Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Faça aulas de culinária gratuitas!

De Carolina, publicado dia 02/09/2018 Blog > Artes e Lazer > Culinária > As bases da cozinha de graça!

“A cozinha é a parte de trás da decoração, onde homens e mulheres estão ocupados pelo prazer dos outros.” Bernard Loiseau

Quantos brasileiros são capazes de realizar pratos típicos? Feijoada, muqueca, pão de queijo, feijão, arroz (bem soltinho, com cebola e alho)? Será que muitos? Quem normalmente cozinha em casa? A mulher? O homem? Todos? Seria interessante saber quantas pessoas se sentem capazes de se virar nos fogões e fornos da vida!

E você, seria capaz de fazer esses pratos?

Não entre em pânico se a resposta for não. Superprof está aqui para ajudá-lo gratuitamente graças à internet.

O que evitar fazer na cozinha

Mas, primeiro, vamos começar com as armadilhas para evitar quando você começar a cozinhar. Mesmo sem ter aulas de culinária (materiais, ingredientes, qual é o preço?), existem algumas noções básicas para saber até mesmo sobre receitas simples:

Aprenda a cozinhar rápido Conheça o ponto ideal da massa nas aulas de culinária

  • Não entre em pânico: não há vidas em risco, não há necessidade de colocar muita pressão,
  • Ser organizado: assim que você vai às compras, precisa saber o que precisa. Então, antes de começar a receita, você tem que separar todos os ingredientes que você precisa. Isso evita correr em todos os lugares procurando o sal…
  • Leia seu livro de receitas antes de começar: é melhor antecipar o que você terá que fazer em vez de descobrir os passos da receita para o tiramisu, o brownie ou as panquecas.
  • Teste as novas receitas antes de oferecê-las a seus convidados: é uma ótima maneira de ganhar confiança em suas habilidades e de não perder o fio da meada,
  • Preste atenção no tempero: se é para espaguete carbonara, um smoothie, burritos ou fajitas, é melhor saborear regularmente para não fazer um prato muito gordurento, muito doce ou muito salgado. E se você não tiver certeza, tenha o que é preciso para temperar na mesa e deixe seus convidados se adaptarem ao seu próprio gosto!

Ao seguir essas regras simples, qualquer um pode ter sucesso em cozinhar como os grandes chefs 😉

Cheesecake de chocolate, torta de morango e floresta negra!

Siga um Mooc para cozinha

E se eu disser que há uma escola de culinária online?

Cozinha é, naturalmente, aprendida com pessoas reais para temperar, cortar, preparar um prato e saboreá-lo, é claro. Mas, às vezes, você pode fechar seus livros de receitas, tirar o avental, sentar na frente do computador e fazer anotações como em uma palestra.

Este é o caso graças aos vários Mooc (Massive Open Online Course – Curso Aberto Massivo Online).

Como fazer uma aula de culinária online? Seus convidados terminarão seus pratos e pedirão mais!

O que é um Mooc?

Literalmente, Mooc significa cursos online abertos e massivos em português ou em inglês (na maioria dos casos).

Além disso, essa ferramenta nasceu em universidades americanas. Hoje, permite que todos aqueles que desejam, aprendam online e interajam com outros estudantes ao redor do mundo gratuitamente.

Qualquer pessoa pode se inscrever e escolher um tópico que lhes interessa para assistir às aulas a qualquer hora do dia e da noite.

Como acompanhar o curso?

Muitas pessoas se inscrevem para os Moocs dedicados à culinária.

O curso é para todos. Durante algumas semanas, durante 20 a 50 minutos por dia, profissionais e amadores podem aprender a arte de fatiar, descascar e preparar bons pratos.

Para se inscrever, nada mais simples, basta ir ao site e digitar na barra de pesquisa: “técnicas básicas de culinária” ou algo do tipo. Você também pode digitar em inglês ou diretamente no Google.

Prepare seus pratos mais saborosos Na cozinha, você deve picar, limpar, cortar antes de colocar ao fogo!

Digite seu endereço de email e siga os cursos no seu próprio ritmo.

Qual é o conteúdo da cozinha mooc?

Tornar-se um cozinheiro é simples, seguindo o Mooc. Não são necessários pré-requisitos para iniciar algumas aulas de culinária online gratuita. E aqui está o que você pode aprender em 5 sequências:

  • Legumes: descascar, aparar, lavar, cortar, fatiar…
  • Ovos, fundos e molhos: ovos, fundos, molhos cozidos, molhos emulsionados frios e quentes,
  • Carnes: assar, grelhar, saltar, cozinhar…
  • Peixe: frescura, grelhar, fritar, cozinhar, assar, mexilhões…
  • Confeitaria e cremes básicos: massa folhada, massa podre, massa de biscoito…

Por uma taxa, é possível obter uma certificação no final de alguns Moocs se você tiver passado mais de 70% dos testes.

Pronto para cozinhar?

Assista a tutoriais em vídeo

Os tutoriais em vídeo são muitos no Youtube e pode ser difícil para navegar entre o bom e o ruim, útil e inútil, ou o fácil de seguir e os de um nível mais avançado.

Para aprender a fazer um bolo, uma salada de frutas ou uma sopa de legumes, siga uma aula de culinária em um tutorial em vídeo.

Como cozinhar sem colocar fogo na casa? Siga bem a receita e não misture duas páginas diferentes!

Mohamad Hindi

O ex-participante do MasterChef Brasil oferece tutoriais para iniciantes e experientes com técnicas úteis de culinária, gerenciamento de tempo, cortes e receitas simples de fazer.

Para os gestos técnicos, vários são ensinados:

  • Afie sua faca,
  • Aprenda pratos diferentes e fáceis,
  • Conheça novos temperos,
  • Pique o pimentão,
  • Pique as cebolinhas…

E para receitas, você tem a escolha entre as esfiha, coxinha de mortadela, kibe cru, o verdadeiro purê de batata, maioneses caseiras, “descobrindo as comidas de Israel”

Preparar alimentos requer cuidado Quer saber tudo sobre a cozinha japonesa? Faça curso de culinária!

O site é organizado de acordo com as receitas, cozinha básica, especial dia das mães, dia dos pais, dia dos namorados, viagens, técnicas ou produtos.

Para técnicas, por exemplo, você aprenderá muitas coisas vendo os próprios vídeos. Entre elas, técnicas de carne, aves, peixes ou ovos.

Cada receita também é detalhada por foto para recordar cada etapa. Outras dicas são dadas no final da receita para escolher o acompanhamento, por exemplo.

No seu wok para a preparação de receitas gourmet 😉

Você tem os equipamentos essenciais de cozinha?

TudoGostoso

TudoGostoso, o site onde se pode encontrar todas as receitas que se possa imaginar, basta preencher os ingredientes que tem na mão, também oferece tutoriais em vídeo para aprender técnicas de cozinha.

Você vai adorar escolher, aprender as técnicas por tema (legumes, carne, peixe, molhos…) e nível (básico, intermediário, avançado, profissional).

Para iniciantes, você aprende a:

  • Fazer um molho madeira,
  • Cozinhar um peixe,
  • Fazer aquele prato que tanto gosta,
  • Escolher um melão e prepara-lo,
  • Fazer claras em neve,
  • Preparar uma laranja para decorar um prato
  • Fazer um recheio de ravióli…

Fazer uma oficina de culinária pode ser sinônimo de diversão!

Em cada vídeo, você encontra os principais ingredientes e os principais passos para não esquecer nada e usá-lo como suporte para tomar notas e lembrar de técnicas essenciais.

As sugestões estão no vídeo para continuar a sua aprendizagem em outras técnicas sobre o mesmo tema (legumes, carne, peixe, mas também um legume em particular, etc).

As receitas mais simples para aprender na cozinha

Quais são os melhores tutoriais em vídeo sobre culinária?

Cozinha vegetariana, culinária asiática, culinária indiana: receitas fáceis, rápidas e baratas, mas que exige um pouco de rigor!

Aprenda as técnicas de culinária Sim, parece fácil, mas a cozinha pode ser um verdadeiro desafio

Depois de ter assimilado as técnicas básicas de cozinhar, é hora de começar a trabalhar para impressionar seus amigos e familiares com seus novos conhecimentos.

Para os seus utensílios de cozinha, aqui estão as 20 receitas mais fáceis da cozinha tradicional ou italiana:

  1. Omelete com presunto,
  2. Lasanha de carne moída,
  3. Almôndegas com tomate,
  4. Bolo de atum,
  5. Croque monsieur
  6. Risoto,
  7. Fajitas,
  8. Macarrão gratinado,
  9. Pizza,
  10. Panquecas de açúcar,
  11. Crumble de pera e chocolate,
  12. Cupcake,
  13. Bolo de chocolate,
  14. Mousse de chocolate
  15. Waffles,
  16. Madeleines,
  17. Muffins de chocolate,
  18. Crepes,
  19. Feijão Tropeiro,
  20. Pão de Queijo…

Todas as receitas estão disponíveis no TudoGostoso ou no Guia da Cozinha e são extremamente fáceis de fazer. Para você, então, o hambúrguer, o sushi, os tacos e por que não o cheesecake e os macarons?

Nada vai te impedir!

E, se não, algumas aulas de culinária com um precinho

Definições “aprender a cozinhar de graça”

Para cozinhar como um chef, você tem que mergulhar em um determinado vocabulário para entender melhor as receitas e fazer pratos sem erros.

O que significa preparar na cozinha?

Preparar um alimento é remover todas as suas partes não comestíveis. Para a carne, são os ossos, os nervos, a pele… Mas isso também se aplica aos peixes, frutas e legumes.

O que significa refogar?

Refogar significa passar a carne, legume na panela com azeite, óleo de girassol, manteiga com cebola, alho e outros temperos.

O que significa dourar?

É a ação de cozer a fogo brando por muito tempo até eles ficarem “dourados”, ou seja, com aquela cor apetitosa bem característica. Ou colocar um pouco de gema de ovo em um alimento que vai ao forno para dourá-lo.

O que significa cozinhar?

Colocar alimentos em uma panela, um recipiente fechado e com um pouco de líquido, mais ou menos temperado, cozinhá-los. A consistência do alimento vai mudar e torná-lo comestível como vários legumes, carnes, etc

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar