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 Você sabia que existe uma definição para o momento que segue um treino esportivo?

De Joseane, publicado dia 01/04/2019 Blog > Esporte > Personal trainer > O que é a janela anabólica?

O ganho de massa muscular tornou-se um objetivo para muitos brasileiros amantes do esporte. Entre a perda de peso, o programa de musculação, shakers e suplementos alimentares, há muitos temas e tópicos que se tornaram essenciais para os atletas iniciantes. No entanto, não estamos necessariamente bem informados sobre o treinamento da musculação e seus benefícios.

Podemos dizer sem medo que a musculação é um mundo em si. Muitos são os benefícios dessa prática para o corpo. No entanto, o que pouca gente sabe é que a musculação vai além do levantamento de peso. O processo de crescimento muscular é uma prática que se inicia antes mesmo do treino, com o preparo do corpo e o aquecimento deste. O treino compõe a técnica da musculação e o pós treino também!

Pois é, a musculação não se termina no fim de cada treino. O processo de fortalecimento e ganho muscular continua por algum tempo mais após o treino e engloba a alimentação e os cuidados com o corpo no espaço de tempo entre um treino e outro.

Tudo isso parece muito vago para você? Imaginamos que você nunca ouviu falar da “janela anabólica, correto? Pois bem, a janela anabólica é o momento que segue o pós treino. Muitas pessoas não fazem atenção ao seu corpo depois do treino, não respeitam o momento essencial que se segue logo após o fim de uma sessão de musculação. E ainda assim, este é o momento chave para alcançar a recuperação muscular e o ganho muscular, a este momento nós chamamos de janela anabólica.

Vamos ver o que janela anabólica mais detalhadamente nos parágrafos a seguir…

Janela anabólica: um momento importante do pós treino?

Talvez o seu personal trainer já falou sobre a janela anabólica e você não deu muita atenção, afinal de contas do que se trata esse termo pouco conhecido dos esportistas iniciantes?

Como respeitar a janela anabólica A janela anabolizante é um momento chave do pós treino de musculação ou outra atividade física de alta intensidade

A janela anabólica é o momento pós-treino de musculação ou outra atividade física intensa ! Um momento em que a musculação começa a fazer efeito e onde o músculo ainda está aquecido de forma a se construir, evoluir e crescer de acordo com a maneira como o nutrimos.

Na medicina, o anabolismo é a construção de um tecido e, no caso da musculação, um músculo. O que nos faz pensar sobre o nosso comportamento após o esporte. Porque, obviamente, depois de uma sessão de treinamento ir à padaria mais próxima para comer um doce (ou dois!) pode não ser o mais recomendado. Pelo contrário! Aqui, a janela anabólica será uma oportunidade para alimentar seu músculo de forma inteligente e relevante, para que este se desenvolva ao máximo.

Assim, a tal janela anabólica seria um momento-chave (que dura cerca de uma hora) após a realização da atividade física potencial, onde o ideal seria apostar em uma alimentação equilibrada e saudável. Uma dieta sã, composta de vegetais, frutas e cheia de proteínas.

Ficar atento ao que se come durante a janela anabólica é dar o melhor para os nossos músculos, fornecendo os nutrientes que eles mais precisam para se reconstruir, depois de todas as reservas de glicogênio que extraímos durante o treinamento.

A sensibilidade de nossos músculos faz com que eles sejam muito receptivos ao que ingerimos, ao que comemos sobretudo logo após uma sessão de musculação. É necessário, portanto, adotar uma dieta esportiva, de modo a adaptar sua ingestão calórica, e alimentar melhor as fibras musculares, tudo isso se quisermos ficar com a massa muscular magra, é claro! Pergunte ao seu coach esportivo a domicílio para obter conselhos!

O crescimento muscular envolve, portanto, saber aproveitar a janela anabólica, que será, portanto, o momento chave do nosso treinamento. Mas será necessário saber aproveitar deste momento, onde tudo ou quase tudo terá efeito sobre seu ganho de massa muscular.

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Saiba aproveitar do momento chamado “janela anabólica”!

Ganhar músculo é um verdadeiro objetivo e a janela anabólica é o momento decisivo para participar do desenvolvimento muscular e ter uma dieta adaptada para alimentar o músculo. Por exemplo, proteínas em pó podem ser usadas para construir músculos mais rapidamente. Voltaremos a isso com mais detalhes no parágrafo seguinte.

definição de janela anabólica Conheça o conceito de janela anabólica e esteja pronto para aproveitar do momento

O momento pós-treino é, portanto, aquele momento em que a motivação não deve baixar, onde devemos perceber que a sessão de musculação não está completamente terminada, e que esta última, com a ajuda de vitaminas e minerais, dará aos praticantes a confiança e motivação extra para entrar em forma e construir seus músculos.

Porque sim, a janela anabolizante é parte integrante do treinamento de musculação, e esse tipo de prática geralmente tem apenas um objetivo: ganhar músculos.

Agora, o momento pós sessão do esporte é justamente aquele momento em que o músculo será formado, será construído, tomará a forma que, pouco a pouco, desejamos ver. Tudo isso ajudado por uma dieta e suplementos alimentares como proteínas vegetais, por exemplo.

Uma forma de recuperação que não é realmente uma, e que pode ser claramente referida como a recuperação ativa, onde a construção muscular é feita e onde um programa de ganho de massa pode ser implementado mais precisamente, sozinho ou combinado com outros. E não se esqueça que, mesmo que a maioria dos atletas jure que a janela anabolizante não é a solução milagrosa ser um bodybuider, lembre-se que ela pode te ajudar a chegar lá!

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Alimentação durante a janela anabólica

Entre os atletas é sabido que o corpo precisa de nutrientes e proteínas nos minutos que seguem uma sessão de treinamento esportivo e, mais especificamente, uma sessão de musculação. Esta regra é válida na maioria dos casos quando o praticante tem o objetivo de ganhar massa muscular.

Como manter a forma depois do treino O treino não termina quando acaba, é preciso ficar atento a sua alimentação

Uma dieta específica deve então ser colocada em prática, de modo a otimizar o ganho de músculos para obter os peitorais e abdômen atléticos. 

É preciso saber dizer adeus aos doces, bebidas açucaradas ou açúcares refinados que não trazem algum benefício para a saúde. É necessário manter o foco. Se o seu objetivo é manter a boa forma do seu corpo e manter a sua saúde em dia é importante não se desmotivar e adotar uma nova higiene de vida.

Quando falamos de prestar atenção aquilo que você come depois do treino, não estamos de forma alguma incentivando a ingerir proteína em pó na forma de shaker durante a janela anabólica, longe disso. Uma dieta saudável pode ser parte do seu menu diário. Por exemplo, carne com pouca gordura, como carne branca, peixes, etc.

O frango grelhado é um dos componentes preferidos do menu dos atletas, por seu alto teor nutritivo e pouca gordura. As proteínas vegetais também estão em alta e vale lembrar que os legumes verdes podem ser consumidos sem moderação. É preciso, no entanto, ficar atento ao consumo de batatas, arroz e outros alimentos ricos em carboidratos, já que os carboidratos são pequenos vilões no menu dos atletas.

Depois de um treino, também podemos optar por um punhado de sementes oleaginosas, já que estas são ricas fontes de energia, gorduras boas, benéfica para a nossa saúde e nossa musculatura. Amêndoas, avelãs, sementes de abóbora, castanha, nozes são exemplos de oleaginosas benéficas ao nosso corpo já que são ricas em bons nutrientes.

Confira algumas ideias de treino de musculação para iniciantes.

Existe mesmo essa história de janela anabólica?

Falamos bastante sobre a janela anabólica mas não podemos encerrar esse artigo sem trazer à luz uma outra discussão sobre esse período pós treino.

Dicas de alimentação saudável A existência da janela anabólica gera discussão entre os esportistas

A janela anabólica existe realmente?

Pois bem, queridos leitores, seria a famosa janela anabólica um mito para “obrigar” os atletas e esportistas a ingerir os famosos skakes de proteína disponível no mercado?

Em um estudo de 2003, cientistas resolveram colocar a limpo essa história e testar se a tal janela anabólica realmente existe, fazendo com que o corpo absorva mais proteínas depois do treino. No final, eles descobriram algo curioso, a janela anabólica realmente existe, mas ela não dura apenas uma hora e sim um dia inteiro. Isto mesmo que você leu, um treino é capaz de aumentar a síntese proteica por um período aproximado de 24 horas, ou seja, o seu corpo poderá absorver mais proteína durante este período. (Fonte: Blog Hipertrofia)

Assim, fica confirmado que a janela anabólica existe, mas tudo bem se você não conseguir fazer aquela refeição respeitável logo após o treino. O corpo é um organismo vivo e em 24h você terá tempo de se organizar e se manter na linha. Terminou o treino e precisa ir correndo para o trabalho? Pode ir sem culpa, você poderá se alimentar um pouco mais tarde de forma correta. Só não se deixe levar pela tentação de comer várias porcarias no pós treino! Isso não pode!

Se você ainda tem dúvidas quanto a janela anabólica e como lidar com ela, que tal contatar um personal trainer online para tirar todas as suas dúvidas?

 

 

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