falar português é muito fácil quando se está no Brasil. Aliás, por que não fazer o Celpe-Bras?

O povo brasileiro é muito aberto e receptivo, logo, aprender o português do Brasil se tornará muito fácil e divertido uma vez que você esteja por aqui.

A boa notícia é que além de aprender a falar português com os brasileiros, você vai poder aprender a escrever português e compreender as diferentes nuances da língua, e os diferentes aspectos da cultura brasileira, fazendo aulas de português para estrangeiro nas diferentes instituições públicas e particulares espalhadas pelo Brasil.

Aulas de PLE em associações de apoio ao estrangeiro, aulas particulares de português para estrangeiros, aulas de português em escolas de idiomas, aulas de PLE individual ou em grupo, descubra a metodologia ideal para você e comece a falar português ainda hoje!

Onde aprender Português para Estrangeiros em São Paulo?

Os estrangeiros que chegam à grande São Paulo não precisam se preocupar para encontrar um local para aprender o português do Brasil. Na capital são muitas as opões de locais que oferecem aulas de português para estrangeiros em todos os níveis e para todos os bolsos.

Falar português em Sao paulo Aprender português para explorar São Paulo com mais tranquilidade…

A seguir, alguns locais onde você pode aprender português língua estrangeira em São paulo:

Centro de Apoio e Patoral do Migrante (CAMI)

As aulas de português dadas pelo centro de apoio  beneficia principalmente a os imigrantes que chegam à São Paulo e não sabem falar o português.

As aulas acontecem nos finais de semana em mais de 10 locais espalhados  pela capital:  Brás, Bom Retiro, Belenzinho, Vila Maria Alta, Casa Verde, Jardim Brasil (duas turmas), Jardim Fontales (Vila Zilda), Carapicuíba, CAMI (duas turmas).

O curso é de duas horas de aulas por semana  durante dois anos. Tempo suficiente para que os alunos fiquem a vontade com a língua, e aprenda a se virar bem nas situações sociais e profissionais.

SEDE DO CAMI
Alameda Nothmann 485 Campos Elíseos, São Paulo/SP
Telefone: 11 3333 – 0847

Além do CAMI, outras instituições de acolhimento ao imigrante oferecem cursos de português entre outros serviços.

Confira algumas das muitas instituições que acolhem imigrantes:

  • ONG Missão Paz – SP
  • Centro de Apoio e Pastoral do Migrante (CAMI) – SP
  • ONG Educafro – SP
  • Centro de Acolhida Imigrante – SP
  • Instituto Adus – SP

Onde aprender Português para Estrangeiros no Rio?

A cidade maravilhosa é um dos maiores destinos turísticos do Brasil. Instigados por sua beleza e pelo estilo de vida dos cariocas, muitos estrangeiros escolhem o Rio de Janeiro para estudar, trabalhar e morar definitivamente.

Para a alegria dessa galera, é possível aprender português língua estrangeira nos quatro cantos da capital. Veja onde ter aulas de PLE no Rio:

Universidade Federal o Rio de Janeiro (UFRJ)

Os cursos de Português para Estrangeiros promovidos pelo Programa de Ensino e Pesquisa em Português para Estrangeiros (PEPPE) têm longa tradição no cenário brasileiro de ensino de línguas. As primeiras turmas foram oferecidas na década de 80 e desde então inúmeros estrangeiros, provenientes das mais diversas partes do mundo têm se dedicado à aprendizagem do Português no PEPPE.  O curso é gratuito e semestral.

Aulas de PLE no Rio de Jnaeiro Nada mal aprender português à beira mar né?

PUC-Rio

O Departamento de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) apresenta seu programa de Português para Estrangeiros. Seus professores têm larga experiência e são especializados no ensino de língua estrangeira, o que assegura aos cursos aulas dinâmicas com a participação ativa dos alunos.

As turmas têm vagas limitadas para garantir melhor rendimento. O curso é pago (4 parcelas de R$ 873,00 – valor de 2018).

Onde aprender Português para Estrangeiros em BH?

Confira abaixo, a nossa lista de instituições que difundem o ensino de PLE em BH:

Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Na UFMG você vai aprender português graças ao  Setor de Proficiência Linguística da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e a Faculdade de Letras (FALE). A Universidade Federal de Minas Gerais abre semestralmente inscrições para as disciplinas regulares de Português Língua Adicional (PLA).

As disciplinas de PLA são voltadas exclusivamente para os alunos estrangeiros, ou para brasileiros que não têm o português como língua materna. Se você é aluno de graduação ou pós-graduação, professor ou pesquisadores da universidade podem se inscrever gratuitamente nas disciplinas regulares de PLA oferecidas pela UFMG.

Além do Pla, têm também o curso de PLE oferecido pelo Centro de Extensão da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, com aulas de março a novembro. Os cursos são ministrados por estudantes graduando da universidade, sob orientação dos professores da casa, os cursos são de excelente qualidade.

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-MG

Mais uma instituição de ensino superior onde você pode aprender português para estrangeiro. A PUC faz parte da rede privada e é uma referência no ensino.

As aulas de português acontecem dentro das unidades da PUC, fazem parte do Centro de Estudos de Idiomas (CEI) que abre regularmente inscrições para cursos de idiomas, entre eles o de português para estrangeiros, destinados a alunos, ex-alunos, professores e funcionários da Universidade.

Onde aprender Português para Estrangeiros em Recife?

Aprender PLE em Recife, uma das capitais mais culturais e artística do país é bem fácil.

Dicas para aprender português Aprender português valoriza o seu currículo

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

As aulas de PLE da UFPE são ofertadas pelo Núcleo de Línguas (NucLi), que opera o programa Idiomas sem Fronteiras (IsF). O campus universitário de Recife propõe aos alunos aulas gratuitas de português língua estrangeira. Para poder se inscrever é necessário ser aluno ou funcionário da universidade. Os interessados devem acessar a plataforma IsF e entrar na área de “aulas presenciais”. O candidato deverá solicitar o acesso no próprio portal e cadastrar uma senha. O curso aborda a familiarização com o exame Celpe-Bras.

Onde aprender Português para Estrangeiros em Salvador?

Quem visita Salvador se surpreende com a múltipla variedade de atrativos cultural, arquitetônico, paisagístico. Veja onde aprender português em Salvador:

Universidade Federal da Bahia (UFBA)

A UFBA é uma instituição pública de nível superior que oferece cursos e formação em várias áreas e domínios de nível graduação e pós graduação. O curso de português língua estrangeira assim como demais cursos de línguas oferecidos pela unidade são oferecidos pelo NUPEL (Núcleo Permanente de Extensão em Letras) e fazem parte do seu Eixo de Formação Profissional Complementar.

Os  cursos tem como principais objetivos (1) oferecer cursos de língua de qualidade a baixo custo à comunidade interna e externa à UFBA, e (2) propiciar a estudantes de graduação ou de pós-graduação stricto sensu do ILUFBA (Professores em Formação do NUPEL) a possibilidade de experimentarem a prática docente assistida.

Instituto Goethe em Salvador

Desde o ano de 2002, o Goethe-Institut em Salvador-Bahia oferece, além dos cursos de alemão, cursos de português para estrangeiros. As aulas de português do Instituto Goethe são realizadas em pequenos grupos sobre a orientação de uma equipe qualificada de professores. O Goethe-Institut oferece um espaço que favorece o intercâmbio cultural pelo fato de ser um centro de idiomas e cultura.

Onde aprender Português para Estrangeiros em Porto Alegre?

Com uma população de quase 1,5 milhão de habitantes, Porto Alegre não para de crescer. Todos os anos a cidade recebe centenas de novos habitantes. A capital do estado do Rio Grande do Sul apresenta um clima subtropical úmido, com as quatro estações do ano, primavera, verão, outono e inverno, bem acentuadas. Seria esta a razão pela qual os estudantes estrangeiros parecem preferir Porto Alegre entre outras capitais brasileiras?

PLE para estudantes estrangeiros E se você aprendesse português no Sul do Brasil?

Conheça algumas das escolas de referência no ensino de PLE em Porto Alegre:

Universidade Federal do Rio Grande do Sul  – UFRGS

O Programa Português para Estrangeiros (PPE) da UFRGS recebe de 250 a 300 alunos de mais de 45 países por semestre. O programa atende estudantes com diferentes idades e propósitos como aperfeiçoar a língua portuguesa, desenvolver pesquisa e estudos universitários no Brasil, fazer negócios com firmas brasileiras, entre outros.

O programa tem como objetivo promover e discutir o ensino e a pesquisa do Português como língua estrangeira, e visa os seguintes objetivos específicos:

  • Oferecer cursos presenciais e a distância de PLA, literatura e cultura brasileira;
  • Elaborar materiais didáticos de PLA, literatura e cultura brasileira;
  • Aplicar o exame Celpe-Bras;
  • Oferecer cursos de formação de professores de PLA, em níveis de extensão, graduação e pós-graduação;
  • Promover intercâmbio com universidades brasileiras e estrangeiras que atuam na área de PLA;
  • Desenvolver pesquisa na área de ensino e aprendizagem de PLA;
  • Contribuir para a internacionalização da UFRGS.

Viva Brasil

A Viva Brasil é uma escola voltada especificamente para o ensino de Português para estrangeiros. Tem como objetivo oferecer ao aluno recursos linguísticos e culturais necessários para a sua vivência no Brasil.

Na Viva Brasil as aulas são personalizadas para atender os objetivos específicos de cada aluno. O aluno pode estabelecer o tempo de duração de suas aulas e a sua carga horária, de acordo com seus propósitos e sua disponibilidade.

Onde aprender Português para Estrangeiros em Brasília?

Onde aprender português língua estrangeira em Brasília quando se é estrangeiro?

Aulas de PLE na Universidade de Brasília (UnB)

O Neppe – Núcleo de Ensino e Pesquisa em Português para Estrangeiros também oferece cursos regulares e intensivos. Os Cursos Regulares ocorrem  3 vezes por semana, com 1 hora e 40 minutos de aula, durante um período de 2 meses e os cursos de Verão e Inverno ocorrem  5 vezes por semana, com 3 horas e 40 minutos de aula. Cada nível dos cursos regulares custa R$1.100,00 (mil e cem reais) , incluindo material didático, com exceção do curso preparatório Celpe-Bras (sobre o qual falaremos mais adiante), que custa R$690,00, com carga horária de 30 horas.

O Instituto Cultural de Ensino de Português para Estrangeiros

O ICEPE, estrategicamente localizado em um bairro central de Brasília, é especializado no ensino do Português Brasileiro para estrangeiros. A escola tem como objetivo o ensino e a divulgação da língua e da cultura brasileira. Através de seus cursos, a escola busca proporcionar aos alunos uma imersão linguística e cultural completa, considerando as diferentes representações culturais e linguísticas existentes no país.

Há diversas modalidades de cursos:

  • Aulas nos níveis Básico ao Avançado em grupos ou individuais
  • Habilidades específicas: Curso Preparatório para o Celpe-Bras e o curso de Conversação ou Produção de Textos;
  • Curso temáticos: Obras do Brasil, Música Brasileira, Cinema Brasileiro, Culinária do Brasil, História do Brasil, Português básico para turistas e Panorama da Literatura Brasileira;
  • Estrangeirinhos: aulas individuais ou em grupo para crianças.

Viu só como é fácil encontrar uma escola de PLE pelo Brasil?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar