“O esporte consiste em delegar ao corpo algumas das virtudes mais fortes da alma: energia, ousadia, paciência. É o oposto da doença."
Jean Giraudoux

Retornar à prática de exercícios físicos pode parecer complicado após um acidente, queda ou lesão. Porém, para se manter em boa forma física, é imprescindível a prática regular de uma atividade.

Esportes e treinos com um personal treiner são excelentes excelentes maneiras de consolidar uma reabilitação, de se manter saudável e ainda de evitar voltar a se lesionar.

Porém, retomar a prática esportiva nem sempre é fácil. Existem alguns conselhos que podem ser seguidos para garantir uma recuperação tranquila. Sempre com o intuito de te ajudar, a equipe Superprof selecionou algumas dicas para que se lesionou e deseja voltar a fazer atividades físicas de maneira segura.

Confira também nosso guia para voltar aos treinos com um personal!

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Faça um check-up médico antes de retomar o personal trainning

Após um longo período de inatividade, é importante consultar um especialista para um check-up médico sobre sua condição física antes de voltar a treinar com um personal trainer em casa ou na academia.

Um generalista, um médico do esporte, um fisioterapeuta ou um osteopata poderão analisar a sua situação física, essencial para o retorno à atividade esportiva.

Mulher malhando braços
Uma musculação leve pode ser uma opção para a volta dos treinos com um personal depois de uma lesão.

Muitas academias exigem um atestado médico para aceitar sua inscrição. Após qualquer tipo de lesão, parto ou mesmo infarto, também é aconselhável consultar o seu médico responsável para retomar aos poucos.

Este check-up permite fazer um balanço da sua condição física e verificar se você está apto para fazer a atividade escolhida e, acima de tudo, se não existe risco de novas lesões.

O médico fará algumas perguntas para determinar se você pode retomar as atividades, tais como:

  • Que esporte você quer praticar?
  • Quantas vezes por semana?
  • Na academia ou ao ar livre?

Então ele o examinará para ver se você não sentirá dor durante o esforço. Desde a falta de ar até a boa recuperação e os batimentos cardíacos, ele garantirá que você tenha uma boa saúde para o retorno às atividades.

O exame geralmente termina com algumas dicas para que você se exercite em toda segurança!

Para obter um atestado médico, este exame cuidadoso é obrigatório. Além de ser extremamente importante para a sua saúde levar em consideração o conselho do seu médico.

Além do aspecto preventivo, você precisa ter certeza de suas capacidades físicas, do estado do seu sistema cardiovascular e dos seus limites fisiológicos para considerar a prática de atividade física regular após um acidente.

Todas estas informações permitirão construir um treino sob medida numa lógica de progressão e superação. E é aí que seu personal trainner finalmente entrará em ação!

Sendo assim, o médico verificará os seguintes pontos:

  • Que você não tem doença cardiovascular,
  • Se sua pressão arterial está normal,
  • Que o esforço físico não o leva a uma falta de ar, dor ou fadiga anormal,
  • Em alguns casos (fumante, doença, etc.), e para pessoas acima de 45 anos, é preciso fazer um eletrocardiograma durante um teste de estresse,
  • Que não há outra contra-indicação.

Depois de consultar seu médico e validar seu retorno ao esporte, você precisará ouvir seu corpo e definir metas para retomar gradualmente. Sendo assim, com sua avaliação em mãos, é chegada a hora de conversar com seu personal treinner e desenvolver sua nova rotina de atividades.

Descubra ainda dicas para voltar aos treinos depois de dar a luz!

Recupere a motivação junto ao seu coach esportivo

Mulher sorrindo e segurando um tapete de yoga
Voltar a fazer sessões com um personal trainer em casa vai melhorar a sua forma física e o seu humor!

O segundo passo será motivar-se! Depois de uma pausa prolongada, nem sempre é fácil recuperar o ritmo, retomar o programa iniciado ou mesmo recompor todos os grupos musculares que há muito não trabalham!

Começar com delicadeza é o segredo da longevidade. Não desanime e estabeleça metas alcançáveis ​​para se motivar. Passo a passo você verá seu progresso, e isso é muito gratificante.

Além disso, cada sessão com seu personal trainer mulher ou homem será uma oportunidade para se desenvolver um pouco mais, além de se superar de forma saudável com a ajuda dele(a).

Lembre-se de que as metas devem ser alcançáveis ​​e simples de cumprir. Seja indulgente consigo mesmo e ouça suas sensações físicas. O mais importante para se manter motivado durante a atividade física e esportiva é se divertir!

Multiplique as sessões gradualmente, sem se forçar. Assim você descobrirá que com um programa de treino adaptado, o seu corpo curado poderá encontrar uma forma atlética!

Durante a sua volta aos exercícios físicos, existem algumas pequenas lesões que podem acontecer, tais como:

  • Bolhas,
  • Cãibras musculares,
  • Estiramento (alongamento),
  • Entorse,
  • Dor lombar,
  • Luxação,
  • Dores musculares,
  • Tendinite...

Cada lesão tem suas próprias características e são tratadas de formas diferentes.

Se você se machucou ao se exercitar sozinho, considere retomar sua prática acompanhado de um profissional. Um treinador pessoal poderá supervisioná-lo para garantir sua boa recuperação.

Com um bom treinamento esportivo desenvolvido pelo seu personal, o aquecimento, o fortalecimento muscular e o alongamento serão direcionados para não machucá-lo, assim como para ajudá-lo precisamente a se curar mais rápido.

Lesões relacionadas ao esporte podem ocorrer em uma variedade de contextos: ginástica, alongamento, ciclismo, caminhada, etc. Permaneça sempre vigilante e não ultrapasse seus limites.

Por isso é importante ter apoio tanto para o início de uma atividade física quanto para a retomada da mesma. Um profissional é capaz de mostrar a você os movimentos e posições corporais corretos para protegê-lo.

Mulher bebendo água na hora da ginástica
Independente de como seja seu treino com seu personal, hidratar-se bem é super importante para sua recuperação.

Última dica para se motivar, tenha o equipamento certo! Nada como ter o tênis adequado, roupas de ginástica apropriadas, uma garrafa de água para se hidratar...

Veja como achar motivação para voltar aos treinos. 

Retome o esporte suavemente com o treinador pessoal

Para voltar à prática de exercícios físicos da melhor forma, o segredo é ouvir a si mesmo e seguir seu próprio ritmo. Acima de tudo, não pule as etapas de sua recuperação!

Para estabelecer bons hábitos, é importante começar devagar. Comece com alguns minutos de caminhada leve e, com o tempo, mude para uma intensidade moderada.

Para viciados em corrida, comece novamente com uma corrida por semana e, quando seu corpo permitir, aumente as sessões.

Não tente voltar ao seu nível anterior à lesão. Este é um grande erro que te colocará em perigo. Para voltar à forma antiga, promova repetições em vez de exagerar em uma atividade.

Gradualmente, você poderá aumentar a dificuldade de seu treinamento. Adicione mais cinco minutos à sua sessão diária ou adicione mais uma sessão à sua programação. Nada como voltar à forma de forma gradual.

Abaixo preparamos alguns conselhos para a retomada da rotina esportiva sem problemas:

  • Lembre-se de se hidratar bebendo bastante água antes, durante e depois das atividades,
  • Sempre se aqueça antes de praticar uma atividade física para evitar lesões (calcanhar, cãibras, panturrilhas, etc.),
  • Promova uma respiração mais rápida, pois isso o ajudará a ancorar seus movimentos,
  • Amplie suas capacidades físicas graças ao fortalecimento muscular direcionado (faixa abdominal, períneo, articulações, etc.),
  • Aumente gradualmente a duração e a intensidade das sessões de ginástica,
  • Motive-se com objetivos precisos, sempre respeitando seus limites fisiológicos,
  • Certifique-se de ter as posturas corretas para praticar as atividades escolhidas com segurança,
  • Use o equipamento adaptado à sua prática,
  • Alcançar seus objetivos deve ser feito com prazer!

Você vai entender que, para pensar em retomar as atividades físicas e esportivas após um acidente, você terá que ir com calma e paciência!

Mulher alongando
Alongar-se bem antes e depois do treino com um coach esportivo é fundamental para quem se recupera de uma lesão.

E lembre-se que exercitar-se faz nosso organismo liberar endorfinas. Esses hormônios terão um impacto positivo em sua mente: além de ficar em forma, você ainda ficará relaxado! Ou seja, ideal para uma boa recuperação!

Qual atividade física praticar para evitar lesões?

Se você deseja retomar o treinamento após um acidente, é importante escolher uma atividade física suave que não seja agressiva para seu corpo.

Sua prática deve ser adaptada às suas lesões. Para isso selecionamos os esportes que permitem a retomada das atividades físicas de maneira suave, para que você não corra o risco de se machucar novamente:

  • Natação,
  • Ioga,
  • Aquabiking,
  • Hidroginástica,
  • Tai chi,
  • Caminhada,
  • Pilates,
  • Bicicleta,
  • Musculação leve.

Opte por exercícios suaves e atividades físicas adaptadas para manter a sua forma.

Claro, evite esportes de alta intensidade como rugby, burpees, boxe ou mesmo Crossfit.

Para aqueles que estão retomando um programa de treinamento de força, dê preferência aos exercícios de treinamento de força com peso corporal. Sem equipamento, você será capaz de tonificar os músculos sem tensionar-los.

Em resumo, é altamente recomendável que você retome os treinos após um acidente, mas com parcimônia! Quatro etapas são necessárias para consolidar a cura de uma lesão:

  1. A primeira é o check-up médico para certificar que você tem capacidade física para voltar a praticar esportes.
  2. A segunda é motivar-se com objetivos alcançáveis.
  3. A terceira é retomar gradualmente.
  4. A quarta é escolher um esporte adequado, suave e de baixa intensidade.

Isso permitirá que seu corpo construa músculos novamente, ative a circulação sanguínea e reinicie o metabolismo.

Que tal dicas voltar a treinar em casa?

Aproveite a recuperação para retomar bons hábitos. Mesmo que seu corpo permita apenas uma sessão de trinta minutos por semana, este será um ótimo começo.

Boa sorte e boa prática esportiva!

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Camila

Aventureira linguística, curiosa por natureza, artista por opção, viajante apaixonada e redatora por vocação.