Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Passo a passo para se tornar um cantor lírico

Blog > Música > Canto > Como ter uma voz de ópera?

Quem sonha interpretar um personagem de uma clássica ópera, deve ter uma dedicação dobrada e precisa de muita aula de canto. Em canto lírico, não basta ter uma voz boa, a técnica é muito importante e faz toda diferença. A prova disso é o tenor Enrico Caruso que nasceu com uma voz bonita, mas sem potência. Foi através de técnicas e de muito treino que ele fortaleceu seu gogó e se tornou um importante nome quando se trata de cantores de ópera.

Uma voz de ópera, quando bem treinada, se torna uma voz muito potente. De acordo com estudiosos, cantores líricos podem quebrar uma taça de vidro com a voz. Isso pode acontecer quando um cantor emite notas musicais muito altas, que farão as moléculas do ar em volta da taça vibrarem até o vido se quebrar.

Pode até parecer algo fácil, mas para o engenheiro Jeffrey Kysar, “Mesmo que você consiga excitar as moléculas do copo, não é garantido que você consiga quebrá-lo. A quebra depende do tamanho dos defeitos próprios da peça”. Vai depender da sorte também.

Ópera é um gênero artístico teatral que consiste em um drama encenado acompanhada de música, ou seja, composição dramática em que se combinam música instrumental e canto, com presença ou não de diálogo falado. Os cantores são acompanhados por um grupo musical, que em algumas óperas pode ser uma orquestra sinfônica completa.

Na sequência, vamos explicar melhor como é um canto lírico, além de dar dicas para deixar a sua voz mais potente, digna de um cantor de ópera.

Classificação da voz em um canto lírico

Os cantores de ópera e seus personagens são classificados de acordo com a voz, timbre e extensão vocal. Cada tipo tem subdivisões para a voz seja rotulada da melhor forma possível, facilitando o aperfeiçoamento da mesma. Por exemplo, a voz contralto pode ser contralto coloratura, contralto lírico ou ainda contralto dramático.

Vozes femininas

  • Contralto (voz mais grave, vai do Dó3 ao Fá5)
  • Mezzo-soprano (voz intermediária, vais do Lá2 ao Si4)
  • Soprano (voz mais aguda, vai do Dó3 ao Fá5)

Vozes masculinas

  • Baixo (voz mais grave, vai do Dó1 ao Fá3)
  • Barítono (voz intermediária, vai do Sol1 ao Lá3)
  • Tenor (voz mais aguda, vai do Dó 2 ao Ré4)

Além disso, a voz de ópera geralmente se divide em três registros: o de peito, o médio e o de cabeça, segundo o fisiologista Minoru Hirano. Abaixo, você poderá compreender melhor cada registro vocal:

  1. Registro de peito: é uma voz mais encorpada, com pregas vocais mais curtas e uma extensão mais vibrante. Um belo exemplo de voz de peito é a cantora de bossa-nova Elis Regina.
  2. Registro médio: uma voz leve e suave, com maior dificuldade em transitar entre um registro e outro. Voz de registro médio normalmente tem um controle maior sobre os músculos tensores que são responsáveis pelo fechamento e encurtamento das pregas vocais. A referência para esse tipo de registro é a cantora de MPB Rosa Passos.
  3. Registro de cabeça: é a voz é mais tênue, com a borda livre das pregas vocais pouco espessa e amplitude de harmônicos diminuída, que facilitam a produção de sons mais agudos. As canções de Tetê Espíndola nos permitem identificar essa voz de cabeça.

Uma boa voz deve passar levemente através dos três registros, com a mesma qualidade e característica. Pois a suavidade do movimento vindo de baixo para o alto, com uma mudança gradual na qualidade da voz é a marca de uma voz de ópera bem treinada.

vozes-potentes-para-opera A ópera é uma peça teatral apresentada por atores que cantam, acompanhada por música orquestrada.

O fazer para ter uma voz potente

Ao contrário do que muitos pensam, uma voz de qualidade é resultado de um corpo em boas condições e de uma mente concentrada, não só da dedicação na aula de canto. Quando a pessoa tem um bom condicionamento físico (não quer dizer que ela tenha que ser musculosa ou corpo escultural), significa que ela é capaz de sustentar canções que exigem mais fôlego, por exemplo.

Além disso, estar estressado ou com problemas na cabeça pode atrapalhar o desempenho. É necessário ter foco e concentração para não deixar que as emoções reflitam no corpo, tensionando o canal vocal.

Como dito, um cantor lírico deve saber respirar corretamente para que tenha um suprimento de ar suficiente. Também é necessário aprender como amplificar a voz, transformando o corpo em uma caixa de ressonância.

De acordo com certos especialistas, os ossos do peito são responsáveis pelas notas mais graves, e o maxilar e as cavidades faciais, pelas mais agudas.

Encontre uma boa aula de canto online no Superprof!

cantor-lirico-maxresdefault Uma voz de ópera bem treinada é um instrumento maravilhoso capaz de criar impressionantes efeitos musicais, belos e dramáticos.

Procure ajuda profissional para que você descubra quais são os pontos fracos e fortes. Desta forma, você vai aperfeiçoar as qualidades e ajustar/corrigir as fraquezas. Para ter uma ideia, um cantor de ópera precisa ter uma dicção perfeita e se não é o seu caso, um professor ou um fonoaudiólogo pode te passar exercícios para corrigir isso.

Para treinar a dicção em casa, você pode tentar pronunciar bem a seguinte frase: “O sapo sabia que a sapa soube que se sabiá soubesse saber que ser seria sabido será sábio”. Repita o exercício diariamente, em ritmos diferentes (devagar, médio e rápido).

“A prática ensina e exercita a colocação da voz de peito e cabeça na caixa de ressonância adequada”

Soprano e tenor, costumam ser as vozes mais buscadas em uma ópera, por conta de uma extensão vocal capaz de emitir as notas mais agudas. Para cantar como esses dois tipos de voz, será necessário fazer exercícios que aumentam o tamanho das pregas vocais e melhoram a afinação.

O som de um cantor de ópera deve ser potente, mas ao tempo natural. Ou seja, você não deve cantar forçando a voz. Para alcançar notas muitos altas rapidamente ou trocar de tons exige treino e tempo. Não vai acontecer do dia para a noite, então se você conseguir assim, saiba que tem grandes chances de estar fazendo algo errado.

Dicas para ser ter uma voz de canto lírico:

  • Experimente com os movimentos da boca;
  • Aprenda a cantar um “trilo”;
  • Cante usando os músculos centrais do corpo;
  • Aprenda a arte da coloratura;
  • Faça parte de um grupo de teatro;
  • Treine o ouvido;
  • Cuide da sua saúde;
  • Vá a apresentações de ópera ao vivo.

Andrea-Bocelli-cantor-de-opera O tenor italiano Andrea Bocelli é um dos cantores de música clássica mais famosos do mundo.

Exercícios para ser um cantor (ou cantora) de ópera

De forma resumida, você deve tem duas “categorias” de exercícios para se dedicar: físico e vocal. Os exercícios físicos servem para trabalhar o condicionamento, a postura corporal e o fortalecimento dos músculos do aparelho fonador. Enquanto os exercícios vocais ajudam a treinar aspectos da voz.

Algumas ideias de exercícios

  1. Alongamento: fique em pé, com os braços erguidos e pés fixos no chão, e vá se esticando como se estivesse tentando pegar algo no alto.
  2. Relaxamento: procure movimentar os braços e as pernas, de forma livre e suave para ativar a circulação sangüínea e aquecer a musculação. Também gire a cabeça para alongar os músculos do pescoço.
  3. Respiração: Tanto a falta quando o excesso de ar fazem mal ao som. Então comece sentindo a sua respiração, depois inspire e expire rapidamente dando “sopapos” no diafragma como se estivéssemos bombardeando o abdómen.
  4. Aquecimento vocal: primeiro feche a boca e comece dizendo “hummmmm” igual a uma vaca preguiçosa. Inicie com um tempo de 10 segundos para o som, pare, respire fundo e recomece aumentando o tempo de execução do som. Em seguida, você deve repetir o primeiro exercício, trazendo o som para o nariz. Depois, produza o som “Ffff”, semelhante a um pneu vazando ar. Em seguida, faça “Xxxx” e “Rrrr”.
  5. Afinação: procure fazer exercícios de vocalizes para melhorar a afinação, pois através deles você conseguirá aumentar a elasticidade da voz. Um exercício bem fácil é fazer repetições de melodias simples, cantando consoantes ou sílabas, como “mi-mi-mi” e “la-la-la”.
  6. Articulação: para melhorar a articulação e falar de forma mais clara, treine primeiro dizendo as palavras de forma silábica. Quando achar que já está bom, pode praticar com frases, que vão aumentando gradualmente o seu tamanho.
  7. Tirando a tensão da voz: para evitar que a voz fique “presa” na garganta você pode começar diminuindo o excesso de volume, trocando por leveza e sons ligados. Na sequência, faça sons de uma música com som nasal e depois o contrário, abra bem a boca para fazer a mesma coisa. Sentiu que saiu a tensão, teste cantando e pronunciando as palavras.
  8. Flexibilidade facial: para ajudar aperfeiçoar o som que você emite, faça exercícios que trabalham os músculos faciais, como caretas, esticar sua boca e língua em todas as direções, bocejar para abrir o fundo da garganta e solta a sua mandíbula até ser capaz de empurrá-la ou puxá-la com a mão.

Lembrando que são apenas algumas sugestões de exercícios até porque não sabemos o seu tipo de voz exato. Para trabalhar de forma completa é preciso buscar orientação de um professor de canto. Pois um cantor baixo, nem sempre vai realizar os mesmo exercícios que um barítono, com uma voz intermediária, e vice-versa.

Esse artigo clareou a sua mente e/ou esclareceu as dúvidas? Compartilhe a sua experiência conosco.

Encontre as melhores aulas de canto online no Superprof!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Omar Gabriel da Silva Recent comment authors
Mas recentes Mais antigos Mais populares
Omar Gabriel da Silva
Convidado
Omar Gabriel da Silva

Como poderei ter a oportunidade que isto aconteça?