Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

O que torna a língua irlandesa tão diferente?

De Glicia, publicado dia 19/09/2018 Blog > Idiomas > Inglês > Origens e particularidades do inglês falado na Irlanda

Quando pensamos na Irlanda, uma das primeiras coisas que nos vêm à mente são as belas paisagens verdes e o campos repletos de ovelhas, um dos símbolos do país.

Em seguida, pensamos na famosa festa de São Patrício, onde todos vestem verde para comemorar o dia do santo padroeiro da Irlanda. Outro símbolo marcante da Irlanda é a banda de rock U2 – que você provavelmente já ouviu falar em algum momento da sua vida – cujo líder, Bono Vox, nasceu em Dublin.

A Irlanda possui uma cultura e uma língua fascinantes. Além do inglês, os irlandeses também falam a antiga língua irlandesa, conhecida como gaélico irlandês, uma das heranças da cultura celta.

Sim, a Irlanda tem duas línguas oficiais, o inglês e o gaélico. Essa última era a principal língua do país antes de os ingleses invadirem a ilha durante a Idade Média. Entretanto, segundo estatísticas do último censo realizado, hoje em dia apenas 2% da população do país fala gaélico no dia a dia.

Neste artigo vamos tentar entender um pouco melhor como o inglês evoluiu na Ilha Esmeralda e como ele se tornou a principal língua falada no país.

História da língua inglesa na Irlanda

A língua inglesa foi levada à Irlanda pelos ingleses, a partir do século XIII. No entanto, o uso do inglês nunca foi uma imposição e aconteceu de forma gradual e natural.

A história do inglês na Irlanda começa com a chegada dos ingleses no século XIII Também conhecida como Ilha Esmeralda, a Irlanda é coberta por vastas estepes verde-claras.

No século XVII, quando os Tudors conquistaram a Irlanda, o inglês passou a ser usado no Tribunal, nas instituições judiciais, nos órgãos administrativos e mesmo entre os empresários.

O gaélico, língua nativa dos irlandeses, era falado pelas camadas mais pobres e menos eruditas da sociedade. Até hoje o uso do gaélico predomina nas zonas rurais, onde a população é mais simples e menos escolarizada.

Como o inglês tornou-se a língua usada nos negócios e, consequentemente, nas transações políticas e comerciais, ele acabou se expandido até tornar-se a principal língua da população irlandesa. Falar inglês é indispensável para a inserção social e profissional dos irlandeses, assim ele é a primeira língua ensinada nas escolas.

Todos os anos, a Irlanda recebe estudantes do mundo todo que desejam aprender inglês. Por ser um dos países anglófonos mais acessíveis em termos de visto e custo de vida, a ilha atrai milhares de jovens estrangeiros.

No entanto, o inglês falado na Irlanda, da mesma forma que o inglês falado na Escócia, por exemplo, possui muitos dialetos. Dependendo da região, a língua pode ser bem diferente do inglês britânico. Mas, atenção! O gaélico não é um dialeto ou uma variação do inglês. Trata-se de uma língua própria e é uma das línguas oficiais do país.

Para fazer um intercâmbio na Irlanda não é preciso aprender gaélico, pois o inglês é a língua mais usada no dia a dia, especialmente nas grandes cidades como Dublin. Todavia, por que não se aprofundar na cultura irlandesa aprendendo, além do inglês, também o gaélico? Essa pode ser uma experiência linguística muito interessante.

Gaélico: uma herança da cultura celta

Como mencionamos anteriormente, a Irlanda possui duas línguas oficiais: o inglês e o gaélico. Duas línguas que refletiam, no passado, as diferenças sociais entre os irlandeses. Enquanto o inglês era a língua dos eruditos, o gaélico era a língua falada nas camadas mais pobres da sociedade.

a língua irlandesa é hoje em dia pouco falada no país Aos poucos, o inglês foi tomando o lugar do gaélico nas comunicações cotidianas.

Atualmente, diferentes medidas do governo irlandês visam tornar  as duas línguas mais ou menos equivalentes do ponto de vista social e intelectual. Entretanto, a tarefa – muito interessante em teoria – tem se mostrado difícil de ser colocada em prática.

O gaélico – falado também em algumas regiões da Escócia – é uma língua totalmente diferente do inglês, tanto no plano gramatical quanto lexical. O irlandês antigo, como também é conhecida a língua gaélica,  está muito próximo ao “celta comum”, ancestral de todas as línguas celtas.

As línguas celtas possuem duas ramificações: o goidélico e o bretão. Existem hoje em dia 3 línguas gaélicas: o gaélico irlandês, o gaélico escocês e o gaélico mancês, falado na Ilha de Man. Juntas, essas três línguas formam  o ramo goidélico da família linguística celta.  O ramo bretão é constituído  das línguas galesa (País de Gales) e córnica (Cornualha).

O gaélico irlandês é falado na Irlanda desde 300-350 a.C. Mais tarde, ele se espalhou para Escócia e pela Ilha de Man, onde diferenças dialéticas foram surgindo gradualmente, o que resultou em  3 idiomas diferentes.

Apesar do inglês ser a principal língua falada na Irlanda hoje em dia, por ser a língua usada na política, nos negócios, nas escolas e universidades, entre outros órgão públicos ou não, o Irlandês conservou o título de língua mais falada  até o meio do século XIX.

Hoje em dia, apenas 2% da população do país fala gaélico no dia a dia, entretanto a língua ainda é muito usada nas zonas rurais da Irlanda.

As particularidades do inglês irlandês

Assim como nos demais países anglófonos, o inglês na irlanda acabou adquirindo algumas especificidades devido à evolução natural pela qual todas as línguas naturais passam.

as características do inglês falado na Irlanda Para aprender o inglês irlandês é preciso trabalhar duro!

Mas, quais são exatamente as particularidades do idioma de Shakespeare na Irlanda? Uma das razões das transformações ocorridas na estrutura da língua inglesa na Irlanda é com certeza a influência do gaélico. Essa língua, que é a segunda língua oficial do país, influenciou e ainda influencia o inglês irlandês.

Ao longo dos séculos, os habitantes da Ilha Esmeralda transferiram para o seu modo de falar inglês características do gaélico como pronúncias, vocabulário, estruturas gramaticais, etc.

As palavras, gírias e expressões do inglês irlandês podem variar bastante de uma região para outra. Para aprender e entender as expressões em inglês irlandês, é preciso conviver com irlandeses e estar em contato direto com a cultura do país.

Por exemplo, um irlandês pode se despedir usando apenas a expressão “after!”, que tem a mesma função de “see you later!” (até logo, até mais tarde, até depois, etc.) no inglês standard.

Outra coisa curiosa é a maneira como os irlandeses indicam as horas. Se você perguntar a um deles que horas são, não se surpreenda em ouvir um “5 bells” no lugar de “it’s 5 o’clock“. A expressão “be after” também é bem curiosa e característica do inglês irlandês. Veja a seguir alguns exemplos tirados do site www.inglesnapontadalingua.com.br:

  • I’m after winning the game (inglês irlandês) > I won the game (inglês britânico) / Eu ganhei o jogo
  • I was after winning the game (inglês irlandês) > I had won the game (inglês britânico) / Eu tinha vencido o jogo

No que diz respeito à pronúncia, existem algumas diferenças que tornam o sotaque irish bastante peculiar. Uma dessas diferenças está relacionada às pronúncias de “th”, que dependendo da palavra poderá ser pronunciado como “t” ou “d”. Assim, “thirty” será pronunciado como /tɜːti/, “three” como /tʁiː/,  “that” será /dæt/, “this” será /dɪs/ e assim por diante.

O sotaque irlandês é, sem dúvida alguma, bem diferente do sotaque britânico e americano. Para se familiarizar com a maneira de falar dos irlandeses, passar alguns meses no país é certamente a melhor opção.

Como aprender o inglês irlandês?

Como para aprender qualquer língua, se você quer melhorar seu sotaque irlandês ou simplesmente conhecer um pouco mais da cultura da Irlanda, mas não pode pagar um intercâmbio,  a melhor opção é buscar as mídias locais: jornais, revistas, programas de TV e rádio, etc.

estudar irlandês através de livros e mídias Você pode se familiarizar com as palavras e expressões típicas irlandesas acompanhando as mídias locais.

Ok, mas onde eu encontro tudo isso? Na internet, claro! Graças à web, você pode ter facilmente acesso a uma infinidade de suportes que te permitirão conhecer mais sobre a língua e a cultura de muito países.

Há ainda na internet, diferentes sites com listas de palavras e expressões em inglês irlandês. Seguem duas sugestões de sites: www.stevenroyedwards.comwww.irishcentral.com.

Os canais de TV mais populares na Irlanda são BBC Northern Ireland, UTV (Ulster Television) ou RTÉ (Raidió Teilifís Éireann Ireland = Radio Television Ireland). Mesmo que a melhor maneira de aprender uma língua ainda seja um intercâmbio, infelizmente nem todos podem pagar por isso.

Os livros  também são uma fonte inesgotável de conteúdo quando se deseja aprender novas palavras em inglês e para se aprofundar no vocabulário irlandês. Entre os autores irlandeses mais famosos estão James Joyce (Ulysses), Samuel Beckett (Esperando Godot), ou ainda Oscar Wilde (O Retrato de Dorian Gray).

Quando se trata de aprender uma língua estrangeira, a literatura é um terreno fértil e vasto! Através dos livros você pode melhorar seu vocabulário, aprender gramática de forma lúdica ou simplesmente “viajar” por países desconhecidos até então.

Sem falar das aulas particulares. Se você deseja aprender inglês irlandês de forma rápida e eficaz, seja para uma viagem ou apenas por hobby, a melhor opção é contratar um professor particular.

Aulas de inglês com certeza são a melhor maneira de aprender o idioma e todas as suas particularidades. Além disso, com um professor particular especialista em inglês irlandês você terá a oportunidade de aprender no seu ritmo e de acordo com seus objetivos e necessidades.

Ficou curioso para saber mais sobre a língua e a cultura da Irlanda? Não se esqueça que no Superprof você encontra professores de inglês americano, britânico ou irlandês em todo o Brasil. Basta fazer um cadastro e entrar em contato com o perfil que melhor corresponda às suas necessidades.

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar