Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Descobrindo o patrimônio histórico de uma das mais belas culturas

De Joseane, publicado dia 12/11/2018 Blog > Idiomas > Árabe > Os 9 monumentos mais belos do mundo árabe

Viagens, descoberta, história e cultura, assuntos que nos enchem os olhos! E é justamente sobre eles que o Superprof vem falar hoje.

Assim como a língua árabe, o patrimônio árabe resplandece mundo afora, conquistando olhares e aguçando a curiosidade de muita gente. Belo e rico em história, o patrimônio árabe nos possibilita uma compreensão melhor sobre o universo, a cultura, o povo, a língua, e faz ressaltar o mundo árabo-muçulmano pelo mundo inteiro.

Os monumentos árabes são uma forma simples e tocável de acessar essa cultura, exótica para nós brasileiros.

Através de uma viagem cultural e histórica, contaremos nesse artigo um pouco mais sobre a cultura árabe, seus valores e tradições e como os árabes conquistam o olhar do mundo através da seus monumentos e patrimônios.

As pirâmides do Egito, monumento símbolo do mundo árabe

Construídas no período em que o Egito abrigava uma civilização rica e poderosa, as famosas pirâmides que constituem hoje um dos maiores símbolos do mundo árabe são, na realidade, os túmulos que abrigavam os corpos dos reis do Egito Antigo, conhecidos por faraós.

patrimônio do mundo árabe Pirâmides do Egito: uma das sete maravilhas do mundo

Feitas em pedras, as pirâmides representam a importância e o poder do faraó na sociedade. As três pirâmides principais abrigam os corpos dos reis Quéops, Quéfren e Miquerinos, na península de Gizé. O conjunto arquitetônico é guardado pela Esfinge, com um corpo de leão e a cabeça de um faraó.

As pirâmides do Egito fazem parte da lista das sete maravilhas do mundo e são classificadas como patrimônio histórico da humanidade.

Um verdadeiro museu a céu aberto, as pirâmides representam um período de verdadeiro apogeu do povo árabe. Hoje é uma das visitas obrigatórias no percurso turístico do Egito.

Deu vontade de visitar as pirâmides do Egito? Conheça outros países que te motivarão a viajar pelo mundo árabe!

O museu egípcio do Cairo, um acesso ilimitado a cultura

O museu do Cairo é um dos maiores museus do mundo em torno da história do Egito Antigo. Suas coleções foram construídas a partir do século 19, mas, este edifício recebeu mais de um milhão de visitantes durante o século XX.

Um forte concorrente do museu do Louvre, diríamos!

 Estando localizado na praça Tahrir, no coração do Cairo moderno, o museu é construído em dois andares representa um grande símbolo da cultura árabe.

Trata-se de um museu cheio de riqueza cultural e histórica. Além, é claro, de apresentar uma arquitetura sensacional, através da qual é possível observar a transição entre o moderno e o contemporâneo, ao mesmo tempo que se distancia do estilo renascentista tão propagado na época da sua construção!

Parece que o mundo árabe vai muito além dos vocábulos e da língua, não é mesmo?

A cidade de Petra: o apogeu da civilização árabe

Situada na Jordânia, a cidade de Petra é uma maravilha da natureza! Frequentemente referenciada como a oitava maravilha do mundo, essa cidade, tesouro do mundo árabe, atrai milhares de visitantes todos os anos e contém o sítio histórico mais visitado do país.

O sítio histórico de Petra é constituído de imensas falésias e de santuários, diferente de qualquer coisa que você já tenha visto! Um local único no mundo, um verdadeiro convite à uma viagem de aprendizado e descoberta.

Aprender árabe para viajar para Petra Petra é uma boa representação da riqueza do mundo árabe

E ai, já se convenceu de que o mundo árabe é incrível? Não deixe de conhecer esses outros destinos incríveis dos países árabes!

Mas é claro que para melhor aproveitar a viagem, não custa nada aprender algumas palavras em árabe!

A grande mesquita do Sheikh Zayed, monumento árabe histórico

Símbolo do período imperialista dos árabes, a grande mesquita do Sheikh Zayed encanta por sua imponência. Decorada com cristais e ouro, ela se destaca pela riqueza de detalhes (no sentido literal do termo).

A mesquita, localizada em Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes Unidos, é a maior mesquita do país, e representa um ponto importante para os muçulmanos. Trata-se de um local chave de adoração para as orações da sexta-feira e as orações do Eid. Durante o Eid, o número de visitantes pode passar dos 41.000 pessoas!

A Grande Mesquita foi construída entre 1996 e 2007, isso mesmo meus caros, foram mais de 10 anos de obras! E não seria para menos já que o edifício mede aproximadamente 290 m por 420 m, cobrindo um área de mais de 12 hectares sem contar os jardins!

Foi o então presidente dos Emirados Árabes Unidos, o Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan que custeou o projeto. Seu objetivo fora estabelecer uma estrutura que pudesse unir a diversidade cultural do mundo islâmico com valores históricos e modernos de arquitetura e arte.

Além da sua beleza única, a grande mesquita cativa pelos valores humanistas que lhe foram atribuídos. A mesquita é hoje sinônimo de tolerância e abertura de espírito, valores essenciais do mundo árabe.

Deu vontade de conhecer? Se inscreva em um curso de árabe e comece a planejar a sua viagem pras arábias!

A mesquita azul de Istambul: visita obrigatória quando da sua passagem pela Turquia

Quem já foi ou conhece alguém que foi para a Turquia, sabe muito bem do que estamos falando!

A mesquita azul, cartão postal que é símbolo de Istambul, atrai olhares e impressiona pela grandeza de detalhes. Mais um símbolo do mundo árabe que merece e muito ser visitado!

Construída no início do século XVI, a mesquita é um triunfo em harmonia, proporção e elegância. De estilo clássico otomano, ela exibe uma verdadeira sinfonia de belos mosaicos azuis de Iznik que dão ao local uma atmosfera mágica.

Aprenda árabe para visitar a Turquia Diante de tal imponência, precisa dizer mais alguma coisa?

A mesquita é revestida com azulejos azuis e possui ricos vitrais também azul. Um verdadeiro show de azul, uma exposição de arte por si só.

Encontre seu professor de árabe aqui no Superprof !

O Instituto do Mundo árabe: Quando arte rima com cultura

Um verdadeiro ponto de encontro cultural, esse símbolo do mundo árabe enfeita e enriquece a paisagem parisiense. Dedicado à civilização árabe, o espaço é mantido em parceria da França com 22 países da região entre a Ásia Ocidental e o Norte da África.

Uma visita incontornável durante a sua visita a capital francesa. Além da sua beleza arquitetônica, cujo estilo mistura a modernidade com os traços tradicionais da cultura árabe, o centro cultural ainda conta com uma coleção permanente que conta a história da civilização árabe e mostra ao público a diversidade desta cultura – religiões, multiplicidade de línguas, entre outros.

A fachada de vidro é inspirada em mosaicos mouros, com pequenos círculos que se abrem ou fecham ao longo do dia para controlar a entrada de luz no interior do prédio. Do outro lado, desenhos e arabescos que lembram a caligrafia islâmica.

E por falar em caligrafia, que tal aprender a escrever em árabe antes de fazer uma tatuagem árabe?

A cidade de Alhambra, monumento espanhol do mundo árabe!

Na verdade, se trata de um rico complexo palaciano e fortaleza localizado no município de Granada na Espanha.

Significando ” a vermelha” em árabe, esse castelo foi construído para abrigar o monarca da Dinastia Nasrida e a corte do Reino de Granada.

Assim como acontece com outros símbolos do patrimônio árabe e obras muçulmanas da época, o verdadeiro atrativo desse local são os seus interiores, cuja decoração está no cume da arte islâmica.

Esta importante atração turística exibe os mais famosos elementos da arquitetura islâmica, juntamente com estruturas cristãs do século XVI e intervenções posteriores em edifícios e jardins que marcam a sua imagem tal como pode ser vista na atualidade.

A medina de Marraquexe: é preciso ver para crer

A medina de Marraquexe no Marrocos é um lugar único no mundo. É preciso ver para crer!

Um emaranhado de ruas labirínticas, souks (mercado tradicional), riads (meio de hospedagem que se assemelha a uma pousada), mesquitas, palácios…

Falar árabe para visitar o marrocos Tradição, arte, cultura, gastronomia, show de cobras…tem de tudo na medina de marraquexe!

Uma verdadeira exposição a céu aberto, a mesquita de Marraquexe encanta alguns ao mesmo tempo que irrita ( e muito) outros. Uma área extremamente turística e um dos maiores centros econômicos do país. Cores e odores representam esse espaço único numa cidade em plena ebulição.

Memorial árabe: a história dos árabes no Brasil

A história dos povos árabes conquistou o mundo! E um pouco dessa história aconteceu aqui mesmo entre nós, no Brasil!

O memorial árabe, localizado na capital Curitibana,  é um ponto turístico em homenagem à cultura árabe. Situa-se na praça Gibran Khalil Gibran, juntamente com o Passeio Público.

Possui uma área de aproximadamente 140 m² em estilo mourisco, sua abóbada, colunas, arcos e vitrais são em forma de cubo. Situa-se sobre um espelho d’água. Abriga um café, uma biblioteca com capacidade para 10 mil volumes e uma pinacoteca, ambas com obras de autores árabes.

O memorial árabe é uma referência não somente para os descendentes dos povos árabes no Brasil, mas também um local de propagação dessa cultura única e impressionante.

Aprenda árabe em Curitiba, no Rio de Janeiro, em São Paulo, graças aos professores de árabes disponíveis aqui no superprof!

 

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar