Todos que são da área da gastronomia já devem ter ouvido falar sobre o curso de culinária fitness. Esse método da gastronomia inovador tem atraído um grande número de adeptos, e por isso diversos cozinheiros têm procurado aprender a cozinhar pratos que aliem o gostoso sabor com o uso de alimentos saudáveis.

Além disso, cada vez mais os restaurantes têm oferecido esse tipo de pratos. Isso porque há uma grande quantidade de pessoas que frequentam os bares e restaurantes a fim de consumir pratos mais saudáveis que tenha alimentos ricos em fibras e proteínas, por exemplo.

A fim de te ajudar a saber mais informações sobre o curso de culinária fitness, neste artigo separamos as principais informações sobre o assunto. Nele você saberá o que é culinária fitness e onde aprender a cozinhar os saborosos pratos fit.

O que seria a culinária fitness ?

curso de culinária fitness
A culinária fitness consiste na junção de alimentos saudáveis com pratos muito saborosos. Através da gastronomia fit, as pessoas conseguem ter uma vida mais saudável e saborear gostosos pratos. Isso ocorre porque a gastronomia fitness visa extrair o melhor sabor de todos os ingredientes.

Os profissionais da gastronomia que sempre estão atentos às novidades já devem ter ouvido falar de um novo segmento da área que tem feito bastante sucesso: a culinária fitness. Isso porque a sua proposta é eficiente e diversas pessoas tem pensado em inseri-la na sua rotina.

A chamada culinária fitness tem cada vez mais ganhado diversos adeptos já que ela tem ajudado a melhorar os hábitos alimentares de diversas pessoas. O principal objetivo da culinária fitness é mostrar para o mundo que seguir hábitos saudáveis não significa abrir mão do sabor. Assim é possível manter uma alimentação saudável e saborosa, basta usar a criatividade e escolher os ingredientes corretos!

Todos que desejam ter uma alimentação saudável, mas não querem deixar de lado o prazer de comer, devem ter em mente que o principal segredo é o equilíbrio. Isso porque é necessário levar em consideração as suas escolhas e preferências. Para isso é fundamental conhecer bem os alimentos, com ênfase nos seus benefícios e nutrientes. Esse é o primeiro passo rumo à alimentação saudável, e consequentemente à qualidade de vida.

De início é importante se consultar com um nutricionista para seguir um planejamento alimentar adequado. Depois basta mudar os velhos hábitos e ter uma vida mais saudável. Quanto aos profissionais da área, eles afirmam: cozinhar alimentos saudáveis consiste em buscar o melhor sabor de cada ingrediente. Então todos que trabalham com culinária fitness procuram dar um maior sabor para cada prato saudável, aliando a saúde com o prazer de comer.

A culinária fitness tem como objetivo também colaborar com todos que praticam atividades físicas para que o indivíduo consiga ter uma vida saudável mais regular e com resultados mais eficientes. Isso é importante para quem deseja melhorar a forma física - para ganhar massa ou perder peso - e para quem deseja ter uma reeducação alimentar. Com alimentos saudáveis e saborosos é possível criar receitas saudáveis e fáceis.

Em qualquer tipo de dieta é fundamental considerar diversos fatores do indivíduo como aporte físico, objetivos e atividades físicas a serem praticadas. Porém, em geral, o cardápio da culinária fitness é saudável e equilibrado. Além disso, possui uma grande variedade em alimentos ricos em nutrientes com baixo teor de gordura, como verduras, frutas, cereais integrais e grãos.

Para todos que objetivam ganhar massa magra, por exemplo, são adicionados alguns tipos de alimentos no pós-treino. Isso porque é necessário investir em proteína, e para isso o indivíduo precisa se alimentar de carnes vermelhas, ovos, leite, peixe e frango. Alguns carboidratos também entram na lista, como aveia, batata doce e arroz integral. Estes são alguns tipos de alimentos que não podem faltar no cardápio da culinária fitness:

  • Oleaginosas: rico em proteína, vitamina B, minerais e gorduras boas.
  • Sementes: rico em ômega-3 e fibras e possui ação anti-oxidante;
  • Aveia em flocos: rico em fibras;
  • Abacate: rico em gordura boa e possui ação anti-inflamatória;
  • Tapioca: rico em carboidrato e livre de glúten;
  • Batata-doce: rico em carboidrato que possui baixo índice glicêmico;
  • Beterraba e melancia: melhora o desempenho do atleta durante os seus treinos e auxilia na produção de óxido nítrico;
  • Ovo: rico em proteína, vitamina e gordura boa.

Assim, o cardápio da culinária fitness elimina o consumo de alimentos que são ricos em açúcares, como refrigerantes, doces e bolos. As gorduras saturadas também são excluídas do consumo do dia a dia, como a manteiga, a gordura animal e o óleo vegetal.

Para que os resultados sejam efetivos é fundamental aliar a alimentação saudável com exercícios físicos. Além disso é importante comer de 3 em 3 horas e se alimentar antes e após o treino. Dessa forma é possível ter uma vida mais saudável, livre de todos os alimentos que causam problemas de saúde.

Onde fazer um curso de culinária fitness ?

curso de culinária fitness
O profissional pode iniciar o curso de culinária fitness online ou presencialmente. Isso porque há plataformas online que oferecem esse tipo de conteúdo e diversos cursos de gastronomia espelhados pelo país. Basta ir em busca do curso técnico de cozinheiro que possui a melhor equipe de professores.

O curso de culinária fitness pode ser realizado em diferentes lugares: institutos de culinária e plataformas online que oferecem cursos de educação à distância.  O principal objetivo do curso é melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio do aprendizado de técnicas gostosas de culinária saudável. Por isso é possível aliar a alimentação saudável com o saboroso sabor dos alimentos.

Em geral, nos conteúdos programáticos dos cursos de culinária fitness, o aluno pode aprender a preparar diferentes tipos de pratos, como estes listados a seguir:

  • Pão de batata-doce;
  • Sanduíche natural de atum;
  • Brigadeiro fit;
  • Salada crua de repolho, cenoura, tomate e alface;
  • Receitas com baixo teor de açúcar;
  • Tapioca fitness;
  • Banana-pão assada;
  • Risoto light de abacaxi e frango;
  • Filé de peixe ao forno com batatas;
  • Omelete de batata.

Ao final do curso de culinária fitness - seja presencial ou online -, o aluno receberá um certificado válido em todo o Brasil. Além disso, qualquer pessoa pode iniciar as aulas do curso de gastronomia, ou seja, não há nenhum pré-requisito. Por isso, inicie o seu curso de confeitaria ou culinária e se torne um profissional mais capacitado em sua área!

Institutos de curso de culinária fitness

curso de culinária fitness em instituição
Há a possibilidade de fazer o curso de culinária fitness através de instituições de ensino. Ao final do curso técnico de gastronomia é possível receber um certificado válido em todo o país. Por isso é tão importante fazer o curso técnico de cozinheiro.

Há diversos institutos de culinária para iniciantes pelo país que oferecem aulas de qualidade para quem deseja aprender a cozinhar pratos fitness. Durante as aulas é possível aliar o conhecimento teórico com a atuação na prática. Isso porque, em geral, os cursos de culinária fitness oferecem aulas práticas em restaurantes para que o profissional tenha um maior conhecimento da rotina diária de um chefe de cozinha e seus auxiliares, por exemplo.

Além disso, no curso de culinária presencial, o aluno tem direito a aulas extracurriculares. Nesse momento, o profissional precisa realizar estágios em restaurantes, juntamente com chefes de cozinha, auxiliares e técnicos em gastronomia. Em geral, para que o profissional consiga ter o seu certificado, é necessário realizar esse estágio.

Plataformas online que oferecem cursos de culinária fitness

Existe também a possibilidade de fazer o curso de culinária fitness à distância. Isso porque há diversas plataformas que oferecem esse tipo de curso. Em geral, as aulas do curso de culinária fitness online são realizadas com um professor particular ao vivo. Dessa forma é possível ter um melhor acompanhamento e aprender tudo sobre culinária fitness.

Para assistir às aulas de culinária fitness em plataformas online, basta procurar por sites que oferecem esse tipo de curso técnico de cozinheiro. Depois basta se inscrever e ter acesso às aulas online. Com isso é possível dar mais um passo na sua carreira profissional, rumo ao sucesso. Portanto, não fique de fora e agarre as oportunidades de avançar profissionalmente!

Como é o curso de culinária fitness presencial ?

curso de culinária fitness presencial
O curso de culinária fitness presencial é recomendado para todos aqueles que desejam se especializar no ramo e se tornar um profissional de sucesso na área da gastronomia.

O curso de gastronomia ou culinária fitness presencial é realizado em salas de aula, onde diversos alunos acompanham o repasse do conteúdo feito pelo professor da área da gastronomia. Em geral, há aulas teóricas realizadas em sala de aula e aulas práticas feitas em laboratório.

No curso de culinária fitness presencial, o aluno pode trocar informações com colegas e com professores e ter diversas experiências gastronômicas. Para receber um diploma de qualidade, é fundamental que o aluno busque cursos renomados com professores altamente capacitados no ramo, ou melhor, que tenha muita experiência de mercado.

Se você deseja fazer um curso de culinária fitness, vá em busca de instituições que oferecem esse tipo de curso. Depois é só receber o certificado e aplicar todo o conhecimento e habilidades obtidas por meio do curso.

Precisando de um professor de Culinária ?

Você curtiu esse artigo?

3,67/5 - 3 nota(s)
Loading...

Isabella

Graduada em administração de empresas e especialista em marketing de conteúdo. Apaixonada por educação, redação e mundo digital. Atua como redatora e conteudista.