Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Avançar rápido no aprendizado do francês

De Camila, publicado dia 30/08/2017 Blog > Idiomas > Francês > Conselhos para melhorar o nível do idioma da França com rapidez

Existem várias maneiras de melhorar seu domínio da língua francesa no dia a dia. Se você parar para pensar, poderá encontrar várias alternativas. O difícil é saber quais delas são realmente eficazes.

Aprender francês (veja as etapas) rapidamente quando não se é nativo do idioma pode ser uma tarefa complicada para muitos, pois ela requer certas habilidades linguísticas. Para avançar em alta velocidade no aprendizado da língua, é necessário ter um conhecimento básico de determinados pontos, como alfabeto, gramática e vocabulário. Ter seguido aulas de francês também é fundamental para a assimilação de tais informações.

O idioma oficial da França é uma língua romana e tem por base o latim. Sendo assim, ele tem muita similaridade de vocabulário com o português, que possui a mesma base.

Como sempre, Superprof dá alguns conselhos para o seu aprendizado do francês. Após ler esta matéria, esperamos que o caminho a seguir nesta aventura seja mais claro.

Certos hábitos aceleram seu aprendizado. Algumas dicas farão seu aprendizado do francês acontecer mais rápido.

Lembre-se que aprender uma nova língua é um processo gradual e necessita de esforço e empenho constantes. Não vá achando que se estudar durante 24 horas sem parar, conseguirá falar o idioma francês fluentemente. A melhor maneira é trabalhar um pouco a cada dia. Ao decorrer das semanas, você colherá os frutos e verá os resultados.

Quem sabe você não poderá se lançar na exploração de alguns clássicos como “Madame Bovary” depois de alguns meses de estudo? Para te apoiar na melhora do seu nível do idioma, você encontrará abaixo alguns conselhos ligados à expressão e compreensão escrita assim como oral.

Leitura regular

Chegou a hora de começar seu plano de ataque ao aprendizado da língua francesa e nada melhor do que iniciar esse cronograma através da leitura.

1/ Ler periódicos

Comecemos utilizando os periódicos franceses mais lidos pelos francofônicos. Muitos acham que ler jornais não é tarefa fácil. O pior é que eles têm razão. Mas não se desanime, pois ninguém disse que o aprendizado do francês seria descomplicado.

Algumas bancas de jornais e revistas especializadas em materiais internacionais possuem cópias impressas de alguns periódicos influentes no mundo francofônico. No entanto, a maneira mais rápida, fácil e simples de consegui-los é através da internet.

Existem tanto páginas de notícias quanto aplicativos que atualizam as notícias em tempo real. Existem opções para todos os tipos de leitores com os gostos mais variados.

Confira os nomes dos periódicos mais lidos e os assuntos que eles tratam:

  • L’Équipe (esportes);
  • France Football (esportes);
  • Le Monde (atualidades francesas, notícias internacionais, política, economia, esportes, etc.);
  • Libération (idem Le Monde);
  • Le Figaro (idem Le Monde).

Ao ter em mãos um exemplar das opções acima, você perceberá rapidamente que os textos apresentam uma estrutura formal da língua francesa. Os primeiros contatos com a leitura podem ser complicados, mas você vai notar que, ao persistir e praticar, vai obter avanços no nível da compreensão escrita.

2/ Ler textos em francês na web

Nem todo mundo consegue ler periódicos franceses impressos todos os dias, pois, para tal, é preciso se dirigir a uma banca de revistas especializada e ainda gastar uma graninha diária para obtê-los.

A leitura de jornais e revistas em francês é um ótimo exercício. Existem vários opções de bons periódicos franceses.

Se seu perfil se encaixa ao citado acima, fique sabendo que existem alternativas que também contribuem para a prática e o avanço rápido do seu nível de compreensão escrita da língua francesa. Que tal procurar material de leitura na internet? Várias páginas estão à disposição de todos e maneira gratuita no mundo do www.

Algumas das mesmas matérias encontradas nas versões impressas dos jornais e das revistas podem ser acessadas online. Existe ainda outro conteúdo, mais direcionado para a web, com uma escrita mais característica desta interface, como matérias mais curtas e mais visuais.

Tal exercício contribuirá para uma leitura mais fluida, com desenvolvimento constante e progressivo. É importante ler algumas matérias todos os dias. Para não perdê-las de vista, dê um “like” nas páginas Facebook (aprenda francês nas mídias digitais) de alguns meios de comunicação. Assim você receberá no seu mural as atualizações com as notícias mais fresquinhas do dia!

3/ Reler seus livros preferidos em versão francesa

Talvez um dos motivos pelos quais você deseje melhorar seu nível de domínio da língua francesa seja para ler um clássico da literatura francofônica que você adora… em versão original, claro!

A produção literária francesa é renomada, extensa e com um nível de francês super elevado. Se você já tentou ler algum clássico – como “Madame Bovary” citado acima, por exemplo – então se deu conta de que esta não é uma tarefa fácil para aqueles que não dominam muito bem o idioma de Molière. É bem provável que você tenha abandonado a leitura rapidamente. Se foi persistente e resistiu até a última página, então não deve ter compreendido muitos dos detalhes apresentados na história.

O “macete” para conseguir entender e aprender ao mesmo tempo com a leitura de um livro em francês é optar por aqueles que você adora. Se você ama de paixão algum título ou série publicada –  como Harry Potter, por exemplo – então você conhece a história e os personagens de cor e salteado.

Conhecendo bem a trama narrada, você evitará frustrações ao longo da leitura, evitando que passe batido por detalhes importantes para a compreensão da história. Desta maneira você poderá se concentrar em aprender novo vocabulário e a conhecer estruturas frasais que não tinha visto antes.

Escrever no idioma

Paralelamente à prática da leitura, é muito importante que a compreensão e a expressão da escrita sejam exercitados. Escrever permitirá a assimilação de um vocabulário mais rico e extenso, assim como a de novas estruturas sintáticas.

4/ Praticar a escrita para si mesmo

A próxima dica que damos para você avançar rapidamente no aprendizado da língua francesa é a do exercício da escrita. A produção de textos te forçará a pensar 100% em francês, contribuindo para o desapego à estrutura de escrita em português. Nada melhor do que uma boa imersão na utilização do idioma para evoluir rápido no aprendizado.

Quanto mais você escrever em francês, melhor aprenderá. Praticar a escrita do francês é fundamental para se desenvolver rapidamente.

5/ Trocar mensagens em francês

Você deve estar se perguntando onde encontrar alguém que fale francês para poder trocar mensagens. Então segue mais uma dica: através das redes sociais! Nada mais fácil do que contactar gente do mundo inteiro e começar um bate-papo online, seja via computador, celular ou tablet.

Através dos chats de discussão, você pode conversar diretamente ou em grupo com francofônicos. Assim como a dica 4, este hábito de permitirá uma imersão na língua, obrigando seu cérebro a ler, pensar e escrever em francês.

Outro lado positivo é que você entrará em contato com pessoas de diferentes culturas, te permitindo igualmente de conhecer diversas delas. Sem falar que é através deste tipo de interface que se aprende o emprego da versão coloquial do idioma, assim como suas abreviações típicas do uso em bate-papos.

Conversar muito

Agora que você já sabe alguns caminhos para treinar a escrita e a leitura, chegou a hora de aprender como colocar em prática a fala e a escuta.

6/ Videoconferências

E se você escolhesse alguns amigos de bate-papo que angariou nas redes sociais e começasse a fazer videoconferência com eles? Esta seria uma excelente maneira de aprimorar sua expressão e compreensão oral.

Vários programas podem ser utilizados para viabilizar a prática. O mais conhecido deles é o Skype, que funciona tanto no computador como no celular e no tablet. Existe ainda a chamada de vídeo (online para aprender francês) do Hangouts (chat do Gmail) e do Facebook Messenger. Basta adicionar a pessoa e mandar ver nas ligações!

7/ Encontrar um estabelecimento francês na sua cidade

Ir a um restaurante e escolher seu pedido através de um cardápio escrito em francês é um bom meio de treinar a leitura. Após a escolha feita, chega a hora de fazer o pedido e colocar em prática a pronúncia.

Existem vários locais comerciais especializados em produtos ou serviços franceses, como restaurantes, adegas e livrarias. Neles, geralmente encontramos algum francofônico, seja ele dono do estabelecimento ou contratado para trabalhar. Independente do que seja, esta é uma opção a mais para continuar sua imersão na língua.

8/ Escutar o idioma para treinar o ouvido

Existem vários meios à sua disposição quando seu desejo é o de aprimorar sua compreensão oral. Para tal, nada melhor do que escutar a língua o dia inteiro! Como? Confira os conselhos abaixo:

Assistir televisão

Falar francês (ou pelo menos tentar) é uma coisa; entender o que é falado na língua é outra. Só é possível atingir tal destreza treinando muito os ouvidos. Assistir televisão no idioma da França é uma maravilha para isso.

Na internet, vários sites de canais francofônicos podem ser encontrados. Seguem algumas sugestões:

  • Arte;
  • TF1;
  • France 2;
  • France 5;
  • M6.

Escutar músicas

A produção musical francofônica é vasta, rica, eclética e com muito material de boa qualidade. Sendo assim, escutar músicas francesas é uma ótima opção para deixar seus ouvidos sempre em contato com a língua e ainda se divertir.

De Edith Piaf a Zaz, de Serge Gainsbourg a Matt Pokora, existem inúmeros tipos de estilo e composições. Você com certeza encontrará um que te agrade.

Escutar músicas em francês auxilia no aprendizado da língua. Treinar o ouvido com música francesa pode ser super divertido.

Assistir vídeos em francês com legenda… em francês!

O último conselho é o de se divertir assistindo produções audiovisuais franofônicas. Os franceses possuem ótimos filmes (para aprender a língua) e séries; assisti-los em versão original contribuirá ainda mais para o desenvolvimento das suas habilidades de compreensão oral.

Caso você ainda ache que é muito cedo para entender uma trama inteira falada em francês, então opte pelo recurso Closed Caption. Ele disponibilizará legendas que transcrevem exatamente o que é falado pelos personagens, facilitando a tarefa.

Saiba como encontrar uma boa aula ou um curso de francês online no Superprof!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar