Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como é falar a língua de Shakespeare na Escócia?

De Glicia, publicado dia 25/09/2018 Blog > Idiomas > Inglês > Principais características do inglês escocês

Quem nunca sonhou em visitar a Escócia e ver de perto suas paisagens verdes exuberantes, seus castelos medievais e se perder pelas ruas cheias de história de Edimburgo?

O país é considerado um dos mais bonitos do mundo, segundo os usuários do guia turístico Rough Guides. Conhecida por seus uísques de qualidade e por seus famosos kilts, um tipo de vestimenta masculina que é parte do traje tradicional escocês, a Escócia também possui uma língua e cultura fascinantes.

Como em todo o Reino Unido, na Escócia se fala inglês. Entretanto, na ilha também se fala gaélico escocês em algumas regiões. Outra língua falada no país é o scots, uma língua germânica próxima do inglês.

Apesar do gaélico não ser a língua mais falada na Escócia e de seus falantes restringirem-se às Terras Altas, é comum o vermos em todas as placas.

Então, sim, a escócia possui 3 línguas, mas a principal e mais falada delas é o inglês. O problema é que o inglês de lá soa tão diferente, que quem não está habituado pode achar que se trata de uma língua totalmente diferente. Assim, para se familiarizar com o sotaque escocês, um período de adaptação é necessário.

Para aqueles que sonham em fazer um intercâmbio na Escócia, aprender algumas expressões e se acostumar com o sotaque é recomendável. Se você ficou interessado, continue lendo nosso artigo para descobrir nossa dicas para aprender inglês escocês.

Entenda o contexto linguístico do inglês escocês

O inglês escocês também é conhecido como Scottish English ou Scottisch Standard English. É normal que o inglês escocês seja frequentemente confundido com outra língua falada no país, o scots. Essa última é uma língua da mesma família do inglês, ou seja, uma língua germânica.

as mudanças e variações linguísticas no inglês da Escócia O inglês falado na Escócia tem influências do scots e do gaélico.

Mas, apesar das semelhanças, se trata de duas línguas diferentes e o scots é falado apenas por uma pequena parcela da população escocesa.

Você sabe como nasceu o inglês escocês?

Pois bem, a mistura do scots com o inglês trazido pelos povos da Inglaterra acabou resultando no inglês escocês, essa língua tão peculiar. Esse agenciamento entre as duas línguas teve ínicio a partir do século XVII, e notamos desde então uma série de mudanças e variações linguísticas.

Após a Escócia unir-se à Inglaterra em 1707, a língua escocesa evoluiu, mudou, mas permaneceu autônoma. Uma independência que se reflete na identidade e na cultura escocesas. Seja do ponto de vista fonético ou sintático, o inglês escocês possui suas próprias características e influências do scots, assim como do gaélico.

O gaélico, trazido pelos celtas provenientes do norte da Irlanda no século V, foi reprimido durante séculos e tornou-se a língua dos bardos. Atualmente ele é falado por cerca de 60 mil pessoas nas regiões setentrionais da Escócia.

Embora o gaélico seja falado por menos de 2% da população escocesa, há no país vários jornais e programas de rádio disponíveis na língua gaélica. Atualmente o Parlamento da Escócia está discutindo uma lei para que o gaélico escocês seja uma das línguas oficiais do país, juntamente com o inglês.

As particularidades do inglês escocês

Se você pretende ir à Escócia a turismo, não se preocupe, pois se você já fala inglês, vai conseguir se comunicar bem com todo mundo. No entanto, se você pretende passar uma temporada maior por lá, seja para estudar ou trabalhar, para conseguir entender e se comunicar bem em inglês escocês é melhor investir em um curso intensivo.

o inglês da Escócia possui muitas peculiaridades Um exemplo de como o inglês dos escoceses às vezes soa como outra língua! A frase acima, em inglês standard seria algo como “don’t worry and keep calm

Claro, tudo depende da cidade onde você vai morar. O inglês falado no sul do país e em Edimburgo costuma ser bastante claro. Já no norte e no oeste do país, o inglês é bem diferente.

Nas Highlands (Terras Altas) fala-se principalmente o gaélico e dizem que os sotaques mais difíceis de entender são o de Glasgow e o das Ilhas Shetland.

Uma das principais características do inglês escocês é o famoso “r” enrrolado, que tem uma pronúncia semelhante a do nosso “r” em palavras como “grato“, “frase“, “grande“, etc. Outra especificidade marcante no inglês escocês é a pronúncia  das vogais que é um pouco diferente da pronúncia das vogais em inglês standard. Assim, [] vira apenas [a], e a frase “I love you” [ lʌv juː] é pronunciada [a lʌv juː] em escocês.

Além disso, os escoceses usam palavras e expressões próprias em seu vocabulário e a maioria delas tem origens celta ou nórdica:

  • loch = lake
  • aye = yes
  • how no ? = why not ?
  • ach, away we go! = I don’t believe you!
  • ben = mountain
  • glen = valley
  • wee = little
  • bairn = child
  • lad = guy
  • lass = girl
  • ken = know
  • bonnie = beautiful
  • greet = cry
  • he’s a right sweetie-wife = he likes to chat

Esses são apenas alguns exemplos das palavras e expressões mais comuns, mas a lista é longa e para conhecer todas as diferenças é necessário passar uma temporada no país.

Se você está com viagem marcada para a Escócia, uma boa maneira de treinar o ouvido para o sotaque escocês é assistir filmes, séries ou até mesmo vídeos de youtubers escoceses. De forma geral, eles são um povo muito aberto e são pacientes com os estrangeiros, então se você não estiver entendendo nada, basta pedir para que falem mais devagar.

Será que é possível aprender inglês escocês?

Com tantas diferenças linguísticas e culturais se comparada aos outros países do Reino Unido, poderíamos pensar  que a Escócia é uma grande ilha isolada no norte da Europa.

aprenda o sotaque escocês através da conversação Nada como conversar com pessoas locais para conhecer melhor a cultura de um país,

Mas, na realidade, apesar de todas essas diferenças, a língua falada pelos escoceses ainda é o inglês, e não podemos esquecer que trata-se da língua mais falada no mundo.

Se deixarmos um pouco de lado as palavras e expressões pitorescas, o inglês escocês não deixa de ser uma língua acessível a todos. Você deve estar se perguntando de que forma você pode aprender o escocês e como se adaptar ao sotaque tão característico e diferente, não é mesmo?

Como para aprender qualquer coisa na vida: praticando! Além disso, a maioria dos escoceses sabem que seu sotaque soa muito diferente para os estrangeiros que visitam o país.

É por essa razão que eles não hesitam em adaptar sua maneira de falar, de forma que o interlocutor possa compreender o que está sendo dito.

Dessa forma, é muito mais fácil comunicar e manter uma conversa longa. Os escoceses são extremamente abertos a diferentes culturas e línguas, além de serem um povo muito solícito.

A seguir daremos algumas dicas para você se aprofundar no inglês escocês.

As melhores maneiras de aprender o inglês escocês

Sejamos diretos: a melhor e mais eficaz técnica para aprender e progredir no inglês escocês, ou em qualquer outra língua, é mergulhando nela de cabeça.

Filmes, programas de rádio, séries de televisão, músicas, livros… tudo isso é ótimo para melhorar seu sotaque, ganhar vocabulário e assimilar da melhor forma possível as peculiaridades de uma língua.

Os melhores suportes para estudar inglês escocês Para aprender o inglês escocês e se adaptar ao sotaque, é preciso mergulhar no universo linguístico e cultural do país.

A maneira mais simples de mergulhar no universo do inglês escocês – e que é provavelmente a melhor e mais eficaz –  é ouvir as rádios locais. Ok, mas onde eu posso ouvir uma rádio escocesa? Na internet, claro!

Rádios como BBC Scotland BBC Alba (essa última em gaélico escocês) são facilmente acessíveis pela internet. Além dessas duas estações de rádio públicas, há muitas estações de rádio comunitárias na Escócia, você só precisa fazer uma busca no Google.

Graças à web, você pode ter facilmente acesso a uma infinidade de suportes que te permitirão conhecer mais sobre a língua e a cultura de muitos países. O rádio é uma forma prática de treinar a escuta e ganhar vocabulário, pois você pode ouvir diferentes programas e noticiários locais enquanto faz outras tarefas.

Os podcasts também são excelentes, já que você pode ouvi-los no metrô, na rua, enquanto faz suas atividades físicas, no supermercado… as possibilidades são muitas.

Quando se trata de aprender uma língua estrangeira, a música também pode ser  um terreno muito fértil e vasto! Através das canções você pode melhorar seu vocabulário, aprender gramática de forma lúdica, se familiarizar com o sotaque local e viajar pela cultura de países desconhecidos até então.

Por exemplo, a música The First Big Week-End, do grupo Arab Strap, nos transporta para um fim de semana em terras escocesas, além de nos presentear com um delicioso sotaque e muitas expressões típicas. Ou ainda, a canção Another Bed, do grupo The Twilight Sad, que nos apresenta um sotaque ainda mais marcante, com destaque especial para os “r” do cantor.

Todos esses recursos são excelentes formas de aprender mais sobre o inglês escocês e conhecer um pouco da cultura dessa ilha britânica. Entretanto, as aulas particulares de inglês ainda são a melhor maneira de aprender o idioma. Além disso, com um professor particular de inglês você terá a oportunidade de aprender de acordo com seus objetivos e necessidades.

Se você deseja aprender inglês escocês de forma rápida e eficaz, seja para uma viagem ou apenas pelo prazer de estudar uma língua diferente, cogite a possibilidade de contratar um professor particular.

E se você ficou curioso para saber mais sobre a língua e a cultura da Escócia, não se esqueça que no Superprof você encontra professores de inglês em todo o Brasil.

 

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar