Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Prova de língua alemã para entrar na universidade

Blog > Idiomas > Alemão > O que é o TestDaf em alemão?

Com uma reputação de ser difícil de ser aprendido, o alemão é, na verdade, um idioma muito lógico, especialmente em se tratando da sua gramática.

Se você está lendo esta matéria, então é porque já sabe muito bem disso, pois faz aulas da língua falada na Alemanha e cogita a possibilidade em fazer um teste de proficiência.

Dominar o alemão é uma excelente habilidade a ser mostrada no currículo e pode ser o ponto decisivo na hora de um processo de seleção.

Ter um certificado que ateste o quão bem você fala a língua alemã também é muito importante se você pretende alçar vôo e se jogar em uma carreira internacional.

Um um diploma que comprove suas habilidades no idioma germânico é igualmente essencial caso seu plano seja o de ingressar em uma universidade em algum país onde ele é falado. Seja para fazer um bacharelado, mestrado ou doutorado, uma nota mínima em avaliações como o TestDaf é pré-requisito obrigatório para o aluno estrangeiro conseguir se inscrever no processo de seleção.

Abaixo preparamos um breve apanhado com as principais informações sobre o TestDaf, certificado reconhecido mundialmente, assim como em todos os países germanófonos e aceito por todas as universidades que possuem a língua de Goethe como oficial.

Descubra ainda como obter sucesso no teste de proficiência de alemão.

O que é?

O TestDaf é uma avaliação do nível de domínio do idioma alemão para estrangeiros que:

  • pretendem ingressar em uma universidade na qual a língua é a oficial;
  • precisam de um certificado oficial reconhecido por países germanófonos que ateste suas habilidades linguísticas.

A prova em questão é desenvolvida, distribuída e avaliada pelo TestDaf Institute com sede em Hagen, na Alemanha. O exame pode ser feito em locais credenciados pelo Centro de Testes oficial do certificado. As provas podem ser encontradas em 80 países ao redor do mundo. No Brasil, o responsável pelos exames é o Goethe-Institut.

O TestDaf pode ser feito em mais de 80 países ao redor do mundo. As provas para o TestDaf podem ser feitas tanto no Brasil quanto na Alemanha.

Independente de onde forem feitas, as provas avaliam sempre as mesmas habilidades linguísticas dos alunos e são corrigidas por profissionais com treinamento específico para a tarefa.

Três conceitos podem ser obtidos por aqueles que com sucesso nos testes:

  • TestDaF-Niveaustufe 5 (TDN 5 – TestDaF nível 5);
  • TestDaF-Niveaustufe 4 (TDN 4 – TestDaF nível 4);
  • TestDaF-Niveaustufe 3 (TDN 3 – TestDaF nível 3).

Tal pontuação é equivalente aos níveis B2.1, B2.2, C1.1 e C1.2 respectivamente, de acordo com o padrão europeu de classificação de idiomas.

Você sabia que muitas pessoas escolherem o alemão como idioma estrangeiro a ser assimilado?

Um pouco de história

Em 1996, o Ministério da Cultura alemão (Kultusministerkonferenz) propôs pela primeira vez um exame que tivesse por objetivo uma avaliação padrão do nível de domínio do idioma alemão por alunos estrangeiros desejoso em ingressar em uma universidade no país.

No início de 1998, fundos foram liberados pelo Ministério de Educação e Pesquisa (Bundesministerium für Bildung und Forschung) e o Serviço Acadêmico Alemão de Intercâmbio (DAAD) foi quem ficou responsável pelo desenvolvimento de um exame global da língua.

No mesmo ano, o projeto foi transferido para as mãos de um consórcio composto pela Universidade de Hagen, Universidade Bochum, Goethe-Institut e o Centro Carl Duisberg em Colônia.

O projeto começou a ser colocado em prática no dia primeiro de agosto de 1998. Somente em julho do ano 2000 os três primeiros testes pilotos foram aplicados ao redor do mundo. A partir deles, procedimentos padrões de coleta de dados, análise de performance, correção, etc. foram ajustados, permitindo que os exames para a obtenção do certificado fossem lançados, oficialmente, em 26 de abril de 2001.

Estrutura das provas

O TestDaf é dividido em quatro partes, dedicadas a avaliar as principais competências necessárias para o bom domínio de uma língua estrangeira:

  • Compreensão escrita;
  • Compreensão oral;
  • Expressão escrita;
  • Expressão oral.

Todas as provas juntas possuem duração total de 3 horas e 10 minutos (sem contar com o tempo de intervalo).

Textos em áudio precisam ser escutados e compreendidos pelos candidatos do TestDaf. A compreensão oral do alemão está entre uma das 4 habilidades da língua avaliadas pelo TestDaf.

Compreensão escrita

Composta de 3 textos, a prova apresenta 30 questões a serem respondidas em 60 minutos.

Esta é uma avaliação que testa as habilidades de compreensão de textos escritos produzidos de acordo com temas específicos.

Destinados àqueles com um nível de instrução elevado, os aplicantes são apresentados a uma lista de exercícios que demandam o entendimento do contexto geral da produção escrita, assim como detalhes apresentados dentro dela. A capacidade de detectar informações implícitas dentro dos textos também é colocada à prova.

Três redações de níveis distintos de dificuldade são apresentadas. Os exercícios ligados a elas podem abordar variados aspectos da língua e da compreensão dos textos, assim como a natureza dos próprios pode ser diferente de uma prova para a outra, como por exemplo:

  • Textos curtos sobre a vida quotidiana na universidade;
  • Matérias de jornais e revistas;
  • Artigos extraídos de publicações acadêmicas.

Compreensão oral

Composta de 3 textos em áudio, a prova apresenta 25 questões a serem respondidas em 40 minutos.

Nesta parte da avaliação, o candidato precisa provar sua capacidade de entender textos em áudio com temas e vocabulário de nível acadêmico.

Três textos são lidos em voz alta e o grau de dificuldade pode variar. Eles  contêm desde um simples diálogo da vida quotidiana até uma breve apresentação em uma palestra com um especialista em algum assunto.

Os tipos de textos e exercícios apresentados também se diferenciam ao longo da prova e de uma edição para a outra.

As atividades demandam a compreensão do contexto geral dos trechos escutados, assim como de detalhes expostos em determinados pontos de cada áudio.

Você é daqueles desejosos em se tornar fluente na língua falada na Alemanha?

Expressão escrita

A prova propõe uma produção escrita a ser concluída em 60 minutos. O candidato precisa comprovar sua habilidade de elaborar uma redação claramente estruturada e coerente sobre um determinado assunto.

Na primeira parte do texto é necessário fazer uma análise sobre dados apresentados através de um gráfico ou tabela.

Na segunda parte, a opinião do candidato sobre uma determinada questão em discussão deve ser exposta na redação.

A avaliação da expressão escrita do TestDaf demanda clareza e coerência do candidato. A parte escrita da prova é dividida em duas partes.

Expressão oral

Para esta prova, 7 exercícios orais são propostos ao aluno e eles precisam ser concluídos em 30 minutos.

A habilidade de se comunicar e se expressar oralmente em diferentes situações relacionadas a diversos tipos de campos acadêmicos é colocada à prova.

Sete exercícios de diferentes níveis de dificuldade sobre a vida quotidiana na universidade são apresentados. Eles podem ser sobre, por exemplo:

  • Opinião diante uma discussão verbal com um colega de classe;
  • Descrição de um diagrama durante uma aula;
  • Posicionamento sobre um determinado assunto;
  • Formulação de hipóteses sobre questões variadas.

As atividades são apresentadas em arquivos de áudio que podem ser acompanhados simultaneamente através do livreto fornecido no início da prova. As respostas do candidato são igualmente registradas em arquivo sonoro.

Qual pontuação necessária?

Muitos candidatos que visam a entrada em universidades germanófonas se dirigem para fazer as provas morrendo de medo de não conseguirem a nota mínima para serem aceitos nos estabelecimentos que escolheram.

Mas qual é a pontuação necessária em um TestDaf para conseguir uma chance de entrar em uma instituição superior de ensino na Alemanha, Áustria ou ainda Suíça?

O candidato precisa mostrar possuir, no mínimo, o conceito TDN 4, ou seja, algo entre as habilidades dos níveis B2.2 e C1.1. Tal conceito deve ser alcançado em cada um dos diferentes testes individualmente, não podendo representar apenas a média de todas provas.

Com um certificado TestDaf TDN 4, o candidato está apto a participar do processo de seleção para o curso que desejar, em qualquer instituição alemã.

As universidades possuem suas próprias políticas e regras de admissão de alunos. Existem, inclusive, algumas que aceitam inscrições com conceitos abaixo de TDN 4, mas isso fica a cargo de cada uma delas.

É necessário, então, uma pesquisa por parte do candidato sobre quais os níveis necessários para a instituição que ele deseja se inscrever.

É preciso levar em conta, igualmente, que ter um certificado TestDaf com bom resultado não significa ter a vaga garantida, pois o processo de seleção exige outros documentos e competências do candidato.

Os sites abaixo podem ser úteis na hora da procura por informações sobre as condições requeridas pelas instituições de ensino na Alemanha (textos em inglês ou alemão):

  • http://www.daad.de/ http://www.hochschulkompass.hrk.de/
  • http://www.uni-assist.de/
  • http://www.deutsch-uni.com
  • http://www.sprachnachweis.de
  • http://www.deutsche-kultur-international.de/home/index.html
  • http://www.campus-germany.de/

Não basta ter um bom resultado no TestDaf para conseguir uma vaga em uma universidade alemã. O candidato deve tentar se informar sobre as outras condições para se inscrever nas universidades além da proficiência em alemão.

Quem pode fazê-lo?

Vários conhecedores e estudantes do idioma dos irmãos Grimm podem se inscrever para fazer as provas do TestDaf e não somente aqueles que desejam ingressar em uma universidade nos países de língua alemã.

Candidatos portadores das características abaixo podem testar seus conhecimentos através das provas oficiais desse exame:

  • Pessoas com nível intermediário ou avançado do domínio do alemão que desejam obter um certificado que ateste suas capacidades linguísticas;
  • Alunos universitários que desejam se inscrever em uma instituição de ensino superior germanófona;
  • Estudantes e / ou profissionais que necessitam de um atestado oficial reconhecido internacionalmente que comprove seu nível de domínio do alemão.

Conselho para aqueles que começaram a aprender o idioma de Angela Merkel há pouco tempo: espere até alcançar um nível intermediário da língua antes de fazer sua primeira inscrição para as provas. Se você ainda não tem certeza se já é capaz de fazê-la com sucesso, uma opção é acessar o site “Fit for the TestDaf” e verificar, através de uma breve avaliação, se seu domínio do idioma já é suficiente.

Confira ainda algumas dicas que podem ser muito úteis na hora de se preparar para o TestDaf.

Quais as vantagens de ter um TestDaf em mãos?

  • Todas as universidade alemãs reconhecem o certificado fornecido pelo TestDaf;
  • Este é um exame que mede suas capacidades nos quatro campos de conhecimento essenciais para a comprovação de um bom domínio do idioma alemão: compreensão e expressão oral e escrita;
  • O TestDaf pode ser feito no Brasil, na Alemanha ou em qualquer outro país cadastrado pelo TestDaf Institute;
  • Ele permite ao aluno se concentrar em uma preparação específica para se fazer as provas;
  • O certificado emitido pelo TestDaf vale para a vida toda;
  • As provas podem ser refeitas quantas vezes o candidato achar necessário para a obtenção dos conceitos desejados.
Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar