Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Desenhar profissionalmente, em que área trabalhar?

De Carolina, publicado dia 11/01/2018 Blog > Artes e Lazer > Desenho > Quais são os empregos para os desenhadores?

Você é apaixonado pelo desenho? Faz por puro prazer?

Você passa seu tempo ilustrando tudo o que vê?

“Como desenhar?” “Desenhe um personagem”, “Faça um desenho”, “Aprenda a desenhar mangá”… Você passa seu tempo no Google procurando temas sobre desenho para se aperfeiçoar cada vez mais? Como autodidata?

Ao fazer curso de desenho para progredir e melhorar sua técnica, você chegará cada vez mais próximo de trabalhar com a sua paixão.

O seu caderno ou bloco de esboços transborda? Você passa seu tempo livre apagando, rastreando, colorindo, refinando os recursos de seus desenhos… Você está constantemente imaginando novos personagens? Deixe livre a sua criatividade!

As possibilidades são muitas: designer, designer gráfico, arquiteto, ilustrador de livros infantis, autor de histórias em quadrinhos…

Então, quais são as carreiras abertas para designers experientes? Muitas profissões exigem um senso criativo e artístico apurado. Aqui estão alguns exemplos…

Aprenda a desenhar para fazer design gráfico

Para você, o desenho é acima de tudo um meio de expressão? Você tem essa capacidade de transmitir mensagens, ideias, sensações através de seus desenhos? Você pensou em se tornar um designer gráfico depois das aulas de desenho?

Quem disse que colorir não paga as contas? Saber desenhar pode te levar para o caminho da felicidade!

O design gráfico está em todos os lugares, em toda a mídia que nós encontramos todos os dias!

Jornais, bens de consumo, publicidade, logos… Atrás de cada um desses meios, há um designer gráfico, um desenhista, um maquetista… Esses profissionais de comunicação são especializados na criação de conceitos.

Antes de continuar a realização, tudo começa com esboços:

  • para desenhar um gato,
  • desenhar um retrato,
  • para desenhar um cavalo,
  • para desenhar animais,
  • para desenhar uma mão,
  • desenhar uma árvore,
  • uma natureza morta, um nariz, uma paisagem, um esqueleto…

Para orientar-se  os trabalhos do design gráfico, existem muitas formações! Você pode entrar em um curso de design gráfico, publicidade, belas artes (e se especializar depois nos últimos dois casos).

Quais são as qualidades e habilidades de um designer gráfico?

  • Ser curioso e criativo para se renovar constantemente.
  • Saber como desenhar e conhecer os códigos visuais.
  • Dominar as ferramentas e o software.
  • Conhecer perfeitamente a linha de produção.
  • Ser um bom comunicador para apresentar seu trabalho e justificá-lo.

O designer gráfico possui múltiplas habilidades.

Ele deve saber como atender às expectativas do cliente e entender a demanda, integrar códigos específicos da marca, gerenciar prazos, trabalhar em equipe… Esse trabalho requer boa adaptabilidade. Longe da rotina, você poderá facilmente deixar falar a sua criatividade…

Claro, é necessário um bom senso artístico (aguçado com o desenho) para desenvolver conceitos adaptados.
Designer gráfico, designer, designer de produto, modelista… Como dizemos acima, não se esqueça que eles são trabalhos em que também trabalhamos em equipe.

Então, não basta gostar só de fazer desenhos. É importante se sentir à vontade em grupo, gostar de trocar ideias, argumentar seu ponto de vista, pensar junto, etc. Ou seja, gostar também de trabalhar com pessoas!

Torne-se um professor de desenho

Se você quiser compartilhar seu conhecimento e sua paixão em um colégio, ensino médio, universidade ou escola de desenhos a profissão de professor de artes, artes visuais parece ser para você!

Para alcançar seu objetivo (de ser um ilustrador profissional?) e se tornar um professor completo, você precisará ter um diploma superior, na maioria dos casos.

Após os seus estudos de artes plásticas, você poderá fazer algumas matérias de pedagogia, metodologia, psicologia para ficar mais preparado. Não se esqueça que ser professor também requer um planejamento das aulas, saber transmitir seu conhecimento. Mas claro, amar o objeto do seu ensino é fundamental!

Antes de embarcar nesses longos estudos, certifique-se de estar familiarizado com as qualidades necessárias para ser um bom professor. Na verdade, não é suficiente ter a fibra artística para desenhar e ensinar desenho. Você precisará envolver seus alunos diariamente.

Algumas das qualidades necessárias para se tornar um bom professor de artes:

  • Gostar de trabalhar com crianças,
  • Ser um bom pedagogo e saber explicar com clareza,
  • Ser paciente,
  • Saber se comunicar,
  • Ser organizado.

Você ensinará as técnicas de desenho a seus alunos durante o trabalho prático, mas não somente. No programa de aulas de arte, há também uma introdução à história da arte ou visitas a exposições.

Para despertar seus alunos para a arte e desenvolver o seu senso artístico, é necessário ser criativo ao transmitir a sua paixão.

Iniciação à aquarela, desenho em perspectiva, esboço de retratos, reprodução de formas, criação de personagens, desenho de pastel, lápis de cor, lápis para papel… As bases do desenho são compostas de muitos aspectos! Por isso, é importante conhecê-los bem!

Portanto, cabe ao professor apresentá-las a seus alunos para que possam se aperfeiçoar.

Aprenda desenho para se tornar um arquiteto

O arquiteto projeta casas que são bonitas e funcionais.

Gostar de desenhar pode ser uma qualidade para a arquitetura Ser arquiteto também é saber matemática…

Embelezar os espaços vivos, combinando conforto e otimização de superfícies, um desafio real para esse profissional.

Especialista em volumes e perspectivas, o arquiteto domina o desenho artístico, mas também técnico. Ele deve ter um bom conhecimento da história da arquitetura e dos diferentes estilos.

Mas também fazer a conexão permanente entre matemática e desenho!

Você tem uma alma construtora? Aprenda a projetar espaços de vida bonitos e funcionais.

Para isso,  torne-se um arquiteto. Você deve saber como desenhar, mas também conhecer as técnicas de construção. Com seu conhecimento dessas técnicas, ele projeta projetos tecnicamente viáveis  ao mesmo tempo em que adiciona seu toque pessoal.

As obras dos grandes arquitetos são reconhecidas entre milhares: Oscar Niemeyer, Paulo Mendes da Rocha, Lúcio Costa, Marcio Kogan, para falar dos brasileiros. Mas Zaha Hadid, Norman Foster, Renzo Piano, Santiago Calatrava, Frank Gehry, Antoni Gaudí, Le Corbusier, Jean Nouvel… Os grandes nomes da arquitetura são numerosos.

Você os admira?

Para se tornar um arquiteto, você precisará:

  • Dominar o desenho,
  • Ter um espírito matemático,
  • Conhecer todos os aspectos técnicos da construção,
  • Gerenciar as restrições (orçamento, prazos, coordenação, materiais, condições do terreno, etc…).

O arquiteto trabalha em gabinete independente ou em agências. Para praticar, é necessário ter um diploma de graduação em Arquitetura.

Desenhe para filmes de animação

Educado a base de desenhos animados, você sempre sonhou em trabalhar com eles?

Para esse setor muito dinâmico em escala mundial, não faltam empregos…

Embora algumas posições possam ser precárias, os melhores profissionais podem ser exportados facilmente para trabalhar nos maiores estúdios: Dreamworks, Pixar…

Para passar com sucesso na porta das melhores escolas nesse campo, é necessário sobretudo ser excelente em desenho.

Você também precisará:

  • Desenvolver sua criatividade e seu senso de estética,
  • Dominar todos os softwares de design 2D e 3D,
  • Demonstrar paciência, minucioso, atenção aos detalhes,
  • Saber como se adaptar e ser polivalente.

Com uma formação sólida, você não só pode trabalhar em animação, mas também em design de videogames.

Aprenda a usar o lápis para se tornar um cartunista

Você tem um senso de humor infalível?

Desenhar é persistir Para ser um bom desenhista, conheça como fazer as expressões humanas

Você gosta de boas palavras, caricaturas e imagens que fazem você reagir?

Você pensou em se tornar um cartunista?

Por que aprender a desenhar para a imprensa?

Entre jornalista e artista, o cartunista esboça as personalidades e ilustra os fatos do dia. Com um caráter forte, um estilo reconhecível, esse cartunista profissional convida à reflexão sobre questões geralmente políticas e sociais.

Existem poucos cartunistas no Brasil. Apenas algumas dezenas…

Geralmente, há alguns cartunistas internacionais que são trazidos. Há também jornais satíricos, como o Charlie Hebdo na França, que utilizam das charges para falar sobre algum fato recente, etc.

No Brasil, houve O Pasquim (1969-1991) que lançou muitos dos chargistas que conhecemos até hoje como Jaquar, Millôr, Ziraldo…

Há também o setor de jornalismo independente, cada vez mais em voga, que pode ser uma boa aposta para os novos cartunistas.

Mas a origem dos desenhos na imprensa é muito antiga. Na França, eles existem desde a Revolução Francesa…

Com a declaração de direitos humanos e cidadãos que estabelecem liberdade de expressão, as caricaturas começaram a aparecer na França. Os primeiros jornais satíricos franceses foram, então, criados no início do século 19, como o Le Charivari. Desde então, esse modo de expressão por direito próprio permaneceu firmemente ancorada na cultura francesa.

Após o seu treinamento artístico, você terá que provar suas competências e ter autoconfiança. A oportunidade de mostrar a força de sua personagem!

Para ser um bom cartunista, você precisará ter:

  • Uma boa cultura política,
  • Um bom espírito de síntese,
  • Um golpe de lápis seguro, rápido e preciso,
  • Um senso de caricatura apurado.

Com todas essas qualidades, você também poderá trabalhar com histórias em quadrinhos. Muitos cartunistas publicam seus próprios trabalhos como Angeli e seus personagens Rê Bordosa e Wood & Stock .

Aprenda a desenhar para fazer quadrinhos ou mangas

Aprender a desenhar para realizar quadrinhos? Um sonho acessível?

Faça histórias desenhando HQs, gibis, revistinhas, independente do nome, você pode se lançar nelas!

Você tem várias histórias na cabeça e que ganham vida em papel através de seus desenhos?

Para se tornar um autor de quadrinhos e por que não mangá, continue seus estudos artísticos para dominar todas as técnicas úteis e desenvolver sua arte.

O autor dos quadrinhos não deve apenas dominar a arte do desenho. Ele também deve:

  • Ser capaz de escrever um cenário,
  • Ter senso de contar uma história,
  • Ter um senso de observação desenvolvido,
  • Muita inspiração,
  • Saber se expressar através de desenhos.

Também é preciso muita paciência e perseverança para concretizar o projeto e apresentar um modelo que possa conter a atenção dos editores. Persistir não é fácil nesse mercado…

Se existem formações, a maioria dos cartunistas são autodidatas. Esses artistas, por direito próprio, tornaram a 9ª arte seu meio favorito.

As profissões criativas nem sempre são facilmente acessíveis. Você tem talento? Faça-se notar para obter o reconhecimento de seus pares. O Festival Internacional de Quadrinhos em Belo Horizonte (FIQ) acontece a cada dois anos na capital mineira.

O FIQ lança vários novos talentos nacionais e internacionais dos quadrinhos. Em 2018, ele acontecerá entre os dias 30 de maio e 3 de junho. #Ficaadica

Seu gosto pelo desenho pode ser o ponto de partida para muitas carreiras artísticas, como você pode ver.

Dependendo de suas preferências, suas habilidades e seu personagem, você pode encontrar a maneira ideal de conciliar a vida profissional e sua paixão.

Antes disso, você terá que aprender todas as técnicas de desenho e descobrir ferramentas como pintura, carvão vegetal, aquarela, pastel…

Mas também aprender a desenhar um rosto e trabalhar suas expressões, descobrir como transmitir emoções através do desenho, desenhar o corpo humano e reproduzir seus movimentos…

Desenho realista, artístico, humorístico, desenho em 3D… aprender a arte do desenho nunca acaba!

Se o desenho pode levar a uma ou várias carreiras, não esqueça que o desenho é acima de tudo divertido!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar