Já arriscou a soltar a voz com "Galooooopppeeeeeeeiiiiiiiraaaaaaaaaaa" e teve dificuldades para ir até o fim? Tranquilo! Você não está sozinho nessa. A canção da dupla Chitãozinho e Xororó é um desafio até mesmo para cantores famosos, como Luan Santana. Ela exige um tipo de voz apropriado e, acima de tudo, domínio das técnicas vocais.

Embora Xororó tenha uma voz potente, foi graças as técnicas vocais que o cantor conseguiu ter condicionamento, afinação e fôlego para cantar "Galopeira", ao longo de seus 40 anos de carreira. Além dos exercícios, Xororó não bebe gelado, dorme bem e não fica se esgoelando por aí à toa.

Talvez você não tenha o mesmo gogó de ouro que o sertanejo, mas você pode trabalhar para melhorar o alcance da sua voz. Se você for barítono, fica ainda mais fácil para chegar lá. Pois esse tipo de voz está entre as notas graves e agudas, facilitando o processo.

Caso você seja tenor ou baixo, poderá fazer exercícios para tornar a extensão vocal mais equilibrada, transformando-a em uma extensão de barítono, por exemplo. No decorrer deste artigo, vamos falar melhor sobre esse tipo de voz tão presente nas óperas. Saiba como alcançar um tom barítono, que é um dos principais tipos de vozes masculinas!

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O que é um barítono?

Também usado como nome de instrumento musical, o termo barítono se refere aos sons mais intermediários da voz masculina, nem baixo e nem tenor. Podemos dizer que é uma voz mais equilibrada por ser grave, aveludada e com menos agilidade, ou seja, é mais suave que a do Tenor, porém menos imponente que a do Baixo. Possui uma extensão vocal que engloba do Si2 ao Si4.

Por ser uma voz mais versátil, não precisa de muito treino para conseguir executar mais graves ou mais agudos. Logo, consegue interpretar inúmeros papéis em uma ópera. No entanto, os barítonos são, na maioria das vezes, associados aos papéis de vilões que disputam a sua amada com o tenor. Alguns tipos de barítono também se encaixam bem em personagens mais engraçados.

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BARÍTONOS#classicalmusic #voices #operasingers #opera #baritono...
♬ sonido original - Sebastian | Classical music

Encontrada com frequência no Brasil, a versão masculina da voz mezzo-soprano é considerada comum e possui uma grande concorrência, sendo preciso trabalhar muito para se destacar dos demais. Na realidade, as vozes consideradas médias (barítono e mezzo) são as vozes mais versáteis e, aliadas ao treino e estudo, podem alcançar um certo brilho tanto nas notas agudas quanto nos graves.

Alguns barítonos da música popular são: Jim Morrison, Calvin Harris, André Valadão, Drake, Alex Turner (Arctic Monkeys), Chico Buarque, Flo Rida e Herbert Vianna e muitos, muitos outros.

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Quais pontos a extensão vocal abrange?

Ok, agora que você já entendeu o conceito do que seja um barítono, que tal explorarmos algumas considerações iniciais que envolvem a extensão vocal? Sem dúvidas, entre os tipos de voz, a barítona é uma das mais admiradas pelas pessoas.

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Extensão vocal é a quantidade de notas

Da mais grave à mais aguda, que uma pessoa consegue emitir, independente da qualidade e do esforço da emissão

O que define, primariamente, a extensão vocal são as dimensões da laringe e das pregas vocais. Ademais, as características anatômicas, a personalidade e a respiração são alguns dos fatores que influenciam no tipo de voz. Sendo assim, entenda a diferença entre:

  • Tessitura: é o conjunto de notas que uma pessoa consegue emitir de forma confortável e com boa qualidade.
  • Colatura: é a execução de diversas notas em uma única sílaba, geralmente de modo rápido e com grande agilidade.
  • Volatura: é a capacidade de cantar notas com ritmo acelerado.

Em outras palavras, a extensão vocal abrange todas as notas que um cantor consegue articular, independente da qualidade dessa articulação. Ela possui, portanto, uma abrangência maior que a da tessitura.

Enquanto a extensão representa todas as notas fisicamente articuladas e realizáveis, a tessitura afunila esse quadro, referindo-se somente às notas mais apropriadamente realizadas no que tange à qualidade da emissão.

Ou seja, um cantor pode articular notas fora de sua tessitura mas jamais emitirá notas foram de sua extensão vocal. Afinal, a extensão vocal abrange todas as notas, da mais grave à mais aguda, que uma pessoa consegue emitir, independente da qualidade, se afinadas ou não, e do esforço no processo.

Sabemos que a frequência natural da voz humana define-se pelo comprimento das pregas vocais. Dessa forma, as mulheres possuem cordas vocais mais curtas, o que resulta em uma voz mais aguda. Já os homens são dotados de cordas mais longas, resultando em uma voz mais grave. O barítono, em especial

Possui
315

cordas vocais

É também por esse motivo que as vozes das crianças são mais agudas do que a dos adultos. A mudança de voz costuma ocorrer na puberdade, quando ocorre a modificação das pregas vocais, que de mais finas mudam para uma espessura mais grossa. Esse fato é especialmente relevante para os homens.

Concluindo, o comprimento e a espessura das cordas vocais determinam, tanto nos homens quanto nas mulheres, a extensão vocal e o registro de alcance das notas produzidas vocalmente. Ademais, não é somente a laringe e as pregas vocais os únicos órgãos responsáveis pela fonação. Os lábios, a língua, os dentes, o véu palatino e a boca contribuem também para a formação dos sons.

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Características do Barítono

Como já dissemos, o barítono é a voz masculina intermediária, entre baixo e tenor. Considerada uma voz mais grave e aveludada do que a dos tenores, no entanto sem a mesma potência. Compensa-se no volume e na capacidade de emitir notas graves e cavernosas. É, também, uma voz madura e viril.

Barítono é a voz masculina mais comum nos países frios, apresentando extensão vocal dentro dos limites do G2 ao B3; no canto coral, do D2 ao G4, ou em certos casos mais raros até mais grave ou agudo, abangendo do E♭1 ao B4.

🗣️
Voz grave e aveludada

🎤
Extensão vocal entre G2 e B3

🎙️
Timbre aveludado e encorpado

O timbre da voz barítona é encorpada, aveludada, quente ou escura - permitindo que essa voz expresse tanto o sentimento de autoridade quanto de emoção. Os cantores barítonos têm esse timbre porque as suas pregas vocais são grossas, o que torna a frequência da sua voz mais grave.

A identidade dessa voz definiu-se apenas no século XIX, resultante da transformação da voz do tenor. Nessa época, cria-se o intermédio de espaço entre tenor e baixo, denominado inicialmente como baixo cantante, nas primeiras décadas do século.

A voz do barítono puro, tanto dramática quanto lírica, abrange a zona de transição no Eb3 e sua impostação assemelha-se à do tenor dramático – mesmo quando os registros de grave e médio são também importantes, sonoros e extensos.

Existem alguns barítonos que habitam a região de um baixo bem treinado e, ao mesmo tempo, a região de um tenor dramático como se fosse o próprio. Os cantores barítonos, em geral, conseguem transitar facilmente entre os agudos e os graves, e expressar flexibilidade e força.

Para que a voz do barítono seja projetada com perfeição, os cantores barítonos usam a região peitoral e a média da máscara facial. Tal "movimentação corporal" faz a voz ser mais sólida e profunda. Por conta dessa característica, os personagens complexos e dramáticos são, geralmente, interpretados por barítonos.

Algumas curiosidades do Barítono

Separamos algumas curiosidades sobre a voz barítono, e temos certeza de que você vai gostar de descobrir. Veja quais são essas curiosidades:

  • De forma geral, podemos brincar que os barítonos não ficam roucos, eles são roucos.
  • Barítonos possuem 315 cordas vocais.
  • Possuem um alcance ótimo para graves, então imagine o som que sai quando um barítono faz gutural...
  • Falando nisso, muitos barítonos escondem sua voz dessa forma, fazendo gutural – uma enorme bobagem.
  • Normalmente, são os mais afinados no mundo da música.
  • Não se engane, barítonos podem explodir seus ouvidos quando quiserem, assim como os tenores e baixos.
  • Existem lendas de barítonos na Antiguidade que cantavam por meses e meses sem parar e saiam falando normalmente, graças às suas cordas vocais de titânio, rs!
  • As vozes de barítonos somem em músicas graves, elas se misturam com o instrumental.
  • Existem barítonos que cantam a parte do Baixo (instrumento) nas músicas.
  • Freddie Mercury alcançava qualquer tom, em qualquer hora. Só o colocaram como barítono pelo seu timbre de macho (ou não, rs!).

Além disso, como dito logo no início, barítono é nome dado à um instrumento de metal da família das saxotrompas, com pistões e um pavilhão virado para cima, bem como o nome de quem toca esse aparelho musical. Sem dúvidas, essa classificação vocal masculina é uma das mais grandiosas!

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Tipos de voz Barítono

Você pode ser um barítono mais agudo ou mais grave, vai depender da sua região vocal. Diante dessa situação, foi criada uma classificação padrão de vozes de ópera. Assim como as demais, a voz barítono é subdividida de acordo com o timbre e ritmos distintos.

Através desses rótulos, fica mais fácil saber como explorar a sua voz da melhor maneira, compreendendo seus limites e sem desgastes. Listamos os principais tipos de barítono:

  • Barítono dramático: embora não tenha o mesmo alcance de um tenor, é uma voz completa, resistente e poderosa. É a voz mais comum de barítono e consegue fazer ondulações, além de se manter sustentada com facilidade. Com um alcance vocal que vai do Sol2 ao Sol4, é bem grave e volumosa, podendo ser identificada no personagem Jack Rance, da ópera "La fanciulla del Oeste" (Giacomo Puccini).
  • Barítono lírico: uma voz mais suave, leve e com maior tessitura, vai do Lá2 ao Si4. Mais flexível, a extensão vocal do barítono lírico pode ir do Fá2 ao Dó5. Frequentemente, é uma voz usada para papéis cômicos em uma ópera e/ou personagens importantes em um musical. Um exemplo dessa voz é o Papageno na ópera "A Flauta Mágica" (escrita por Mozart).
  • Barítono leggero: considerada uma voz mais leve, clara e menos volumosa, o barítono leggero é ágil e flexível, com uma grande extensão aguda. Bem conhecida nas óperas francesas, é uma voz com menos potência e uma extensão vocal do Si1 ao Dó4.
  • Baixo-Barítono: bastante usada em corais ou em papéis rudes e autoritários, é uma voz de qualidade, com notas mais baixas e um alcance que vai do Fá2 ao Fá#4. O termo surgiu no século passado devido à uma necessidade de classificar uma voz necessária para alguns papéis específicos de ópera.
  • Baritenor: segundo o The American History and Encyclopedia of Music, baritenor seria uma "uma baixa voz de tenor, quase barítono". É uma voz poderosa capaz de cantar tanto como um forte barítono, assim como um tenor. Esse tipo de voz surgiu para classificar um tenor especial, presente nas óperas de Rossini.

Ao longo dos anos, alguns outros subtipos foram surgindo para que as novas vozes fossem rotuladas da melhor forma possível. Então ainda temos Barítono Verdi, Barítono Martin e Kavalierbariton. Vale dizer que as nomenclaturas podem variar de acordo com um país.

Um barítono lírico, por exemplo, dependendo do país, pode encontrar uma infinidade de papéis para atuar em diversas óperas, incluindo a maioria dos papéis escritos para baixo e ainda arriscar cantar como tenor mais grave, se necessário. É comum como terceira voz em quartetos masculinos de música cristã. Uma desvantagem, já mencionada, é a concorrência elevada entre demais barítonos, no ramo.

Já um barítono popular conta com grande versatilidade; no microfone, as passagens de registro podem ser controladas mais facilmente e ele pode cantar numa extensão absurda. No entanto, a maioria das músicas populares é feita para tenores. Caso o barítono encare o desafio, vai viver tendo que mudar de tom, o que causa estresse e desgaste de forma geral.

Considerada um tanto quanto exótica, por herdar um pouco do baixo e um pouco do tenor, a voz barítono comumente apresenta um timbre único. Um bom exemplo disso é a voz inigualável de Freddie Mercury.

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Freddie Mercury ganhou notoriedade mundial

Por ser detentor de uma voz poderosa e extremamente original

Inclusive, Freddie Mercury ganhou notoriedade mundial também por ter sido talvez a voz mais imponente da história do rock. Mas o que a discernia das demais? Uma pesquisa europeia de 2015 descobriu que o grande diferencial de Freddie estava em seu vibrato, que, segundo os pequisadores, diferia ligeiramente do dos intérpretes de canto lírico.

Nesse sentido, segundo análise de 240 notas sustentadas em 21 registros a cappella, a taxa de modulação de frequência fundamental – mais conhecida como vibrato – do cantor atingia a média surpreendentemente alta de 7, 04 Hz.

Além disso, uma análise de seis entrevistas revelou uma frequência base de 117,3 Hz, tipicamente encontrada na voz de barítono. Isolando-se dos demais instrumentos, a voz cantada de Freddie alcançava 37 semitons dentro do intervalo de tom F#2 (por volta de 92,2 Hz) para G5 (cerca de 78.4 Hz).

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Freddie Mercury stuns the crowd with his exceptional vocal improv at the iconic Wembley 86’ show (Queen) #queen #queenband #freddiemercury #queenedit #queenlive #music ...
♬ Ay-Oh - Live Aid - Queen

Autodidata, Freddie, segundo ele próprio, se considerava um barítono, e não um tenor. Como resultado, ele foi um barítono que cantou grande parte de sua carreira na tessitura de um tenor, especialmente durante os anos 70. Já ouviu falar dele em uma aula de canto? Ela pode apresentá-lo aos tipos de vozes masculinas!

Dicas para trabalhar a voz de um Barítono

Para aperfeiçoar uma voz de barítono ou mezzo-soprano não é tão difícil quanto as demais vozes. O ideal é dominar a técnica vocal e realizar exercícios específicos que vão preparar o aparelho fonador para fazer graves e agudos, de acordo com o seu tom de voz.

Como é uma voz mais versátil, também é possível modificá-la. Como no caso já mencionado do mito Freddie Mercury (1946 -1991), dono de uma voz inigualável. Considerado barítono, Freddie conseguia emitir os mesmos agudos de um tenor. Contudo, essa alteração só surgiu depois do rock star fazer aulas de canto, estudar técnicas vocais e praticar muito.

A onda causada pelo vibrato de Freddie era mais intensa do que a do cantor de ópera Luciano Pavarotti

Consequence of Sound

Para agudos incríveis, a respiração controlada é primordial. Exercícios para aumentar a extensão também são importantes, pois através deles você conseguirá "alongar" a sua voz. Para os sons mais graves, a base é dominar a laringe com o intuito de deixá-la na posição exata para cada registro vocal.

Depois de dominar as técnicas vocais, procure melhorar o seu vibrato para que ele possa fluir sem esforços na voz. Faça exercícios para abrir o fundo da garganta, relaxe o corpo mantendo uma postura correta e cante usando o diafragma, para ter um fluxo de ar constante e equilibrado.

Apesar de ser uma voz adaptável, um barítono, assim como uma mezzo-soprano, não deve forçar para cantar notas ou tons fora da sua habilidade, natural ou adquirida. Os danos à saúde vocal podem ser bem sérios, tais como: nódulos, pólipos, edemas das pregas vocais, fendas, laringite crônica, entre outros.

Por isso é indispensável ter a ajuda de um pessoa técnica no assunto, que poderá orientar você nas práticas para deixar sua voz de barítono boa para cantar e encantar. Vale alertar que mudar o tipo de voz é algo sério, por isso pense bem antes de qualquer decisão. Além disso, todas as vozes possuem qualidades que podem ser exploradas.

Trabalhe a ressonância vocal

Os cantores barítonos devem trabalhar a ressonância vocal, tornando-a equilibrada. A ressonância deve ser "trabalhada" com ênfase na região peitoral (que projeta os graves) e a máscara facial (que corresponde à cavidade nasal, os seios da face e os ossos do crânio, e projeta os médios e agudos.

Colocando a voz barítona nessas regiões, a voz não sofrerá pressão ou peso. Um exercício bastante recomendado pelos professores de canto é a execução dos vocalizes; e os sons mais indicados são: "nuh", "mee", "mum" e "ng". Com isso, a voz fica "projetada para frente".

Amplie a sua extensão vocal da maneira correta

A extensão vocal deve ser ampliada com segurança - ou seja, de maneira bem suave, para alcançar os tons agudos e os tons graves. O ideal é que essa ampliação seja realizada de duas formas: prática de escalas com crescendo e decrescendo; e trabalho do passaggio (zona de passagem, especificamente entre F3-G4 para as vozes barítonas).

Escolha um repertório adequado

O cantor barítono precisa escolher um repertório que "respeite" a identidade da sua voz, ou melhor, a sua tessitura. Isso significa que um repertório de tenor ou de baixo - que exija um grande esforço, desconforto e pressão na voz do barítono - deve ser evitado.

Os barítonos líricos devem cantar, principalmente, músicas melódicas leves, enquanto os barítonos dramáticos devem cantar músicas intensas e de grande projeção. Com o repertório ideal, você dará um grande show com a sua voz de classificação vocal masculina barítona.

Treine a sua percepção auditiva

Nada melhor do que ouvir os grandes barítonos para projetar a voz barítona perfeitamente, não é mesmo? Temos uma lista de barítonos que você pode ouvir - e aprender com as suas apresentações - de forma bastante consciência. Veja a lista:

  • Sherrill Milnes;
  • Thomas Hampson;
  • Bryen Terfel.

Quanto à interpretação desses cantores, repare no seguinte: ressonância e articulação. Depois, tente imitar esses cantores com consciência dos seus "movimentos corporais". Além disso, preste bastante atenção às interpretações emocionais desses cantores.

Mantenha o seu corpo equilibrado

Para que a sua voz barítona seja projetada em alto nível, o ideal é que o seu corpo se mantenha em equilíbrio, considerando estes três pontos:

🧑‍🎤
Coluna ereta e relaxada
O corpo precisa estar equilibrado para que a sua emissão vocal seja eficiente. A tensão muscular ou o desalinhamento da postura pode afetar a qualidade da voz. Por isso, o cuidado com a coluna - deixando-a ereta e relaxada - é importante para manter e desenvolver a voz barítona.

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Pescoço, ombros e mandíbula alongados
Para que a sua produção vocal seja de qualidade, é fundamental que o seu pescoço, ombros e mandíbulas não fiquem tensionados. Na verdade, o ideal é que a musculatura dessa região tenha "liberdade", uma vez que essa tem relação direta com a laringe e o trato vocal, e influencia na vibração das pregas vocais e na ressonância da voz.

🗣️
Laringe e língua relaxadas
Os órgãos fonadores precisam estar "liberados", a respiração precisa estar coordenada, e o músculo precisa estar equilibrado para que a sua produção vocal seja eficiente. A tensão nessa região diminui a qualidade da voz e, também, interfere na saúde da voz.

O pescoço tem muitos músculos que sustentam a laringe, e a tensão nessa musculatura limita os movimentos da laringe, impedindo que a voz seja emitida de maneira "livre". Um dos exercícios mais indicados para diminuir a tensão no pescoço é incliná-lo para frente, para trás, para um lado e para o outro (mantenha o pescoço em cada uma dessas posições por 10 segundos).

Já os ombros tensionados podem interferir negativamente na postura e limitar a expansão do tórax, compremetendo a qualidade da voz. Para que os seus ombros não fiquem tensionados, recomendamos que você eleve os ombros até as orelhas e solte-os de forma "brusca". Além disso, rotacione os seus ombros para frente e para trás, de maneira lenta.

Uma mandíbula rígida, por sua vez, afeta a plena articulação das palavras, assim com a afinação da voz e a ressonância vocal. Quando a mandíbula está solta, a voz barítona, especialmente, fica mais ressoante e livre. Um exercício que recomendamos é abrir e fechar a boca lentamente - como se estivesse mastigando alguma comida - para que a mandíbula fique mais solta.

O alongamento dos ombros, do pescoço e da mandíbula equivale ao alongamento do corpo antes da prática de um exercício físico. Afinal, os músculos ficam mais preparados, a circulação local é melhorada, se previne lesões, entre outras coisas. Nos dois casos, há uma melhora da consciência corporal.

Cuide da saúde da sua voz

Nada melhor do que cuidar da sua voz para que ela apresente a melhor projeção, não é mesmo? Alguns cuidados que recomendamos que você tenha com a sua voz são:

  • Se hidratar frequentemente, pois as cordas vocais precisam ser lubrificadas;
  • Evitar pigarrear, gritar, fumar e consumir álcool em excesso;
  • Dormir bem;
  • Seguir uma dieta equilibrada.

Seguindo essas dicas, você estará cuidando perfeitamente da sua voz. Então, vamos beber água frequentemente, dormir 8 horas por dia, seguir uma dieta saudável e ter mais qualidade de vida?

Tenha o acompanhamento de um professor de canto

O professor de canto consegue identificar, da maneira correta, o seu subtipo de barítono. Esse profissional também consegue dar as melhores indicações, e reparar na execução do seu canto, a fim de corrigir qualquer movimento/ação que prejudique a qualidade da sua voz.

Esse professor também consegue ensinar exercícios de voz específicos para o barítono, e acompanhar a sua execução, verificando se os exercícios estão sendo realizados da forma correta. No mais, ele cria um repertório completo e indicado para vozes barítonas, fazendo com que a sua voz não seja prejudicada, na tentativa de alcançar notas que não fazem parte da sua extensão vocal.

Aqui na Superprof, temos vários professores de canto, de norte a sul do país. Eles ensinam canto online ou presencialmente, mostrando as técnicas, exercícios e muitas outras informações. Vale ressaltar que o acompanhamento com um fonoaudiólogo também é bastante interessante.

O papel dos barítonos na música e na ópera

Na ópera, o papel do barítono é central. Essa voz masculina intermediária - que fica entre o tenor e o baixo - é encorpada e extremamente expressiva. Não é à toa que os barítonos são os responsáveis por implementar/realizar o equilíbrio harmônico.

Devido à ressonância emocional da voz barítona e a flexibilidade dessa voz, os barítonos geralmente se apresentam obras sacras, canções de câmara e música popular. Tal flexibilidade permite que o barítono desempenhe um papel de vilão, de figura paterna, de personagem trágico ou de personagem cômico.

O tipo de voz barítono lírico, por exemplo, costuma interpretar personagens românticos e sensíveis, por conta do seu timbre mais suave e leve. Um exemplo disso é o personagem de Figaro, no "O Barbeiro de Sevilha".

Já o barítono dramático tem uma voz mais escura e poderosa, o que o faz ser escolhido principalmente para personagens autoritários ou de conflito. Um exemplo disso é o personagem Rigoletto em Verdi e outro exemplo é o Escamillo, de Carmen.

O barítono cômico, por sua vez, apresenta uma dicção mais ágil e a sua voz permite ter uma apresentação mais expressiva. Os cantores com essa classificação vocal masculina participam, principalmente, de obras cômicas.

O barítono verdiano tem uma voz profunda e extremamente forte. Esse tipo de voz é comum nas óperas de Verdi. Como as funções do barítono podem ser diversas em uma ópera, os músicos com esse tipo de voz são conhecidos como "coringas".

Ao mesmo tempo em que uma voz barítona pode expressar vulnerabilidade, ela também pode expressar autoridade. O impacto emocional dessa voz é grandioso, assim como a intensidade dramática. No mais, essa voz permite interpretações intensas de personagens multifacetados, participando de obras altamente complexas. Vale ressaltar que todos os tipos de voz têm a sua função na ópera!

A importância do professor de canto

Seu estudo de canto realmente só irá começar a evoluir de forma mais constante e efetiva caso você possa contar com a orientação de um professor experiente. Além de fazer o beabá, preparando você para a prática do canto, o professor é quem melhor identifica as suas fraquezas e aponta melhorias.

E é bom lembrar que o ensino de uma modalidade artística, como o canto, pode vir a ser uma tarefa complicada, já que mexe diretamente com o ego do aluno. Mencionar que algum trecho da execução pode melhorar talvez gere interpretações errôneas, nas quais o aluno pense que está cantando ou tocando mal ou que não possui talento para isso.

Aluna na aula de canto.
A aula de canto ajuda bastante os cantores!

A aula de canto ajuda na evolução do aluno ou da aluna, desenvolvendo a sua voz de acordo com o tipo de voz. Os professores, de fato, recomendam as melhores práticas e detalham informações específicas do canto de acordo com a voz.

Talvez o aluno possa até estar mesmo cantando mal, mas isso nunca quer dizer que o mesmo não tem talento. O papel do professor é o de desmistificar situações assim, aproximando o aluno do campo da prática e teoria musicais.

Um bom professor encontra os problemas enfrentados pelo aluno, aponta os mesmos a este e indica uma série de exercícios, músicas, referências, práticas que contribuam para a evolução do aluno. Além disso, o professor motiva o aluno constantemente, e essa é uma característica fundamental em seu trabalho.

Em outras palavras, ser um professor de canto é algo bastante delicado, já que este profissional lida diretamente com a expressão emocional do aluno. De certa forma, é como se ele tocasse o íntimo de cada pessoa.

Pensando assim, é importante desenvolver uma maneira cuidadosa, sensata e sincera de apontar erros e dificuldades dos alunos, ao mesmo tempo em que o orienta em relação ao seu desempenho e progresso no estudo.

Lembre-se que através da comunidade Superprof é possível ao aluno ou interessado encontrar bons profissionais de canto, professores experientes que oferecem aulas particulares presenciais ou online por todo o Brasil. E aí, está gostando de conhecer os tipos de vozes masculinas? Há outros dois tipos de voz além do barítono, como tenor e baixo.

Cantores barítonos famosos

Muitas vezes, ao escutar o termo barítono, já associamos aos famosos do canto lírico. Grande erro! Barítono é um tipo de voz encontrado na voz falada e nas músicas populares que escutamos diariamente.

Começando pelo roqueiro Jimi Hendrix (1942 -1970), ele sonhava em ser um cantor famoso, mas era tímido demais. No entanto, superou seus bloqueios, aceitou o seu tipo de voz barítono e se tornou um dos maiores guitarras do Rock.

A entonação fanhosa era a prova de que qualquer um poderia se candidatar a cantor

Bob Dylan

O norte-americano Paul Simon usa a sua voz intermediária para cantar músicas no estilo folk rock. Iniciou a sua fama fazendo com Garfunkel, mas por conta de problemas de relacionamento entre os dois, a dupla chegou ao fim na década de 70. Simon seguiu carreira solo e continua trabalhando até hoje. Seu último álbum foi gravado no Hyde Park, em Londres, e lançado há poucos anos.

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"Até nos seus momentos mais preguiçosos, Presley era um mestre da tonalidade e da expressão, exibindo o seu rico barítono com uma naturalidade desarmante." – Geoffrey Himes

Elvis Presley (1935 - 1977) é outro cantor de Rock que fez história com a sua voz barítono. Além de ter um senso rítmico e um timbre singular, Elvis conseguia alcançar até as notas mais difíceis, impressionando especialistas. O barítono não fez sucesso apenas com a sua voz, mas também com o seu gingado totalmente irreverente para a época. Entre seus sucessos estão: "Jailhouse Rock", "Can't Help Falling In Love" e "Don't Be Cruel".

Presley trouxe uma excitação para o canto, em parte porque o rock and roll foi acolhido como sendo sua invenção, mas por outros motivos sobre os quais não se reflete tanto: Elvis Presley tinha a voz de canto mais bela de qualquer ser humano sobre a terra.

William F. Buckley Jr.

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Rafaela Borges

Especialista em conteúdo para web. Nascida no Paraná, trocou o Brasil pela França. Paris hoje é a sua casa e o seu escritório.