Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Descubra os segredos do Aperture

De Marcia, publicado dia 24/07/2019 Blog > Artes e Lazer > Fotografia > O retoque perfeito de fotos com o Aperture

“Na minha opinião, você não pode dizer que você viu algo completamente se você não tirar uma foto.” – Emile Zola

Veja e registre Em tempos de Instagram, tudo merece ser fotografado.

Quando você pratica fotografia ou gosta de belas fotos, um editor de imagens é como um companheiro que o seguirá em todos os lugares. Porque sim, hoje em dia, redimensionar uma foto digital, cortar uma foto de estúdio ou corrigir imperfeições, tornou-se algo bem comum!

É por isso que, entre os melhores programas pagos, encontramos o Aperture. Este software de fotografia, cujo nome significa em português “abertura” (do ponto de vista de uma câmera), é um dos pioneiros do gênero. Criado em 2004 e produzido pela Apple, ele permite o processamento pós-produção de imagens muito interessantes.

Enquanto o novo aplicativo Photos começa a fazer-lhe concorrência, Aperture ainda é necessário como software de fotografia em desempenho. As características não são desprovidas de interesse, especialmente quando se trata de assumir a sequência de ações como uma ferramenta de retoque.

Assim como Gimp, Photofiltre, Lightroom ou Picasa, não é difícil usar o Aperture para edição de imagens. Continue com a leitura e comprove.

Baixando o Aperture para retocar fotos

Disponível a partir do pagamento de uma taxa e desenvolvido pela Apple, o Aperture está em declínio e está gradualmente dando lugar ao “Photos”, mas isso não significa que ele já tenha caído em desuso!

Embora seu preço tenha baixado significativamente desde a sua criação em 2004, o software de edição de fotos está disponível apenas no Mac OS, mas garante um processamento de imagem impecável.

Pague e usufrua O Aperture é um software pago.

Para obtê-lo, basta baixá-lo na internet e, logicamente, seguir os passos de instalação, a partir da pasta “downloads” do computador. Até agora, nada complicado, especialmente se você já baixou algum software no seu Mac.

O ponto forte do Aperture é, portanto, o preço único, enquanto alguns de seus concorrentes introduziram uma assinatura mensal. Aqui, pagamos apenas uma vez, até obtemos as atualizações diferentes de acordo com o seu interesse.

Em suma, uma instalação não poderia ser mais simples, o que garante poder usar o software em poucos cliques!

Usando o Aperture para importar e categorizar fotos

Com uma interface de usuário bastante intuitiva, o Aperture permite que você classifique as fotos por álbum, para que possa consultá-las e editá-las com simplicidade. Mas para classificá-las, devemos primeiro… importar, entende?

Para importar fotos no Aperture, basta seguir alguns passos bem simples! Ao conectar sua câmera ao computador (via cartão de memória, cabo, etc.), você pode acessar diretamente as imagens em questão através do menu “arquivo”.

O primeiro passo é dar um nome ao arquivo em questão. Por exemplo, “feriados no sul” ou “casamento do João”. E sim, tudo é possível neste editor!

Foto após foto, podemos classificá-las e colocar estrelas (1 a 5) para aquelas que queremos manter ou tratar com prioridade, antes daquelas que podem esperar. Para fazer isso, nós pressionamos simultaneamente “Shift +”.

Podemos, então, exibir o arquivo inteiro de acordo com a classificação e excluir aquelas que não nos interessam (ou que não possuem estrelas, portanto). Para não sobrecarregar, a lixeira do software pode ser esvaziada mais tarde, só para ter certeza de que as imagens a serem excluídas realmente não mais lhe interessam.

Enquanto isso, é possível já começar a tratar as fotos, mas voltaremos a elas mais tarde.

Então você tem que classificar a foto online com mais precisão. Como? Aplicando uma legenda, mas também preenchendo os campos necessários, como “título” ou “palavras-chave”. Este passo, que os amadores não necessariamente praticam, torna possível referenciar corretamente as fotos na biblioteca do Mac OS.

Por exemplo, você quer ver todas as fotos onde seu amigo João aparece. Para fazer uma apresentação de slides surpresa, você só precisa digitar “João” na barra de pesquisa. Se o seu SEO foi aplicado, você deve encontrar a série certa!

Em relação à legenda, ela nos permitirá contextualizar a foto, através do local, do fotógrafo ou das pessoas presentes nela. Viu como está cheio de ferramentas e recursos que, juntos, fazem do Aperture um editor de fotos muito completo?

Em uma aula de fotografia, você pode ainda adquirir mais algumas noções do Aperture.

Conhecendo os recursos do Aperture para retocar fotos

Tal como o Adobe Photoshop, o Aperture possui funcionalidades específicas para este software, que permitem o acesso a diferentes configurações para pós-processamento de fotos.

Os recursos básicos do Aperture

Entre seus principais recursos, tão úteis para edição de fotos, encontramos:

Elementos especificos rostos Há mecanismos que identificam rostos nas fotos.

  • Detectar rostos para identificá-los (como evidenciado pelo nosso amigo João);
  • Trabalhar as fotos em formato raw;
  • Corrigir uma tarefa em uma foto ou imperfeições de imagem;
  • Remover olhos vermelhos;
  • Escolher o zoom de 50% a 1600%;
  • Rodar uma foto em alguns graus;
  • Exibir várias telas ao mesmo tempo;
  • Obter uma mesma imagem em tamanhos diferentes;
  • Criar pastas e galerias de fotos para organizar seus arquivos;
  • Importar imagens de uma porta USB;
  • Editar a maioria das fotos, simplesmente!

E como a correção de imagens e o retoque também envolvem ações lado a lado, o Aperture oferece o processamento rápido de fotos para que você possa exportá-las imediatamente. Útil para redimensionar e ajustar o brilho em poucos cliques.

Como exportar fotos via Aperture

No momento do processamento da imagem, é possível reformulá-la rapidamente ao mesmo tempo em que fazemos a referência. Isso permite que aqueles que não têm objetivo estético economizem tempo antes de exportar.

Pode-se também, e sempre de forma simples e fácil, alterar o balanço de branco, a saturação, os contrastes ou os tons escuros, e exportar diretamente o arquivo já modificado. Estamos falando de uma ótima maneira de exportar e melhorar as fotos de uma só vez!

O Aperture permite ainda, de maneira simples, aplicar uma única configuração a uma série de fotos e, de fato, dar-lhes alguma unidade. Mas tudo o que parece bonito e prático demais, pode deixar as pessoas um tanto inseguras. É para sanar esse sentimento que preparamos tutoriais como este.

Como qualquer bom software de processamento de fotos, mesmo que você não seja um designer gráfico, é fácil exportar instantaneamente através do menu “Arquivo”. Só tome cuidado para escolher a melhor resolução (10 ou 12), e não se esqueça de considerar os metadados, se você os adicionou.

Para adicioná-los, vá para “Aperture”, “apresentação” e, em seguida, “exportar imagem”. O truque? Aqui você está com uma série de fotos classificadas, retocadas, que você só tem que contemplar com seus filtros e sua nitidez!

Conhecendo a interface do Aperture para retoque de fotos

“Fotografar é uma atitude, um estilo de vida, um modo de viver” – Henri Cartier-Bresson

Embora não exista uma versão gratuita, o Aperture é um dos melhores softwares para retocar fotos, adequado tanto para arquivos raw quanto para jpeg ou gif, seja você um fotógrafo ou um mero amador, que ainda está descobrindo sua paixão por fotografia.

Em termos de programas, estamos falando de um pioneiro no campo, cuja interface simples e intuitiva também levou ao sucesso. Essa mesma interface é definida de acordo com várias zonas:

  • À esquerda, no topo, encontramos a barra de ferramentas , cujo quadro verde é o símbolo. Aqui encontramos recursos como “importar” ou “novo”;
  • A moldura azul ilustra todas as opções de visualização de suas fotografias;
  • O quadro vermelho possui três facetas: a biblioteca de fotos, os metadados e o ajuste (ou retoque).

Esta interface, simbolizada pelas cores, é relativamente fácil de entender, o que provavelmente ajudou a potencializar o sucesso do Aperture no Mac. Lembre-se disso antes de pensar em associá-lo ao seu Windows.

Quando você retocar suas fotos e desejar movê-las a partir da miniatura, ou ainda visualizar mais fotos com zoom, saiba que existem ainda duas técnicas possíveis.

A primeira é clicar duas vezes na foto para mudá-la para o outro modo. A segunda é clicar no recurso diretamente no menu do quadro azul. Ambos os procedimentos conduzem aos mesmos resultados.

Edição simples e sucinta Com poucos cliques, é possível editar uma foto.

Embora se baseie em razões técnicas, o Aperture não será mais adequado para a nova versão do Mac. Mais uma razão para obter urgentemente sua versão deste editor de fotos e domar as opções de sua interface agora.

Fazer a edição de fotos nunca foi tão fácil com esse tipo de editor de fotos. Mesmo que não esteja incluído no software livre, o Aperture tem a vantagem de agrupar muitos recursos, como camadas, SEO ou diferentes formatos, para retocar uma foto de A a Z.

Está aí uma grande vantagem do Aperture, assim como de outros softwares de edição de imagens: uma fotografia que não saiu como o planejado não é mais motivo para desespero. Você pode recorrer aos recursos disponíveis para transformá-la em sua melhor versão.

Tal questão é útil tanto na fotografia profissional quanto naquele álbum de férias de família que você está pensando em montar. É importante entender que trata-se de vantagens que não se destinam exclusivamente a quem trabalha com fotografia.

É claro que se você é apaixonado pelo tema, ainda que como hobby, você pode fazer um curso de fotografia e solicitar ao seu professor que se aprofundem no Aperture. Você certamente vai descobrir recursos que vão te surpreender.

Então, pronto para baixar o programa e começar a testar suas funções na sua galeria de fotos?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar