Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Corte e costura para fazer um vestidinho

De Camila, publicado dia 24/08/2018 Blog > Artes e Lazer > Costura > Como costurar um vestido

“O vestido deve seguir as formas da mulher e não o contrário”
Hubert de Givenchy

Como esquecer o lindo vestido preto que Audrey Hepburn usou em seu papel como Holly Golightly em “Bonequinha de Luxo” (Breakfast at Tiffany’s)? Tal clássico da indumentária da mulher moderna foi assinado por nada mais, nada menos que Givenchy, o “monstro sagrado” da alta costura que, infelizmente, já passou desta para melhor…

Seja em um filme clássico, em uma revista ou apenas em um evento especial, alguns modelos de vestidos permanecem gravados em nossa memória. Vários deles também compõem nosso imaginário, mas, infelizmente, muitas vezes são impossíveis de serem encontrados nas lojas.

Nada melhor do que usar um vestido que você mesmo fez! Que tal fazer um vestidinho básico você mesmo?

A boa notícia é que qualquer um pode se lançar na aventura de confeccionar seus próprios vestidos, pois não há necessidade de ser um excelente costureiro para garantir o sucesso nessa empreitada.

Vestido de festa, vestido de verão, vestido trapézio, vestido vintage, vestido tubinho… Eles podem ser idealizados, costurados e concretizados com ou sem máquina de costura!

Apresentamos abaixo algumas dicas de como se lançar nesta jornada, principalmente se você já faz um curso de corte e costura online ou presencial.

Com a sua força de vontade, esforço, dedicação e habilidade manual, sua criatividade não terá limites!

Aprenda também como montar um guarda-roupas costurado inteiramente por você!

Costurar um vestido passo a passo

E se você colocasse à prova seus conhecimentos adquiridos durante o curso corte e costura para iniciantes ou o curso de croche?

Em outras palavras, e se você tirasse o seu kit de costura da gaveta e começasse a colocar a mão na massa para valer?

Como desbravador do mundo de corte e costura para iniciantes, começar a fazer um vestido pode parecer complexo, mas ao quebrar as primeiras barreiras dos diferentes estágios, tudo fica mais claro.

Uma infinidade de tutoriais gratuitos, modelos e moldes de vestidos estão disponíveis online para aqueles que desejam costurar uma peça dessas por conta própria.

Você também pode encontrar alguns deles em livros de costura, facilmente encontrados em lojas especializadas e em grandes livrarias.

Ficou curioso e quer saber mais? Então aqui estão, resumidamente, os principais passos a seguir:

Escolha o tecido e lave-o

Para o seu primeiro vestido, escolha um tecido de fibra natural, como um tecido de algodão ou uma mistura de algodão, pois eles são mais fáceis de se trabalhar.

Pegue um tecido grosso o suficiente para não ter que se preocupar em criar um forro.

Normalmente, são necessários de dois a três metros de tecido, dependendo do tamanho e do estilo do vestido (vestido longo, vestido curto, vestido com mangas ou tomara que caia).

Em seguida, lave o tecido – pois ele pode encolher levemente – e passe-o a ferro.

Escolha um molde

Trabalhar seguindo um molde de um determinado modelo de vestido pode ser muito útil quando se está começando, já que ele fornece as medidas e formas específicas para se criar as diferentes partes da peça.

Quando você vestir o vestido que você fizer, você não vai querer se esconder, mas sim contar para todo mundo que foi você quem o costurou! Que se esconder que nada: com seu novo vestido costurado por você mesmo, você vai querer mostrar a cara para todo mundo e gritar que foi você que o fez!

Veja ainda sugestões de como confeccionar o seu próprio par de calças!

Tire as medidas

Compre uma fita métrica (você pode encontrá-la em qualquer loja de armarinhos) e reserve um tempo para tirar as suas medidas (ou de quem quer que seja que irá utilizar o vestido) antes de começar a cortar o tecido.

Se possível, peça a alguém para ajudá-lo a chegar o mais próximo possível do seu tamanho real (ou da pessoa para a quem o vestido em questão se destina)!

Corte com cuidado

Posicione o molde sobre o tecido, alfinete-o para prendê-lo (se necessário) e siga as linhas desenhadas para cortar as diferentes partes da peça a ser produzida.

Se o seu vestido tiver mangas, elas precisarão ser cortadas a partir de pedaços de tecido separados da peça principal.

Sempre deixe um centímetro extra de tecido nas bordas (margem de costura).

Costure

Como sempre em todos os projetos de corte e costura para iniciantes, não se apresse para terminar o quanto antes. Você entenderá rapidamente que é melhor trabalhar os pontos e costurar no seu próprio ritmo ao invés de precisar desmanchá-los e refazê-los.

Atenção especial e muita concentração na hora de executar  decote e a bainha.

Acabamento

Depois do seu vestido costurado, é chegada a hora de decidir se o zíper será adicionado à lateral da peça ou nas costas. cabe a você escolher qual a melhor posição do ítem para que a roupa seja aberta e fechada com facilidade.

Customizações da peça são, naturalmente, bem vindas. Você pode adicionar rendas, babados, miçangas, apliques, etc.

Como fazer um vestido simples?

Não há necessidade de estipular um objetivo muito complicado para começar. Em apenas alguns passos – sem ter que fazer aulas de costura ou saber o que significa “overlock” – é possível fazer um vestido bonito e de fácil confecção. Com linha e agulha em mãos, basta seguir as dicas de costureiros e especialistas que já passaram por isso!

Faça uma túnica em menos de uma hora

Sim, criar um vestido em menos de uma hora – e, além disso, com estilo – é totalmente possível! A blogueira Bel mostra todos os passos em seu blog “DIY Tutorial“. Além do passo a passo, ela ainda mostra a modelagem (super fácil) da peça!

Bel passa as medidas para a confecção da túnica em 3 tamanhos: P, M e G.

Para resumir, basta cortar quatro pedaços iguais de tecido e costurar como explicado, fazendo uma bainha no pescoço, nas mangas e parte inferior. O blog ainda direciona o visitante a um outro tutorial para ensinar como fazer um cinto que cai muito bem com a túnica.

Segundo a Bel, “você só vai precisar de um tecido “molinho” e que seja adequado para fazer vestidos. Pode ser um crepe, viscose, algodão, seda,… aí você decide.

A mesma modelagem pode ser usada para fazer uma blusa, é só diminuir o comprimento! Me fala se não é facílimo?!

Alunos de curso de croche ou corte e costura para iniciantes podem facilmente confeccionar uma túnica ou um vestido tubinho. Vários vestidos de corte reto podem ser facilmente confeccionados.

Você sabia que costurar uma bolsa sozinho não é complicado?

Faça um vestido com 4 retângulos

Um pouco sobre o mesmo princípio, muitos blogs de moda explicam como é possível criar um vestido com apenas quatro pedaços de tecido cortados em forma de retângulo. E tudo isso, para a alegria dos aprendizes de costureiro de plantão, de maneira muito simples e rápida!

Baseando-se em modelos disponíveis no site “A Modelista”, é possível escolher um tecido de algodão, seguir o passo a passo do molde simplérrimo a partir de 4 retângulos e, se você quiser, ainda customizar seu modelito.

Na matéria super bem ilustrada, você verá o depoimento d’A Modelista dizendo: “Fiz o meu vestido dum algodão com estampa africana, também conhecido como CAPULANA.” Vale a pena conferir as imagens da matéria sobre o vestido reto.

Faça um vestido tomara que caia

O vestido sem alças – mais conhecido como “tomara que caia” –  é um modelo ideal para quem está dando os primeiros pontos no mundo de corte e costura. Muito simples de executar, ele pode ser utilizado tanto como um vestido de praia quanto como um vestido de noite: tudo depende do tipo de tecido e estampa selecionados.

É preciso começar cortando um grande retângulo de tecido de um metro por um metro.

Em seguida, é preciso costurar as duas partes para formar um tubo.

Logo após, aplica-se um elástico resistente na borda de cima cima do vestido, assim como no centro, na altura da cintura, para formar pregas e dar forma ao modelo.

Para finalizar, basta fazer a bainha e qualquer outro tipo de acabamento necessário e pronto: seu vestido está concluído!

Como costurar um vestido sem um molde?

A palavra “molde” ou “modelagem” te assustam? Se for o caso, não se preocupe, pois isso é totalmente compreensível e vários iniciantes no mundo do corte e costura compartilham deste mesmo “pânico”!

Para te dar aquela mãozinha, decidimos incluir esta parte na nossa matéria. Sendo assim, liberte-se deste detalhe que te estressa e comece logo a costurar seu vestido… sem nenhum molde!

Os principais passos a seguir são:

  • Escolha uma blusa (de preferência, que te caia bem);
  • Escolha um tecido com o qual queira fazer seu vestido;
  • Tire suas medidas cuidadosamente;
  • Corte o tecido no comprimento desejado para o vestido + 3 cm;
  • Posicione a blusa escolhida sobre o tecido – o início das alças deve coincidir com o início do tecido – e desenhe o contorno da peça pronta sobre o tecido;
  • Registre as medidas da parte inferior do seu corpo (quadril) no tecido, logo após o fim da parte inferior da blusa;
  • Desenhe a parte inferior do vestido em um arco.

Gostou e quer mais? Então confira outro modelo super fácil de fazer: a saia com elástico (ou saia franzida).

Nada como um bom pedaço de elástico para dar vida a um vestido e uma saia! Cabe a você decidir o comprimento da sua nova saia!

Com apenas um metro de tecido e um elástico – sem molde de saia nem nada – é possível se costurar uma saia bem franzida, que pode ser usada tanto no inverno quanto no verão (tudo depende, como no caso acima, do tecido e da estampa escolhidos).

Para isso você precisa:

  • Recortar um retângulo – medida da cintura x 2 de um lado e comprimento desejado + 4 cm do outro;
  • Passar o elástico ao redor da cintura para determinar o diâmetro ideal;
  • Costurar os lados (fechar a saia em tubo);
  • Costurar o “tubinho” pelo qual se passará o elástico,
  • Inserir o elástico no local que você acabou de costurar;
  • Fazer a bainha da saia.

Fique por dentro também de como costurar um botão na sua roupa favorita!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar