Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Costurando botões

De Camila, publicado dia 27/08/2018 Blog > Artes e Lazer > Costura > Como costurar um botão

“A coisa mais séria sobre o corpo humano são as abotoaduras.”
Jules Renard, Jornal 1897-1910

Você sabia que colecionadores de botões são chamados de “fibulanomistas“?

Mas por que colecionar botões?

A resposta é simples: porque existe uma grande variedade de cores, formas, tamanhos e materiais destas peças disponíveis!

No início da história humana, os botões eram usados principalmente para fins estéticos.

A presença de botões já foi confirmada há cerca de 3000 a.C. na Civilização do Vale do Indo, presentes também na Grécia e Roma antigas. Na Idade Média alguns países europeus limitavam a quantidade de botões por considerar ostentação excessiva.“, explica o site Wikipedia.

O seu curso de corte e costura online também te ensina a costurar botões! Botões podem ser funcionais ou meramente decorativos.

Somente em meados do Século XIII que o botão começou a ser usado para fechar roupas, especialmente mangas de camisa.

Hoje, seja simplesmente para fechar o casaco, o jeans, ou para a personalização de uma peça de roupa, as opções de botões são infinitas! Aplicar um botão em uma roupa é, na maioria das vezes, uma habilidade de fácil execução, mesmo estando em um curso de corte e costura para iniciantes.

Com ou sem uma máquina de costura, se você seguir o guia que o Superprof preparou para você, costurar um botão na sua roupa favorita será tarefa fácil, mesmo se ao invés de curso corte costura você fizer curso de croche (crochê para iniciantes)!

Aprenda também como montar um guarda-roupas costurado inteiramente por você!

Costurar um botão: os principais passos

Uma pequena dica antes de começar pela primeira vez na costura de um botão: é aconselhável deixar um espaço entre o botão e o tecido para facilitar o fechamento da casa na hora em que sua peça estiver pronta.

Isso porque, quando fechamos algo com botões, introduzimos a peça dentro da casa, levando uma camada a mais de tecido a ser alojada atrás do botão. Se ele possuir uma costura muito apertada junto ao tecido ao qual está costurada, você – ou o dono da roupa em questão – corre um sério risco de ter dificuldades para fechá-lo.

Para facilitar o seu trabalho e fazer com que você não deixe o botão nem muito apertado e nem muito frouxo, coloque um cartão (ou um papel de cartolina grosso) sob o botão antes de começar a costurar. Ao terminar a costura da peça, retire o papel e verifique como seu botão possui um espaço maior entre ele e o tecido após a utilização dessa astúcia!

Material necessário para costurar um botão:

  • Botão (obviamente!);
  • Linha de costura da mesma cor que o botão (há um fio de botão especial, mais forte que o fio comum);
  • Agulha de costura;
  • Tesourinha de costura.

Qualquer aluno de corte e costura para iniciantes aprende a pregar um botão. Linha, agulha – e um botão! – é tudo o que você precisa para pregar… um botão!

Confira algumas dicas de como costurar o seu próprio vestido!

Preparação

Depois de selecionar o botão e a linha, passe a linha pelo buraco da agulha. Planeje um bom comprimento de fio. Você pode ainda utilizar um fio duplo para economizar tempo e ter o botão firmemente costurado. Dê um nó no final do fio para que ele não saia da costura quando você puxar a linha.

Posicione o botão

Na peça, alinhe o botão com os outros e verifique se ele vai caber facilmente na casa de botão. Comece no interior do tecido, enfiando a agulha do avesso ao lado direito do tecido. Passe-o através de um dos furos no botão e puxe a linha.

Costura e reforço

Para um botão plano de dois orifícios, passe a agulha pelo segundo orifício e costure o tecido. Enquanto puxa a linha até o fim, segure o botão para que ele não se mova. Repita este gesto várias vezes passando pelo primeiro buraco, depois pelo segundo, até que o botão se mantenha bem firme no local desejado.

Acabamento

No avesso da roupa, faça alguns pontos de um lado para o outro (para ter certeza que seu fio não se solte com o tempo). Em seguida dê um nó para fixar o ponto e finalizar o processo. Corte o fio em excesso.

Costurar um botão de 4 furos

Se você estiver costurando um botão de 4 furos, você pode passá-lo de um buraco para outro em um padrão diagonal ou paralelo. Se for um botão que você esteja reaplicando (que se soltou da roupa, por exemplo), veja qual padrão de gesto de costura foi utilizado para os outros botões. Isso garantirá uma uniformidade no visual da sua roupa reparada.

Costurar um botão utilizando máquina

É possível costurar um botão à máquina – normal ou de overlock – que tenham uma sapata especial para tal. Por isso, é muito importante marcar a localização do botão e verificar, antes de iniciar o processo, que a agulha se encaixa corretamente no primeiro orifício do botão.

Os diferentes tipos de botões de costura

Clássicos ou modernos, os botões oferecem uma grande variedade de cores, materiais e formas. Embora o plástico seja o material mais comum, existem botões em madrepérola, madeira, metal, coco e até mesmo strass e couro.

Para cada projeto de corte costura para iniciantes, um tipo de botão ideal poderá ser encontrado. Existem diferentes tipos de botões para todos os gostos!

Veja sugestões de como confeccionar o seu próprio par de calças!

Botões chatos com dois ou quatro furos

Estes são os botões mais comuns, usados ​​para fechar um casaco, uma camisa, uma jaqueta, etc. Fácil de costurar, ele existe em todas as cores, formas e estampas.

Botões sem furo

Muitas vezes usado para fechar um casaco ou calças, os botões sem furo podem parecer mais difíceis de costurar do que botões chatos. Tal impressão se deve ao fato deles serem mais pesados ​​e se moverem mais.

No entanto, o princípio para se costurá-los permanece o mesmo: passe a agulha pelo tecido começando pelo avesso e, em seguida, passe-a pelo anel que se encontra na parte de trás do botão. Faça tal manipulação com cuidado, certificando-se de manter o botão bem próximo do tecido.

Tal botão não precisa de espaçamento entre ele e a costura, já que o anel que se encontra na sua parte traseira garante o espaço para o bom acomodamento do tecido extra na hora do abotoamento.

Botões de pressão

Inventado em 1885 em Grenoble (França), o botão de pressão é composto por duas partes metálicas, uma das quais é engatada na outra através de… pressão!

Ele pode ser costurado ou rebitado na peça, através do auxílio de uma máquina especial ou de um alicate também desenvolvido para tal processo.

Botões imantados de rebite

Estes botões também são inseridos através de pressão e precisam ser aplicados utilizando uma máquina especial (também chamada de “matriz“) para este tipo de peças (para não correr o risco de danificar o botão).

Estes são aqueles botões que ficam escondidos e são, normalmente, utilizados em bolsas e carteiras. Eles se fecham magneticamente, já que, como o próprio nome diz, são imantados (possuem ímãs nas duas partes da peça).

A página do “Ateliê Rê Heitor” no Youtube possui um vídeo com um tutorial super simples e claro sobre como aplicar este tipo de botão.

Botões “Brandemburgo”

Pouco conhecidos no Brasil, botão Brandenburg é assim chamado como referência à cidade alemã de mesmo nome.

Tal tipo de fecho é mais conhecido em países de clima mais frio que o nosso, já que são muito utilizado para fechar casacos pesados de inverno.

Ele é dividido em duas partes: um laço que se liga ao botão do lado oposto.

Botões de Brandemburgo podem parecer difíceis de se costurar, mas não são. Quem viaja muito para terras frias já deve ter visto casacos com botões de Brandemburgo.

Você sabia que costurar uma bolsa sozinho não é complicado?

Botões extravagantes para personalizar suas roupas

O botão é usado para fechar, mas também para decorar e dar um estilo especial e único às suas roupas e acessórios criados em tecido!

Mais e mais lojas de armarinhos oferecem botões originais de todas as cores, formas, materiais e tamanhos.

Tais peças da costura básica te permitem customizar um jeans velho, uma jaqueta e até uma bolsa na qual o zíper esteja quebrado e você queira mudar a sua “cara”.

Dentro de uma enorme variedade de modelos, é possível encontrar botões em forma de estrela, coração, abelha, folhas, caveira, etc, etc, etc.

Aprenda a costurar e / ou aplicar um botão de pressão

Existem dois tipos de encaixe: costura e rebitagem. Lembre-se que você não precisa ser um costureiro profissional para conseguir costurar um botão em um piscar de olhos!

Botões de pressão para costurar

Os botões de pressão aplicáveis em costura são fáceis e rápidas de se pregar.

Eles são compostos de uma parte “masculina” e uma parte “feminina” que devem ser posicionadas face a face uma com a outra para um fechamento eficaz e durável.

A parte masculina é costurada no topo da abertura e a parte feminina na parte de trás da peça. Os fixadores não danificam a peça e podem ser removidos facilmente.

Botões de pressão para aplicar

Os fixadores de pressão são muito práticos em projetos onde precisa-se costurar muitos encaixes. Eles já estão fixados em duas tiras de tecido, uma com as partes masculinas e a outra com as partes femininas.

Você só tem que costurar essas duas bandas na abertura da peça escolhida.

Para isso:

  • Prenda a faixa que tem as partes masculinas na parte superior da abertura da peça, de cabeça para baixo, alinhando a borda da faixa à borda da abertura e a parte superior da faixa à parte superior da peça onde se encontra a abertura;
  • Costure a faixa à mão ou à máquina, com um ponto reto, começando e terminando cada costura com um nó;
  • Prenda a faixa que tem as partes femininas na parte inferior da peça, no local da abertura, alinhando a borda e a parte superior da faixa à borda e ao topo da abertura. Costure como no passo anterior.

As pressões para rebitar

Também chamadas de botões de pressão sem costura, essas peças são muito fáceis de colocar, porque não requerem nenhuma costura! No entanto, é necessário ter um alicate ou uma matriz especial para esta função.

É preciso ter muita atenção na hora da sua aplicação, pois uma vez o tecido perfurado, não se pode voltar atrás.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar