Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Carreira na área de gastronomia e restauração

De Joseane, publicado dia 26/10/2019 Blog > Artes e Lazer > Culinária > Onde trabalhar como cozinheiro profissional?

Segundo muitos terapeutas, cozinhar para outros traria muitos benefícios para nossa saúde mental. Autoconfiança, altruísmo, senso de realização, quem pensaria que a ação de cozinhar poderia combater a depressão?

Assim, a profissão de cozinheiro seria uma excelente forma de se manter bem e com saúde. Não estamos falando que se trata de um trabalho fácil, ao contrário, trabalhar em cozinha pode ser uma tarefa bastante desafiadora.

No entanto, para aqueles que gostam realmente de cozinhar e que amam a profissão de cozinheiro, exercer essa profissão é realmente uma forma de prazer.

Cozinha comunitária, fast food, catering tradicional, hotel e restaurantes, o setor de trabalho na área de cozinha é bastante variado, afinal de contas, todo mundo precisa se alimentar, não é verdade?

O mercado da gastronomia está mudando e, de uns anos para cá, a profissão de cozinheiro tem ganhado cada vez mais status e valor, sendo estes profissionais disputados por empresas, buffets, padarias, restaurantes e muitos outros locais.

O cozinheiro, que pode ser ou não um chef de cozinha, tem a possibilidade de escolher com que tipo de cozinha quer trabalhar. Cozinha oriental e asiática, cozinha brasileira, cozinha americana, cozinha mexicana, cozinha francesa…. tudo depende da especialidade do cozinheiro.

Seja qual for o seu ambiente de trabalho (comércio, indústria, hospitais, escolas, serviços, clubes, cozinheiro a domicílio) e a cozinha que você realiza, quando se trata de gastronomia é preciso ser realmente um apaixonado pelo que faz.

Então, se você gosta de cozinhar e sempre ouve elogios sobre as suas receitas e o seus pratos, já deve ter cogitado a possibilidade de ter uma vida profissional cozinhando. Ainda mais em tempos de crise e, como dizer, fazer o que gosta sempre dá certo, não é? E se puder ganhar dinheiro com isso… Melhor ainda!

A seguir, falaremos sobre os diferentes locais de trabalho de um cozinheiro.

Cozinhar em restaurantes gastronômicos

Depois de estudar gastronomia e mais precisamente o setor de restaurantes, o cozinheiro formado pode trabalhar na cozinha de diferentes locais, cnclusive na sua própria cozinha.

É isso mesmo, dá para trabalhar de cozinheiro sem nem sequer sair de casa (falaremos sobre essa possibilidade mais a frente).

trabalhar como chef em restaurante O trabalho de chef de cozinha é um dos mais criativos que existe!

Uma vez que você tiver o seu diploma em mãos (e depois de ter feito estágios, adquirido experiência no setor de restauração, aprendido as técnicas culinárias e a arte da culinária), o primeiro lugar em que muitos cozinheiros sonham em trabalhar é certamente os famosos e conhecidos restaurantes gourmet.

Especializados em cozinha de luxo, os ditos <<restaurantes gourmet>> , são os restaurantes que mais exigem da equipe. As habilidades dos cozinheiros devem ser irrepreensíveis, as dos servidores também.

Este mundo da gastronomia não abre suas portas para todos os cozinheiros. Além de sorte, você precisa entrar nesse ramo por meio de estágios. Ser conhecido pelo seu desempenho e possuir excelentes referências é imprescindível se você quer trabalhar na cozinha de grandes restaurantes.

Uma vez em um restaurante gourmet, você certamente passará por diferentes setores antes de chegar a posição de chef de cozinha.

O commis da cozinha é o primeiro degrau na hierarquia da cozinha. Ele é, de certa forma, o braço direito do chefe. O commis é responsável por preparar os ingredientes, fazer as misturas, ele é responsável pelo cozimento, montagem de pratos, etc. Ele executa os comandos do chef.

Nas grandes cozinhas, a hierarquia compreende geralmente, o chef de partie, o segundo chef e, finalmente, o chef de cozinha.

” O chef de cozinha é a pessoa que faz a roda girar. É quem caminhou, experimentou, acertou e errou para, então, ter capacidade de ocupar um cargo na hierarquia da cozinha”.”

Cabe ao chefe de cozinha tomar todas as decisões no que concerne as receitas e o cardápio. É ele que cria e que assina os pratos, ele também escolhe seus fornecedores. Ele está à frente da brigada e toma todas as decisões mais importantes, sendo as outras decisões tomadas pelo segundo chefe.

Fornecimento, respeito aos padrões, respeito às regras de higiene e segurança, preparação dos pratos, gerenciamento de inventário, o trabalho do chef é bem amplo!

Mas, em qualquer setor, inclusive na área da culinária, chef versátil ou tradicional, os preparativos culinários se dão graças ao trabalho em equipe, não esqueça.

Veja onde estudar gastronomia no Brasil.

Trabalho de cozinheiro em pequenos estabelecimentos

Os grandes restaurantes gourmet não são os únicos a recrutar cozinheiros, felizmente. Muitos cozinheiros trabalham em pequenos estabelecimentos. Pode ser restaurantes universitários, petiscarias, pizzarias ou outros pequenos restaurantes.

Como se tornar cozinheiro profissional? Cozinha gourmet ou não, a posição de chef exige muito do profissional.

A vantagem de trabalhar em pequenas estruturas é que o estresse está muito menos presente do que em uma grande cozinha. Cuidado, isso não significa que o estresse não exista nessas cozinhas. Mas as equipes geralmente são menores e o número de mesas a servir também é menor.

Certamente é mais fácil encontrar o primeiro emprego de cozinheiro em restaurantes pequenos, já que os grandes restaurantes geralmente exigem anos de experiência.

Isso não significa que você deve trabalhar em restaurante self service ou pizzaria. Muitos restaurantes pequenos oferecem um menu gourmet sem serem classificados entre os maiores.

Você começará, no entanto, certamente pelo cargo de commis de cozinha. Essa será a oportunidade de se acostumar com o ambiente e o ritmo da cozinha e ganhar experiência.

É mais fácil encontrar esses tipos de restaurantes perto de sua residência e, portanto, encontrar trabalho rapidamente.

E por que não começar seu próprio restaurante depois de ter experiência? Ser o chef do seu próprio restaurante permite que você escolha e desenvolva suas próprias receitas e gerencie o restaurante como achar melhor!

Tenha cuidado, pois a posição de chef proprietário de restaurante está mais relacionado a parte de administração do que atrás do fogão. Então, se você ama cozinhar e quer assumir de verdade a cozinha do seu restaurante, pense em delegar as funções administrativas a outrem!

Quer saber mais sobre os diferentes diplomas da área da Gastronomia? veja aqui.

Se lançar como Cozinheiro Freelancer

Poucos cozinheiros pensam nessa possibilidade, mas por que não trabalhar como cozinheiro freelancer? Tornar-se um cozinheiro freelancer é na verdade uma excelente opção para qualquer cozinheiro, sobretudo para os que estão apenas começando no mercado.

O chef de cozinha freelancer pode atuar a domicílio (no caso, o domicílio do cliente), mas também em eventos, festas, podendo ser contratado por pessoa física ou jurídica. O chef a domicilio cozinha diretamente na casa ou no local designado pelo cliente. Diferentemente do fornecedor/buffet que traz os pratos, já feitos, ao local do evento.

O chef de cozinha a domicilio precisa possuir todo seu equipamento e carregar consigo cada vez que ele é contratado por um novo cliente.

Muitas vezes o chef de cozinha a domicílio precisa efetuar deslocamentos. Ele pode decidir de atuar somente na sua cidade e no seu país, mas também pode decidir de atuar a nível internacional, atendendo a clientes do mundo todo.

É possível que alguns clientes contratem um chef a domicilio de forma fixa, para que este cozinhe cotidianamente. O cozinheiro também pode estar presente ocasionalmente (para um casamento, fins de semana, feriados etc.).

Para trabalhar como chef freelancer, é muito importante poder se adaptar a todos os tipos de situações e ambientes.

O cozinheiro nem sempre encontra os acessórios necessários para cozinhar. Dada a importância de ter sempre consigo o seu kit de cozinheiro, utensílios de base como facas, panelas…Ele também deve criar sua marca rapidamente, para não perder tempo desenvolvendo suas receitas cada vez que visitar um novo cliente.

O cozinheiro freelancer é quem decide a sua remuneração. Tudo depende do número de horas e do tipo de evento e cozinha que ele vai servir. O cozinheiro a domicílio costuma ter uma melhor remuneração que um cozinheiro de restaurante, por exemplo.

Saiba quanto ganha um cozinheiro profissional!

E se você desse aulas de culinária?

Ser cozinheiro também pode abrir um caminho na área do ensino.

Aulas de culinária para um ou vários alunos, uma outra maneira de cozinhar…

Com alguns anos de experiência na cozinha, os cozinheiros podem muito bem ensinar seu know-how em escolas particulares de culinária ou em instituições que oferecem cursos na área de gastronomia.

Um cozinheiro também pode dar aulas particulares de culinária, divulgando seu trabalho graças a plataformas como o Superprof, por exemplo.

Ensinar culinária e transmitir conhecimento é uma experiência muito gratificante. É por isso que alguns cozinheiros escolhem esse caminho para diversificar a sua atividade um pouco e não ficar atrás do fogão a vida toda.

Ensinar outras pessoas a cozinhar é dividir com outros a sua paixão pela cozinha. De quebra você ainda consegue melhorar os seus rendimentos no final do mês.

Em casa ou fora dela, você pode liderar ateliês de culinária temáticas ou ensinar aos iniciantes o básico da culinária.

Encontre seu futuro aluno de culinária agora mesmo aqui no Superprof e compartilhe a sua paixão por cozinhar!

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar