Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Curiosidades sobre a língua de Shakespeare na Austrália

De Glicia, publicado dia 28/09/2018 Blog > Idiomas > Inglês > As especificidades do inglês australiano

Todo mundo que já quis fazer intercâmbio um dia sonhou com a Austrália e suas belas praias, seu clima tropical e suas paisagens de tirar o folêgo. O país é um dos destinos preferidos dos estudantes de inglês, e não é para menos!

A revista US News & World Report e a Universidade da Pensilvânia realizaram uma pesquisa e entrevistaram 21.000 pessoas de 36 países para saber qual é o melhor país do mundo. Não precisamos nem dizer que a Austrália ficou entre os primeiros escolhidos, no top 10, não é mesmo?!

Destino dos sonhos por excelência, a Austrália faz parte dos países anglófonos, ou seja,  onde a língua oficial é o inglês. E claro que, como em todos os outros países anglófonos, o inglês australiano evolui de forma diferente do inglês britânico e hoje possui suas próprias  particularidades.

Cada nação tem sua cultura, costumes e uma forma de comunicar específica. Essas diferenças culturais sempre acabam influenciando no plano linguístico, e é por isso que uma mesma língua pode ser falada de diferentes maneiras em diferentes partes do mundo.

Como veremos logo mais, o inglês australiano manteve alguns traços do inglês britânico e incorporou outros, sobretudo alguns traços do inglês americano. Continue lendo nosso artigo e descubra como aprender o sotaque australiano!

O contexto linguístico do inglês australiano

A Austrália ainda é um país muito jovem, tendo em vista que ela só conquistou sua independência da Inglaterra em 1901. Assim, o inglês falado nessa região do globo, apesar de ter sofrido algumas mudanças ao longo dos anos, é uma língua relativamente recente.

Os habitantes originais da Austrália eram os povos aborígenes, que moravam nesse grande pedaço de terra desde a última Idade do Gelo. Considera-se que os primeiros indícios de ocupação humana na região da então Nova Gales do Sul foram encontrados próximos ao Lago Mungo, e acredita-se que sejam datados de até 60 mil anos atrás.

história do inglês falado na Austrália O inglês australiano foi fortemente influenciado pela cultura americana.

Nova Gales do Sul, hoje um dos estados australianos, foi descoberta pelos europeus em 1770 durante a expedição de James Cook. O governo britânico reclamou a posse do território e estabeleceu nele a colónia de Nova Gales do Sul em 1788. Essa colônia ocupava quase a totalidade do continente australiano e parte das ilhas da Nova Zelândia.

Inicialmente influenciados pela língua dos colonizadores, os australianos falavam um inglês muito próximo do inglês britânico. Durante os diferentes períodos da corrida ao ouro no país no século XIX, a língua falada na Austrália sofreu fortes influências do inglês americano.

Pode-se dizer que houve uma “americanização” do inglês falado em terras australianas. Essa influência pode ser notada principalmente no léxico, na gramática e em algumas expressões tipicamente americanas.

Muitos dos termos usados pelos australianos vêm da influência exercida pela cultura pop americana, através das mídias e da Internet, o que contribuiu para a construção da identidade linguística australiana.

Aliás, graças a sua diversidade cultural, a Austrália se tornou um país extremamente aberto, recebendo milhares de turistas e imigrantes todos os anos.

Em uma sala de aula australiana é possível encontrar mais de 11 nacionalidades diferentes. Todo esse multiculturalismo torna o país um lugar muito procurado por estudantes que sonham em fazer um intercâmbio e aprender inglês.

As particularidades do inglês australiano

Os linguistas concordam que o inglês australiano pode ser dividido em três categorias:

  • O chamado english broad: falado com um forte sotaque nas cidades menores;
  • O inglês cotidiano: usado nas comunicações formais ou informais do dia a dia;
  • O inglês erudito: forma mais usada na língua escrita, na literatura e em algumas camadas sociais mais privilegiadas.

como todo país anglófono, o inglês da Austrália é único Além de praias paradisíacas e animais exóticos, a Austrália também tem gírias bem diferentes do inglês standard.

O inglês falado na Austrália é uma mistura multicultural de diferentes línguas, e tem entre suas influências o irlandês e o alemão. Apesar das fortes semelhanças com o inglês da Nova Zelândia, o inglês australiano conseguiu criar e manter uma identidade lingüística próprias.

Por conta da história comum que compartilham os dois países, além da proximidade geográfica, muitas vezes tendemos a associar as duas línguas, mas tanto a Austrália como a Nova Zelândia possuem diferentes especificidades linguísticas.

Os australianos não pronunciam todas as letras das palavras, sobretudo o início e o fim delas. Além disso, muitas vezes eles substituem o /r/ por uma vogal. Outra particularidade é que pronunciam as palavras de forma mais anasalada se comparado aos ingleses ou americanos.

Vejamos alguns exemplos:

  • going =  /ˈgəʊɪn/ no lugar de  /ˈgəʊɪŋ/
  • finishing = /ˈfɪnɪʃɪn/ no lugar de /ˈfɪnɪʃɪŋ/
  • what = // no lugar de /wɒt /
  • forever = /fəˈrɛvə/ no lugar de /fəˈrɛvər/
  • car = /kɑː/ no lugar de /kɑr/

O inglês australiano é conhecido também pela diversidade de gírias presentes no vocabulário. Para os estrangeiros, no começo pode ser bem complicado entender o que eles falam, mas com o tempo, você vai pegando o jeito e acostumando o ouvido. Seguem algumas das gírias mais usadas pelos aussies:

  • ambo = ambulance (ambulância)
  • barbie = barbecue (churrasco)
  • bikkies = biscuits (biscoitos)
  • gday = hello (olá)
  • lollie = candy (doce/bala)
  • postie = mailman (carteiro)
  • sidewalk = footpath (calçada)
  • tellie = television (televisão)

O sotaque é, obviamente, muito diferente também. O sotaque australiano é único e se distancia bastante do sotaque britânico. Apesar das diferenças, o inglês australiano é relativamente fácil de aprender e de entender, principalmente a língua falada nos grandes centros urbanos.

As semelhanças entre o inglês australiano e o inglês britânico

Historicamente influenciada pelo Reino Unido, a língua australiana tem suas raízes no inglês britânico, bem como no irlandês e no inglês americano.

existem muitas similitudes entre inglês falado pelos australianos e ingleses Apesar das diferenças, o inglês australiano é bem fácil de aprender.

A barreira linguística não é um obstáculo para encontrar um emprego ou estudar na Austrália. Apesar de ter suas particularidades, o inglês australiano se aprende fácil e de forma rápida, principalmente se você passar uma temporada no país.

Na realidade, tudo não passa de uma questão de adaptação e de treinar o ouvido para o sotaque aussie. Uma boa base em gramática e conversação serão suficientes para ajudá-lo a encontrar um emprego, conseguir conversar com seus colegas de classe e aproveitar ao máximo seu intercâmbio na terra dos cangurus.

Se você já estudou inglês, vai ser muito mais fácil se adaptar. Por exemplo, o uso dos verbos irregulares no passado são bastante similares ao inglês britânico, bem como os particípios passados de alguns verbos. Dessa forma, em inglês australiano, “spell” se torna “spelt” no passado, e “smell” vira “smelt“.

Outra semelhança com o inglês britânico é a pronúncia do som /r/. Diferentemente do inglês americano, no inglês britânico e australiano o /r/ só é pronunciado se ele estiver entre uma consoante e uma vogal, como na palavra “great“. Caso contrário, ele não será pronunciado, como na palavra “yard” que vira /jɑːd/.

Ainda sobre o som /r/, ele também não é pronunciado no final de algumas palavras como “car” que vira /kɑː/, e “better” que se transforma em /ˈbɛtə/.

No que diz respeito aos números, é nos Estados Unidos que a Austrália toma emprestado seu uso e pronúncia. Por exemplo, o número 1.200 pode ser pronunciado da maneira americana, ou seja “twelve hundred“, ao passo que os ingleses diriam “one thousand two hundreds“.

Por que escolher a Austrália para fazer um intercâmbio?

Para começar, a Austrália é um país gigantesco em todos os sentidos. Sua grande extensão territorial permite que o país tenha todos os tipos de clima.

Dessa forma, desde as imensas faixas de areia da costa leste e suas praias, passando pelas montanhas nevadas do estado de Vitória, até o árido deserto Outback, a Austrália é um país que com certeza agrada a todos os gostos.

fazer intercâmbio na austrália para melhorar seu inglês Estudar inglês na Austrália é uma oportunidade única de morar em um país multicultural.

Essa grande diversidade de cenários proporcionou o surgimento de cidades de diferentes tipos, onde é possível ter diferentes estilos de vida. Ou seja, pouco importa se você gosta do campo, de praia, de grandes centros urbanos ou de paisagens desérticas… a Austrália com certeza é o país ideal para fazer intercâmbio e aprender inglês.

Se você optar por morar na Austrália, irá perceber que existem grandes diferenças entre morar em cidades maiores e cidades menores. Por exemplo, se você gosta de agito, com certeza você irá adorar cidades como as badaladas Sydney e Perth, ou ainda a cosmopolita Melbourne.

Para os amantes de natureza, cidades como Gold Coast são perfeitas. Você encontrará lá uma vida urbana agitada em meio a um cenário paradisíaco. O contraste da praia com os grandes arranha-céus é surpreendente. Gold Coast também possui muitos dos melhores picos de surf do mundo.

Se o que você busca é tranquilidade, vai se apaixonar por Sunshine Coast e Byron Bay. Como a Austrália é uma país muito grande, existe uma grande diversidade cultural e linguística. Além do mais, a Austrália foi formada por muitas nacionalidades diferentes, com características e culturas  muito distintas.

Os estudantes estrangeiros são muito bem vistos pelos locais e são sempre muito bem recebidos. A integração social entre diferentes culturas faz parte da história da Austrália e foi o que contribuiu para criar uma nação tão mixta culturalmente falando, mas que vive muito bem as diferenças e soube se afirmar como uma grande potência mundial.

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar