Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Dicas para confeccionar sua própria sacola

De Camila, publicado dia 24/08/2018 Blog > Artes e Lazer > Costura > Como costurar uma bolsa

“A moda é o que os estilistas oferecem quatro vezes por ano. Estilo é o que você escolhe ”
Lauren Hutton

Uma bolsa, normalmente, contém cerca de 25 itens, pesa entre 2 e 6 kilos e é, muitas vezes, mais do que apenas um acessório de moda.

Quanto mais ele puder exibir seu próprio estilo e quanto mais personalizado ele for, melhor!

Segundo o site Wikipedia, a bolsa a tira colo “deixou de ser apenas um artigo feito exclusivamente para carregar objetos, para as mulheres. A bolsa representa status, filosofia de vida através da moda, que deu às bolsas um glamour especial.

Já o site Toda Mulher diz que, “fiel detentora de segredos e intimidades, a bolsa reflete a personalidade de sua dona, desde o interior, com suas organizações peculiares, até seu exterior, que transmite um pouco daquilo que ela deseja aparentar.”

A melhor maneira para os amantes do mundo de corte e costura de possuir uma bolsa que seja a sua cara é colocando a mão na massa e fazendo-a sozinho… Mas como?

Se você fez – ou faz – um curso de corte e costura para iniciantes, um curso de corte e costura online ou se aprendeu várias técnicas costurando de maneira autodidata, então cole nesta matéria e confira os conselhos que apresentamos abaixo.

Uma bolsa pode ser simples e ainda ser carregada de estilo. Para alcançar esta proeza, muitas ideias, algumas dicas, um bom guia, sua dedicação e vontade de fazer bem feito são suficientes!

Aprenda também como montar um guarda-roupas costurado inteiramente por você!

Costurar uma bolsa passo a passo

Fazer uma bolsa sozinho não é complicado, mesmo para um iniciante em costura. No entanto, é preciso compreender os principais passos a serem seguidos, assim como conhecer algumas dicas antes de começar.

É preciso ficar atento para ter em mãos materiais de boa qualidade na hora de dar vida ao seu projeto, caso contrário, sua tão planejada e bem executada bolsa pode acabar rasgando ou furando mais rápido do que você deseja.

1. Escolha um tipo de bolsa

A primeira pergunta a ser feita antes de começar a costurar: que tipo de bolsa você quer? Grande, pequena, personalizada, prática, de ombro, transpassada, para festa, à tira colo, combinando com a sua roupa, elegante, de couro, de tecido, com muitas divisórias, maleável, rígida…?

Independente do que você quiser, o importante é que ao finalizar o seu projeto de corte e costura (ou projetos, caso você seja um amante de bolsas e sacolas e pretenda confeccionar várias para a sua coleção!), você terminará o dia com o mesmo sorriso de satisfação na cara: o de estar usando bolsa feita à mão, costurada por você e para você!

Nada melhor do que costurar uma bolsa cheia de estilo que tenha a cara da gente! Você já imaginou conseguir costurar você mesmo a bolsa dos seus sonhos?

Confira algumas dicas de como costurar o seu próprio vestido!

2. Obtenha os materiais necessários

Se você optar por recorrer a um molde já pronto, é muito importante ler com atenção às recomendações e instruções que o acompanham. Sem contar que uma visita à loja de armarinhos de sua preferência é primordial, pois é preciso ter certeza que você possui todos os equipamentos de costura e acessórios necessários para concretizar sua bolsa com sucesso.

Comece escolhendo um tecido para ser utilizado na parte externa que seja sólido e grosso. Para essa parte da bolsa, tecidos finos costumam não durar por muito tempo.

Confira abaixo uma breve lista com o material básico necessário para se costurar uma sacola:

  • Tecido;
  • Tesoura (de tecido e de papel);
  • Agulha (muito forte dependendo da espessura do tecido) ou máquina de costura / overlock;
  • Alfinetes;
  • Linhas de costura combinando com a cor do tecido escolhido;
  • Elementos decorativos para a personalização da sua bolsa (isso fica a seu critério, obviamente!);
  • Ferro de passar roupa.

3. Cortar o tecido

Antes de começar a cortar, confira as medições várias vezes para se certificar de que nenhum erro fora cometido e de que todas as medidas estão correspondentes com o planejado. Uma vez o tecido cortado errado e ficando menor que o tamanho original previsto, será difícil recuperar o atraso (isso se você não tiver que começar tudo novamente com um novo pedaço de pano…)

Se você estiver usando um molde, fixe-o ao tecido utilizando alfinetes para facilitar o corte e impedir que o desenho se desloque enquanto traçado e / ou cortado.

Não jogue as sobras em retalho fora, pois elas sempre são úteis para um remendo, customização ou até mesmo para um novo projeto do seu curso de corte costura para iniciantes!

As cores das linhas escolhidas podem interferir muito no estilo do resultado final do seu projeto de corte costura para iniciantes. Dê preferência para a utilização de linhas que combinem com o seu projeto de corte e costura!

Veja sugestões de como confeccionar o seu próprio par de calças!

4. Prenda os diferentes pedaços de tecido juntos

Antes de começar a costurar, é melhor fixar todas as peças de tecido com o auxílio de alfinetes. Eles devem ser colocados bem próximos à marcação da costura, para facilitar a montagem e garantir que cada peça esteja no lugar certo.

Costuras temporárias são fáceis de desfazer mais tarde. O mesmo não acontece com costuras permanentes… Sendo assim, para garantir a precisão da finalização da costura, você pode ainda alinhavar as peças à mão ou à máquina.

5. Faça as costuras

Se você gosta de trabalhar com uma máquina de costura, então pode utilizá-la para fazer a maioria das costuras de sua bolsa. No entanto, é preciso ter em mente que algumas costuras precisam ser feitas à mão.

Por fim, adicione alguns elementos de sua escolha, tais como:

  • bolso com zíper;
  • alças,
  • botões;
  • fivelas, etc.

Diferentes tipos de bolsas

Bolsa de praia, pochete, mala de viagem, bolsa de ginástica, bolsa dupla face, bolsa dobrável, sacola de compras, tote bag, bolsa carteira, bolsa de crochê, bolsa de tricô, bolsa bordada… Os formatos e estilos são inúmeros! Faça sua escolha!

E você, qual o seu modelo de bolsa preferido? Existem bolsas de todas as cores, de todos os modelos e para todos os gostos!

Costure uma bolsa de praia

Todos os acessórios do verão vão caber na sua bolsa de praia: protetor solar, óculos de sol, maiô, canga, livros…

Quer seja colorido, de lona ou de palha, ela irá com você a todos os lugares. Vários blogs na internet oferecem tutoriais de costura muito bons para criar uma grande e espaçosa bolsa de praia. Você é livre para escolher os moldes de acordo com seus desejos.

Ficou curioso? Então dê um Google em palavras chaves como “molde costura bolsa praia” e se delicie com o monte de tutoriais e opções de moldes que vão aparecer na sua tela!

Isso sem falar nos vários vídeos publicados por costureiros de mão cheia que te permitem acompanhar todo o processo de criação, desenho do molde, corte, montagem e costura como se você estivesse em uma aula! A você de decidir qual modelo te agrada mais e qual costureiro dialoga melhor com a sua maneira de costurar.

Você também pode personalizar uma cesta de vime adicionando um belo pedaço de tecido – estampado ou não – em seu interior. Por que não encarar mais esse projeto?

Costure uma bolsa dupla face

Uma das melhores etapas de desenvolver um projeto de corte e costura como este é o fato de se deixar levar pela enorme quantidade de tipos de tecido disponível no mercado: tecido estampado, tecido brilhante, macio, áspero, bordado, com apliques… Isso sem falar que tais elementos podem ser explorados de maneira bem criativa ao se confeccionar uma bolsa dupla face.

O segredo para se fazer uma bolsa dupla face é simple: proceda como se estivesse costurando uma bolsa clássica, mas, ao invés de costuras aparentes, faça costuras invisíveis!

Se você fizer uma busca na internet com as palavras chaves “costurar bolsa dupla face“, você encontrará já na primeira página excelentes tutoriais de costura, tanto forma de vídeos no Youtube, como ilustrados em blogs de corte e costura com várias fotos. Eles explicam passo a passo como costurar bolsas dupla face bem simples e estilosas!

Como personalizar uma tote bag?

Para cada ocasião e cada estilo, uma bolsa ou sacola diferente!

Como bom aprendiz de costureiro que você é, nada melhor do que desfilar por aí com uma criação própria! E nada melhor para começar do que deixar a sua criatividade fluir em cima de uma tote bag.

Uma tote bag é útil em vários tipos de atividades, sem contar que é muito fácil de ser feita! Você pode carregar o que você bem entender na sua tote bag!

Fique por dentro de como costurar um botão na sua roupa favorita!

O que é um tote bag?

Um tote bag é uma sacola retangular feita de tecido de algodão, geralmente americano cru. Originalmente, essa “bolsa de pano” era era utilizada como sacola de compras reaproveitável de tecido, geralmente oferecida por grandes marcas.

Mas há algum tempo, a bolsa se tornou uma companheira da moda. Prática e acessível, ela combina com todos os estilos e está em toda parte: na praia, no escritório ou na cidade para fazer compras.

Você pode criar uma seguindo apenas algumas etapas bem simples. Você pode, ainda, começar a partir de uma sacola branca simples e personalizá-la com tinta de tecido, linha e agulha e / ou lantejoulas e miçangas.

Como costurar uma tote bag?

Vários sites de costura explicam como fazer uma sacola em menos de uma hora, mesmo quando se é um praticante de corte e costura iniciante.

Em linhas gerais, para alcançar o corpo da bolsa, você precisa cortar um pedaço de tecido retangular comprido, dobrá-lo ao meio e costurar as laterais para fechá-las. Depois é preciso cortar duas tiras retangulares mais finas para fazer as alças.

Como personalizar um tote bag?

Se você ainda não estiver pronto para começar a criar uma sacola do zero, então pode começar personalizando uma.

Você pode, por exemplo, escrever sua frase favorita, imprimir a foto do seu bichinho de estimação ou decorá-la com seus desenhos favoritos.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar