Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Símbolos da cultura árabe na arte da tatoo

De Joseane, publicado dia 10/11/2018 Blog > Idiomas > Árabe > Tatuar seu nome em árabe: tem certeza?

“Uma tatuagem é uma lembrança permanente de um sentimento temporário.”- Jimmy Buffet

A arte tatuada tem ganhado cada vez mais espaço entre as artes. Tem ganhado sobretudo mais espaço entre os jovens. Ainda considerado um estigma social,  e muitas vezes representado como “modinha”, entre certos grupos de jovens, a tatuagem na verdade data de muito muito tempo.

Basta olharmos a história da humanidade que iremos constatar. Nativos de diferentes partes do mundos, povos indígenas, os primeiros homens todos são representados com desenhos no corpo. o que prova que, ao contrário do que se diz, a tatuagem não é uma invenção dos jovens dos nossos dias.

Doa a quem doer, os brasileiros estão entre as dez nacionalidades que mais gostam de tatuagens, segundo pesquisa. E as mulheres saem na frente quanto o assunto é corpo tatuado.

Mas qual seria a razão para que alguém suporte a dor de tatuar a pele? A questão é tão frequente e tão instigadora que alguns psicólogos decidiram procurar uma explicação para esse fato!

As tatuagens revelam muito sobre a sociedade atual na qual a pessoa tatuada esta inserida, mas também revela sobre os gostos pessoas e ideologias do tatuado.

Idéias de tatuagens, preço de tatuagem, melhores tatuadores, tatuagem da moda, tatuagem por tema…basta dar uma olhadinha no google que encontramos uma variedade de artigos sobre tatuagem!

É muito fácil ficar por dentro do mundo das tatoos!

Mas a arte da tatuagem vai além disso tudo. De fato, além da tatuagem enquanto arte decorativa, algumas categorias de tatuagem se destacam por seu aspecto cultural e sua simbologia, como é o caso da tatuagem árabe!

As tatuagens árabes possuem história e representatividade, como veremos a seguir…

Um pouco sobre a história da tatuagem

O registro mais antigo de uma tatuagem data de 1991, descoberto no cadáver congelado de um homem da Idade do Cobre. Os restos mortais do homem, que foi apelidado pelos cientistas de “Ötzi”, datam de 3.300 anos antes de Cristo. Em seu corpo foram encontradas diversas linhas na região das costas, tornozelos, punhos, joelhos e pés. Os cientistas pensam que os desenhos tenham sido criados a partir da fricção de carvão em cortes verticais feitos na pele.

Origem e história da tatuagem A tatuagem data da antiguidade e era usada como tratamento medicinal!

Após estudo detalhado do corpo, exames de raio X revelaram degenerações ósseas ao lado de cada uma das tatuagens. Isso levou os cientistas a acreditar que o povo de Ötzi – que são os ancestrais de parte dos europeus – utilizasse os desenhos como uma espécie de tratamento médico para diminuir a dor.

Não é curioso?

Mas se a arte de tatuar data de tanto tempo, por que criou-se tanto estigma em torno dos corpos desenhados?

Pois bem, o estigma em torno da tatuagem começou na época das Cruzadas, com os romanos, enquanto algumas civilizações costumavam adornar seus corpos com desenhos e técnicas variadas, os antigos romanos não faziam tatuagens por acreditarem na pureza da forma humana. Por essa razão, as tatuagens eram banidas e reservadas apenas para os criminosos e os condenados.

Com o passar do tempo, os romanos mudaram essa visão deturpada sobre a tatuagem, motivados principalmente pelos guerreiros bretões, que usavam insígnias de honra tatuadas na pele. Admiradores da bravura desses guerreiros, os soldados romanos também gravaram suas próprias marcas.

O National Geographic aponta que após as cruzadas a tradição da arte gravada na pele caiu em desuso no Ocidente por um período, mas continuou firme e forte  em outras partes do mundo.

Origem da tatuagem árabe

Se você estava procurada por aulas de árabe e caiu nesse artigo, saiba que aprender uma língua estrangeira também inclui aprender sobre a cultura e tradições do seu povo. E a tatuagem árabe faz parte das tradições dos árabes desde muito tempo.

Embora não se tenha muita informação que explique o fato de dos árabes tatuarem a pele com hena, o superprof conseguiu levantar alguns dados, e compartilhar com os amantes da língua, cultura e tradições árabes.

aprender a língua e cultura árabe A tatuagem feita da hena é parte da tradição árabe há mais de cinco mil anos

A tatuagem árabe, originalmente feita com a hena (حناء) é um símbolo cultural. A hena designa tanto uma planta (Lawsonia inermis), como o corante que se extrai dela.

Por mais de cinco mil anos a hena é vista como um símbolo de boa sorte, saúde e sensualidade no mundo árabe. A planta tem sido associada com a magia positiva e fornece um link para uma idade antiga cheia de espíritos bons e maus, (baraka e jnoun).

No mundo árabe, a aplicação da hena servia para marcar a passagem de uma vida a outra. Um ritual que simbolizava, por exemplo, a etapa crucial da adolescência a vida adulta.

Reza a lenda que Maomé usava a hena para tingir a barba e que a flor de hena era a favorita do profeta. Como resultado, a hena ocupa um lugar único no mundo muçulmano. Ela é usada tanto para fins decorativos e mágicos como para fins religiosos.

A aplicação da hena data de longa data. As primeiras evidências claras da sua aplicação  no corpo aparece em múmias egípcias, cujo cabelo e as unhas foram tingidas com os tons de marrom avermelhado da hena. A tradição da aplicação da hena cresceu bastante no Egito e foi levada para a Índia onde era usada, pelo menos desde 700 AD para a decoração de mãos e pés.

Houve uma época em que era possível identificar a origem de uma pessoa, isto é, seu meio social, sua família, sua comunidade de acordo com o estilo da tatuagem aplicada.

Atualmente, as noivas em todo o mundo árabe ainda participam da tradicional festa da hena. Na ocasião, a pasta de hena é cuidadosamente aplicada e deve permanecer em repouso sobre a pele por várias horas para criar uma mancha escura. Durante esse tempo, a noiva é aguardada por seus amigos e familiares onde tem uma última oportunidade para se socializar, sem as responsabilidades de uma esposa.

Hoje, a aplicação da hena pelas mulheres árabes se divide entre um ato de diversão, mas também como forma de crença. Para as mais supersticiosas, a hena é usada para proteger contra a feitiçaria e muitos dos motivos (desenhos) usados são projetados para afastar o “mal olhado” (baraka em árabe).

As tatuagens árabes mais utilizadas

A hena e a tatuagem árabe ganharam o mundo. Basta dar uma olhada ao redor. Os desenhos vão desde motivos floridos até desenhos geométricos. E ainda tem aqueles que arriscam uma frase em língua árabe. É a nova moda do momento. Mas recomendamos que você faça aulas de árabe antes de arriscar fazer uma tattoo em língua árabe.

Estética, superstição, saúde…existem muitas informações em torno da hena.

Significado da tatuagem árabe E você, já fez uma tatuagem de hena?

A tatuagem árabe ganha cada vez mais espaço entre os ocidentais. As letras do alfabeto árabe constituem por si só uma tatuagem bela e artística. Mas são os diferentes símbolos do mundo árabe que faz a cabeça dos amantes da tatuagem, aliás a cabeça, os braços, as mãos… Uma prática que embora seja estética é, também, portadora de uma mensagem.

Aqueles que optam por uma tatuagem de simbologia árabe, busca se destacar de alguma forma, se definir, se expressar ou até se impor.

Mas quais são as tatuagens árabes mais solicitadas ? A seguir, alguns exemplos das tatuagens árabes mais procuradas:

  • uma frase inspirante
  • uma oração
  • um nome escrito em árabe (atenção! o alfabeto árabe é simbólico!)
  • uma data de nascimento
  • um desenho
  • flores e arabescos

A caligrafia, as curvas e a forma em geral das letras árabes fascinam os amantes de tatuagem. Por essa ração muitos escolhem fazer uma tatuagem utilizando a língua árabe.

A tatuagem árabe: vítima do seu sucesso?

Se a tatuagem árabe feita com a tradicional hena foi, outrora, utilizada para suprir alguns ritos culturais e religiosos, hoje, o seu uso se difundiu e é na estética que ela encontra seu maior número de adoradores.

Tatuagem de hena e seu significado A hena dura aproximadamente duas semanas na pele! Uma tatuagem temporária…

Artistas tem difundido a moda de tatuar em árabe. Seja uma frase, um provérbio, um nome próprio, a caligrafia árabe tem conquistado amadores de tatuagem no mundo todo.

A atriz Angelina Jolie tatuou a palavra “determinação” em árabe no seu ante-braço. O jogador de futebol Zlatan Ibrahimovic decidiu tatuar o seu sobrenome e muitos outros escolheram uma forma de registrar o árabe em seus corpos.

As razões são várias, a beleza da caligrafia sendo a principal mas certamente a dificuldade em se ler e escrever em árabe pode ser um dos maiores fatores pelos quais os amadores de tatuagens escolhem o idioma árabe para registrar um nome ou frase em seu corpo.

Se você já foi apresentado ao alfabeto árabe e também quer fazer a sua tatuagem em árabe, recomendamos que fique atento aos diferentes significados dos nomes árabes. Ninguém quer pagar mico por aí não é mesmo?

É certo que o árabe é lindo mas uma tatuagem dura para sempre ( a menos que seja feita de hena). Então vale a pena ficar de olho, ter umas aulas de árabe, aprender árabe com quem sabe e consultar um professor de árabe antes de tatuar um símbolo ou nome árabe no corpo.

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar