Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares Artes e Lazer Esporte
Compartilhar

Desenho sensibiliza para as artes?

De Carolina, publicado em 11/01/2018 Blog > Artes e Lazer > Desenho > Desenhe e desenvolva seu lado artístico

A arte é um conceito quase indefinível, pois evolui de acordo com tempos e culturas…

Nos tempos antigos, o arte era um conceito contrário à ciência e à natureza. Com o Iluminismo, a arte se tornou sinônimo de beleza. A evolução das artes foi então tornando-se ainda mais complexa com as novas correntes artísticas, como o cubismo ou a arte abstrata…

Então, o que é arte?

Uma coisa é certa, é acima de tudo uma criação: o trabalho de um artista que teve uma intenção particular e a expressou em seu trabalho. Pintura, música, cinema, literatura… As artes são numerosas. E eles aprendem também com aulas de desenho!

As artes têm em comum a transmissão de uma emoção, uma mensagem, um ponto de vista.

Como libertar a alma do artista? Deixe sua criatividade falar!

Aprender a desenhar é uma boa maneira de desenvolver seu senso artístico e seu relacionamento com a vida. A longo prazo, você perceberá que o que acontece em seus desenhos é simplesmente um pouco de você…

Desenhe para dar vida a sua imaginação

A arte é criação. Quem diz que é criação, diz imaginação.

Só podemos criar o que imaginamos anteriormente. Quando você desenha, você estimula automaticamente sua imaginação.

Para fazer pinturas, é necessário conhecer as técnicas Pincel na mão e arte na cabeça!

Você já viu um desenho infantil?

O desenho pode ser muito simples: uma casa, um homem, um animal… E ainda assim, cada vez que você pergunta o que ele desenhou, ele lhe conta uma história diferente.

O desenho torna-se o meio que lhe permite deixar sua imaginação falar, se expressar, inventar uma história.

Você já pensa que, diante de uma folha em branco, você não terá inspiração?

Em primeiro lugar, você tem que se atrever. Ousar sonhar, imaginar, criar, expressar-se… Não tenha medo de ficar nu, deixar falar sobre seus sentimentos, suas emoções. Um desenho sempre reflete o estado de espírito da pessoa que o fez.

O desenho leva a certas profissões, certamente, mas o desenho é acima de tudo divertido!

Então, torne-se desenhista para deixar a alma do artista falar. Mas saiba de antemão que aprender técnicas de desenho exige muitas horas de prática.

Uma técnica simples consiste em partir de um elemento específico. Desenhe, por exemplo… uma árvore!

O que cercará a árvore? Ele estará no meio de uma floresta? Sozinha no meio de um campo? No fundo de um jardim com um balanço pendurado em um ramo?…

É isso mesmo, sua imaginação já está criando uma cenário, uma história…!

Você pode começar a partir de uma paisagem e transcrevê-la de outra maneira, adicionando detalhes, personagens, mudando as cores… Para desenhar como você sonha e gosta!

Desenho e realidade combinam A ideia para a pintura pode surgir de onde menos se imagina!

Por que a imaginação é tão importante? JK Rowling (Autor de Harry Potter) abordou essa questão em um discurso em Harvard em 2008:

“A imaginação não é apenas essa capacidade especificamente humana para ver o que não é, e, portanto, a fonte de todas as invenções e inovações. Também podemos dizer que é a habilidade mais transformadora e reveladora, o poder que nos permite entender o que os humanos sentem que nunca compartilhamos experiências… “

Estimulando sua imaginação, seu olhar para arte mudará!

Você não vai mais encontrar-se diante de uma pintura, uma escultura ou qualquer obra de arte sem tentar imaginar qual foi a intenção do artista. Você vai encontrar-se determinando as emoções que emergem para imaginar o estado de espírito daquele que o criou.

Experimente todos os estilos de desenho

Por que aprender a desenhar?

Para desenvolver o seu senso artístico e encontrar o seu estilo, é bom experimentar todos os aspectos do desenho.

Você descobrirá a multiplicidade de possibilidades disponíveis:

  • desenho realista
  • onírico,
  • humorístico,
  • manga,
  • Caricatura… tantos estilos que cada um tem suas próprias características e códigos!

Inicialmente, como iniciante, antes de desenhar personagens de mangá, você terá que praticar muito:

Técnicas para pintura e aprimoramento Nada melhor que passar seus sentimentos para a imagem!

  • para desenhar um cavalo
  • para desenhar uma mão,
  • um rosto,
  • uma natureza morta
  • faça um desenho em perspectiva,
  • desenhar um retrato…

Tudo isso não é tão simples quando não adquirimos as bases necessárias!

Não é simples transmitir as expressões dos olhos através do desenho, por exemplo. Saiba que o desenho de um rosto é um dos exercícios mais difíceis.

Cada um desses exercícios será uma oportunidade para aprender novas técnicas de desenho. Você também pode aprender a usar diferentes ferramentas: lápis, tinta, carvão vegetal, aquarela, pintura a óleo, pastéis…

Antes de encontrar seu estilo, você deve primeiro treinar ao longo do tempo. Observar, reproduzir, imaginar, criar… Tudo isso requer habilidades múltiplas. Quando começamos a desenhar, muitas vezes estamos longe de imaginar todos os parâmetros a serem considerados. É necessário, portanto, aprender a:

  • Representar formas, proporções,
  • Aprender a desenhar as expressões de um rosto,
  • Jogar com as sombras, a espessura das linhas,
  • Criar movimento, dar dinamismo ao desenho,
  • Transcrever emoções através do desenho e das cores,
  • Ganhar em agilidade,

Ao mergulhar no mundo do desenho e da ilustração, você multiplica as fontes de inspiração que o levarão gradualmente a criar seu próprio estilo!

Seu olho será melhor exercitado e você terá um novo olhar para as suas próprias produções. Você poderá trazer suavidade às curvas ou, pelo contrário, fazer pinceladas mais agressivas para obter o resultado desejado.

Você também adquirirá automatismos.

Suas ações serão mais precisas. E você terá mais prazer em levar tempo para desenhar. Você vai encontrar-se rabiscando sob qualquer circunstância. Seu senso de observação estará constantemente sendo exercitado, um pouco como se seus olhos de repente se abrissem para o mundo. Você vai capturar o momento presente em seus esboços. Esboços que podem, uma vez trabalhados, tomar uma nova forma.

Esse é também o significado artístico: ver em todas essas pequenas coisas da vida cotidiana um tema para a sua arte!

Descubra como o desenho pode levar a uma carreira de design gráfico

Desenhe para esboçar a realidade

Em um momento em que o selfie é rei, todos passam seu tempo tirando fotos, adicionando filtros…

Graffiti também pode ser uma expressão com o desenho A realidade brinca com o desenho e vice versa

Um bom passatempo, mas quando gostamos de desenhar, preferimos transcrever a realidade de maneira diferente. Uma foto tirada com um smartphone não terá o mesmo efeito que uma paisagem cuidadosamente desenhada. Uma caricatura vai além de um retrato simples…

O que torna a força de um desenho é, naturalmente, a qualidade da realização ou a intenção de seu autor.

Estamos falando aqui sobre a abordagem do desenhista, seu objetivo, sua vontade! Esse é um ponto a considerar antes mesmo de levantar seu lápis (ou pincel, como escolher).

O que lhe toca no que você vê?

De qual ângulo você deseja desenhar?

Como você vai colocá-lo no desenho?

O desenho desenvolve nossa sensibilidade e nossa observação. Então, Aprender todas as técnicas pode ser uma base sólida para dominar a arte do desenho e dos sentimentos (quem sabe?).

Desenhar é observar. Para fazer uma caricatura, você deve observar cuidadosamente o modelo para capturar os detalhes antes de escolher os recursos que vai usar.

Quando contemplamos uma paisagem, sentimos emoções, observamos alguns elementos particulares. Cores (colorir), luz, movimento… todos os elementos que darão vida ao desenho se você tiver a técnica para representá-los e destacá-los.

O desenho começa com uma reflexão, que pode ser relacionada a uma forma de meditação.

Voltamos ao conceito de imaginação. Você pode, naturalmente, tentar reproduzir fielmente o que vê, mas o desenho também é uma oportunidade de imaginar!

A observação passa por todos os sentidos! Percebemos coisas diferentes na frente de uma paisagem. O desenho reproduz apenas o aspecto visual, mas é possível, graças à imaginação, incluir novos elementos!

Aproxime-se do aspecto emocional do desenho

É impressionante ver como as obras de arte podem provocar reações opostas…

Pode-se adorar uma pintura e, pelo contrário, se sentir desconfortável com outra. Duas pessoas na frente da mesma obra não terão a mesma percepção.

A arte tem isso de único: provocar diferentes emoções.

Ela nos remete para nossas próprias emoções, para nossas experiências pessoais. Estando no lugar do artista ou de um simples observador.

Para alguns artistas, a busca pelo trabalho perfeito é uma busca infinita. Olhe para o número de vezes que Cezanne pintou a montanha Sainte-Victoire! Dezenas de suas obras são dedicadas a ela! Ele tinha uma obsessão real com essa representação, tentando implacavelmente entender sua essência…

Cézanne escreveu para o amigo Emile Bernard em 1905:

“O tempo e a reflexão mudam gradualmente a visão e, finalmente, o entendimento vem até nós.”

Através das cores, das luzes, dos ângulos escolhidos, o pintor dá para seus trabalhos os sentimentos que sentiu diante da montanha.

Todas as formas de arte estão cheias de emoções.

A arte da caligrafia japonesa não se limita à escrita de personagens japoneses perfeitamente executados, por exemplo. Em extrema sobriedade, essa arte consiste em apresentar um sentimento, um estado de espírito, através de um personagem escrito em tinta nanquim em papel branco. Uma única linha representa a energia do calígrafo, sentimos o movimento do mestre em seus traços. É um trabalho relacionado ao momento e ao sentimento.

Cada gesto é único e a caligrafia reflete o estado mental da pessoa que o rastreou, sua emoção.

Se você quiser aprender a desenhar, um longo caminho está esperando por você. Ao refinar sua técnica, refinando seu estilo, o desafio será cada vez maior! Já imaginou relacionar o desenho à matemática?

Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar