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Fique de olho nas calorias

De Marcia, publicado dia 12/03/2018 Blog > Esporte > Personal trainer > A ingestão calórica diária deve ser condizente com a sua necessidade

Segundo uma pesquisa realizada em 2015 pelo Groupon, 56% das pessoas estão insatisfeitas com o seu peso. A enquete inclui a população brasileira e a de mais 4 países da América Latina.

Pode ser que essa informação nos diga mais do que imaginamos. É claro que, se levarmos em conta nosso país, existe uma certa pressão social e midiática pelo corpo perfeito. É fato também que ela leva muitas jovens ao desenvolvimento de distúrbios alimentares ou até mesmo ao suicídio.

Nesse caso, trata-se de um problema de autoestima. Entretanto, há casos nos quais a insatisfação com o peso tem razão de ser. Nesses casos, buscar o corpo ideal deveria ser motivado muito mais pela saúde que pela estética.

E a alimentação tem grande influência nesse fator. É claro que uma rotina de exercícios é importante, mas se não mantivermos uma boa alimentação, todos os esforços podem ir por água abaixo.

Por falar em alimentação, você já reparou na quantidade de dietas que surgem a cada momento: é dieta da USP, dieta da lua, dieta japonesa e, a mais nova sensação do momento, dieta low carb. Essa última consiste em restringir drasticamente o consumo de carboidratos.

Algumas dietas que encontramos na internet são muito restritivas e nem sempre podem ser indicadas a todas as pessoas. Muitos simplesmente as imprimem e seguem, sem consultar um médico ou profissional especializado, podendo colocar sua própria saúde em risco.

Uma reeducação alimentar, aliada a um programa de treinamento em academia ou com personal trainer pode ser muito mais benéfico que uma dieta radical.

Excesso de calorias = sobrepeso

Para identificar se o seu peso está acima do indicado para o seu sexo e altura, basta calcular o seu IMC, que resulta de uma relação entre esses dois importantes números.

Se o resultado for acima de 25, tudo indica que você está com sobrepeso. Se passar de 30, trata-se de um caso de obesidade, que pode ser mais ou menos grave.

Segundo dados fornecidos pelo Ministério da Saúde em 2015, mais da metade dos adultos brasileiros estão acima do peso. Entre as mulheres, 24,4% já cruzaram a linha da obesidade.

Isso faz com que, além dos riscos elevados de problemas cardiovasculares e respiratórios, elas ainda sofram com preconceitos e problemas emocionais relacionados a autoestima.

Entretanto, a chave para mudar toda essa situação pode residir em algo muito simples, que faz parte do dia a dia: a alimentação. Muitas vezes, o sobrepeso deriva do hábito de ingerir mais calorias do que o corpo é capaz de queimar.

Por que calcular calorias?

Não estamos dizendo que você precisa tornar-se um ser alienado por números, incapaz de fazer o seu prato sem uma calculadora ao lado.

Aprecie com moderação Você pode usar a calculadora para contar calorias: só não fique obcecado por ela.

Entretanto, é importante conhecer a relação entre a quantidade diárias de calorias que você ingere e a real necessidade do seu organismo.

É claro que existirão dias de festa em família, nos quais pode ser que você cometa algum excesso. O problema começa quando o hábito se torna recorrente.

Quanto mais calorias ingeridas e não gastas, mais os ponteiros da balança tendem a subir.

Calcule as calorias do seu prato

Uma caloria pode ser entendida como “a quantidade de calor necessária para aumentar a quantidade de 1g de água em 1ºC”. Se, assim como eu, você ficou confuso com a explicação, melhor olharmos sob outra abordagem.

O ideal é ficar atento ao valor calórico de cada alimento que você ingere. Dessa forma, fica mais fácil definir quais alimentos devem ser incluídos em sua dieta e quais devem passar bem longe do seu prato.

Se você come pouco, mas ingere alimentos com alto teor calórico, sentimos informar que a eliminação do excesso de peso está difícil por essa razão.

Saiba o que você come Veja o valor calórico de alguns alimentos. Fonte: Unimed.

Para você ter uma ideia, preparamos essa tabela nutricional dos principais alimentos que ingerimos no dia a dia.

Calcule a necessidade calórica do seu organismo

A quantidade ideal de calorias a ser ingerida não é a mesma para todas as pessoas. Ela está relacionada à estrutura física do indivíduo e também ao metabolismo.

O ganho ou perda de peso está relacionado a uma lógica: quando ingerimos mais calorias que gastamos, ganhamos gordura; quando gastamos mais calorias que ingerimos, perdemos gordura.

Conhecer a necessidade calórica do seu organismo é importante para:

  • Manter o peso ideal – Sabe aquele corpo que é o sonho de consumo dos turistas no verão? Pois bem, você pode mantê-lo o ano todo;
  • Acompanhar o seu progresso – Muitas pessoas adotam alimentação e treinamento específico para emagrecer e perdem a hora de parar. Se o seu objetivo é a perda de peso, assim que você conseguí-la, será necessário reajustar a dieta e os exercícios para manter a forma. Caso contrário, ficará magro demais;
  • Estar ciente de que precisa dos nutrientes – Nosso organismo precisa de uma certa quantidade de calorias apenas para manter-se em funcionamento, ainda que estejamos dormindo. Além disso, uma quantidade também é necessária para as nossas atividades do dia a dia.

O cálculo da necessidade de calorias de cada organismo envolve fórmulas e análises um tanto complicadas. O ideal é buscar algum portal online que o faça para você, a partir da inserção de alguns dados seus. Um bom exemplo é esta ferramenta da Unimed, que faz cálculos rápidos.

  • O metabolismo basal é essa quantidade de calorias que o nosso corpo necessita, ainda que permaneçamos em repouso o dia todo;
  • A taxa metabólica de repouso é a quantidade mínima de calorias necessárias apenas para manter-se vivo;
  • O seu instrutor ou personal trainer poderá auxiliá-lo no cálculo de calorias queimadas por cada modalidade de exercícios;
  • Sua alimentação deve ser sempre controlada de acordo com a necessidade calórica.

Procure os profissionais certos

Um personal trainer e um médico nutricionista são os profissionais mais indicados para ajudá-lo a calcular as calorias do seu prato.

Isso pode soar estranho, se pensarmos que um instrutor de esportes realizou seus estudos focado apenas em relação aos treinos. Entretanto, costumam ter algumas noções sobre dicas de alimentação de acordo com o objetivo do aluno.

Na verdade, esses dois profissionais têm papeis complementares, quando o assunto é atingir o peso ideal e manter-se nele.

Se o que você quer é uma dieta personalizada, com base em seu organismo e suas necessidades, o ideal é procurar um nutricionista. Forneça a ele toda a informação necessária e siga sua dieta: dessa forma, você terá a certeza de estar fazendo a coisa certa, sem riscos ou prejuízos a outros setores da sua saúde.

Já o personal trainer vai te auxiliar melhor na parte dos exercícios. É ele quem vai definir quais serão as atividades e a carga horária diária para atingir seus objetivos.

Quantidade de atividades O personal trainer poderá determinar a carga necessária de exercícios para seu objetivo.

O bom é que ambos o profissionais poderão acompanhá-lo para mensurar a sua evolução e realizar os ajustes necessários, seja na dieta ou no programa de exercícios.

Caso esteja em dúvida sobre onde conseguir bons profissionais, a plataforma Superprof conta com um extenso cadastro de personal trainers. E você pode escolher de acordo com a sua preferência e a sua localidade. E alguns vão até ajudá-lo a estimular-se para seguir a dieta.

Isso porque, se você fizer corretamente os exercícios e não “escorregar” na alimentação, os resultados são certos. E os primeiros sinais costumam aparecer em pouco tempo. Portanto, fique tranquilo. Logo mais, a sua evolução se tornará visível.

Uma vez determinada a dieta pelo nutricionista, o personal trainer poderá ajudá-lo a:

  • Calcular as calorias dos alimentos;
  • Adaptar-se a mudanças na necessidade diária que possam surgir com a evolução dos treinos;
  • Alcançar seus objetivos, sejam eles emagrecimento, ganho de massa ou condicionamento físico;
  • Analisar periodicamente os resultados do programa fitness instalado.

A cada uma dessas análises, surgirão conversas que permitirão alinhar ainda mais seus objetivos com o programa desenvolvido pelo profissional. Isso garante que você não corre o risco de perceber, após um longo caminho percorrido, que estava na direção errada.

Instrutores de treinos e personal trainers existem em todos os níveis. Alguns têm experiência em grandes clubes e anos de atuação, e você ainda pode consultar e ler avaliações de alunos e ex-alunos para entender o que as pessoas andam pensando do trabalho do profissional que você deseja contratar.

Conquiste boa saúde e autoestima

Pode ser que você pense que saúde e autoestima são aspectos da vida que não se relacionam a números e questões matemáticas.

Entretanto, se pensarmos que a ingestão de calorias e o peso ideal interferem nessas duas vertentes, podemos pensar que não se trata de questões tão subjetivas assim.

Aprenda a equilibrar matemática e psicologia Se você acha que sua vida já tem números demais, entenda que eles são importantes na sua saúde, mas não o principal.

A ingestão da quantidade correta de calorias permite chegar ao peso ideal. Isso significa que, além de melhorar a saúde, você ainda se sentirá melhor consigo mesmo. A satisfação ao ver sua imagem refletida no espelho costuma ser uma das maiores recompensas para quem adere a esses hábitos.

E lembre-se: não estamos falando em arriscar a saúde para cumprir padrões absurdos pregados pela mídia: o peso ideal faz parte de um programa de saúde e bem-estar.

A conquista de uma boa aparência e o aumento da autoestima são apenas consequências (muito boas, por sinal) desse processo.

Por que não começar agora mesmo a contar calorias?

 

 

 

 

 

 

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