Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

O desenho e seus benefícios

De Carolina, publicado dia 15/01/2018 Blog > Artes e Lazer > Desenho > Por que aprender a desenhar?

A arte é um conceito quase indefinível, pois evolui de acordo com tempos e culturas…

Nos tempos antigos, o arte era um conceito contrário à ciência e à natureza. Com o Iluminismo, a arte se tornou sinônimo de beleza. A evolução das artes foi então tornando-se ainda mais complexa com as novas correntes artísticas, como o cubismo ou a arte abstrata…

Então, o que é arte?

Uma coisa é certa, é acima de tudo uma criação: o trabalho de um artista que teve uma intenção particular e a expressou em seu trabalho. Pintura, música, cinema, literatura… As artes são numerosas. E eles aprendem também com aulas de desenho!

As artes têm em comum a transmissão de uma emoção, uma mensagem, um ponto de vista.

Como libertar a alma do artista? Deixe sua criatividade falar!

Ilustrações para filmes também é um bom ramo Não se esqueça que desenhar não é somente no papel ou quadro

Aprender a desenhar é uma boa maneira de desenvolver seu senso artístico e seu relacionamento com a vida. A longo prazo, você perceberá que o que acontece em seus desenhos é simplesmente um pouco de você…

Mas quando você começou as aulas de desenho, você não poderia imaginar fazer matemática, certo?

Essa matéria que você não gosta particularmente é, no entanto, diretamente relacionado com a arte do desenho! Você duvida disso? Você verá rapidamente como conceitos matemáticos o ajudam a compor seus trabalhos, por exemplo!

Você sonha com uma profissão criativa? Quer aprender a desenhar para um propósito profissional?

Ao desenvolver suas habilidades de desenho, muitas portas abrirão para você.

Você pode se tornar um designer gráfico, por exemplo!

Veja aqui as infinitas possibilidades que o desenho pode lhe proporcionar!

Quais são os empregos para os desenhadores?

  • Design gráfico

Para você, o desenho é acima de tudo um meio de expressão? Você tem essa capacidade de transmitir mensagens, ideias, sensações através de seus desenhos? Você pensou em se tornar um designer gráfico depois das aulas de desenho? Quais outras profissões utilizam do desenho como meio de trabalho?

Saber desenhar pode te levar para o caminho da felicidade!

O design gráfico está em todos os lugares, em toda a mídia que nós encontramos todos os dias!

Jornais, bens de consumo, publicidade, logos… Atrás de cada um desses meios, há um designer gráfico, um desenhista, um maquetista… Esses profissionais de comunicação são especializados na criação de conceitos.

  • Professor de desenho

Se você quiser compartilhar seu conhecimento e sua paixão em um colégio, ensino médio, universidade ou escola de desenhos a profissão de professor de artes, artes visuais parece ser para você!

Para alcançar seu objetivo e se tornar um professor completo, você precisará ter um diploma superior, na maioria dos casos.

Após os seus estudos de artes plásticas, você poderá fazer algumas matérias de pedagogia, metodologia, psicologia para ficar mais preparado. Não se esqueça que ser professor também requer um planejamento das aulas, saber transmitir seu conhecimento. Mas claro, amar o objeto do seu ensino é fundamental!

Dedique a esta arte tão rica Crie seu estilo e desenhe por prazer

Antes de embarcar nesses longos estudos, certifique-se de estar familiarizado com as qualidades necessárias para ser um bom professor. Na verdade, não é suficiente ter a fibra artística para desenhar e ensinar desenho. Você precisará envolver seus alunos diariamente.

  • Arquiteto

Embelezar os espaços vivos, combinando conforto e otimização de superfícies, um desafio real para esse profissional.

Especialista em volumes e perspectivas, o arquiteto domina o desenho artístico, mas também técnico. Ele deve ter um bom conhecimento da história da arquitetura e dos diferentes estilos.

  • Cartunista, ilustrador, etc.

Desenho ajuda na profissão de designer?

Um designer gráfico é um profissional (com aptidão para o desenho) de comunicação cujo trabalho é dar uma identidade visual a todos os tipos de documentos. Em termos concretos, o designer gráfico trabalha:

  • imagens,
  • fotos,
  • cores,
  • tipografias,
  • formas para criar um todo coerente e transmitir uma mensagem.

A fase criativa é essencial antes de avançar para o design gráfico! Depois do desenho por puro e bel prazer, tudo começa com a definição da mensagem e sua representação.

O designer gráfico responde a uma especificação precisa. Assim, fica mais fácil definir os critérios mencionados acima.

O designer pensa em várias opções, imagina um conceito, criando uma imagem específica para uma marca, uma empresa, um evento, um produto… Logotipo, brochura, cartaz, folheto, flyers, cartões de visita, embalagem, capas de álbuns, capas de livros…

O designer gráfico trabalha em todos os tipos de mídia destinados à impressão (print), mas também para a web (banners, webdesign…).

Ele deve conhecer perfeitamente as etapas da cadeia gráfica!

Matemática precisa de esquemas e imagens Desenhar profissionalmente é possível?

Ele é uma fonte de recomendações, propõe conceitos, argumenta suas criações… Ele deve ter uma boa capacidade de identificar as demandas, o que nem sempre é muito claro (à começar pelos clientes…). E deve saber absorver o universo, a cultura da empresa, bem como como o cliente para propor idéias em coerência com o que já existe.

Entre as habilidades necessárias para praticar essa profissão, você precisará:

  • Enfrentar situações de emergência,
  • Gerenciar o estresse e manter os prazos determinados,
  • Trabalhar em equipe,
  • Saber adaptar-se às demandas dos clientes.

Profissão criativa, em constante evolução, o design gráfico oferece muitas perspectivas profissionais. As aplicações e especializações são numerosas!

Desenhe e desenvolva seu lado artístico

A arte é criação. Quem diz que é criação, diz imaginação.

Só podemos criar o que imaginamos anteriormente. Quando você desenha, você estimula automaticamente sua imaginação.

Pincel na mão e arte na cabeça!

Você já viu um desenho infantil?

O desenho pode ser muito simples: uma casa, um homem, um animal… E ainda assim, cada vez que você pergunta o que ele desenhou, ele lhe conta uma história diferente.

O desenho torna-se o meio que lhe permite deixar sua imaginação falar, se expressar, inventar uma história.

Você já pensa que, diante de uma folha em branco, você não terá inspiração?

Em primeiro lugar, você tem que se atrever. Ousar sonhar, imaginar, criar, expressar-se… Não tenha medo de ficar nu, deixar falar sobre seus sentimentos, suas emoções. Um desenho sempre reflete o estado de espírito da pessoa que o fez.

Então, torne-se desenhista para deixar a alma do artista falar. Mas saiba de antemão que aprender técnicas de desenho exige muitas horas de prática.

Uma técnica simples consiste em partir de um elemento específico. Desenhe, por exemplo… uma árvore!

O que cercará a árvore? Ele estará no meio de uma floresta? Sozinha no meio de um campo? No fundo de um jardim com um balanço pendurado em um ramo?…

É isso mesmo, sua imaginação já está criando uma cenário, uma história…!

Você pode começar a partir de uma paisagem e transcrevê-la de outra maneira, adicionando detalhes, personagens, mudando as cores… Para desenhar como você sonha e gosta!

Desenhe e aprenda matemática mais facilmente

Sem chegar a desenhar fractais, o desenho é para todos um suporte real para a compreensão da matemática.

Você fez tudo durante sua aula de matemática: usar esquemas para tentar visualizar uma noção matemática ou trazer a solução para um determinado problema.

O desenho torna possível formalizar um conceito, visualizá-lo, para melhor compreendê-lo e memorizá-lo.

Ao se deparar com um problema de matemática, o desenho pode ser uma ajuda preciosa! Desde a escola primária, as crianças são ensinadas a raciocinar para resolver problemas simples, fazendo diagramas. Visualize quantidades, compreenda as frações… mesmo a geometria se aproxima da realidade! Aprendemos os polígonos comparando-os a objetos do cotidiano.

Desenho também estimula seu cérebro e sua mente, além de desenvolver sua criatividade!

Qualidades essenciais para ser bom também em matemática!

Você ensina seu cérebro a desenvolver diferentes modos de pensar. Assim, suas habilidades de raciocínio são otimizadas. Um cérebro criativo pode fazer coisas e encontrar soluções de forma mais rápida e eficaz!

No desenho, você naturalmente se tornará consciente do espaço e dos volumes. Geometria, simetria, perspectiva… Tantos conceitos comuns entre o desenho e a matemática…

Aprenda a desenhar para o seu bel prazer!

Quando aprendemos a desenhar, ficamos surpresos de como prestamos muito mais atenção em tudo o que nos rodeia. Como se todos os detalhes na nossa frente se tornassem visíveis aos nossos olhos… Antes do desenho, é como se estivéssemos cegos! Sem exagero, nossa percepção estética aumenta consideravelmente!

Há muitas vantagens em desenhar Você fica mais forte desenhando

Não vou falar de novo sobre os smartphones, mas você verá que em vez de esperar o ônibus com os olhos na tela, você começará a observar as pessoas, a paisagem…

Esse é um primeiro passo para reaprender a aproveitar o momento!

Aproveite o tempo para olhar, sentir as coisas, considerá-las de forma diferente… Você vai, sem saber, compor na sua cabeça o seu próximo desenho.

Você gosta de caminhadas no campo?

Aproveitar o clima agradável na parte exterior de um café?

Todas as ocasiões são boas para tirar o seu bloco de desenho. Aproveite o momento, totalmente, desenhando uma bela paisagem, uma cena da vida cotidiana, o retrato de um estranho…

Pequenas coisas para desenhar.
Imagens simples podem preencher o seu dia!

Ao tomar aulas de desenho, você vai querer praticar em todas as circunstâncias. Seus olhos mudarão naturalmente. Haverá muitas oportunidades para:

  • Desenhar uma paisagem,
  • Desenhar um retrato,
  • Fazer uma caricatura,
  • Pintar uma natureza morta…
  • Você pode praticar desenhando o seu próprio gato, cachorro ou outro animal de estimação!

Você tentará reproduzir as características do rosto do seu bebê dormindo… Quando começamos a desenhar, aproveitamos o momento e passamos mais tempo observando para assimilar as coisas que vemos de forma diferente. Com todas essas possibilidades, o desenho se torna um verdadeiro prazer!

Razões para fazer aulas de desenho

Você pode não ter a alma de um artista, mas aprender é precisamente a oportunidade de desenvolver seu senso artístico, estimular sua criatividade, expressar suas emoções…

Um universo talvez tão desconhecido para você…

Para terminar de convencê-lo, aqui estão 10 bons motivos para aprender a desenhar!

1. Os benefícios motores do desenho

O desenho é, portanto, uma atividade particularmente útil para o desenvolvimento de habilidades motoras finas em crianças.

Também ajuda os idosos a manter sua agilidade e destreza manual. É, portanto, uma atividade para praticar sem moderação, a qualquer idade.

2. Desenhe para se diferenciar da fotografia

Antes de começar a aprender desenho, ficou impressionado com o talento dos artistas que você encontrou? Uma vez apresentado à arte do desenho, isso vai parecer simples para você e você verá que o desenho faz seu pequeno efeito.

Em vez de colocar um filtro em uma foto tirada rapidamente com um smartphone, você compartilha sua própria visão do mundo através de seu desenho. Uma visão única que reflete sua personalidade e gosto pessoal.

3. Desenho como um momento de relaxamento

Depois de um dia estressante, desconecte alguns minutos pegando uma folha e um lápis. É um remédio particularmente efetivo para espantar a ansiedade e relaxar.

4. Aprender desenho também é aprender a história da arte

Para alimentar a sua inspiração, você certamente ficará interessado em diferentes tendências artísticas e você aprenderá muito sobre a história da arte.

Fazer aulas será uma oportunidade para discutir com seu professor os grandes artistas e suas principais obras. Você desenvolverá sua técnica enquanto compreende a evolução da arte ao longo dos séculos. O que enriquece a sua cultura geral.

5. Desenhe para alegrar certos fatos

Desenho para desdramatizar, expressar seus medos é uma terapia real. Quando não podemos nos expressar por palavras, o desenho é a solução. Inconscientemente, colocamos no papel os elementos traumáticos dos quais não estamos necessariamente conscientes.

6. Aprenda a desenhar para sua carreira

A paixão do desenho pode levá-lo longe!

As habilidades com o desenho são muito úteis para praticar certas profissões. É uma base indispensável para se tornar, por exemplo:

  • arquiteto,
  • paisagista,
  • ilustrador de livros infantis
  • estilista,
  • tatto,
  • autor de quadrinhos
  • cartunista
  • o desenho também ajuda a ser designer gráfico… A lista é longa!

Você quer praticar uma profissão criativa?

Antes de mais, faça aulas de desenho. Refine sua técnica, desenvolva seu estilo e encontre o trabalho que permita que você floresça profissionalmente.

7. Desenho como meio de comunicação

Pegue um lápis, marcadores, carvão, pastel e dê lugar para a criação…

Com o desenho, você pode se expressar e se comunicar. A expressão artística é de fato uma maneira essencial de transmitir uma mensagem.

8. Dê vida à sua imaginação, encontre um estilo

Você desenvolverá gradualmente seu próprio estilo. Tirando inspiração de suas experiências, seu conhecimento artístico, seus desejos e seu estado de espírito.

Você rovavelmente também terá suas ferramentas favoritas. Trabalhe com carvão vegetal, brinque com cores, colorir com pastéis, faça quadrinhos com feltro, crie mangá… O desenho oferece inúmeras possibilidades. Depende de você explorá-las.

9. Para desenhar em todos os lugares!

Faça desenhos efêmeros na areia, desenhe fotos, pintura em pedras… A inspiração não é apenas sobre saber o que você vai desenhar, mas também sobre onde você vai desenhar.

10. É fácil avançar rapidamente no desenho

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar