Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como se vestir para a aula de yoga?

De Marcia, publicado dia 15/08/2018 Blog > Esporte > Yoga > Existem roupas femininas especiais para as ásanas?

Se, para você, vestir-se para ir à aula de yoga soa como um mero detalhe, saiba que na prática não é bem assim que funciona. Embora os benefícios não se resumem somente ao corpo, as vestimentas usadas para praticar as ásanas são muito importantes nos resultados.

Muitas pessoas vêm aderindo à prática da yoga. Esse público é composto, em grande parte, por mulheres. De qualquer forma, tanto para homens quanto para mulheres, as roupas precisam ser confortáveis, respiráveis e adaptadas ao seu estilo.

Defina seu figurino Praticar yoga demanda roupas adequadas.

Se você se sente perdida no departamento de esportes da sua loja preferida na hora de escolher roupas para praticar yoga, o Superprof pode ajudá-lo. Acompanhe abaixo nossas dicas para realizar essa missão.

Do que é feito o traje feminino de yoga?

Não importa qual forma de yoga você escolheu, ou o seu nível em relação à prática, as roupas serão sempre similares e pensadas de modo a atender às necessidades do seu corpo.

Normalmente, um traje comum de yoga é composto por uma calça (ou shorts) e uma blusa adequada.

Top ou camiseta?

Muitas vezes, ao olhar os preços de trajes esportivos, ficamos tentados a usar nossas roupas habituais. Uma camiseta ou uma malha de manga longa parecem ser o ideal para quem deseja aventurar-se pelo mundo da yoga. Entretanto, só em um primeiro momento, podemos encontrar duas desvantagens nessas peças:

  • Embora pareça um exercício tranquilo, até mesmo meio “parado”, a yoga é capaz de fazê-lo suar… e muito, especialmente se você for iniciante. Usar uma camiseta convencional pode fazer com que você termine a sessão com grandes halos nas axilas;
  • Quando usamos camiseta em nosso dia a dia, a peça adequa-se ao nosso corpo. Entretanto, em alguns ásanas, será necessário ficar de cabeça para baixo. Imagine a sua preocupação em esconder o sutiã e conseguir respirar enquanto a camiseta teima em descer em direção á sua cabeça.

Por essas e outras, o melhor a fazer é usar um top na hora de praticar yoga. Entretanto, ao entender essa questão, não pense que a escolha já está feita. Nessa modalidade, existem dois modelos principais: tank top e team bra.

Você vai encontrar no mercado diversos modelos e cores de tops perfeitamente adequados para a yoga. É importante levar em conta que a peça deve ser justa, mas não demasiadamente para permitir que o seu corpo respire. Você deve encontrar o equilíbrio entre sentir-se confortável, e evitar constrangimentos com roupas que insistem em mostrar mais que o desejado.

Vestimentas e conforto As roupas de yoga não devem mostrar mais que o desejado durante a prática.

Há praticantes que preferem usar team bra, e não existe nenhuma contra indicação da peça para a prática da yoga. O único critério a ser levado em conta nesse caso é a sua relação com o seu corpo: você se sente bem apenas de top? Se a resposta for sim, não hesite em adotar a peça.

Esse tipo de top já é projetado para a prática esportiva e, portanto, pode fornecer conforto e segurança durante a atividade.

Leggings, calças largas ou shorts?

Uma vez decidido pelo tank top ou team bra, surge um novo dilema: o que usar na parte de baixo? Mais uma vez, pode ser que você pense em aproveitar o que já tem no guarda-roupas, como aquelas leggings pretas usadas por baixo de camisetes no dia a dia, o que também não é uma boa ideia.

Normalmente, esse tipo de peça, ainda que em cores escuras, costuma ser um pouco transparente. Com os alongamentos realizados na yoga (ou mesmo pilates), o tecido tende a esticar um pouco mais. Isso acontece especialmente com aquelas peças em liquidação.

Aquelas calças largas de moletom, que normalmente usamos para fazer faxina no inverno, não permitem que o professor acompanhe corretamente seus movimentos. Sendo assim, como saber se o que você está fazendo está realmente certo? Além do mais, há o desconforto com as inúmeras dobras do tecido a cada vez que você dobra as pernas.

Outro problema encontrado com esses dois modelos de calças diz respeito ao elástico da cintura. Durante a prática, pode ser que a peça escorregue e revele partes a mais do seu corpo.

O ideal é, portanto, usar leggings ou outras calças esportivas, que se adequam perfeitamente à prática da yoga. Normalmente, são confortáveis e de cintura alta, sem comprimir o abdômen. Calças específicas para exercícios também oferecem maior elasticidade. Trata-se da sua companheira ideal para as aulas de yoga.

Caso a temperatura esteja quente e você se sinta confortável com suas pernas, você pode usar ainda um shorts esportivo. Na yoga, muitas ásanas são realizadas com as pernas afastadas. Sendo assim, essas peças devem ser ajustadas às pernas, sem impedir a transpiração, é claro.

Roupas íntimas

Embora haja quem jure que abre mão das roupas íntimas durante a prática esportiva, o ideal é usá-las. Para que não incomodem, entretanto, você deve escolher peças confortáveis. A ideia é que, durante a prática da yoga, você se esqueça de que está usando uma calcinha.

Em relação ao sutiã, o ideal é escolher um modelo que não comprima os seios. Também é bom evitar rendas e outros tecidos que irritam a pele quando em contato com o suor. Caso seus seios sejam pequenos, pode ser que o top utilizado dispense a sua inclusão. Aqui vale a regra do bom senso.

O conforto deve estar em primeiro lugar?

Seja qual for a roupa que você escolher para praticar sessões de yoga, o conforto deve ser levado em conta. Para aquecer, construir músculos mais fortes ou simplesmente relaxar, você precisa sentir-se confortável. Esse cuidado deve ser redobrado se você estiver em fase pré-natal.

Fazer yoga corretamente sem suar é impossível. É por isso que os tecidos antitranspirantes costumam ser bem-vindos. Também é importante optar por peças respiráveis, que promovem a eliminação da transpiração excessiva.

Roupas que não se tornem transparentes durante os movimentos também devem ganhar a sua preferência. Não há nada pior que fazer uma saudação do sol, preocupada se a calcinha está aparecendo.

E acredite: tudo isso é possível sem que você precise abrir mão da feminilidade ou suavidade das peças. Existem tecidos adequados que, ao mesmo tempo, são macios e transmitem a sensação de “frescor”.

Na yoga, seu corpo precisará se mover em direções variadas. É por isso que a barriga não deve ficar comprimida, as pernas devem estar livres de obstáculos que limitem os movimentos e os seios precisam estar bem seguros.

Yoga e bem-estar são sinônimos… e assim deve continuar a ser quando pensamos nas roupas utilizadas para a prática. O estilo de vida de um praticante normalmente vai adquirindo aspectos mais saudáveis com o passar do tempo. E é claro que isso passa a refletir também nas vestimentas. Existem lojas especializadas em prática esportiva que contam com coleções de roupas ecológicas, feitas em algodão orgânico e outros materiais naturais.

Você sabia que o algodão orgânico utiliza 60% a menos de água do que o algodão convencional?

Por que não reafirmar seu estilo?

Mesmo aqueles que não vêem o ambiente da prática de yoga como uma passarela, não precisam abrir mão do estilo na hora da prática. Ser descontraído não significa desistir do estilo em nome do conforto. Não é muito melhor combinar ambos?

Senir-se bonita em seu traje de yoga também pode ser uma ótima maneira de manter-se motivada. As cores podem ser condizentes com o seu humor no dia, ou mesmo ousadas para trazer alegria em dias mais melancólicos. Cores quentes como vermelho, laranja e amarelo normalmente estimulam o dinamismo. Mas se você faz um estilo mais discreto, também pode aderir a tons pastel, cinzas e neutros.

Reafirme sua personalidade Roupas adequadas para yoga podem ser estilosas e condizentes com seu perfil.

Há pessoas que fazem questão de usar preto, mas adoram ousar nas cores do tapete de yoga, por exemplo. Ao mesmo tempo, outros gostam de vestir-se de maneira mais chamativa e alegre. Cabe a você encontrar o estilo que mais lhe fizer feliz.

É claro que orçamento pode ser um fator de peso na hora de escolher as roupas, mas ele não deve se sobrepor ao estilo. Basta pesquisar e encontrar o ponto de equilíbrio.

O que é importante levar em conta na hora de se vestir para a yoga?

Uma mulher precisa levar em conta alguns complementos que podem fazê-la mais elegante durante a prática da yoga.

  • Batom;
  • Lenços;
  • Faixa para o cabelo;
  • Meias esportivas;
  • Polainas para o inverno;
  • Moletom para se aquecer, caso necessário.

Aqueça seus pés Meias e polainas são ideais para praticar yoga no inverno.

Lembre-se de levar todos os acessórios que julgar necessários para a sua sessão de yoga. Dessa forma, você não corre o risco de sentir-se desconfortável ou constrangida, fatores que certamente influenciariam negativamente a atividade.

Você reconhece uma roupa de mulher para yoga?

Pode ser que você já conheça algo sobre a yoga, mas não tenha se dado conta de que as roupas específicas para praticá-la fazem parte do ritual de preparação.

Cada modalidade de yoga conta com posições e movimentos específicos, e a melhor roupa para praticá-la é aquela que é feita de tecidos que favorecem a respiração durante a sessão, fica confortável e segura no corpo e faz você sentir-se bem.

Dessa forma, você não deixa de aproveitar os benefícios da prática da yoga, por conta de uma má escolha relacionada à roupa. E por falar nisso, você já escolheu a sua?

 

 

 

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar