Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como ter um corpo em forma praticando esportes de combate?

De Glicia, publicado dia 27/01/2019 Blog > Esporte > Boxe > Aulas de boxe para mulheres: quais os benefícios?

Não é novidade que as mulheres aderiram às aulas de boxe e a demanda feminina por este esporte só tem aumentado nas academias.

Não é para menos! Aulas de boxe trazem muitos benefícios, tanto do ponto de vista físico, como emocional. O boxe pode te ajudar a ter um corpo mais forte, definido e saudável, e isso se reflete diretamente no seu bem-estar e na auto-estima.

Para lutar boxe é preciso ter uma boa coordenação motora e ser ágil nos movimentos.  Você deve estar preparada para ser o alvo de um golpe e reagir prontamente para se esquivar ou se defender ao mesmo tempo que tanta atacar seu oponente. A continuidade da prática garantirá que que você evolua e tenham maior consciência corporal para conciliar defesa e ataque.

E se você tem medo de praticar boxe, pois acha que vai se machucar ou que este é um esporte masculino, esqueça esses preconceitos! De olho no público feminino, hoje em dia há academias que estão investindo em turmas exclusivas para mulheres.

Além disso, para se proteger e evitar de se machucar, o uso de alguns acessórios é recomendado. Você pode investir em protetores bucais e, claro, em luvas de boxe. As bandagens também são recomendadas e devem ser usadas por baixo das luvas, para prevenir um roxo aqui ou ali, e para aumentar a potência do soco.

Convencida? Se ainda está reticente, continue lendo este artigo e veja todos os benefícios que o boxe pode te proporcionar.

Confira nosso guia completo para aprender a boxear.

Perca peso com aulas de boxe

Quando você precisa perder peso, nem sempre as aulas oferecidas na academia respondem de forma eficiente seus objetivos. As aulas de Zumba, Body Pump, entre outras são ótimas para se movimentar e queimar umas calorias.

esportes de luta e perda de peso Boxe ajuda a perder peso de forma saudável.

Mas, se o que você deseja é uma boa perda de peso, ganhar força e definição muscular, já pensou em testar as aulas de boxe? O boxe é uma atividade cardiorrespiratória que pode ajudar muitas pessoas a se sentirem mais seguras e felizes com a imagem que veem no espelho.

O esporte pode garantir queima calórica e estímulo extra para o funcionamento metabólico, o que garante um emagrecimento saudável  e redução das medidas desejadas de forma rápida. Dependendo da intensidade dos golpes e do condicionamento físico, pode-se eliminar até até mil calorias durante uma aula de boxe.

O índice de obesidade no Brasil subiu muito nos últimos anos. Estima-se que que quase metade da população brasileira esteja acima do peso.

Os problemas ligados ao sobrepeso vão muito além das questões estéticas. Trata-se, na verdade, de uma questão de saúde pública, pois a obesidade pode desencadear outras doenças e prejudicar a saúde e qualidade de vida da pessoa como um todo.

Em alguns casos, o ganho de peso pode estar ligado a um acontecimento específico, como um período de estresse e ansiedade, uma gravidez, ou ainda um período de convalescência.

Independente do motivo pelo qual você ganhou uns quilos a mais, para perdê-los e recuperar uma boa forma física não tem muito segredo! É preciso se exercitar com frequência e dar preferência a uma alimentação balanceada, rica em frutas, verduras e legumes.

O mais legal de praticar boxe é que por ser uma atividade super completa, pouco importa seu objetivo. A sessão de boxe  trabalha todos os músculos do corpo, especialmente da barriga, das pernas (no caso do muay thai ou boxe françês) e dos ombros.

Descubra o preço para praticar boxe!

Quais são os músculos mais trabalhados na aula de boxe?

No boxe, todos os músculos do corpo são solicitados. Trata-se de uma atividade super completa, que além de definir a musculatura, ajuda a preservar o sistema cardiovascular e prevenir doenças.

otimizando os resultados físicos do boxe As aulas de boxe podem ser combinadas a exercícios de força como agachamentos e flexões.

Mas, se você quer saber quais partes do corpo são mais trabalhadas na aula de boxe, veja a seguir:

  • Bíceps, tríceps e ombros,
  • Abdômen, que deve estar contraído durante todos os movimentos,
  • Qradríceps,
  • Posteriores da coxa,
  • Panturrilhas.

Praticar boxe exige uma quantidade surpreendente de força, afinal você fica o tempo todo pulando de um lado para o outro e distribuindo socos em sacos de pancadas que geralmente pesam em torno de 50 kg. No caso do muay thai, você também usa as pernas para dar chutes.

O boxe, é um exercício ótimo para a resistência dos braços, especialmente os músculos dos ombros. Por isso é um esporte que trabalha bastante a parte superior do corpo, fortalecendo a musculatura dos braços, além de trabalhar também o abdômen.

Com a crescente demanda pelo esporte, as academias hoje em dia oferecem aulas que combinam boxe e outros treinamentos de força e intensidade ao treino. Realizando exercícios de agachamentos, flexões, pranchas e outros treinos que além de te ajudarem a perder gordura, ainda ajudam a definir sua musculatura.

Descubra o esporte de combate ideal para o público feminino.

Benefícios que o boxe pode te proporcionar

Os benefícios do boxe para a saúde são inúmeros, o que justifica o crescente aumento de adeptos do esporte. A procura se dá pela combinação da contribuição cardiorrespiratória com os ensinamentos de autodefesa.

Como os esportes de combate ajudam a aumentar a auto-confiança Ganhe segurança e aumente sua auto-estima praticando boxe.

As mulheres que desejam ficar em forma e querem treinos diferenciados, além de aprenderem a se defender, encontram no boxe uma atividade física perfeita.

Alguns dos benefícios do boxe para sua vida são:

  • Melhora da coordenação motora
  • Redução do estresse
  • Saúde cardiovascular
  • Aumento da força
  • Melhora visível da composição corporal
  • Corrige e melhora da postura

Sem dúvida alguma, um dos maiores benefícios do boxe é a melhora da coordenação motora. Os movimentos aprendidos para realizar os golpes exigem coordenação dos movimentos, agilidade e flexibilidade. O controle de estímulos e reflexos pode ser exercitado e aprimorado com todo o desenvolvimento físico.

O boxe melhora a função cardiorrespiratória, e coordenar a respiração com movimentos é um dos grandes desafios do esporte. A frequência das aulas favorecerá o equilíbrio e o controle corporal.

Como citamos acima, a perda de peso é um dos benefícios do boxe, e, com isso, você pode obter uma melhor composição física, visto que haverá a redução de percentual de gordura.

Entretanto, vale ressaltar que o boxe não contribui para a hipertrofia, ele apenas ajuda no fortalecimento muscular. Para aumentar a massa magra é preciso alternar os treinos de boxe com musculação e seguir um regime alimentar adaptado.

Por fim, o boxe pode ser um ótimo aliado para garantir uma boa dose de endorfina que contribuirá a melhorar seu humor e reduzir crises de ansiedade. Durante as aulas, é possível se distrair e esquecer, mesmo que por alguns minutos, as obrigações do dia a dia e evacuar o estresse causado pela rotina.

Além disso, o boxe pode contribuir para que você se sinta mais segura, pois favorece a autoestima. Tendo um melhor condicionamento e composição física, você pode melhorar sua postura e mudar alguns comportamentos em relação à forma como vê seu próprio corpo.

Confira nossas dicas para aprender boxe com um professor particular!

Aprenda a se defender graças ao boxe

Ser mulher na atual sociedade em que vivemos não é tarefa fácil. Apesar das mentalidades estarem mudando, as mulheres ainda sofrem com diferentes tipos de preconceito e assédios quase que diários.

aprender lutas para defesa pessoal O boxe pode te ajudar a se defender em caso de eventualidades.

Recentemente a lutadora de MMA  Polyana Viana virou notícia nas redes sociais após ter se defendido de um assalto. O homem que tentou assaltá-la não contava encontrar pelo caminho uma mulher forte, que sabe se defender. Não estamos aqui para incitar à violência, mas saber se defender é quase que uma habilidade necessária hoje em dia.

O boxe é um esporte de combate, e como tal, pode te ajudar a aprender estratégias de defesa pessoal, que você só deve colocar em prática em caso de necessidade, obviamente.

O boxe, através de suas diferentes técnica e  movimentos pode te ajudar a desenvolver técnicas eficazes de defesa pessoal. Uma mulher que sabe se defender tende a ser mais confiante, ganhar auto-estima e sentir-se à vontade para fazer coisas que antes não fazia por medo ou vergonha de olhares reprovadores.

Durante a aula de boxe, pode parecer que os movimentos dos golpes sejam meramente ensinados para desafiar o próprio corpo, mas há quem reconheça que o aprendizado é conveniente para possíveis eventualidades.

Vale ressaltar que as aulas não são ministradas com essa finalidade, mas todos os conhecimentos podem ser utilizados a seu favor. Esses conhecimentos adicionais são muito comuns para turmas especiais de boxe feminino.

Como a  realização dos socos, chutes e saltos exige uma grande quantidade de força, principalmente por praticantes de nível intermediário e avançado, isso te ajudará a ficar mais forte fisicamente.

Durante o treino de boxe, você deverá socar ou chutar o saco de pancadas repetidas vezes, o que exige não só condicionamento de seus membros superiores, como também inferiores, aprimorando assim sua força em diversos membros.

Para completar as técnicas aprendidas no boxe, procure também por aulas de defesa pessoal. No Superprof você encontrará diferentes opções de aulas particulares de defesa pessoal para mulheres.

Nossa plataforma é muito simples de ser usada e uma vez cadastrada, você só precisa fazer uma busca para encontrar um professor na sua cidade ou bairro. Não deixe de conferir!

Você pretende fazer uma aula de muay thai feminino?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...
avatar