Um estudo indica que, 5,8% dos brasileiros são afetadas pela depressão, os maiores números da América Latina. E, ainda segundo a OMS, cerca de 3,6% da população no Brasil sofre de transtornos de ansiedade (o que pode acontecer em concomitância com a depressão).
Os números que indicam os transtornos mentais são um problema real de saúde pública, especialmente quando sabemos que a depressão está fortemente associada ao aumento da mortalidade.
O treinamento esportivo e a atividade física têm efeitos positivos no bem-estar. E, para alguns pacientes, estar acompanhado de um treinador pessoal tem sido o único remédio que os impede de piorar ainda mais os quadros de depressão. Misturar esporte e saúde é sempre uma boa ideia.
Aqui temos algumas dicas muito interessantes para controlar melhor essas situações com o bom uso dos esportes!
As virtudes do esporte regular contra a depressão
Agora é um fato da vida: praticar esportes, até mesmo um pouco de exercício regular pode ajudar a combater a depressão. Esporte age sobre a química do corpo humano, é um poderoso antidepressivo natural e sem efeitos colaterais prejudiciais.
Ter uma atividade física gera externalidades positivas na saúde física e mental da pessoa: depois de correr, fazer exercícios de ioga, fazer ginástica, musculação ou zumba, o corpo está cansado e aliviado de tensões.
O apoio de seu treinador de esportes vai ajudar a se sentir melhor através da liberação de neurotransmissores (mensageiros químicos do cérebro, incluindo a dopamina e serotonina ), o que acontece em quantidades muito pequenas em pessoas com depressão.
Esses neurotransmissores ajudam a regular as emoções e afetam a fisiologia do corpo humano, como a melatonina.
Em pacientes com depressão, a melatonina (o chamado hormônio do sono) e o metabolismo estão desordenados .
Os estudos sobre o assunto descobriram que 30 minutos de atividade física única por dia, durante um período de 3 a 5 dias, já pode melhorar os sintomas típicos da depressão.
Porque o esporte tem inúmeros benefícios físicos e emocionais:
- Eliminar distúrbios do sono,
- Eliminar transtornos de ansiedade,
- Aprender a gerenciar o estresse
- Excreção de endorfinas, hormônios necessários para o bom humor,
- Combater o isolamento social (para o esporte em grupo),
- Liberar neurotransmissores,
- Dormir melhor, soltando a tensão muscular.
Estímulos do corpo e da mente que os permitirão combater as síndromes de tristeza, ansiedade, irritabilidade, estresse, fadiga, raiva e falta de confiança em si.
Alongamento de manhã e à noite por recomendação do treinador - o personal - e até mesmo alguns exercícios de ioga, e então abdominais e flexões vão ajudar a sentir-se melhor a médio e longo prazo!
O que o esporte na academia ou no treinamento em casa pode combater a depressão e evitar a piora em quadros de transtornos mentais?
Praticamente tudo de ruim pode ser melhorado com musculação, treinamento cardiovascular, ginástica, corrida, aeróbica, pois assim que o corpo humano começa a se mover, ele começa a se libertar das cargas que o atrapalham.
Lembre-se que a depressão é uma doença que precisa ser acompanhada por uma equipe multidisciplinar, portanto, não deixe de procurar ajuda de psiquiatras e psicólogos. O exercício será uma indicação de todos!
Descubra também se o esporte e o diabetes são compatíveis.

A socialização na associação esportiva
A depressão é uma doença perniciosa, porque encoraja a vítima a entrar no mal-estar.
Após um longo período de isolamento social, a integração de uma associação esportiva ajuda a romper com a depressão.
Para conhecer pessoalmente alguém cujo estado depressivo leva ao comportamento bipolar perpétuo, nada pode afetar o humor da pessoa afetada.
Não encontrando o fim de seu desconforto, a pessoa adquire gradualmente a vergonha de ser "anormal" e pode vir a retirar-se para o isolacionismo - sintoma e consequência da doença - não Solicitar demais e preocupar seu entourage próximo.
Além disso, um fenômeno de evitação e isolamento social pode ocorrer porque o campo das relações sociais está gradualmente se estreitando.
Nos casos em que a doença é mais grave, o surgimento de ideias mórbidas aumenta o risco de suicídio, o que deve ser evitado primeiro.
É inegável que o esporte praticado de maneira coletiva reduz consideravelmente o isolamento social.
Durante um esporte em grupo - corrida, aulas de zumba, ginástica em grupo, esportes coletivos, etc. - a pessoa previamente isolada é convidada a compartilhar suas emoções e a se motivar provocando a autotranscendência.
Há até clubes (muito poucos) para pessoas deprimidas, onde um treinador pessoal, experiente e graduado cuida de seu paciente e motiva-o regularmente a se exercitar.
Uma diminuição no desconforto e isolamento pode ser simplesmente fornecida através do apoio de um ente querido no ginásio.
Caso contrário, basta indicar onde e como encontrar um treinador : coaching individual com um personal trainer esporte profissional pode vir a preencher o déficit emocional das pessoas em depressão.
É como uma reintegração social após anos de prisão: a depressão faz com que alguém se sinta preso à sua síndrome, de modo que o esporte praticado com uma ou mais pessoas o faz recriar o vínculo social.
O humano é um animal social que não pode viver realizado sem estar interconectado com seus semelhantes. As relações sociais tecidas no ginásio ou com o seu treinador doméstico ajudam a combater a síndrome depressiva.
Que tal começar a se exercitar agora mesmo ? Agende sua aula com um personal trainer online !
As virtudes do treinamento esportivo contra o estresse cotidiano
O estresse é uma das causas mais comuns de depressão. Estresse no trabalho, conflitos familiares, precariedade, desemprego: marcadores sociais de depressão que o coach esportivo pode atenuar.
Eventos de vida estressantes e riscos sociais podem levar a estados depressivos mais graves:
- A perda do emprego,
- Frustrações,
- Traumas,
- A perda de um ente querido,
- Conflitos em casa ou no trabalho,
- Reveses judiciais ...
Profissionais de psicoterapia descobriram que esses fatores - fortemente existentes na sociedade - exacerbam a vulnerabilidade da doença e podem fazer com que a depressão se desenvolva mesmo diante de um evento inicialmente insignificante.
Deste ponto de vista, o treinamento esportivo parece ser um bom antídoto .
Por quê?
Porque a prática de uma atividade esportiva regular na academia com um treinador esportivo pessoal, pode limitar as conseqüências físicas da doença que podem ser apresentados após o início de um quadro já instalado, que pode ser representado por:
- Alcool, tabaco e medicamentos sem receita médica que podem piorar o risco cardiovascular,
- Ganho de gordura, sobrepeso e obesidade (o exercício físico pode ser um ótimo remédio para a obesidade),
- Desnutrição, desordem anoréxica ou desequilíbrio energético,
- Perda de interesse em coisas anteriormente agradáveis.
Esportes na academia liberarão dopamina (o hormônio do prazer), adrenalina e endorfina que afetarão o humor da pessoa, reduzirão a ansiedade ou o estresse, criarão distração e o farão esquecer idéias negativas ou tristeza.

Treino esportivo: uma boa dose de endorfina?
Como já mencionamos, fazer esportes libera neurotransmissores e secreta hormônios de bom humor.
Uma decepção no amor, uma música triste, lembranças reminiscentes podem piorar o estado de treisteza. A atividade física liberará os hormônios do bem-estar!
A endorfina é um neurotransmissor criado pela glândula pituitária e age sobre os repetidores de opiáceos, aqueles que regulam precisamente a resposta ao estresse, dor e emoções.
Durante a atividade física intensa - esporte, dor, sexo - o cérebro é irrigado por esses neurotransmissores, criando prazer e bem-estar. Já as pessoas deprimidas sofrem uma deficiência desses mensageiros químicos do cérebro, que estão em quantidade insuficiente.
O personal trainer esportivo, além de melhorar a condição física, ajuda seu cliente a sair um pouco mais da depressão!
Como o suor, o movimento, seu corpo oxigenará e evacuará as toxinas, criando um ciclo virtuoso com propriedades terapêuticas bem eficientes como antidepressivos naturais.
Liberar a tensão muscular e liberar endorfinas através dos esportes também pode ajudá-lo a dormir melhor e reduzir seu nível de estresse. Descubra se esportes e hipertensão são compatíveis.
Fazer aulas de treinamento esportivo individual ou em grupo, sem dúvida, terá um custo significativo. Mas vale a pena pagar o conhecimento do treinador para que seu estado possa ser cada dia melhor, não é mesmo?

Confiança, estilo de vida e prazer: palavras-chave do coaching esportivo
O fitness também está eliminando o estresse, encontrando um estilo de vida saudável, tem uma dieta equilibrada em relação à sua atividade física. E se recuperar os encantos da vida passados por um bom prato? O estilo de vida e o esporte são a base para a cura!
Tendo fases de mal-estar de vez em quando - a vida tem sua parcela de infortúnios - podemos atestar que um mínimo de exercícios físicos diários, ajuda a encontrar a forma, o bom humor e a confiança em si mesmo.
E parar temporariamente com a atividade física pode até mesmo provocar um forte retorno do bumerangue aos males anteriores: quanto mais você pratica esportes, mais o corpo humano pede mais.
Depois de examinar a questão do sofrimento que os saltos de humor depressivos podem gerar, verifica-se que os alvos de ação do treinador esportivo são precisamente aqueles que ajudam a curar qualquer estado ruim do corpo e da mente.
O esporte melhora a autoconfiança e ajuda a atrair em si tudo o que é positivo - isto é, não se deixar levar pela negatividade. O exercício físico pode ser muito bem complementado também pela meditação!
Quando se tem uma atividade esportiva regular, também se está inclinado a adquirir um estilo de vida melhor quase que automaticamente:
- Melhor nutrição,
- Melhor recuperação do sono
- Aumento das habilidades cognitivas,
- Melhores habilidades motoras
- Maior mobilidade.
Os hormônios do prazer (dopamina, serotonina) secretados pela atividade física permitem, finalmente, instigar novamente o prazer nas ações da vida atual.
E, o melhor de tudo, andando, correndo e alongando-se em casa, esse prazer é de graça!
Descubra também como é possível unir esporte e câncer, com as virtudes da prática contra a reincidência.










