Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Qual a modalidade de luta ideal para o público feminino?

De Glicia, publicado dia 28/01/2019 Blog > Esporte > Boxe > Boxe para mulheres: entre combate e fitness

Historicamente falando, o boxe sempre foi visto  como uma disciplina exclusivamente  masculina, notadamente graças ao sucesso de boxeadores homens, como como Mike Tyson ou ainda, Mohammed Ali, que tornaram-se conhecidos mundialmente e referências no mundo do boxe.

No entanto, com a crescente demanda do público feminino, o boxe precisou se reinventar e o mercado fitness soube tirar proveito disto, desenvolvendo diferentes modalidades inspiradas do boxe e feitas especialmente para as mulheres.

Os tempos mudaram e as mentalidades estão evoluindo. Hoje em dia muitas mulheres escolhem o boxe como atividade física principal e não é para menos, pois o esporte traz inúmeros benefícios para o corpo e a saúde, além de ajudar na defesa pessoal.

Praticado em academias, ou mesmo profissionalmente, o boxe tem grandes atletas femininas no Brasil. Como Adriana Salles, primeira campeã brasileira da categoria  boxe feminino, e Duda Yankovich, nascida na Sérvia, naturalizada brasileira, campeã mundial em 2006 pela WIBA  (Women’s International Boxing Association).

Inspiradas por essas mulheres pela vontade de ultrapassar seus limites praticando uma atividade estimulante, muitas mulheres perderam o medo e a timidez e se jogaram no ringue.

E você, tem vontade de aprender a lutar boxe? Você prefere os esportes de combate ou as modalidades fitness derivadas? Neste artigo explicamos os diferentes estilos de boxe e tentamos te ajudar a escolher o que mais se encaixa com seu perfil. Vem ler!

Confira nosso guia completo para aprender a boxear.

Boxe para mulheres: por que aprender a lutar?

Quer aprender a dominar as técnicas e golpes do boxe como o grande Mohammed Ali? E se você começasse a praticar um esporte de combate como o boxe?

mulheres que desejam aprender a lutar Quais vantagens o boxe pode trazer para as mulheres?

Embora muitas vezes se pense que o boxe, a luta livre ou outras artes marciais (taekwondo, jiu jitsu, karatê, kung-fu, muay thai …) sejam reservadas apenas para os homens, as mulheres começaram a perceber que também podiam se beneficiar do boxe para modelar o corpo e aprender a se defender ao mesmo tempo.

O objetivo das aulas de boxe não é se tornar o próximo Rocky Balboa, longe disso! Aqui, os praticantes usam suas novas habilidades esportivas para aguçar seus reflexos e trabalhar o sistema cardiovascular, melhorando o condicionamento físico e bem-estar.

O boxe traz muitas vantagens para as mulheres que o praticam. Veja a seguir:

  • Melhora da coordenação motora,
  • Reduz o estresse,
  • Aumenta a saúde cardiovascular,
  • Aumento da força muscular,
  • Melhora visível da composição corporal,
  • Corrige e melhora a postura,
  • Ajuda na defesa pessoal.

A aula de boxe feminino é, portanto, recomendada para todas aquelas que querem definir o corpo, ganhar força, melhorar os reflexos e conhecer algumas técnicas que poderão ajudá-las a se defenderem em caso de eventualidades.

Apesar do boxe ser um esporte que pode ser praticado por qualquer pessoal, antes de fazer sua inscrição em uma academia, consulte seu médico e certifique-se que você não tem nenhum problema de saúde.

Descubra o preço para praticar boxe!

Quais são os diferentes tipos de boxe praticados por mulheres

Faça aulas muay thai!

Uma pergunta muito comum quando começa-se a pensar na possibilidade de aprender boxe é: qual estilo de luta escolher? Enquanto algumas disciplinas acabam sendo particularmente físicas, outras estarão mais focadas na técnica do ringue de boxe.

ganhe força fìsica fazendo um esporte de luta Você vai ganhar um corpo mais firme e tonificado praticando boxe.

Saiba que as mulheres podem se tornar verdadeiras profissionais em esportes de combate como MMA, Free Fight ou ainda,  Full Contact. Ronda Rousey é o exemplo perfeito, sendo considerada o equivalente de Floyd Mayweather nos Estados Unidos. Assim, sua escolha deve estar intrinsecamente ligada às suas expectativas esportivas.

Existem diferentes tipos de boxe e cada um deles pode te ajudar a atingir seus objetivos de maneira mais eficiente. Entre os tipos de boxe mais tradicionais estão: boxe inglês, boxe francês, boxe tailandês e boxe americano.

  • Boxe inglês: nesta modalidade usa-se somente os punhos, então esta é uma atividade interessante para quem deseja trabalhar e tonificar os membros superiores;
  • Boxe francês: os participantes usam tanto os punhos quanto os pé. O boxe francês, também chamado de savate, é uma atividade aeróbica ideal para quem deseja afinar a silhueta;
  • Boxe tailandês: também conhecido como muay thai, no boxe tailandês usa-se os pés, os punhos e também os cotovelos e joelhos. É uma atividade de alta intensidade, que trabalha todo o corpo e queima muitas calorias;
  • Boxe americano: é também conhecido como boxe full-contact e como o nome indica, permite o contato total entre os oponentes. Durante o combate os dois adversários ficam extremamente próximos um do outro. Não é uma modalidade muito comum em academias e também menos popular entre as mulheres.

O treinador de boxe vai te explicar alguns movimentos no punching ball, para que você não comece sua aula sem conhecer nada. Você vai aprender como desviar de um golpe, como se defender ou ainda, como detectar pontos de vulneráveis do adversário.

Nosso conselho é que você faça uma aula gratuita antes de se inscrever em uma academia. A maioria delas oferece essa opção. Enquanto algumas mulheres vão preferir o muay thai por ser mais dinâmico e trabalhar o corpo todo, outras talvez prefiram as técnicas do boxe inglês.

Teste diferentes aulas e descubra a modalidade que mais te agrada!

Veja aqui todos os benefícios de praticar boxe!

As modalidades fitness derivadas do boxe

Você quer aproveitar os benefícios que o boxe proporciona, mas não em interesse no confronto direto? E se você testasse uma das modalidades fitness inspiradas do boxe e de outros esportes de combate?

O boxe é um tradicional esporte de combate, inspirado de antigas técnicas de artes marciais. Hoje em dia é um esporte que faz muito sucesso nas academias e o motivo é simples: treinos intensos que podem queimar até mil calorias!

combinação de luta e fitness Já testou as diferentes modalidades fitness inspiradas do boxe?

E não é por acaso que o público feminino também tem aderido a essa prática que ajuda bastante a emagrecer e definir o corpo. A indústria fitness viu nesta crescente popularidade do esporte uma oportunidade para desenvolver novas modalidades e oferecer cada vez mais atividades diversificadas ao público feminino.

Descubra algumas das modalidades que mais fazem sucesso entre as mulheres.

Pronto para o seu treinamento de boxe?

Funcional Fight

Eduardo Munra, ex-lutador de MMA, teve a brilhante idéia de criar o Funcional Fight. Ele explica que começou a observar o que suas alunas gostavam ou não nas aulas de luta e percebeu que a maioria delas não se interessavam pelo confronto direto, pois não queriam se machucar durante a atividade.

O Funcional Fight é um tipo de aula especialmente voltada para o público feminino, que traz todos os benefícios dos esportes de combate, mas sem confronto direto. Muitas famosas já aderiram a esta atividade que promete emagrecimento, perda de gordura localizada, ganho de força e aumento da flexibilidade e agilidade.

Body Combat

Outra atividade inspirada nos movimentos de lutas e muito popular entre as mulheres é o Body Combat, criado pela gigante do setor fitness, Les Mills. O Body Combat é uma aula que combina movimentos de diversos tipos de artes marciais, como karatê, boxe, tai chi chuan e muay thai.

O exercício não apenas auxilia na queima de gordura, como também melhora a coordenação motora, aumenta a força muscular e a flexibilidade.

Aeroboxe

Uma atividade que vem ganhando muito destaque entre as mulheres também é o Aeroboxe. O Aeroboxe é uma modalidade de atividade que simula um treino de boxe, voltado para quem deseja tonificar os músculos e queimar muitas calorias.

Trata-se de uma atividade aeróbica, que ajuda a queimar gordura e trabalhar o sistema cardiovascular. É uma alternativa mais eficaz se comparada aos exercícios aeróbicos tradicionais, pois produz um ganho mais rápido de força muscular e flexibilidade além de perda de peso.

Estas modalidades são geralmente praticadas em grupo, em aulas super dinâmicas onde o objetivo é tonificar todo o corpo, perder peso e, claro, se divertir.

Entre as principais vantagens do “boxe fitness” estão:

  • Perda de peso progressiva,
  • Tonificação e definição muscular,
  • Melhora da coordenação motora,
  • Aumento da flexibilidade,
  • Melhora da auto-estima e da percepção corporal.

Confira nossas dicas para aprender boxe com um professor particular!

Afinal qual escolher: boxe tradicional ou fitness?

Se mesmo depois de todas essas explicações você ainda está em dúvida sobre que estilo de boxe escolher, vamos retomar alguns pontos principais para tentar te ajudar.

boxe para mulheres, como escolher Boxe tradicional ou fitness? Qual é o melhor?

O boxe tradicional é geralmente recomendado para mulheres que desejam levar o esporte a sério e que não têm medo do confronto direto. Se esta é sua vontade, você poderá participar de lutas oficiais e torneios profissionais de boxe, mas também poderá optar por levar o boxe como um hobby.

Não vamos esquecer que o boxe é uma disciplina olímpica: as esportistas podem escolher o boxe para fins competitivos, assim como por seus benefícios do ponto de vista físico e mental. Em todo caso, será necessário adotar uma mentalidade de “vencedora” para esperar tornar-se um dia uma boxeadora de nível avançado.

Por outro lado, o “boxe fitness” é mais uma atividade visando apenas resultados físicos do que um esporte propriamente dito. Lutar não é a prioridade nas modalidades tais quais Funcional Fight ou Body Combat. Aqui o coach esportivo vai se concentrar no  condicionamento físico das alunas.

Portanto, trata-se de uma escolha ideal para quem deseja remodelar a silhueta. Mas, esta também pode ser uma porta de entrada para a prática do boxe tradicional. Uma coisa não exclui a outra.

Se você deseja começar a praticar boxe mas ainda está reticente, que tal fazer aulas particulares com um dos nossos professores? Acesse o site do Superprof e veja todas as ofertas de aulas de boxe!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar