Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Costurando sua própria calça comprida

De Camila, publicado dia 25/08/2018 Blog > Artes e Lazer > Costura > Como costurar calças você mesmo

“Eu gosto de ser mulher, mesmo em um mundo de homens. Afinal, os homens não podem usar vestidos, mas nós podemos usar calças. ”
Whitney Houston

Só no início do século 20 que o uso de calças femininas começou a se tornar mais popular. Mesmo assim, no começo dessa nova moda, elas eram utilizadas pelas mulheres apenas para andar de bicicleta e a cavalo!

Na década de 1930, atrizes como Marlene Dietrich posaram vestindo calças para ensaios de moda. No entanto, foi preciso esperar até o final da década de 1960 para que as calças femininas fossem autorizadas e aceitas em escolas. Foi apenas no início dos anos 1970 que tal vestimenta foi incorporada nos hábitos quotidianos das mulheres.

Hoje não precisamos mais nos deparar com este tipo de obstáculo: tanto mulheres quanto homens têm a liberdade de usar calças como acharem melhor.

Para amantes da arte de corte e costura, nada melhor do que poder vestir uma calça idealizada e costurada por si mesmo!

Você frequenta um curso corte e costura para iniciantes e pretende se lançar em um projeto desses? Você viu um curso de corte e costura online que ensina a fazer a calça dos seus sonhos, mas ainda não se sente confiante em segui-lo?

Não se preocupe, pois Superprof está aqui para te dar aquela mão amiga! Confira algumas dicas e sugestões de como confeccionar o seu próprio par de calças compridas e se jogue nesta aventura!

Aprenda também como montar um guarda-roupas costurado inteiramente por você!

Como costurar calças passo a passo

Encontrar a calça perfeita, que te caia como uma luva, pode ser uma verdadeira dor de cabeça: muito longa, muito apertada, mal cortada, gavião fora do lugar…

Para quem sabe costurar, confeccionar a sua própria peça pode acabar sendo muito mais fácil.

E mesmo se você é novo para costura, não entre em pânico: fazer suas próprias calças é bastante acessível. Antes de começar, é melhor dar uma olhada em etapas-chave.

Escolha o tecido das calças

Para facilitar o movimento, calças de pano devem ser confeccionadas com um tecido flexível, confortável e resistente. Para dar início ao seu projeto é preciso escolher um tecido de algodão ou viscose, pois eles são fáceis de costurar e manusear, sem falar que são agradáveis ao toque.

Evite os tecidos mais difíceis de trabalhar como jersey – que é elástico – ou a seda – que desliza muito. É importante ainda adaptar a escolha de tecido de acordo com o tipo de calça que você deseja costurar (para qual ocasião?): cetim, tafetá ou  veludo são calças mais formais e jeans, linho ou brim são mais casuais.

As calças precisam ser, antes de mais nada, confortáveis! Calças casuais podem ser confortáveis, vestir bem e ainda serem bonitas!

Escolha um molde

É altamente recomendada a utilização de um molde na hora de costurar suas calças. A melhor opção é escolher por um que já tenha sido testado. Se este não for o caso, você pode ainda fazer uma primeira calça de teste com um tecido barato.

Para quem está começando, as calças mais fáceis de se confeccionar são as com cintura elástica.

Para outros tipos de cintura, o molde terá que ser muito preciso e específico. O mesmo vale para o “gancho” (a costura em forma de U que liga as duas pernas): as medidas do molde que você escolher deve ser extremamente precisas ou você corre o risco de obter um resultado decepcionante.

Montando as pernas das calças

Dependendo do seu molde é preciso juntar as diferentes partes das pernas da calça. Comece juntado cada parte da frente com a parte de trás correspondente.

É preciso alfinetar as peças cortadas de tecido que compõem uma perna, levando em consideração as partes da frente e de trás de cada perna.

Se sua calça possui bolsos, lembre-se de costurá-los antes de montar as pernas.

Assim que as peças das pernas estiverem posicionadas em seus devidos lugares, coloque os tecidos da parte dianteira contra os da parte traseira da perna com os lados direitos um sobre o outro, deixando os lados avessos do tecido à mostra.

Comece a costurar a parte exterior das pernas e depois passe para a parte interior, sempre deixando 1 cm de borda como margem de segurança. Utilize o ponto reto para fazer as costuras.

As calças exigem costura com ponto reto. O ponto reto é o ideal a ser utilizado para se costurar calças.

Confira algumas dicas de como costurar o seu próprio vestido!

Costure o gancho das calças

O gancho das calças (também conhecido por alguns como “gavião)” é uma parte um pouco delicada de se trabalhar. No entanto, se você tiver um bom molde de costura e um pouco de paciência, a tarefa será mais fácil do que o esperado e você não deverá encontrar nenhum problema com isso.

Coloque as duas pernas lado a lado, o gancho de uma perna lado ao gancho da outra e a cintura de cada perna uma ao lado da outra.

Alfinete os ganchos juntos. Comece a costurar deixando 1 cm entre a borda do tecido e o ponto (margem de segurança). Utilize o ponto reto.

Realize os acabamentos

Passada essas duas primeiras etapas, agora só falta fazer os acabamentos: bainha, botões, cinto, zíper, etc.

O toque final e a personalização da sua calça fica inteiramente por sua conta!

Os diferentes tipos de calças

As calças de verão

No Brasil é praticamente verão o ano inteiro e por isso, nada melhor do que ter uma calça fresquinha e confortável à sua espera no armário. Ou melhor, existe coisa melhor sim: poder fazer a sua calça preferida sempre que você quiser um modelito novo (ou que a antiga furar depois de tanto uso!).

Muitos sites e blogs de costura dão dicas sobre como fazer uma calça assim em um piscar de olhos! Como aconselhamos acima em outros tópicos, nada melhor do que fazer uma busca com palavras chaves como “calça verão costura fácil” e se jogar nas opções de passo a passo e tutoriais que aparecerão.

Quer um exemplo? O canal da Diana Camurça no Youtube mostra detalhadamente como fazer uma calça nesse estilo, que ela chama de “calça soltinha“. A costureira utiliza apenas 1 metro de tecido, tesoura, agulha e linha! Mais fácil impossível!

O ferro de passar é um grande companheiro de todo praticante de corte e costura para iniciantes. O ferro de passar é uma ferramenta indispensável para todo e qualquer tipo de projeto de costura!

Você sabia que costurar uma bolsa sozinho não é complicado?

As calças saruel

Agradável para vestir e elegante para o verão, as calças saruel podem ser usadas na praia ou à noite: cabe a você dar o toque final no seu look, de acordo com seu desejo.

Vários sites e blogs que ensinam o passo a passo de como fazer sua própria calça saruel de A a Z estão disponíveis na internet. Basta fazer uma busca com palavras chave como “calça saruel passo a passo“.

O site Molde Dicas Moda, além de detalhar todas as etapas de confecção do modelo, ainda fornece o molde para download

O passo mais importante, como na maioria das outras peças que você vai costurar, é tirar as medidas. Para desenhar um modelo do tamanho certo, é necessário medir bem o círculo da bacia – e não a cintura -, pois nenhuma abertura no cós é prevista e um elástico deve ser aplicado.

As calças pijama

Saber fazer calças pijama pode ser muito útil, tanto para você mesmo quanto para presentear amigos próximos e membros da família.

Existem tantos modelos tão bonitos que temos certeza que assim que você começar a fazer uma pesquisa na internet, vai querer logo pegar linha e agulha para começar a confeccioná-las!

Se você está pensando que calças pijama são só para dormir, então está muito enganado: basta escolher um tecido fino e sofisticado e a calça está pronta para ser utilizada para trabalhar ou sair. Sendo assim, basta alterar o tecido e as estampas para que estas calças se adequem a qualquer temporada de eventos!

Dê preferência para a utilização de viscose, pois o caimento deste tecido neste tipo de modelagem é melhor e mais confortável.

Moldes de costura gratuitos podem ser facilmente encontrados na internet para download; basta fazer uma busca.

Como costurar um jeans?

Nós já lhe demos, em matérias passadas, dicas para consertar jeans. Mas e se agora você for mais longe criando seu próprio jeans?

Não se assuste, pois esta é uma tarefa mais fácil do que parece. Basta trabalhar passo a passo e fazer as escolhas certas.

O estudo personalizado ao seu jeans pode ser dado durante a costura ou após a peça pronta. Se você fizer as pernas do seu jeans compridas demais e não quiser fazer bainha, basta dobrá-las com estilo!

Fique por dentro de como costurar um botão na sua roupa favorita!

Escolha o tipo de jeans de costura

Calça jeans fina ou grossa? Se você é novato no mundo da costura e não tem uma máquina de coser muito robusta, evite escolher um jeans muito grosso, pois ele será difícil de costurar.

Escolha também a elasticidade do jeans: jeans simples, de algodão, é muito resistente. Já o jeans stretch – que contém elastano – é muito confortável e acompanha os movimentos do corpo.

Escolhido entre simples ou stretch, é chegada a hora de escolher a cor – denim ou colorido – e se ele terá estampa ou não. Além disso ainda existem as opções de um tecido desbotado, stonewashed, sarja, etc.

Como deu para perceber, as opções são muitas

Kit de costura para fazer uma calça jeans

  • Uma máquina de costura simples ou uma máquina de overlock. Se você tiver as duas, dê preferência para a overlock, pois ela é mais resistente e te permitirá costurar seu jeans sem aquecer o motor de sua máquina simples;
  • Agulhas especiais jeans, n ° 90 ou 100, que você vai encontrar em armarinhos;
  • Linhas de costura sólidas;
  • Tesoura para tecido;
  • Um martelo para achatar as peças muito grossas e inserir rebites e botões;
  • Um pé de overlock especial, que tem uma ripa de metal que pode ser usada como guia.
Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar