Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Se lançando no corte e costura das suas vestimentas

De Camila, publicado dia 29/03/2019 Blog > Artes e Lazer > Costura > Como costurar suas próprias roupas

Já faz muito tempo que a costura não é mais vista como obsoleta! Considerada como uma atividade que permite dar asas à criatividade, costurar também é uma excelente maneira de economizar dinheiro em tempos de crise.

Criar e produzir suas próprias roupas e acessórios é cada vez mais tendência no mundo da moda!

O “faça você mesmo” (DIY ou “Do it yourself”) também te atrai?

Você vive imaginando um vestido ou uma calça ideal que você gostaria de costurar, mas não sabe como nem por onde começar?

Então fique calmo, respire fundo e não desgrude os olhos desta matéria!

Seguindo as nossas dicas você irá libertar seu instinto de corte e costura para iniciantes e ficará super empolgado para começar desde já a fabricar o seu próprio guarda-roupa com peças originais que serão a sua cara!

Fazendo seu próprio vestido

Vestido de festa, vestido de verão, vestido trapézio, vestido vintage, vestido tubinho… Eles podem ser idealizados, costurados e concretizados com ou sem máquina de costura!

Apresentamos abaixo algumas dicas de como se lançar na costura do seu próprio vestido, principalmente se você já faz um curso de corte e costura online ou presencial.

Costurando um vestido passo a passo

Uma infinidade de tutoriais gratuitos, modelos e moldes de vestidos estão disponíveis online para aqueles que desejam costurar uma peça dessas por conta própria.

Ficou curioso e quer saber mais? Então aqui estão, resumidamente, os principais passos a seguir:

  1. Escolha o tecido;
  2. Lave-o;
  3. Escolha um molde;
  4. Tire as medidas;
  5. Corte com cuidado;
  6. Costure;
  7. o acabamento.

Como fazer um vestido simples?

Em apenas alguns passos – sem ter que fazer aulas de costura ou saber o que significa “overlock” – é possível fazer um vestido bonito e de fácil confecção (sem zíper ou botões!!!)

Corte e costura para iniciantes precisa de uma boa fita métrica! Uma fita métrica é material essencial na sua caixa de costura básica!

Como fazer uma túnica em menos de uma hora

Faça uma busca rápida na internet para encontrar um molde simples de túnica. Resumindo os procedimentos que você encontrará, basta cortar quatro pedaços iguais de tecido e costurar como explicado no desenho do molde, fazendo uma bainha no pescoço, nas mangas e na parte inferior.

Confeccionando um vestido com 4 retângulos

Baseando-se em modelos que você pode encontrar em sites como “A Modelista”, costurar um vestido com quatro retângulos é uma tarefa relativamente fácil, inclusive para que pratica corte e costura para iniciantes. Basta escolher um tecido de algodão, seguir o passo a passo simplérrimo do molde a partir de 4 retângulos e pronto! Se você quiser, pode ainda customizar seu modelito.

Faça você mesmo um vestido tomara que caia

Vamos confessar que o “faça você mesmo” do vestido tomara que caia é um dos mais fáceis que você vai encontrar nesta jornada de corte costura. Seguindo os passos básicos abaixo, pode ter certeza que você vai acertar em cheio!

  • Corte um grande retângulo de tecido de um metro por um metro;
  • Costure as duas partes laterais para formar um tubo;
  • Aplique um elástico resistente na borda de cima do vestido, assim como no centro, na altura da cintura;
  • Faça a bainha e qualquer outro tipo de acabamento necessário.

É possível costurar um vestido sem molde?

O molde pode acabar sendo uma pequena dor de cabeça para quem é iniciante em corte e costura e ainda não se sente confortável riscando e cortando os moldes no tecido. Isso sem falar que, muitas vezes, alguns marinheiros de primeira viagem acabam se confundindo na hora de juntar as partes. Para evitar maiores confusões, que tal partir de uma peça já pronta e transformá-la em algo totalmente diferente? O passo-a-passo abaixo mostra como costurar um vestido sem molde utilizando uma blusa que você já tenha no seu guarda-roupas.

  • Escolha uma blusa (de preferência, que te caia bem);
  • Escolha um tecido com o qual queira fazer seu vestido;
  • Tire suas medidas cuidadosamente (do seu próprio corpo, claro!);
  • Corte o tecido no comprimento desejado para o vestido, acrescentando 3 cm em cada borda do tecido (margem para costura);
  • Posicione a blusa escolhida sobre o tecido – o início das alças deve coincidir com o início do tecido – e desenhe o contorno da peça pronta sobre o tecido;
  • Registre as medidas da parte inferior do seu corpo (quadril) no tecido, logo após o fim da parte inferior da blusa;
  • Desenhe a parte inferior do vestido em um arco;
  • Corte o tecido seguindo as linhas riscadas;
  • Costure dando acabamento.

Basta utilizar uma peça já existente no seu guarda-roupas com base. Você sabia que é possível cortar e costurar um vestido sem precisar recorrer a moldes em papel?

Costure sua própria calça comprida

Confira algumas dicas e sugestões de como confeccionar o seu próprio par de calças compridas e se jogue nesta aventura!

Calças passo a passo

Mesmo se você é novo no mundo da costura, não entre em pânico: fazer suas próprias calças compridas pode ser bastante acessível e descomplicado.

Antes de começar, é melhor dar uma olhada em algumas etapas-chave que vão aparecer constantemente em seus projetos de corte e costura de calças, independente do modelo escolhido:

  1. Escolha o tecido da calça;
  2. Escolha um molde;
  3. Monte as pernas da calça;
  4. Costure o gancho da calça;
  5. o acabamento final.

Os diferentes tipos de calças

As calças de verão

No Brasil é praticamente verão o ano inteiro. Por isso, nada melhor do que ter uma calça fresquinha e confortável à sua espera no armário. Ou melhor, existe coisa melhor sim: poder fazer a sua calça preferida sempre que você quiser um modelito novo (ou que a antiga furar depois de tanto uso!). Modelos simples com elástico ou fita na cintura e pernas soltinhas podem ser facilmente encontrados em sites de corte e costura na internet. Basta fazer uma busca com palavras-chaves como “molde calças de verão” ou “faça você mesmo calça de verão corte e costura” que você encontrará várias opções.

As calças saruel

Agradável para vestir e elegante para o verão, as calças saruel podem ser usadas na praia ou à noite: cabe a você dar o toque final no seu look, de acordo com seu desejo. Seja com um tecido fininho, mais encorpado, liso ou estampado, esse modelo de calça é super versátil para quem gosta de conforto e estilo. O Pinterest está cheio de modelos que podem te dar ainda mais ideias na hora de criar o seu próprio modelito. Para quem já quer colocar a mão na massa de uma vez, sites como o “Corte e Costura: Dicas de Moda e Costura” disponibilizam online vários moldes de saruel, tanto feminino quanto masculino e infantil.

A cor e o tecido das suas calças dependem do seu projeto e da estação do ano! Nada melhor do que conseguir costurar você mesmo suas calças levinhas, fresquinhas e coloridas para o verão!

As calças pijama

Se você está pensando que calças pijama são só para dormir, então está muito enganado. Ainda mais agora que esse tipo de modelo anda super na moda. Para ficar em casa vestindo algo confortável ou sair para um passeio com estilo, costurar você mesmo uma calça estilo pijama é mais fácil do que se imagina. Até mesmos os iniciantes na arte de costurar podem se aventurar a dar alguns pontos e criar a sua própria versão do modelo.

Para se lançar neste projeto, basta escolher um tecido fino e sofisticado. Você pode tanto copiar o molde de uma calça que você já possua e goste muito ou seguir o desenho de uma modelagem encontrada na internet. A esta altura do campeonato você já deve ter percebido o quanto é fácil achar moldes online prontos a serem impressos! Após escolher o tecido, riscar o molde, cortar e costurar (à máquina ou à mão), sua mais nova calça estilo pijama está pronta para ser utilizada, seja para ir trabalhar ou sair a noite.

Você gosta muito desse modelo de calça, mas não quer sair sempre parecendo que está usando a mesma roupa? Então, basta alterar o tipo de tecido e as estampas para que as calças se adequem a qualquer temporada de eventos!

Como costurar um jeans?

Muitas pessoas que ainda estão dando os primeiros passos no mundo do corte e costura entram em pânico quando escutam a palavra “jeans”. Seja pela espessura do tecido ou pela aparente complexidade das peças confeccionadas com ele, a impressão que muitas pessoas têm é a de que costurar uma peça em jeans é uma tarefa para profissionais de alto nível que dominam aparatos top de linha.

A verdade é que esta é uma tarefa mais fácil do que parece e um iniciante que já domine algumas técnicas de costuras pode muito bem enfrentar esse desafio. Afinal de contas, a melhor maneira de aprender é colocando a mão na massa, não é mesmo?

A chave para o sucesso na hora de confeccionar uma peça em jeans é trabalhar passo a passo (de acordo com o modelo que você escolher, obviamente) e fazer as escolhas certas.

Ficou interessado? Então te damos algumas dicas de etapas básicas a seguir:

  1. Escolha o tipo de jeans;
  2. Organize seu kit de costura. Nele você precisará de:
    – Uma máquina de costura simples ou uma máquina de overlock. Se você tiver as duas, dê preferência para a overlock, pois ela é mais resistente e te permitirá costurar seu jeans (tecido realmente mais espesso que outros tecidos utilizados com mais frequência) sem aquecer o motor da sua máquina simples;
    Agulhas especiais para jeans. Elas podem ser de n ° 90 ou 100 e podem ser facilmente encontradas em qualquer loja de armarinhos;
    Linhas de costura sólidas (especifique ao vendedor da loja que você pretende utilizá-la para costurar jeans);
    Tesoura para tecido;
    – Um martelo para achatar as peças muito grossas e inserir rebites e botões (não se assuste se você ficar na dúvida de como fazer isso: vários tutoriais super didáticos podem ser encontrados no Youtube!);
    – Um pé de overlock especial, que tem uma ripa de metal que pode ser usada como guia (mais uma vez, facilmente encontrado em lojas de armarinhos).

Se você ficar na dúvida na hora de encontrar tais materiais, não pense duas vezes ao pedir conselhos e indicações ao vendedor da loja de armarinhos. Ele está lá para isso e, muito provavelmente, entende bem do assunto!

No entanto, a sua costura não é nenhum bicho de sete cabeças! Muitos iniciantes no mundo da costura morrem de medo de costurar tecidos jeans.

Como costurar uma bolsa

Nada melhor do que a bolsa certa que combine com aquela roupa especial. No entanto, elas podem acabar saindo caro, mesmo possuindo um modelo muito simples. Você já teve aquela sensação de olhar para uma peça que você amou e pensar: “eu poderia fazer isso e sairia bem mais barato“? A verdade é que diversos modelos de bolsas carteira, tira-colo, trespassadas ou totem são simplérrimas de serem executadas, mesmo se você for iniciante em corte e costura.

Esteja você começando a costurar ou já em um nível intermediário ou avançado de comando das agulhas, a melhor maneira de ter uma bolsa que seja a sua cara é colocando a mão na massa e fazendo-a sozinho… Mas como?

Costurar uma bolsa passo a passo

Fazer uma bolsa sozinho não é complicado, mesmo para um iniciante em costura. No entanto, é preciso compreender os principais passos a serem seguidos, assim como conhecer algumas dicas antes de começar. Ficou interessado e curioso para saber mais sobre esse “beabá” da bolsa DIY? Então confira abaixo as etapas básicas a seguir para qualquer que seja o modelo que você pretenda confeccionar:

  1. Escolha um tipo de bolsa que você deseja confeccionar / reproduzir;
  2. Obtenha os materiais necessários;
  3. Corte o tecido;
  4. Alfinete as partes do tecido a serem costuradas;
  5. Costure as partes indicadas;
  6.  o acabamento final.

Diferentes tipos de bolsas

Como costurar uma bolsa de praia

Todo mundo gosta de ir para a praia portanto uma bolsa simpática e, ao mesmo tempo, versátil, já que, muitas vezes, acabamos colocando nela muito mais do que precisamos! Isso sem contar que se ela combinar com o modelito praiano que você estiver vestindo, melhor ainda!

Seja colorida, de lona ou de palha, sua bolsa de praia te acompanha não só nos dias de mar e sol, mas também no dia a dia, indo com você a todos os lugares, desde o trabalho até a uma tarde de compras. Vários blogs na internet oferecem tutoriais de costura muito bons para criar uma grande e espaçosa bolsa de praia.

Agora que você já está craque em buscar moldes online, basta procurar por aqueles que sejam mais a sua cara. Outra opção é se inspirar de alguma bolsa que você já possua e reproduzi-la com um tecido, uma alça ou detalhes diferentes. Desta maneira você terá um acessório único, estiloso e feito ao seu gosto através das suas próprias mão!

Costurar sua própria bolsa te permite dar a ela a sua cara! Os materiais a serem utilizados na confecção da sua bolsa – seja ela de praia, trespassada ou a tira colo – vão depender do material escolhido.

Como fazer uma bolsa dupla face

O segredo para fazer uma bolsa dupla face é simples: proceda como se estivesse costurando uma bolsa clássica, mas, ao invés de costuras aparentes, faça costuras invisíveis! Parece complicado? Então que tal procurar por um tutorial que te mostre como fazer isso passo a passo?

Se você fizer uma busca na internet com as palavras chaves “costurar bolsa dupla face“, você encontrará já na primeira página excelentes tutoriais de costura tanto em vídeo (no Youtube, por exemplo), como ilustrados em blogs de corte e costura com várias fotos. Nada melhor do que seguir alguém fazendo um modelo desses para te orientar melhor na hora de cortar e costurar o modelo que você escolheu. Assim que a bolsa estiver pronta, você ainda pode personalizá-la com vários “apetrechos” diferentes, deixando-a com um estilo único que será a sua cara!

Como personalizar uma tote bag?

O que é uma tote bag?

Um tote bag é uma sacola retangular feita de tecido de algodão. Normalmente, o bom e velho americano cru é o eleito na hora da sua confecção. Se você frequenta aulas de corte e costura, então esse tipo de pano já se tornou um bom companheiro!

Originalmente, tote bag foi criada para ser utilizada como uma sacola de compras reaproveitável de tecido, geralmente oferecida por grandes marcas. Por sua simplicidade, preço super em conta e alta versatilidade para personalização de acordo com o propósito da sua criação, a tote bag se tornou uma ótima ferramenta de marketing e divulgação para várias empresas e eventos.

Há algum tempo, esse tipo de bolsa se tornou também uma companheira inseparável dentro do mundo da moda. Prática e acessível, ela pode ser transformada para combinar com todos os estilos. Não é a toa que ela está em toda parte: na praia, no escritório, na cidade, no supermercado, na balada, seja para carregar as suas compras ou seus objetos pessoais.

Como costurar uma tote bag?

Em linhas gerais, para alcançar o corpo da bolsa, você precisa cortar um pedaço de tecido retangular comprido, dobrá-lo ao meio e costurar três laterais para fechá-las. Depois é preciso cortar duas tiras retangulares mais finas para fazer as alças. O tamanho da sua tote bag fica a seu critério. Normalmente, elas possuem as dimensões para acomodar um caderno tamanho A4, mas nada te impede de confeccioná-la em uma versão maior ou menor.

Como personalizar uma tote bag?

Você pode, por exemplo, escrever sua frase favorita, imprimir a foto do seu bichinho de estimação ou decorá-la com desenhos a mão livre. Muitas pessoas costumam ainda costurar alguns “penduricalhos” estilosos no corpo ou na alça das bolsas, dando a elas um aspecto único e bem moderninho.

Nada melhor do que uma bolsa que seja fácil de costurar e personalizar! As tote bags são muito utilizadas por várias marcas exatamente pela facilidade em fabricá-las.

Costurando botões

Com ou sem uma máquina de costura, costurar um botão na sua roupa favorita é tarefa fácil, mesmo se ao invés de curso corte costura você fizer curso de croche (crochê para iniciantes)!

Costurar um botão: os principais passos

Uma pequena dica antes de começar pela primeira vez na costura de um botão: é aconselhável deixar um espaço entre o botão e o tecido para facilitar o fechamento da casa na hora em que sua peça estiver pronta. Nada mais frustrante do que fazer todo o trabalho direitinho e não conseguir terminar de passar o botão pela casa porque ele está muito grudado ao tecido…

Material necessário para costurar um botão

Os materiais necessários para se pregar um botão em qualquer roupa são bem básicos e podem ser encontrados em qualquer kit de corte e costura para iniciantes:

  • Botão (obviamente!);
  • Linha de costura da mesma cor que o botão (dê preferência a um fio de botão especial, mais forte que o fio comum);
  • Agulha de costura;
  • Tesourinha de costura.

Preparação

Depois de selecionar o botão e a linha, passe a linha pelo buraco da agulha. Deixe seu fio com um bom comprimento, pois você precisará dar várias voltas para garantir uma costura sólida.

Posicione o botão

Alinhe o botão aos outros já existentes na peça em que você deseja aplicá-lo. Verifique ainda se o seu diâmetro vai caber facilmente na casa que lhe é destinada.

Costura e reforço

Para um botão plano de dois orifícios, empurre a agulha através do primeiro furo e através do tecido. Puxe a linha inteira pelo furo. Segure o botão para que ele não saia do lugar. Repita o processo até que o botão esteja firmemente preso no lugar desejado.

Acabamento

No avesso da roupa, faça alguns pontos de um lado para o outro (para ter certeza que seu fio não se solte com o tempo).

Os diferentes tipos de botões de costura

  • Botões chatos com 2 ou 4 furos;
  • Botões sem furo;
  • Botões de pressão;
  • Botões imantados de rebite;
  • Botões de “Bradnemburgo”;
  • Botões extravagantes para personalização de roupas e acessórios.

Um botão pode ter várias funções, inclusive a de apenas decorar! Botões podem ser costurados em várias partes das roupas, seja para fechar uma blusa ou simplesmente como um enfeite.

Aprenda a costurar e / ou aplicar um botão de pressão

Botões de pressão para costurar

A parte masculina é costurada no topo da abertura e a parte feminina na parte de trás da peça. Os fixadores não danificam a peça e podem ser removidos facilmente.

Botões de pressão para aplicar

Os fixadores de pressão são muito práticos em projetos onde precisa-se costurar muitos encaixes. Eles já estão fixados em duas tiras de tecido, uma com as partes masculinas e a outra com as partes femininas.

Você só tem que costurar essas duas bandas na abertura da peça escolhida.

As pressões para rebitar

São muito fáceis de colocar, porque não demandam nenhuma costura! No entanto, é necessário ter um alicate ou uma matriz especial para fixá-los ao tecido.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de1,50 sob 5 de 2 votos)
Loading...
avatar