"Algumas pessoas querem que aconteça. Outros teriam vontade que acontecesse. E os outros fazem acontecer."
Michael Jordan

A crise da COVID-19 foi o estopim para aumentar a adesão de muitos dos brasileiros à prática de exercícios físicos. Segundo uma matéria publicada no Valor Investe em março de 2021, "entre março e novembro de 2020, as buscas por exercícios em casa cresceram duas vezes, com destaque para o aumento do interesse por ciclismo (+144%) e natação (+230%). A porcentagem dos que declaram praticar esportes cresceu de 58% em 2018 para 69% em 2020."

Se você ainda não faz parte desta porcentagem, quer retomar a prática esportiva e anda sem motivação, então a contratação de um personal trainer em casa pode ser a solução! Assim você não precisará sair do conforto do seu lar para dar início aos treinos, e ainda terá um profissional se dedicando exclusivamente a te motivar a atingir seus objetivos com sessões sob medida.

Se você se identificou com o que acabamos de propor, então esta matéria foi feita para você! A equipe Superprof preparou dicas com diversos métodos para te ajudar a voltar à ginástica e a se motivar diariamente. Então não desgrude os olhos, pois te contamos tudo o que você precisa saber para retomar gradativamente a prática de atividades físicas.

Confira também nosso manual para voltar a se exercitar!

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Personal training: por que praticar esportes?

Estamos cansados de saber que a prática de atividade física traz muitos benefícios para a saúde, tanto do corpo quanto da mente.

Se você ainda não está motivado para se dedicar à execução de exercícios físicos, então lembramos abaixo os benefícios que esta atitude traz para a saúde:

  • Protege contra doenças cardiovasculares,
  • Estabiliza a pressão arterial,
  • Equilibra a glicemia no sangue e, portanto, os riscos de diabetes,
  • Combate o estresse e a ansiedade,
  • Promove o sono,
  • Fortalece a estrutura óssea,
  • Aumenta as defesas imunológicas,
  • Previne certos tipos de câncer,
  • Ajuda a manter um bom condicionamento físico,
  • Ajuda a estabilizar o peso e limitar a obesidade,
  • Melhora o processo de envelhecimento,
  • Reduz o risco de dor lombar,
  • Transmite conforto geral.

Além dos benefícios para o corpo e a mente, a prática de uma atividade física é uma verdadeira fonte de motivação no dia a dia.

Portanto, é necessário se perguntar por que deseja praticar um determinado esporte, quais são suas motivações e suas expectativas em relação à prática do mesmo.

Mulher faz caminhada na natureza
Começar com caminhadas leves podem te ajudar a encontrar a motivação para retomar os treinos com um personal trainner.

Descubra ainda dicas para voltar a se exercitar depois do parto!

Escolher o esporte certo com seu coach esportivo

Praticar esportes não depende apenas de motivação. Como em tudo na vida, se você praticar com prazer e paixão, o exercício nunca será uma obrigação.

Assim que você entender quais são suas expectativas, escolha bem sua prática esportiva para que cada sessão com um personal trainer mulher ou homem seja um encontro consigo mesmo, onde você possa recarregar as baterias.

Para te inspirar, aqui está uma lista de atividades que são acessíveis tanto para iniciantes quanto para grandes atletas:

  • Musculação,
  • Crossfit,
  • Boxe,
  • Hiit,
  • Qi gong,
  • Caminhada,
  • Tai chi,
  • Ciclismo,
  • Voleibol,
  • Hidroginástica,
  • Yoga,
  • Alongamento,
  • Natação.

Além disso, pense se você prefere praticar sozinho ou com outras pessoas. Assim, você pode ir a aulas em grupo na academia, contratar um treinador pessoal ou voltar a correr ao ar livre.

Se você é um novato, opte por uma atividade física moderada. O importante é começar no seu ritmo e de acordo com o seu nível.

Aos poucos, você vai construir músculos e ganhar resistência. É com a atividade física adequada que você vai se divertir e, a partir daí, a motivação vai se instalar.

Se você já tem um bom nível atlético e deseja praticar exercícios físicos mais intensos, não hesite em fazer uma avaliação esportiva com um personal para definir seus objetivos. Ele ainda poderá acompanhar o seu progresso a longo prazo.

Homem faz flexão na rua
Vá com calma no início: converse com seu personal treinner para desenvolver um treino light na hora do seu retorno.

Quer voltar a treinar com um personal após uma lesão?

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Fazer um cronograma de personal training

Para voltar à prática de uma atividade de maneira estável e voltar a ficar em forma, é aconselhável fazer exercícios três vezes por semana.

Desenvolva junto ao seu personal trainner treinos que possuam entre 30 minutos e uma hora, incluindo aquecimento, exercícios (fortalecimento muscular, corrida, musculação...) e alongamento.

Reservar um tempo para si mesmo nem sempre é fácil. É por isso que é importante planejar suas sessões com uma programação feita sob medida. E é aí que um treinador pessoal pode contribuir ainda mais para a sua jornada de volta ao esporte.

Graças a esta organização, você poderá facilmente atingir seus objetivos e se manter motivado.

Se você está inscrito em uma academia, escolha as aulas de acordo com sua motivação e seus horários livres.

Se você treina ao ar livre, separe blocos de tempo dedicados à sua prática e não desvie sua atenção deles.

E se a chuva ou o calor não permitirem as sessão ao ar livre, as vídeo-aulas podem ser uma ótima alternativa. Alguns treinadores oferecem aulas ao vivo pela Internet. Elas são ideias para se motivar, pois apresentam uma programação definida e possuem uma comunidade comprometida.

Aqui estão três regras de ouro para manter esta boa resolução e não desistir dos treinos depois da primeira semana:

  1. Tente programar seu primeiro treino para segunda-feira,
  2. Reserve um horário em que tenha certeza de que estará disponível,
  3. Esqueça todas as desculpas que o farão recuar!

Estabelecer metas alcançáveis junto ao seu personal

Você já ouviu falar do método SMART? Aplicável em todas as áreas, ele também é muito adequado para o setor esportivo.

Trata-se de definir metas específicas, mensuráveis, atingíveis, realistas, com limite de tempo, que sejam estimulantes e recompensadoras. Ideal para acompanhar um programa de treinos!

Ao definir metas alcançáveis, você será capaz de se motivar diariamente, ficar ciente de suas habilidades e de seu progresso, além de conseguir gerenciar suas prioridades de ação, aumentar a intensidade de sua prática regularmente e configurar uma válvula de descompressão para controlar o estresse.

Mulher correndo na rua
Atividades ao ar livre podem ser muito mais motivantes que aquelas feitas na academia.

Essas metas devem ser definidas de acordo com:

  • seu nível atlético,
  • seu metabolismo,
  • sua capacidade de se manter motivado a curto ou longo prazo,
  • o tempo que você tem ou que pode dedicar à prática de uma atividade.

É importante formular objetivos específicos para que eles possam ser avaliados posteriormente. Além disso, não hesite em desafiar a si mesmo. Estabelecer metas é a melhor maneira de sair da sua zona de conforto e progredir na atividade escolhida.

Considere dar a si mesmo espaço para melhorias, imaginando metas de curto, médio e longo prazo. Trabalhando em etapas, você será capaz de manter a motivação ideal para alcançar seus objetivos.

Acima de tudo, não coloque pressão sobre si mesmo. Quer seja para uma recuperação tranquila ou para se superar, as metas servem para estimulá-lo e não para fazê-lo desistir.

Aqui estão algumas metas que você pode definir para si mesmo:

  • Perda de peso,
  • Fortalecimento muscular,
  • Melhora da resistência física,
  • Construção de músculos,
  • Prática frequente de ginástica,
  • Combinação de esporte e saúde,
  • Permanece motivado.

Que tal dicas retomar os treinos com um personal em casa?

Acompanhar seu progresso junto ao treinador pessoal

Os exercícios permitem que você ganhe preparo físico gradualmente.

Pense em seus objetivos. Você os alcançou? Você queria perder peso ou melhorar seu estilo de vida?

Se você correr, aplicativos como Runtastic, Strava ou mesmo Google fit permitem que você registre suas corridas, a distância percorrida, a duração, o número de calorias gasto, etc.

Se você tem a meta de perder peso, sua balança será sua melhor aliada. Alguns aplicativos oferecem a possibilidade de monitorar a perda de peso e o ganho de massa muscular.

Peça um acompanhamento também ao seu coach esportivo. Temos certeza que como profissional da área, ele possui bons métodos para avaliar seu progresso e mantê-lo motivado.

E o principal: tenha orgulho de si mesmo e do quão longe você chegou. Gratidão e reconhecimento o motivarão a continuar a pratica esportiva com tranquilidade!

Duas mulheres correndo no parque
Ter uma companhia agradável na hora de treinar pode ser uma motivação a mais!

Atividade física também é diversão!

Lembre-se sempre de que a prática de exercícios físicos não deve ser sinônimo de restrição. Voltar ao esporte deve ser divertido!

Normalmente, se você seguiu os conselhos acima, deve ter percebido que os exercícios são uma dádiva para o seu corpo e sua mente.

Caso contrário, aqui está um rápido resumo de todas as dicas. Tê-las em mente contribuirá para que você se divirta durante a retomada aos treinos.

Escolha uma atividade que você goste. Se você tiver que ficar se obrigando a praticar algo que não gosta, então vai acabar desistindo rapidamente e esse não é o objetivo.

Existem muitas opções de modalidades de exercícios físicos disponíveis e totalmente acessíveis. Experimente várias e selecione aquela que mais o motive, pois será ela que te levará a uma superação física sem sofrimento.

A prática regular de atividades físicas é altamente recomendado, mas não coloque muita pressão sobre você. Seja realista e não defina objetivos inalcançáveis. Se você só puder dedicar uma hora por semana ao esporte, já será um ótimo começo.

Uma retomada suave é melhor do que se exaurir durante a primeira semana e depois não querer mais se exercitar!

Acompanhe como você se sente e elimine os exercícios que não gosta no decorrer das sessões com seu personal. Converse com ele, pois é importante se divertir enquanto treina. Os resultados dificilmente aparecerão se a diversão não estiver presente.

Escolha uma intensidade moderada por um período mais curto, em vez de uma intensidade alta, que o fará ficar sem fôlego muito rapidamente.

Por fim, crie uma atmosfera propícia ao esporte. Monte um canto especial na sua casa caso seu personal trainer atenda em domicílio; invista em uma roupa confortável; encontre um companheiro para fazer os treinos com você. Os rituais ajudam a manter a motivação a longo prazo.

No mais, bom treino com seu personal trainer!

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Camila

Aventureira linguística, curiosa por natureza, artista por opção, viajante apaixonada e redatora por vocação.