Não é novidade que todo mundo está se tornando fã de culinária por conta dos maravilhosos reality shows que estão aparecendo na TV. Assistindo a essas competições - como o MasterChef - diversas pessoas têm percebido que possui um gosto pela área da culinária e estão à procura de fazer cursos técnicos de gastronomia.

Além disso, tem ocorrido um grande aumento do número de restaurantes, lanchonetes e bares pelo Brasil. Isso tem exigido um maior número de profissionais na área, como chefes de cozinha, auxiliares, entre outras profissões. Essa grande demanda do mercado de trabalho tem feito muitas pessoas desejarem atuar na área da culinária.

Por conta disso, o mercado dos cursos de culinária estão a todo vapor. Há excelentes instituições de ensino pelo país e cada vez mais os grandes profissionais estão se inserido no meio acadêmico para dar aulas em relação à teoria e prática do ramo da gastronomia.

Se você ficou curioso para saber mais informações sobre o curso técnico de culinária, continue acompanhando a matéria. Nela separamos as principais dicas sobre as aulas de gastronomia e listamos as principais instituições de ensino do Brasil. Confira e saiba mais!

Qual o conteúdo do curso de gastronomia ?

conteúdo do curso de gastronomia
Os conteúdos do curso de gastronomia envolvem matérias de química, bioquímica, nutrição e tudo o que envolve a culinária. Durante o curso, o aluno irá aprender todo o conhecimento necessário para se tornar um profissional de sucesso.

Há diferentes versões do curso de gastronomia. Há cursos técnicos, tecnólogos, de graduação e pós-graduação. Na versão bacharelado, o curso de gastronomia possui 4 anos. Já na versão tecnólogo, o curso possui em torno de 2 anos. Na grade curricular é possível aprender diversas matérias teóricas, como a história da gastronomia e a sua evolução. Além disso há disciplinas que se vinculam bastante com microbiologia, química e bioquímica.

As principais matérias são ligadas aos princípios da nutrição. Há também muito conhecimento prático, envolvendo o preparo de bebidas e a panificação. São vistas também matérias ligadas à gestão, apresentando conteúdos como administração financeira e planejamento de cardápios. As principais matérias abordadas no curso de gastronomia são estas a seguir:

  • Cozinha internacional;
  • História e cultura gastronômica;
  • Gestão de bebidas e alimentos;
  • Cozinha brasileira de raiz;
  • Produção de ingredientes e cozinha natural;
  • Gestão de restaurantes e equipes.

Existe também a possibilidade de fazer o curso de gastronomia a distancia. Isso demonstra que o curso se encontra em alta e que há uma grande demanda de estudantes querendo fazê-lo. A principal preocupação dos estudantes são as aulas práticas. Mas não é preciso se preocupar com isso já que, de forma periódica, os alunos terão a oportunidade de visitar pólos de gastronomia de forma presencial e colocar a mão na massa.

Vale ressaltar que a presença dos alunos no curso de gastronomia a distancia é muito menor do que no curso presencial. Porém, vale muito a pena fazê-lo já que o conhecimento teórico será repassado através de aulas online e o conhecimento prático será adquirido em aulas presenciais.

Quais os melhores cursos de gastronomia do Brasil ?

cursos de gastronomia no Brasil
Existem excelentes cursos de culinária espalhados pelo Brasil. Esses cursos são indicados para quem deseja se especializar no ramo da gastronomia e obter muito sucesso na área.

Há bons cursos de gastronomia espalhados pelo país. Em geral, os melhores cursos estão nos Institutos Federais de ensino e nas Universidades Federais. O mais conhecido e renomado é o curso de gastronomia do Instituto Federal de Santa Catarina. Porém há diversas outras escolas que oferecem boas aulas de culinária.

Para escolher uma boa escola, basta procurar por instituições de ensino que possuem uma boa equipe de professores. Pelo Brasil há escolas de culinária que possuem grandes chefes de cozinha em seu corpo docente. Esses profissionais são capazes de repassar muito conhecimento de mercado e experiências tidas em diversos restaurantes. Por isso, essa é melhor opção para fazer o curso de gastronomia.

É importante também procurar por instituições de ensino que tenham bons equipamentos e infraestrutura completa. Sem falar que há boas escolas tradicionais espalhadas pelo Brasil que possuem vínculo com instituições estrangeiras. Isso pode ajudar ainda mais o profissional a obter conhecimento e criar uma carreira de sucesso.

No curso de confeitaria ou culinária, o aluno passa a maior parte do tempo dentro da cozinha, aprendendo a preparar diferentes tipos de pratos, podendo ser de cozinhas específicas, como carnes e aves, mediterrânea, asiática, vegetais, entre outros. O aluno aprende também sobre higiene alimentar, legislação do setor e gestão de pessoas.

Portanto, um curso que engloba um corpo docente formado por chefes de cozinha, que possui vínculo com grandes instituições espalhadas pelo país e que tem uma infraestrutura completa é o ideal para se matricular. Vale ressaltar que não é necessário fazer um grande investimento para fazer o curso de culinária. Porém é importante encontrar um curso que oferece um excelente custo-benefício.

Se você deseja fazer um curso de culinária de ensino superior, a melhor opção é iniciar aulas em universidades federais ou renomadas universidades particulares. Nesse momento é importante pesquisar qual a melhor opção. Mas, se você deseja fazer apenas um curso técnico de gastronomia para iniciantes, opte por cursos conhecidos no país!

Posso fazer curso de gastronomia online ?

curso de gastronomia online
É muito possível fazer o curso de gastronomia a distância. Isso porque há muitos cursos em plataformas online, com professores altamente especializados no ramo. Inclusive, os grandes chefes de cozinha do Brasil ofertam cursos de culinária na internet.

É possível sim fazer curso de gastronomia a distancia. Isso porque existem inúmeras plataformas na internet que oferecem esse tipo de conteúdo relacionado à culinária. Basta dar um Google com o nome "aula de culinária" que é possível encontrar diversos cursos para todas as necessidades e bolsos. Nesse momento é importante procurar por professores renomados e cursos que ofertam um bom custo-benefício.

O curso de gastronomia a distancia é indicado para todos os profissionais que desejam alavancar a sua carreira, mas não possuem tempo para se deslocar para um curso presencial. Assim ele assiste às aulas sem precisar sair de casa e com professores especialistas no assunto.

Além disso, as aulas podem ser realizada ao vivo com professores particulares. Já pensou ter aulas com grandes chefes da cozinha através de uma webcam? Isso é possível com o curso de gastronomia a distancia. Esses cursos online têm ganhado diversos adeptos justamente por conta do seu potencial.

Isso porque grandes chefes de cozinha da atualidade já fizeram cursos de gastronomia a distancia. Sem falar que há grandes cozinheiros que estão presentes na internet ofertando o seu curso de culinária. Incrível, não é mesmo? Isso faz com que você tenha a possibilidade de assistir às aulas de profissionais que estiveram presentes no MasterChef por exemplo, sem precisar viajar para outro lugar. Esse é o grande poder da internet!

Você já pensou em ter aulas com grandes chefes de restaurantes conhecidos na sua região e aprender a fazer aquele gostoso nhoque e descobrir as técnicas utilizadas na preparação daquele gostoso risoto? Isso pode ser feito por meio do curso de culinária a distancia.

Através do curso de culinária a distancia, você também pode ter aulas de confeitaria com a Dani Noce, ou aprender a cozinhar com a Paola Carosella, por exemplo. Diante de tantas opções maravilhosas, qualquer pessoa ficaria interessada em iniciar um maravilhoso curso de culinária online.

Vale ressaltar que os conhecimentos adquiridos no curso técnico de cozinheiro passam por gestão do próprio negócio ligado à gastronomia, acondicionamento de alimentos e manuseio e preparação de alimentos. Através dos cursos voltados ao empreendedorismo, o profissional se torna capaz de abrir o seu restaurante, bar, lanchonete ou qualquer outro empreendimento da gastronomia.

Curso de gastronomia com um professor particular vale a pena ?

curso de gastronomia com um professor particular
Vale muito a pena fazer curso de culinária com um professor particular. Isso porque através desse curso é possível aprender o passo a passo da área da gastronomia com um profissional especialista no assunto. Há grandes professores particulares de gastronomia no mercado!

O curso de gastronomia com professor particular é indicado para todos que estão iniciando no ramo da culinária. Isso porque, com a ajuda de um professor particular especialista no ramo, o aluno poderá aprender a cozinhar de forma mais eficiente, descobrindo o passo a passo de como cozinhar e as principais técnicas utilizadas na área da gastronomia. Há diversos cursos de gastronomia que podem ser feitos com professores particulares, como estes:

Sobremesas e doces

  • Cupcakes;
  • Brigadeiros gourmet;
  • Gelatos;
  • Bolos caseiros;
  • Casinha de gengibre;
  • Biscoitos decorados;
  • Cookies;
  • Cheesecakes;
  • Sobremesas práticas;
  • Sobremesas da vovó.

Cozinhas internacionais

  • Cozinha indiana;
  • Cozinha japonesa;
  • Cozinha tailandesa;
  • Cozinha americana;
  • Cozinha contemporânea;
  • Cozinha francesa;
  • Cozinha mexicana.

Especialidades de cozinha

  • Frutos do mar;
  • Churrasco;
  • Petiscos e drinks;
  • Tortas salgadas e salgados em geral;
  • Massas e molhos;
  • Finger food;
  • Hambúrgueres;
  • Refeições light.

Todos esses conteúdos podem ser vistos no curso de gastronomia com um professor particular. Por isso esse curso é tão importante para quem é iniciante e deseja se especializar no ramo da gastronomia. Se você deseja se tornar um grande chef de cozinha, não perca tempo, e se matricule em um bom curso de culinária!

Precisando de um professor de Culinária ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 1 nota(s)
Loading...

Isabella

Graduada em administração de empresas e especialista em marketing de conteúdo. Apaixonada por educação, redação e mundo digital. Atua como redatora e conteudista.