Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

5 dicas para o aprendizado ligeiro do idioma da França

De Camila, publicado dia 18/08/2017 Blog > Idiomas > Francês > Cinco maneiras para falar a língua francesa rapidamente

A grande maioria das pessoas que decidem aprender uma segunda língua acabam optando pelo inglês. O idioma falado pela maioria dos estrangeiros ao redor do mundo é o mais falado no globo terrestre.

Quando se trata de uma terceira língua, o francês entra no páreo junto ao espanhol. Existe, inclusive, um projeto de implementar o idioma falado na França como um dos ensinados na educação de base. Fato é que, na atual conjuntura político-educacional do nosso Brasil, tal plano pode nunca ver a luz do dia.

Para aqueles que desejam aprender a língua francesa (através dos filmes), a melhor opção é arregaçar as mangas e ir atrás de um método de ensino / aprendizado que condiga com seus desejos e objetivos.

Se você quer aprender francês rápido então veio à matéria certa. Corra e vá logo colocar nossas dicas em prática!

Se você já faz aulas do idioma e tem sede de virar bilíngue rapidamente, então deve estar se perguntando quais as opções de atividades existentes para melhorar ainda mais seu nível de francês (etapas). Seu intuito é conseguir estabelecer um diálogo com um nativo francofônico? Então é preciso possuir um vocabulário extenso e diversificado, assim como dominar boa parte da gramática da língua.

Tendo em mente estes pontos essenciais do aprendizado, você está pronto para se lançar na aventura de tentar assimilar o francês de uma maneira ainda mais rápida e dinâmica que os cursos normais oferecidos pelas escolas. Superprof preparou 5 dicas que, associadas aos pontos fundamentais citados acima, te permitirão “parler français(falar francês) mais rápido do que imagina.

1/ Aulas particulares

A primeira decisão sábia a fazer quando se deseja aprender francês é seguir aulas com professores especializados no assunto. A melhor opção para desenvolver as habilidades de comunicação no idioma com maior rapidez é de escolher sessões particulares.

Fique atento à que o nível de conhecimento do tutor seja superior ao seu. Caso contrário, ele não será capaz de te ajudar na missão de aprender francês. Existem vários perfis de professores com diferentes níveis de domínio do idioma. Por isso tal averiguação é importante.

Uma das vantagens das aulas particulares é que o tutor desenvolverá cursos de acordo com seus objetivos, acompanhando o desenvolvimento do pupilo. Se o professor for um bom pedagogo, ele detectará seus pontos fracos e fortes, explorando-os sempre com o intuito de te levar ao topo.

Aulas particulares podem acabar demandando maior investimento, tanto intelectual quanto financeiro. Se os cursos privados pesarem no bolso, aulas em grupo serão sempre uma boa alternativa. A atenção ao aluno não será mais individualizada, mas ele terá outros colegas com o mesmo nível de aprendizado com os quais poderá conversar e praticar o que acabou de ser aprendido.

Podemos averiguar, então, que as aulas particulares são as mais aconselhadas para quem deseja assimilar rapidamente o idioma de Molière. No entanto, não se desespere se, no momento, não tiver condições de se dedicar à tal alternativa, pois os cursos em grupo não deixam de ser bons.

2/ Imersão cultural

E se você pudesse passar uma temporada em um país francofônico?

Esta é, sem dúvidas, a alternativa mais eficaz para quem quer conseguir falar a língua francesa rapidamente. O avanço das suas habilidades, no entanto, dependerá do tempo e do empenho empregado no aprendizado.

Morar na França fará seu nível de francês melhorar rapidamente. Arrume suas malas e se lance em uma imersão cultural!

Seja uma viagem de férias ou para morar durante um período, estar em um país onde o idioma local é o francês te permitirá uma imersão completa tanto na língua quanto na cultura francofônica. Vivendo essa aventura, você terá que se virar utilizando o idioma e isso te forçará a aprender novo vocabulário, a escutar e entender a língua oral, assim como a falar para poder se comunicar e a ler para poder se situar.

Conselho a ser seguido (para aprender francês) à risca para conseguir atingir seus objetivos linguísticos: fique longe das pessoas que falem português. Para não cair na tentação de ir pelo caminho mais fácil e utilizar sua língua maternal, a melhor saída é dedicar este momento de imersão à convivência com locais.

Outra dica para tirar o máximo de proveito da sua viagem é a de se dirigir ao seu destino sozinho. Assim, você não ficará tentado a falar português nem mesmo com seu companheiro de viagem.

Obviamente, seu progresso na aquisição de fluência no idioma será maior se você passar mais tempo no local, pois à medida que você for aprendendo, ganhará mais confiança em si, se comunicará mais com os nativos e, consequentemente, aprenderá ainda mais.

Esqueça, então, o português durante a viagem. Foque-se no objetivo de voltar para casa já conversando, entendendo, pensando e até mesmo sonhando em língua francesa.

O aprendizado acontecerá em um ritmo ainda mais acelerado se você puder:

  • Aprender a falar francês com nativos francofônicos;
  • Seguir aulas de conversação para treinar suas habilidades de compreensão oral;
  • Praticar a pronúncia e o vocabulário adquirido durante as aulas;
  • Se jogar em uma cidade francofônica e tentar se comunicar exclusivamente utilizando o idioma local. Como dissemos antes, esta é, sem dúvida, a melhor maneira de aprimorar sua destreza na língua.

Encontre os melhores professores para suas aulas de francês para iniciantes ou avançados.

3/ Sites e materiais especializados

A utilização de sites especializados no ensino do francês é feita por dois perfis de aprendizes:

  • Aqueles autodidatas que desejam estudar por conta própria;
  • Alunos que procuram auxílio extraclasse para continuar praticando e aprendendo mesmo fora do horário de aula.

Sites especializados te auxiliam no aprendizado do francês. Vários recursos podem ser encontrados na internet.

Livros didáticos

Existe uma enorme variedade de livros e ferramentas na internet para aqueles que desejam aprender rapidamente e as publicações didáticas são uma delas.

Se você possui amigos ou conhecidos que frequentam aulas do idioma falado na França, por que não pedir emprestado o material impresso que eles utilizam? Desta forma você pode seguir as lições e as explicações que as acompanham. No entanto, este método de aprendizado pode ser lento se a dedicação não for intensa.

Internet

Nos encontramos dentro de uma revolução tecnológica maravilhosa na qual podemos achar praticamente tudo sobre tudo na internet. Basta dar um Google com as palavras chaves do que procuramos para termos milhões de opções ao alcance de nossos olhos.

Melhor ainda é pensar que os interessados têm várias escolhas inteiramente gratuitas! O famoso YouTube, por exemplo, possui vários vídeos (online) que ensinam a língua francesa. O material abrange praticamente todos os níveis, desde A1 até C2.

Outra alternativa são os podcasts. Através deles pode-se escutar nativos falando francês. Existem áudios que tratam dos mais diferentes assuntos. Você, com certeza, vai encontrar um canal que corresponda a seus interesses.

Utilizando o “método suíno” (aquele de sair fuçando pela internet afora) você se dará rapidamente conta que podemos ainda encontrar um grande número de aplicativos que auxiliam no aprendizado do idioma. Gratuitos ou pagos, eles te permitirão exercitar determinados aspectos do francês de acordo com seu domínio da língua.

4/ Intercâmbio com nativos

Fazer uma imersão na cultura francofônica é uma das melhores maneiras de dar aquele salto no seu nível do idioma. No entanto, viajar para um país que fale a língua pode acabar saindo caro para muitos.

Uma ótima alternativa para viabilizar um contato intenso com pessoas nativas é procurá-las na sua própria cidade. Conversar com franceses, canadenses francofônicos, senegaleses ou qualquer outra pessoa nascida em um país no qual o francês é falado é um meio sensacional e eficaz para aperfeiçoar suas habilidades linguísticas.

Você pode até pensar que encontrar gente com tal perfil na sua cidade ou região deva ser difícil. No entanto, vale tentar a chance e a internet te ajuda a encurtar o caminho. Através das redes sociais você pode tentar conhecer francofônicos que vivem no Brasil. O Facebook (aprenda francês através das mídias digitais), por exemplo, possui várias comunidades e grupos de pessoas com este perfil.

Que tal fazer uma busca, colocando em prática mais uma vez o famoso e tão útil “método suíno”?

Se realmente não existir ninguém disponível com essas características, então procure fazer contato com nativos que estejam longe mesmo. Afinal de contas a tecnologia se desenvolve cada dia mais com o intuito de facilitar nossas vidas.

Ferramentas de videoconferência como o Skype podem ser muito convenientes na hora de te colocar em contato com franceses, mesmo eles estando na França. Quem sabe você não encontra alguém interessado em trocar algumas horas de conversação em francês por outras de bate-papo em português? A cada dia que passa os francofônicos estão mais interessados em aprender nossa querida língua.

5/ Descobrir divertindo-se

Não precisamos de comprovações científicas para afirmar que aprendemos mais rápidos quando, ao mesmo tempo, nos divertimos. Nada melhor do que ter prazer em estudar uma língua e perceber que o avanço do aprendizado é diário.

Divertir-se é a melhor maneira de aprender francês rápido. O mais importante para um aprendizado eficiente é que o aluno divirta-se!

Para favorecer a memorização do conteúdo estudado, é aconselhada a utilização de uma metodologia que seja a mais lúdica possível. Desta maneira você se dedicará muito mais às lições já que, além de ter prazer em fazer os exercícios, nem verá o tempo passar.

Outra dica útil é a de não se exaurir com tanto estudo em apenas um dia. É muito melhor estudar um pouquinho todos os dias do que horas a fio em um dia só. Ou seja, ao invés de se torturar tentando memorizar 100 palavras de uma vez, tente memorizar uma dúzia por período de estudo. Em pouco tempo você perceberá que os resultados serão muito melhores.

Depois de todas estas dicas, esperamos que você consiga atingir seus objetivos linguísticos rapidamente!

Saiba também como encontrar um bom profe para seu curso de frances online no Superprof!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar