Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Curso de cozinha: aprenda a fazer lasanhas italianas

De Sophia, publicado dia 29/10/2019 Blog > Artes e Lazer > Culinária > Nossas melhores receitas para preparar massas em casa!

“A cozinha é uma melodia que degustamos pela boca” Gioachino Rossini

A culinária italiana é a favorita dos amantes da boa comida ao redor do mundo! Pare e pense. Quantos pratos italianos você já cozinhou ou comeu? Quantas vezes você comeu pizza ou macarrão este ano, mês ou até esta semana? Muitas? Não é uma surpresa, você está em boa companhia! De acordo com um estudo realizado pelo instituto especializado YouGov, a cozinha italiana é praticada por 25.000 entrevistados em 24 países. Mamma mia! A cozinha italiana já está tão incorporada no nosso dia a dia que às vezes esquecemos que estes pratos não fazem parte da nossa cozinha tradicional e na verdade chegam aos nossos pratos desde muito longe!

Da pizza ao macarrão, passando pelo nhoque e o bife à parmigiana, o receituário italiano conquistou o coração e o estômago dos brasileiros e entrou no repertório culinário do dia a dia. Hoje, vamos te ensinar uma receita igualmente clássica, mas um pouco mais sofisticada: a lasanha. Mas não se preocupe: você não precisa ser um chef profissional para dominar à técnica; com alguns conceitos básicos do seu curso de culinária já é suficiente! Além de saborosa, a lasanha é um prato que impressiona e é perfeito para ser cozinhado em ocasiões especiais, de almoços de família a um jantar romântico!

 

De onde vem a receita da lasanha?

lasanha da Itália A lasanha passou por muitas regiões e mudou muito até chegar aos nossos pratos como a conhecemos

Ao lado do risotto, da carbonara e das pizzas, a lasanha é um dos pratos mais típicos da cozinha italiana e será uma parada obrigatória em todos os cursos de gastronomia italiana. Mas quando é que surge este tipo particular de massa?

O primeiro vestígio de um antepassado da lasanha remonta à antiguidade, quando os gregos e romanos comiam “lagana”, finas fatias de massa cozidas em água fervente. Na época, isso se assemelhava mais a bolos ou a massa de pizza.

Foi muito mais tarde que a lasanha, como a conhecemos, apareceu na Itália. No século XIII, era preparada em pratos especiais e já era denominada “lasanha”. O termo grego “Lasagna” significava “tripé da cozinha”.

Para preparar este prato, os italianos usavam um recheio que escorregava entre cada fatia de lasanha. Ao alternar massa e recheio, os cozinheiros obtiveram o ancestral do prato como o conhecemos hoje.

Naquela época, o recheio era feito de carne de frango, ou outras carnes, como porco ou peixe. A carne era misturada com ovos batidos e salmoura de peixe. A mistura era logo cozinhada no forno, como se fosse uma torta.

Vestígios de lasanha também se encontram nos pratos de massa folhada da cozinha tradicional árabe, particularmente um prato em especial, chamado “lauzina”. Algumas pessoas acreditam que foi a combinação entre “lasanha” e “lausina” que deu origem ao nome “lasana”.

Pouco depois do século XIII, ainda na Idade Média, as “lasanas” eram separadas por camadas de queijo.

Em suma, é importante compreender que a receita da lasanha evoluiu consideravelmente desde a criação da própria massa até à forma como é cozinhada com outros ingredientes.

A receita contemporânea mais famosa é, sem dúvida, a de Bolonha. O molho bolonhesa, feito com tomates, queijo e carne picada, é o mais popular do mundo. Ele está listado nas embalagens de lasanha vendidas por fabricantes ao redor do mundo. Aprender a fazer uma boa bolonhesa deve ser uma das primeiras provas de fogo para aqueles matriculados em cursos de culinária online. Dominar essa técnica, vai introduzir no seu repertório um coringa clássico que pode ser usado tanto no dia a dia, quanto em ocasiões especiais.

 

A receita da lasanha à bolonhesa

prato de lasanha curso de cozinha No jantar do dia a dia ou em uma ocasião especial: não há como errar com uma boa lasanha à bolonhesa!

Algo que você aprenderá rápido no seu curso de gastronomia, é que para ter sucesso na execução de qualquer receita, você tem que prestar atenção no cozimento e na dosagem dos ingredientes. Com a lasanha, isso é fundamental! Aqui está como fazer esta deliciosa receita italiana facilmente!

Ingredientes para quatro pessoas:

  • Massa de lasanha,
  • 600g de molho bolonhesa,
  • 350g de carne picada,
  • Uma cebola,
  • 100g de queijo gruyère ralado

Ingredientes para molho bechamel:

  • 1/2 litro de leite,
  • 2 grande colheres de sopa de farinha de trigo,
  • 125g de manteiga

Primeiro corte a cebola em pedaços e escalde-a num pouco de azeite. Uma vez branqueada, junte toda a carne picada à sua frigideira.

Deixe cozinhar em fogo alto, tendo cuidado para não queimar as cebolas.

Adicione o molho Bolonhesa (preferivelmente feito em casa, mas você também pode comprar feito).

Agora é a hora de preparar o molho bechamel!

Para isso, derreta a manteiga em uma panela. Uma vez derretida, adicione duas colheres de sopa de farinha e misture com vontade com auxílio de um batedor. Tenha cuidado pois este passo é extremamente rápido. Portanto, o leite deve estar perto de você para que você possa incorporá-lo na mistura gradualmente.

Enquanto despeja o leite na panela, continue a mexer com a batedeira para evitar grumos. Continue mexendo até que o molho bechamel comece a engrossar.

Quando o seu molho bechamel estiver pronto, adicione toda a carne e o molho bolonhesa. É hora de combinar todos os ingredientes para fazer o prato de lasanha.

Escolha o prato para servir (a travessa para gratinar retangular é a mais adequada). Coloque uma camada de molho bechamel misturado com o molho bolonhesa e a carne no fundo. Cubra tudo com fatias de lasanha. Repita a operação até ficar sem molho.

Certifique-se que a última camada seja de molho e não de lasanha.

Termine a receita adicionando queijo gruyère ralado por cima. Agora você pode colocar o prato no forno para cozinhá-lo por cerca de 45 minutos a 180 graus.

Para saber se o seu prato está pronto, tente empurrar uma faca através das diferentes camadas da lasanha. Se você conseguir perfurar tudo com facilidade, sua lasanha está pronta!

Como fazer massa caseira?

receita massa caseira Domingo em casa? Por que não fazer massa caseira?

Fazer massa em casa parece difícil e muitos se matriculam em cursos de culinária para dominar essa arte. No entanto, a receita é bastante simples, embora demore um pouco e requeira uma ferramenta essencial: o laminador.

O laminador é uma ferramenta especial que permite aplanar suficientemente a massa de lasanha (ou qualquer tipo de massa).

Se você tiver o instrumento e estiver com tempo, mãos à obra!

Junte estes ingredientes:

  • 300 g de farinha,
  • 3 ovos,
  • Uma pitada de sal,
  • Uma colher de sopa de azeite

Em uma tigela grande, misture a farinha com os ovos e os azeite. Adicione o sal. Amassar até obter uma pasta homogênea que não deve ser grudenta. Se este for o caso, adicione um pouco de farinha à mistura.

Com esta massa, forme uma bola e deixe-a descansar durante meia hora.

Pegue a massa novamente e divida em pequenos pedaços. Passe cada peça pelo laminador várias vezes (esta é a parte que mais demora). Gradualmente, vá modulando o laminador até obter uma massa muito fina. Quando uma peça estiver acabada, deixe-a secar no cabo de uma colher de pau, por exemplo.

Quando todas as fatias estiverem prontas, basta seguir a receita de lasanha à bolonhesa, ou outras.

 

Aula de culinária: as variantes da lasanha italiana

lasanha de vegetais Lasanha sem massa? É possível! E delicioso!

Embora a lasanha à bolonhesa seja a mais conhecida de todas, existem inúmeras variantes deste prato, que combinam outros ingredientes e sabores. Uma das virtudes de fazer um curso de cozinha é desenvolver bases sólidas e aprender algumas receitas e técnicas que te dão a confiança para depois inovar. Agora que você já sabe cozinhar a receita de lasanha clássica, é o momento de ir além!

A própria massa de lasanha pode ser usada em diferentes receitas. O básico permanece igual, mas é possível adicionar alguns ingredientes novos, como espinafres. Você obterá a famosa lasanha verde!

Você também pode fazer um molho de cogumelos ou uma lasanha de legumes, perfeita para o verão!

De fato, trata-se de uma versão vegetariana da receita tradicional, em que legumes como o alho poró, tomate e a abobrinha substituem a carne. No entanto, quando combinados com o molho bechamel, os vegetais mantêm todo o seu sabor. Uma receita deliciosa para degustar mesmo que você não seja vegetariano.

Para além dessas sugestões, você pode improvisar e seguir a sua imaginação: com queijo de cabra, pesto, cogumelos e até chocolate!

 

Como aprender a fazer uma boa lasanha?

Para aprender a fazer lasanha caseira, você pode treinar sozinho em casa ou com o auxílio de um curso de gastronomia online. A receita da lasanha realmente não é complicada, mesmo se você decidir fazer a massa também. Tudo o que você tem que fazer é investir num laminador.

Mas se você quiser se beneficiar dos conselhos de um chef profissional, você pode escolher fazer um curso de culinária. Por exemplo, você pode escolher usar um tutor em cozinha italiana. Além de aprender a fazer lasanha, você também pode aprender a preparar pizzas e risottos.

A escolha de um curso de cozinha particular permite-lhe beneficiar dos conselhos personalizado de um chef. Além disso, você pode usar um professor que vá até a sua casa. Ele vai te ensinar receitas adaptadas às condições da sua cozinha.

Também é possível aprender a cozinhar em restaurantes! Alguns deles oferecem cursos de culinária em que ensinam suas receitas.

As opções são muitas, tudo o que resta fazer é começar! 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar